logo Escola Games
Site em inglês
logo Escola Games
logo escolagames

Escola Games | Jogos Educativos

https://www.escolagames.com.br

Ficha pedagógica

Animais silvestres

Animais silvestres

Olá companheiros de selva!!

Neste jogo vamos conhecer vários animais silvestres, mas muito cuidado, alguns podem ser extremamente perigosos.

Deslize as faixas para montar os animais silvestres e conhecer um pouco mais sobre cada um deles!

Acessar
BNCC - Ensino Fundamental
ComponenteAno / FaixaUnidades temáticasObjetos de conhecimentoHabilidades
Matemática
1º Ano
Álgebra

Padrões figurais e numéricos: investigação de regularidades ou padrões em sequências

(EF01MA09)

Organizar e ordenar objetos familiares ou representações por figuras, por meio de atributos, tais como cor, forma e medida.

Ciências
2º Ano
Vida e evolução

Seres vivos no ambiente

Plantas

(EF02CI04)

Descrever características de plantas e animais (tamanho, forma, cor, fase da vida, local onde se desenvolvem etc.) que fazem parte de seu cotidiano e relacioná-las ao ambiente em que eles vivem.

Base Nacional Comum Curricular (BNCC)
personagem Escola Games

Dicas para o educador

Para as crianças, montar um quebra-cabeça é um desafio, pois elas precisam ordenar e encaixar todas as peças para compor uma imagem. Através desta busca de soluções e alternativas, fica evidente o desenvolvimento de habilidades importantes em diversos aspectos: cognitivos, motores, visuais, sociais e outros. Uma aventura que traz diversão e desenvolvimento!

Objetivos para o aluno

Desenvolver habilidades motoras;

Desenvolver o raciocínio lógico;

Analisar figuras e ampliar as noções de composição e decomposição a partir da fragmentação de uma imagem;

Desenvolver a discriminação e a percepção visual;

Saber o que são animais silvestres;

Entender o risco de alguns animais silvestres;

Conhecer algumas espécies de animais silvestres e suas características principais;

Objetivos para o professor

Trabalhar o raciocínio lógico, a observação, análise crítica e reflexiva;

Evidenciar a discriminação e a percepção visual, através da análise das peças e suas posições no quebra-cabeça;

Possibilitar o desenvolvimento das diversas habilidades do pensamento, como a observação, a comparação, análise e a capacidade de sintetizar;

Complementar o estudo sobre os animais silvestres;

Oferecer o jogo como recurso didático para fixar o conteúdo trabalhado em sala de aula;

Ampliar conhecimentos dos alunos;

Trabalhar com os alunos as habilidades motoras

Trabalhar a atenção, concentração;

Sugestão de abordagem para o professor

(Sugestão 1) Dividir a turma em duplas e propor que joguem, fazendo um revezamento durante a montagem dos quebra-cabeças. Enquanto um colega monta a imagem, o outro faz o registro. Depois, trocam de função.

(Sugestão 2) Entregue as duplas cópias de imagens dos animais que aparecem no jogo: onça, jabuti, jacaré, tucano, tatu, mico e aranha, para construírem mapas conceituais (imagem do animal no centro da folha e em sua volta, setas para direcionar as informações).

(Sugestão 3) Ao montar a imagem do animal, um texto sobre a espécie aparece, com informações e curiosidades. O aluno deverá registrar na folha, as informações, usando suas palavras.

(Sugestão 4) Na sala de aula, aprofundar o estudo destas espécies, elaborando um roteiro com as crianças: “O que queremos saber sobre eles?”. As crianças deverão elaborar perguntas sobre o que não aparece nos textos do game.

Algumas sugestões de perguntas:

  • Quais são seus inimigos?

  • Como se defende?

  • Como consegue se camuflar na natureza?

(Sugestão 5) Construção de um jogo da memória com os animais e principais informações encontradas no game. Os próprios alunos deverão construir o jogo, em pequenos grupos, na sala de aula.

(Sugestão 6) Apresentar aos alunos os animais ameaçados de extinção e mostrar os riscos da caça, tráfico de animais e destruição de seu habitat.

(Sugestão 7) Promover brincadeiras de mímicas onde os alunos deverão imitar um animal doméstico para que os coleguinhas possam adivinhar.

(Sugestão 8) Solicitar que os alunos façam quadros ilustrando com fotografias a diferença entre os animais domésticos, animais domésticos de estimação, animais selvagens, animais exóticos.

(Sugestão 9) Agendar uma palestra com o Corpo de Bombeiros abordando o assunto “Risco de acidentes com animais silvestres.

(Sugestão 10) Solicitar que os alunos façam uma pesquisa sobre a diferença entre crocodilos, jacarés e aligátores.

(Sugestão 11) Brincadeira de mímica. Nessa brincadeira os alunos deverão sentar-se em roda. Uma criança por vez deve se levantar e ficar em pé no meio da roda imitando um animal por meio de mímicas. As crianças sentadas devem tentar acertar o animal.

Complementando o conteúdo

Os números de espécies em risco no Brasil e no mundo não param de crescer. Apesar disso, não há um critério oficial e nem um consenso que possa definir se uma espécie está ameaçada de extinção, em extinção ou extinta.

Para poder basear, pelo menos um pouco, a classificação, a União Internacional para Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais (IUCN), organização internacional de preservação do meio-ambiente, realizou um estudo com algumas análises a fim de estabelecer alguns critérios.

É com base nesses critérios que o órgão publica, desde 1994, a chamada Lista Vermelha, um documento que detalha a situação de 45 mil espécies de animais, plantas e fungos.

De acordo com as análises da IUCN, quando uma espécie é classificada como extinta na natureza significa que ela não existe mais e não poderá ser vista novamente. Já se ela em extinção é porque quase não há animais da mesma espécie, o que dificultará a sua reprodução e continuação do legado.

Apesar de ter um nome e um sentido parecido, as espécies classificadas como ameaçadas de extinção são aquelas que estão perdendo população e desaparecendo rapidamente, correndo o risco de extinção.

Ainda segundo a IUCN, as espécies podem ser classificadas em oito categorias:

  • Extinta;

  • Extinta na natureza;

  • Criticamente em perigo;

  • Em perigo;

  • Vulnerável;

  • Ameaçada;

  • Pouco preocupante;

  • Deficiente em dados.

FONTE: https://www.pensamentoverde.com.br/meio-ambiente/especies-ameacadas-extincao-extincao-extintas-entenda-diferenca/

Acesso em: 20 de Abril de 2021.

Para complementar a atividade apresente aos alunos o vídeo a seguir sobre Animais Selvagens

https://www.youtube.com/watch?v=BLYr11fcC58&ab_channel=SmileandLearn-Portugu%C3%AAs

Acesso em 20 de Abril de 2021

Conheça outros jogos do ESCOLA GAMES para trabalhar o tema Animais:

  • Animais exóticos

  • Animais domésticos

  • Animais Puzzle

  • Memória Animal

logo escolagames

Escola Games | Jogos Educativos

https://www.escolagames.com.br