Ficha para o professor
Olá, pequeno aventureiro! Precisamos da sua ajuda para enfrentar a Bruxa dos Acentos.
Ela rouba os acentos gráficos das palavras, porém não é muito esperta, pois pensa que o til é um acento.
Devolva os acentos para as palavras e, depois, derrube a bruxa da vassoura para que ela não saia à caça.
JOGARNível de Ensino
Ensino Fundamental I
Componente curricular
Língua Portuguesa
Tema
Acentuação gráfica
Série
3º Ano - 4º Ano - 5º Ano
Idade
08 a 10 anos
Objetivos para o aluno
Objetivos para o professor
Sugestão de abordagem para o professor
(Sugestão 1) Solicitar que os alunos escrevam todas as palavras que aparecem no jogo. Em seguida peça para que eles procurem no dicionário seu significado. Além do significado peça para que os alunos escrevam a separação das sílabas.
(Sugestão 2) Com as palavras acima que os alunos escreveram solicite que eles façam a divisão delas em 3 quadros: palavras oxítonas, palavras paroxítonas e palavras proparoxítonas.
(Sugestão 3) Escrever no quadro diversas palavras e solicitar que os alunos façam a acentuação correta, assim como foi feito no jogo.
(Sugestão 4) Balão estourado: coloque dentro do balão uma palavra podendo estar acentuada corretamente ou não, peça para cada aluno estourar um balão e dizer se a palavra está acentuada corretamente ou não.
(Sugestão 5) Após fazer o registro das palavras as crianças podem criar outro tipo de quadro. Este registro pode ser proposto em uma tabela dividida em duas colunas: palavras com acento agudo e palavras com acento circunflexo. Usar esse registro para outras atividades em sala de aula, como a classificação das palavras quanto à sílaba tônica.
(Sugestão 6) Procurar em revista e jornais palavras acentuadas.
(Sugestão 7) Dominó da acentuação:
Disponível em: http://lilianprofingles.blogspot.com/2011/08/domino-acentuacao.html
(Sugestão 8) Fazer a leitura de textos, em seguida, solicitar uma tabulação dos dados, indicando a quantidade total de palavras, e a quantidade de palavras oxítonas, paroxítonas e proparoxítonas.
Complementando o conteúdo
Os acentos são símbolos que aparecem por cima das vogais, para dar sons diferentes às palavras.
A acentuação gráfica nos auxilia na leitura de palavras que desconhecemos, além disso, indica a forma como as palavras devem ser lidas, não permitindo que haja confusões com palavras que possuem a escrita parecida, por isso ela é tão é importante no ato da escrita.
O acento circunflexo é um desses sinais, mais conhecido como o “chapeuzinho do vovô”. Ele pode aparecer apenas nas vogais: a – e – o, dependendo da palavra.
O acento agudo é um desses sinais, sendo um traço tombado para o lado direito. Ele pode aparecer em todas as vogais: a – e – i – o – u, dependendo da palavra.
Os acentos definem o que chamamos sílaba tônica das palavras, ou seja, o pedacinho da palavra que é falado com mais força e maior intensidade.
Mas atenção! Mesmo a palavra não tendo acento, ela tem sempre uma sílaba tônica!
Classificando as palavras acentuadas quanto à sílaba tônica:
Quando o acento está na última sílaba, a palavra é oxítona.
Se aparecer na penúltima sílaba, a palavra é paroxítona.
Palavras acentuadas na antepenúltima sílaba são chamadas de proparoxítonas e todas elas são acentuadas.
Lembrando que...
... Trema (O trema não é acento gráfico.) - Desapareceu o trema sobre o U em todas as palavras do português!! Exceto as de língua estrangeira, por exemplo: Günter, Gisele Bündchen.
Objetivo de aprendizagem e desenvolvimento segundo a BNCC
(EF12LP01) Ler palavras novas com precisão na decodificação, no caso de palavras de uso frequente, ler globalmente, por memorização.
(EF01LP04) Distinguir as letras do alfabeto de outros sinais gráficos.
(EF03LP04) Usar acento gráfico (agudo ou circunflexo) em monossílabos tônicos terminados em a, e, o e em palavras oxítonas terminadas em a, e, o, seguidas ou não de s.
(EF05LP03) Acentuar corretamente palavras oxítonas, paroxítonas e proparoxítonas.
(EF03LP06) Identificar a sílaba tônica em palavras, classificando-as em oxítonas, paroxítonas e proparoxítonas
(EF01LP05) Reconhecer o sistema de escrita alfabética como representação dos sons da fala.
(EF01LP07) Identificar fonemas e sua representação por letras.
(EF01LP08) Relacionar elementos sonoros (sílabas, fonemas, partes de palavras) com sua representação escrita.
Como acessar o jogo educativo
Jogue na internet, acessando: https://www.escolagames.com.br/jogos/bruxaDosAcentos/