logo Escola Games
Site em inglês
logo Escola Games
logo escolagames

Escola Games | Jogos Educativos

https://www.escolagames.com.br

Ficha pedagógica

Animais em Extinção no Brasil

Animais em Extinção no Brasil

Você já ouviu falar da Arara Azul ou da Águia Cinzenta?

São animais belíssimos que moram no Brasil e estão ameaçados de extinção pelo desflorestamento e caça desenfreada. Nosso jogo vai te apresentar esses e outros animais e te contar um pouquinho sobre eles! A diversão não poderia ficar de lado: para que você conheça em que tipo de habitat esse animal mora, nós bolamos diversos quebra-cabeças super divertidos! Venha conhecer mais sobre a fauna brasileira nesse jogo que, além de divertir e ensinar, tem lindas imagens.

Acessar
BNCC - Ensino Fundamental
ComponenteAno / FaixaUnidades temáticasObjetos de conhecimentoHabilidades
Matemática
1º Ano
Álgebra

Padrões figurais e numéricos: investigação de regularidades ou padrões em sequências

(EF01MA09)

Organizar e ordenar objetos familiares ou representações por figuras, por meio de atributos, tais como cor, forma e medida.

Ciências
2º Ano
Vida e evolução

Seres vivos no ambiente

Plantas

(EF02CI04)

Descrever características de plantas e animais (tamanho, forma, cor, fase da vida, local onde se desenvolvem etc.) que fazem parte de seu cotidiano e relacioná-las ao ambiente em que eles vivem.

Base Nacional Comum Curricular (BNCC)
personagem Escola Games

Dicas para o educador

Você terá, professor, em nosso canal, uma excelente ferramenta para trabalhar os fatores que causam a extinção dos animais. Os quebra-cabeças propostos, neste jogo online superdivertido, dinâmico, lúdico e atraente, levarão seus alunos à reflexão e mudança de postura frente à realidade que modifica a cada dia nossa fauna, causando danos aos animais e meio ambiente.

Animais como a Arara-azul, Águia-cinzenta, Onça-pintada, tatuzinhos, Mico-leão-dourado, Lobo-guará, Cervo-do-pantanal, enfim, são algumas espécies em extinção que surgem nas imagens projetadas nos quebra-cabeças. As ilustrações que compõem esse jogo digital são incríveis e as crianças vão se encantar com esse universo representativo da fauna brasileira. A linguagem não verbal presente no jogo online vai fazer com que as crianças interpretem esse contexto e realizem várias leituras, desenvolvendo habilidades visando à criatividade, autonomia e colaboração. Os jogos digitais estão em alta e devem ser inseridos no cotidiano das crianças e nas mais diferentes esferas da sociedade. Eles estimulam ao protagonismo e à resolução dos obstáculos, provocam uma maior absorção e retenção dos conteúdos. Os games mudam a didática dos professores e favorecem o ensino-aprendizagem.

Professor, firme uma parceria conosco e terá materiais didáticos hiperatualizados para atenderem às suas expectativas de ensino, mudar sua prática pedagógica e dinamizar suas aulas. Os games são excelentes ferramentas para traçar estratégias educacionais gamificadas. O jogo aqui proposto foi preparado por uma equipe que tem como prioridade a aprendizagem significativa através do lúdico. Queremos alunos mais participativos, curiosos, engajados e motivados, pois só assim teremos um mundo com mais empatia, equidade e qualidade de vida.

Após a realização dos quebra-cabeças, parta para outras atividades que possam dar mais embasamento às crianças. Bom desempenho, professor!

Objetivos para o aluno

Participar de jogos digitais que estimulem para o protagonismo e desenvolvam suas habilidades e competências socioemocionais;

Pesquisar sobre os fatores que contribuem para a extinção de certas espécies de animais silvestres;

Identificar e selecionar fontes de informações para responder às questões sobre a natureza, seus fenômenos, sua conservação.

Ter acesso a materiais didáticos que favoreçam a aprendizagem significativa através do lúdico;

Reconhecer que os animais têm seu valor e são também responsáveis pelo equilíbrio da natureza;

Visitar um local que tenha por objetivo a preservação e cuidados com as espécies em extinção;

Desenvolver a imaginação, memorização, concentração, certas habilidades e aptidões através do teatro;

Descobrir suas potencialidades e fragilidades ao se conhecerem melhor na interação com outras crianças;

Debater sobre os riscos do comércio ilegal de animais silvestres e as consequências dessa prática indevida para o ecossistema no qual estamos inseridos;

Conscientizar-se sobre a importância da preservação e cuidados com o meio ambiente para sobrevivência dos animais em extinção.

Objetivos para o professor

Promover ações de educação ambiental na escola e por meio de campanhas e vivências junto a alunos e familiares;

Incentivar seus alunos a serem multiplicadores de novos hábitos ambientalmente sustentáveis;

Estimular para o desenvolvimento das habilidades de comunicação verbal e corporal;

Incentivar o autoconhecimento e a comunicação através de jogos digitais, brincadeiras e dinâmicas;

Identificar semelhanças e diferenças entre jogos e brincadeiras atuais e de outras épocas e lugares;

Dialogar com crianças e adultos, expressando seus desejos, necessidades, sentimentos e opiniões;

Desenvolver e ampliar a memória musical e sua apreciação;

Despertar nas crianças valores e princípios voltados para a preservação do meio ambiente e das espécies de animais que podem desaparecer de nosso ecossistema.

Sugestão de abordagem para o professor

Atividade: “Hoje é dia de passeata!”

Que tal promover na escola uma campanha com relação à preservação das espécies de animais em extinção? Uma marcha coletiva? Antes, porém, professor, prepare um vídeo com imagens e textos impactantes para que os alunos possam se embasar do assunto e também se conscientizarem da atual situação dos animais que estão desaparecendo devido às ações dos homens.

Divida os alunos em equipe. Proponha que cada equipe elabore um slogan que tenha o nome de uma espécie de animal em extinção. Para acompanhar o slogan, os alunos também farão um desenho do animal escolhido. Sugira que selecionem animaizinhos que estão presentes no jogo online: Arara-azul, Águia-cinzenta, tatu, Onça-pintada, Tamanduá-bandeira, Peixe-boi-da-Amazônia e outros.

Escolha um dia, professor, que seja bom para os pais, educadores e alunos assistirem à passeata. Isso mesmo! Os alunos vão transitar pela escola com seus slogans e cartazes que representam os animais em extinção. Seria bom que alguns professores analisassem as produções de slogans e escolhessem o melhor. Deem um prêmio para a equipe vencedora. Poderá ser um passeio em um local que contenha animais em extinção, uma reserva natural, um parque ou até zoológico. As crianças vão adorar esse momento de interação e contato com os animais.

Atividade: “Oficina de Arte”

O teatro também será uma atividade riquíssima para dar vida e voz aos animais em extinção. Os alunos poderão se caracterizar e criar juntos uma narrativa para ser apresentada aos coleguinhas da turma e até para a “Comunidade Educativa”. Os fantoches também são uma ótima opção para movimentar as aulas e incentivar a todos para uma mudança de prática. Crie um cineminha, professor, utilizando-se de material reciclável, como por exemplo, caixa de papelão. Sugira aos alunos que usem caixinha de fósforo, rolo de papel higiênico, palito de picolé, tampinhas, massinhas, papel colorido de revistas antigas, enfim, para confeccionarem seus fantoches. Essa será uma verdadeira oficina de artes! Após cada aluno criar seu fantoche, organize-os em grupos para juntarem os fantoches e produzirem historinhas com os mesmos. Essa atividade poderá ser desenvolvida por mais de um professor, como por exemplo, o de Português e Artes Cênicas.

O teatro dá uma enorme contribuição para o desenvolvimento da expressão oral e corporal, ele favorece o conhecimento da cultura de um povo e ajuda no aprendizado das disciplinas uma vez que os personagens podem ser adaptados para representarem os assuntos em estudo.

Brincadeira: “Torta na cara”

Para dar início ao jogo, basta preparar um prato cheio de chantilly e fazer uma pergunta sobre o assunto “Animais em Extinção” ou curiosidades sobre animais de uma forma geral para o participante. Se o mesmo errar, leva uma torta na cara. Também é provável jogar com colegas de outras turmas e fazer da torta na cara uma competição na qual ganha aquele com menos erros e todos da escola possam se envolver, inclusive, os pais. Antes de iniciar a dinâmica, seria bom conscientizar as crianças com relação ao humor e descontração contidos na brincadeira. Explicar que não serão tortas de verdade para evitar o desperdício de alimentos quando tantas pessoas passam fome, por isso o chantilly será utilizado para causar um efeito parecido. Seria bom dividir as crianças em duas equipes, no caso, duas filas com quantidade igual de participantes. As perguntas serão feitas gradativamente e quem errar receberá a torta na cara. Vencerá o melhor em conhecimentos. A seguir, um roteiro de perguntas:

  1. Qual grande herbívoro foi extinto do mundo?

a) Abelha;

b) Mamute;

c) Mico-leão-dourado.

  1. São medidas de proteção para os animais em extinção, exceto:

a) O reflorestamento;

b) Cuidar da poluição das águas e do ar;

c) Praticar a caça ilegal.

  1. Animal capaz de polinizar um número enorme de vegetais:

a) Mico-leão-dourado;

b) Lobo-guará;

c) Morcego.

  1. O que acontecerá com uma pessoa que for pega traficando animal silvestre?

a) Receberá uma pequena advertência;

b) Poderá ser presa e pagar uma multa;

c) Deverá realizar uma boa ação para não ser penalizada.

  1. Animal que não tem dentes e alimenta-se de insetos que não demandam mastigação.

a) Onça-pintada;

b) Tamanduá;

c) Lobo-guará.

  1. Bichinho que come até 8 vezes o seu próprio peso por conta do gasto de energia diária.

a) Beija-flor;

b) Abelha;

c) Tucano.

  1. Qual animalzinho pode ficar até três anos sem comer por causa de sua reserva energética?

a) Crocodilo;

b) Coala;

c) Rinoceronte.

  1. Qual bichinho não é mamífero?

a) Tatu-canastra;

b) Lobo-guará;

c) Arara-azul.

  1. Por que os dinossauros desapareceram?

a) Por causa de um incêndio de grandes proporções;

b) Devido à queda de meteoros na Terra;

c) Foram combatidos por uma bomba nuclear.

  1. Qual é o maior animal extinto do mundo levando-se em conta seu tamanho?

a) O elefante;

b) O rinoceronte;

c) A baleia azul.

Professor, crie o seu próprio roteiro de perguntas para enriquecer a atividade aqui proposta. Se achar viável, convide outros professores para ajudar na elaboração do questionário. Transforme essa brincadeira em uma atividade ou projeto multidisciplinar.

Complementando o conteúdo

Professor de Ciências, os alunos podem pesquisar sobre os animais silvestres em extinção a fim de descobrirem sobre suas vidas e importância no equilíbrio da natureza, pois são eles que dispersam sementes e pólen, portanto possibilitam o surgimento de plantas e árvores. Os animais de vida livre também consomem plantas, favorecendo a ciclagem de nutrientes e também controlam populações de outras espécies.

Existem abelhinhas que estão também em extinção. Como a abelha nativa Uruçu Amarela do Cerrado (Melipona rufiventris). Essa espécie é responsável pela polinização de imensas áreas naturais e agrícolas, bem como pela renda de pequenos produtores e agricultores familiares. Isso está acontecendo por causa do desmatamento, uso indiscriminado de agrotóxicos e deslocamento inadequado de ninhos. Os alunos poderão pesquisar sobre as abelhas em extinção também.

O professor de Português poderá trabalhar com a música “As Abelhas”, do maravilhoso poeta Vinícius de Moraes. Será muito interessante preparar umas questões para as crianças interpretarem a mensagem da música e reconhecerem a importância desse animalzinho visando à preservação da biodiversidade. Use sua criatividade, professor, para explorar a música da melhor forma possível. Que tal caracterizar uma criança de abelhinha? Ela poderá ir até cada coleguinha e dar-lhe um docinho de mel. As crianças vão adorar esse momento!

As Abelhas

Vinícius de Moraes

A abelha-mestra

E as abelhinhas

Estão todas prontinhas

Para ir para a festa

Num zune-que-zune

Lá vão pro jardim

Brincar com a cravina

Valsar com o jasmim

Da rosa pro cravo

Do cravo pra rosa

Da rosa pro favo

E de volta pra rosa

Venham ver como dão mel

As abelhas do céu

Venham ver como dão mel

As abelhas do céu

A abelha-rainha

Está sempre cansada

Engorda a pancinha

E não faz mais nada

Num zune-que-zune

Lá vão pro jardim

Brincar com a cravina

Valsar com o jasmin

Da rosa pro cravo

Do cravo pra rosa

Da rosa pro favo

E de volta pra rosa

Venham ver como dão mel

As abelhas do céu

Venham ver como dão mel

As abelhas do céu

logo escolagames

Escola Games | Jogos Educativos

https://www.escolagames.com.br