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Ficha pedagógica

Bebês na selva

Bebês na selva

Será que você sabe como é um bebê gorila quando nasce?

No jogo Bebês na Selva você vai conhecer curiosidades sobre um montão de animais quando filhotes. Além disso, você também vai poder se divertir brincando de quebra-cabeças com eles. Aperte o play e vamos nessa!

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BNCC - Educação Infantil
Campo de experiênciasFaixa etáriaObjetivos de aprendizagem e desenvolvimento
Corpo, gestos e movimentos
Crianças pequenas (4 anos a 5 anos e 11 meses)
(EI03CG05)

Coordenar suas habilidades manuais no atendimento adequado a seus interesses e necessidades em situações diversas.

Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações
Crianças pequenas (4 anos a 5 anos e 11 meses)
(EI03ET05)

Classificar objetos e figuras de acordo com suas semelhanças e diferenças.

BNCC - Ensino Fundamental
ComponenteAno / FaixaUnidades temáticasObjetos de conhecimentoHabilidades
Matemática
1º Ano
Álgebra

Padrões figurais e numéricos: investigação de regularidades ou padrões em sequências

(EF01MA09)

Organizar e ordenar objetos familiares ou representações por figuras, por meio de atributos, tais como cor, forma e medida.

Ciências
2º Ano
Vida e evolução

Seres vivos no ambiente

Plantas

(EF02CI04)

Descrever características de plantas e animais (tamanho, forma, cor, fase da vida, local onde se desenvolvem etc.) que fazem parte de seu cotidiano e relacioná-las ao ambiente em que eles vivem.

Base Nacional Comum Curricular (BNCC)
personagem Escola Games

Dicas para o educador

Os quebra-cabeças fornecem as crianças a oportunidade de praticar o método de tentativa e erro para encontrar uma solução. Manipular as peças e descobrir onde elas se encaixam e onde não cabem, apresenta a seu filho as primeiras habilidades matemáticas de que ele precisará para ter sucesso mais tarde. Em segundo lugar, os quebra-cabeças são perfeitos para ensinar as crianças a perseverar diante de um desafio. Os quebra-cabeças são realmente os únicos “jogos” que não podem ser concluídos ou vencidos por meio de trapaça. Você não pode forçar as peças juntas se elas não pertencerem e não houver maneira de enganar seu oponente, por assim dizer. A única maneira de terminar é exercitar a paciência enquanto permanece focado na imagem maior.

Objetivos para o aluno

Conhecer sobre os animais da selva;

Entender curiosidades envolvendo os hábitos dos animais selvagens;

Estimular a aprendizagem;

Estimular habilidades de estratégias na resolução de problemas;

Desenvolver a atenção e o pensamento lógico;

Desenvolver a coordenação motora;

Promover exercício da memória;

Desenvolver diferentes habilidades do pensamento como: observar, comparar, analisar e sintetizar;

Analisar figuras e ampliar as noções de composição e decomposição a partir da fragmentação de uma imagem;

Perceber as diferentes posições de figuras fragmentadas de uma imagem;

Analisar figuras e ampliar as noções de composição e decomposição a partir da fragmentação de uma imagem;

Perceber as diferentes posições de figuras fragmentadas de uma imagem;

Estimular a cooperação entre os colegas por meio da promoção de atividades em duplas ou grupos;

Objetivos para o professor

Apresentar aos alunos curiosidades sobre os animais da selva;

Oferecer jogos didática para o desenvolvimento motor e cognitivo das crianças;

Oferecer o jogo como recurso didático para fixar o conteúdo trabalhado em sala de aula;

Ampliar os conhecimentos dos alunos;

Trabalhar com os alunos habilidades de concentração e raciocínio lógico;

Trabalhar a atenção e concentração;

Possibilitar o desenvolvimento das diversas habilidades do pensamento, como a observação, a comparação, análise e a capacidade de sintetizar;

Sugestão de abordagem para o professor

(Sugestão 1) Promover atividade de classificação (separar objetos por cores, por tamanho, por textura)

(Sugestão 2) Solicitar que os alunos construam uma história com os animais do jogo. A história pode conter apenas desenhos, mas é muito importante ensinar mostrar a sequência lógica de uma história.

(Sugestão 3) Solicitar que os alunos pratiquem cada quebra-cabeça mais uma vez para exercitar a memória.

(Sugestão 4) Propor a utilização de quebra-cabeça físico.

(Sugestão 5) Elaborar um quebra cabeça usando palitos de picolé. Peça para os alunos escolherem um desenho para pintar, em seguida os alunos deverão escrever a palavra correspondente ao desenho. Para isso é necessário que os palitos de picolé estejam colados atras com uma fita adesiva. Após a escrita e desenho separe e embaralhe os palitos. Por último solicite que os alunos façam a união correta. Essa é uma atividade interdisciplinar com a disciplina de língua portuguesa.

(Sugestão 6) Utilizar jogo de dominó.

(Sugestão 7) Elabora fichas com sequências lógicas com assuntos interdisciplinares. Exemplo: metamorfose da borboleta, chuva, preparo do bolo etc...

(Sugestão 8) Trabalhar jogo dos 7 erros.

(Sugestão 9) Atividade de jogos de quebra-cabeça humano, cada aluno é uma peça do jogo, na qual será construída uma figura determinada pela professora ou pela turma.

(Sugestão 10) Trabalhar com brinquedos de monta-monta (estilo LEGO). Promover a construção de objetos com estes brinquedos; casas, animais, carros e etc.

(Sugestão 11) Solicitar que os alunos construam um painel com vários recortes e figuras de animais selvagens,

Complementando o conteúdo

Vantagens da utilização de quebra-cabeças:

  1. Concentração: Prestar atenção inclui possuir a capacidade de se concentrar em uma coisa por um período prolongado de tempo. Trabalhar em um quebra-cabeça até a conclusão dá às crianças a chance de trabalhar em uma tarefa, sem interrupções.

  2. Consistência Espacial: A consciência espacial também envolve a compreensão de como as relações entre os objetos mudam quando um ou mais deles são movidos. Ao resolver quebra-cabeças, a percepção espacial entra em jogo em grande momento.

  3. Reconhecimento de forma: Os quebra-cabeças mais complexos também exigem que seu filho reconheça as formas ao encaixar as peças. Por exemplo, as crianças aprendem que as peças das arestas apresentam uma linha reta e não cabem no meio de um quebra-cabeça.

  4. Desenvolvimento da capacidade motora fina: Leva tempo para as crianças desenvolverem movimentos suaves e finos. Em particular, os músculos das mãos jovens precisam de muita prática para segurar e mover pequenos objetos com precisão. Isso é realmente o que acontece quando a criança brinca com quebra-cabeças.

  5. Habilidade de resolução de problemas: Montar um quebra-cabeça apresenta um problema básico. As peças estão todas misturadas e devem ser organizadas e montadas. Isso cria uma chance de aprender habilidades de resolução de problemas.

  6. Memória: Como as crianças costumam montar o mesmo quebra-cabeça indefinidamente, elas também podem se lembrar de quais peças se encaixam. Esta é outra maneira de melhorar suas memórias.

  7. Paciência: os quebra-cabeças não são como esportes, você não pode simplesmente ir até o prato e balançar até derrubá-lo. Você deve praticar a paciência e trabalhar lentamente o quebra-cabeça antes de chegar ao final.

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