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Ficha para o professor

Bruxa dos acentos

Bruxa dos acentos

Olá, pequeno aventureiro! Precisamos da sua ajuda para enfrentar a Bruxa dos Acentos.

Ela rouba os acentos gráficos das palavras, porém não é muito esperta, pois pensa que o til é um acento.

Devolva os acentos para as palavras e, depois, derrube a bruxa da vassoura para que ela não saia à caça.

Nível de Ensino

Ensino Fundamental I

Componente curricular

Língua Portuguesa

Tema

Acentuação gráfica

Série

3º Ano - 4º Ano - 5º Ano

Idade

08 a 10 anos

Objetivos para o aluno

  • Aprimorar a leitura e escrita;
  • Reconhecer a necessidade de acentuar as palavras abordadas, percebendo a relação direta entre os acentos e a oralidade;
  • Memorizar a acentuação das palavras;
  • Fixar a aprendizagem dos sinais de acentuação e as marcas sonoras que representam;
  • Utilizar corretamente a acentuação na escrita de palavras usuais;
  • Identificar palavras oxítonas, paroxítonas e proparoxítonas;
  • Desenvolver atenção e concentração;
  • Desenvolver a coordenação motora;
  • Reconhecer as diferenças escritas e sonoras das sílabas;
  • Fixar conhecimento adquirido em sala de aula;

Objetivos para o professor

  • Trabalhar de forma lúdica o conteúdo "acentuação de palavras";
  • Fixar conteúdo trabalhado em sala de aula;
  • Ampliar conhecimentos dos alunos;
  • Levar o aluno a refletir a respeito dos sons das palavras, relacionando-os aos acentos gráficos;
  • Avaliar o entendimento do conteúdo, através do jogo;
  • Apresentar aos alunos as características próprias da língua portuguesa;
  • Perceber a ligação entre tonicidade, número de sílabas na palavra e acentuação gráfica;
  • Reconhecer as sílabas tônicas das palavras;
  • Classificar as palavras em oxítonas, paroxítonas e proparoxítonas;
  • Trabalhar as habilidades dos alunos de leitura e escrita;
  • Trabalhar a divisão silábica;
  • Trabalhas palavras oxítonas, paroxítonas e proparoxítonas;

Sugestão de abordagem para o professor

(Sugestão 1) Solicitar que os alunos escrevam todas as palavras que aparecem no jogo. Em seguida peça para que eles procurem no dicionário seu significado. Além do significado peça para que os alunos escrevam a separação das sílabas.

(Sugestão 2) Com as palavras acima que os alunos escreveram solicite que eles façam a divisão delas em 3 quadros: palavras oxítonas, palavras paroxítonas e palavras proparoxítonas.

(Sugestão 3) Escrever no quadro diversas palavras e solicitar que os alunos façam a acentuação correta, assim como foi feito no jogo.

(Sugestão 4) Balão estourado: coloque dentro do balão uma palavra podendo estar acentuada corretamente ou não, peça para cada aluno estourar um balão e dizer se a palavra está acentuada corretamente ou não.

(Sugestão 5) Após fazer o registro das palavras as crianças podem criar outro tipo de quadro. Este registro pode ser proposto em uma tabela dividida em duas colunas: palavras com acento agudo e palavras com acento circunflexo. Usar esse registro para outras atividades em sala de aula, como a classificação das palavras quanto à sílaba tônica.

(Sugestão 6) Procurar em revista e jornais palavras acentuadas.

(Sugestão 7) Dominó da acentuação:

Disponível em: http://lilianprofingles.blogspot.com/2011/08/domino-acentuacao.html

(Sugestão 8) Fazer a leitura de textos, em seguida, solicitar uma tabulação dos dados, indicando a quantidade total de palavras, e a quantidade de palavras oxítonas, paroxítonas e proparoxítonas.

Complementando o conteúdo

Os acentos são símbolos que aparecem por cima das vogais, para dar sons diferentes às palavras.

A acentuação gráfica nos auxilia na leitura de palavras que desconhecemos, além disso, indica a forma como as palavras devem ser lidas, não permitindo que haja confusões com palavras que possuem a escrita parecida, por isso ela é tão é importante no ato da escrita.

O acento circunflexo é um desses sinais, mais conhecido como o “chapeuzinho do vovô”. Ele pode aparecer apenas nas vogais: a – e – o, dependendo da palavra.

O acento agudo é um desses sinais, sendo um traço tombado para o lado direito. Ele pode aparecer em todas as vogais: a – e – i – o – u, dependendo da palavra.

Os acentos definem o que chamamos sílaba tônica das palavras, ou seja, o pedacinho da palavra que é falado com mais força e maior intensidade.

Mas atenção! Mesmo a palavra não tendo acento, ela tem sempre uma sílaba tônica!

Classificando as palavras acentuadas quanto à sílaba tônica:

Quando o acento está na última sílaba, a palavra é oxítona.

Se aparecer na penúltima sílaba, a palavra é paroxítona.

Palavras acentuadas na antepenúltima sílaba são chamadas de proparoxítonas e todas elas são acentuadas.

Lembrando que...

... Trema (O trema não é acento gráfico.) - Desapareceu o trema sobre o U em todas as palavras do português!! Exceto as de língua estrangeira, por exemplo: Günter, Gisele Bündchen.

Como acessar o jogo educativo

Jogue na internet, acessando: https://www.escolagames.com.br/jogos/bruxaDosAcentos/