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Ficha para o professor

Caça palavras

Caça palavras

Você já sabe ler? Consegue encontrar palavras em um emaranhado de letras?

Jogue o caça palavras e mostre que você é fera na leitura!

Nível de Ensino

Ensino Fundamental I

Componente curricular

Língua Portuguesa

Tema

Análise e reflexão sobre a língua

Ortografia

Meios de Transporte

Animais Mamíferos

Série

1º Ano - 2º Ano - 3º Ano

Idade

06 a 09 anos

Objetivos para o aluno

  • Memorizar a escrita convencional das palavras;
  • Perceber a utilização do alfabeto na construção das palavras;
  • Comparar palavras;
  • Compreender o processo de estrutura das palavras;
  • Desenvolver a capacidade de juntar sílabas para formar palavras;
  • Identificar e diferenciar as letras do alfabeto;
  • Desenvolver e aprimorar a leitura e escrita;
  • Memorizar a escrita convencional das palavras;
  • Desenvolver atenção, concentração e coordenação motora;
  • Automatizar a ortografia de palavras mais comuns, utilizando o caça-palavras;
  • Fixar conhecimento adquirido em sala de aula;
  • Associar os conhecimentos aprendidos (sobre os temas do caça-palavras) com os que aparecem no jogo;

Objetivos para o professor

  • Desenvolver o raciocínio;
  • Proporcionar, de maneira lúdica e criativa, o avanço no processo de leitura das crianças;
  • Promover o processo de compreensão da estrutura das palavras;
  • Ampliar o repertório de letras e palavras da turma;
  • Ensinar o processo de formação das palavras por meio das junções silábicas;
  • Favorecer a compreensão do processo de construção das palavras por meio das letras;
  • Desenvolver a atenção e concentração;
  • Fixar conteúdo trabalhado em sala de aula, relacionando-o aos temas abordados no jogo: meios de transporte, alimento, animal e mamífero;

Sugestão de abordagem para o professor

(Sugestão 1) Como registro, quando o aluno achar uma palavra no diagrama, poderá copiá-la e circular a sílaba (ou a letra, de acordo com a faixa etária) que inicia a palavra. Assim, será feito para cada palavra da jogada.

(Sugestão 2) Outras atividades de Língua Portuguesa poderão ser propostas a partir dos registros:

• circular letra inicial e final;

• circular sílaba inicial e final;

• separar as palavras em sílabas,

• classificar quanto ao número de sílabas;

(Sugestão 3) Desembaralhar as letras para formar a palavra correta. Em uma folha ou no quadro escreva diversas palavras embaralhadas, podem ser embaralhadas, mas separadas por sílabas no caso das séries iniciais, para os alunos do 3º ano a palavra pode estar completamente embaralhada.

(Sugestão 4) Pratinhos e copinhos com sílabas. Escolha pratos e copos descartáveis bem coloridos e escreva dentro ou no fundo do lado externo sílabas e oriente que os alunos montem palavras.

(Sugestão 5) Ditado Ilustrado (coloque a foto de objetos ou animais no quadro e peça para que os alunos contem quantas vogais o objeto/animal possui).

(Sugestão 6) Utilização de alfabeto móvel para formação de palavras. Pode ser utilizado tampinhas de garrafa para construí-lo.

(Sugestão 7) Utilizar recortes de letras e palavras em revistas com objetivo de formar frases e palavras conhecidas.

(Sugestão 8) Brincadeira de adedonha (Stop).

(Sugestão 9) Trabalhar com cantigas, parlendas e trava-línguas como contribuição para o letramento.

(Sugestão 10) Ditado ilustrado: dentro de uma caixa coloque vários objetos e faça o sorteio apresentando aos alunos. Solicite que eles escrevam o nome do objeto mostrado.

(Sugestão 11) Formar frase com as palavras encontradas no Caça-palavras.

(Sugestão 12) Procurar no dicionário as palavras encontradas no caça-palavras.

Complementando o conteúdo

A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO NO DESENVOLVIMENTO DO TRABALHO COM A LINGUAGEM.

A evolução da leitura e da escrita, tendência natural, expressiva e criativa da criança, pode ser facilitada pelo educador por meio de atividades lúdicas, que servirão de apoio ao desenvolvimento da linguagem falada e ao processo de aquisição da linguagem escrita. Jogar e brincar são atividades que, se bem orientadas, certamente contribuirão para o desenvolvimento da psicomotricidade no contexto do processo escolar.

O brincar ensina a criança a lidar com as emoções. Por meio da brincadeira, a criança equilibra as tensões provenientes de seu mundo cultural, construindo sua individualidade, sua marca pessoal e sua personalidade. Portanto, a escola deve facilitar a aprendizagem utilizando atividades lúdicas que criem um ambiente alfabetizador a fim de favorecer o processo de aquisição de autonomia na hora do aprendizado.

As atividades lúdicas, quando bem direcionadas, trazem benefícios que proporcionam saúde física, mental, social e intelectual à criança, ao adolescente e até mesmo ao adulto.

Elas propiciam benefício físico – os jogos lúdicos devem ser a base principal dos exercícios físicos oferecidos às crianças, pelo menos durante o período escolar – e intelectual – o brinquedo contribui para a desinibição, produzindo uma excitação mental altamente estimulante.

Como benefício didático – as brincadeiras transformam conteúdos em atividades interessantes, revelando certas facilidades através da aplicação do lúdico.

Nessa atividade o professor precisa conhecer profundamente as palavras que aparecem no jogo, em cada categoria, para facilitar a abordagem com os alunos. Para a realização desta atividade é necessário que já tenham sido desenvolvidas algumas propostas em sala de aula, pois é importante que os alunos sejam capazes de exporem oralmente suas ideias sobre o tema (animais, alimentos, meios de transporte ou mamíferos) e se relacionarem com as ideias dos colegas.

Na escola, o jogo pode ser proposto individualmente ou em duplas. A proposta poderá estar vinculada a algum conteúdo trabalhado em sala, ou como conteúdo de Língua Portuguesa, para o trabalho de leitura e escrita. Na categoria “Objeto”, há mais de 25 palavras para ilustrarem o trabalho com a alfabetização. Na categoria “Animais”, mais de 25 nomes de bichos podem ser usados para trabalhar com a classificação dos animais: répteis, mamíferos, aves, peixes e anfíbios.

Em resumo, percebemos que, mais do que um passatempo, o lúdico é altamente importante como estratégia de trabalho para o desenvolvimento dos conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais na formação das crianças e deve estar presente na sala de aula.

FONTE: http://www.editoradobrasil.com.br/educacaoinfantil/letramento_e_alfabetizacao/educacao_infantil.aspx Acesso em: 03 de Abril de 2021.

Como acessar o jogo educativo

Jogue na internet, acessando: https://www.escolagames.com.br/jogos/cacaPalavras/

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