Escola Games | Jogos Educativos
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Ficha pedagógica

Amiguinhos do Agro: caça-palavras
O clássico jogo de Caça-Palavras agora ganhou uma versão superdivertida e educativa! A cada partida, novas palavras e desafios aparecem, com temas ligados ao mundo rural e ao meio ambiente. Descubra palavras escondidas em categorias como trabalho no campo, clima, alimentos e muito mais. Um passatempo inteligente para brincar e aprender com os Amiguinhos do Agro!
Componente | Ano / Faixa | Unidades temáticas | Objetos de conhecimento | Habilidades |
---|---|---|---|---|
Língua Portuguesa | 1º Ano 2º Ano | Leitura/escuta (compartilhada e autônoma) |
Decodificação/Fluência de leitura |
(EF12LP01) Ler palavras novas com precisão na decodificação, no caso de palavras de uso frequente, ler globalmente, por memorização. |

Dicas para o educador
Nós, do Canal da Escola Games, educador, pensando em ampliar o vocabulário da criançada do 1º e 2º ano, elaboramos um game com caça-palavras que dá prioridade aos vocábulos que simbolizam o mundo rural e o setor agro. Esse jogo de “Língua Portuguesa” vai conectar crianças tanto da cidade quanto do campo. A intenção é motivá-las para o cultivo de alimentos, bem como para reconhecerem a importância dos cuidados necessários com as plantas e animais. Muitas crianças têm medo dos animais, porém eles são nossos grandes amiguinhos por nos possibilitarem lealdade, companheirismo, afetividade e também alimento. São dos animais que o ser humano obtém carnes, leite, ovos, mel etc. Ao final do jogo didático, os alunos precisam tomar consciência do quanto é fundamental cuidar da zona rural e preservá-la. As crianças têm que perceber que as pessoas dependem da natureza, das plantas e dos animais para uma vida boa, sustentável.
Os alunos vão identificar no game palavras escondidas em categorias temáticas, como: “Amiguinhos do Agro”, “Trabalho no Campo”, “Clima e Estações”, “Alimentos do Agro”, “Educação e Inclusão”, “Solo e Fertilidade”. Será um momento de muita aprendizagem e troca de vivências. No game em estudo, as palavrinhas podem estar no caça-palavras na vertical, horizontal ou até diagonal. Será um gostoso desafio desvendar cada vocábulo!
O game “Amiguinhos do Agro”, educador, por apresentar seis temáticas correlacionadas, dá ao aluno a oportunidade de assimilar vários conhecimentos em um único jogo, tornando-o uma ferramenta de aprendizagem riquíssima. Além do professor de Língua Portuguesa, outros educadores poderão acessar o game com suas crianças e aproveitar os assuntos. Há possibilidade de um projeto multidisciplinar ser elaborado a partir da contextualização do game. Os professores de Geografia e Ciências também têm como explorar as palavrinhas do game em atividades. Fica aqui uma excelente dica!
Antes de levar suas crianças à sala de informática, professor de Língua Portuguesa, dê uma atividade para movimentar seus alunos e apresentar a temática do game.
Uma brincadeira que faz muito sucesso entre as crianças menores, educador, é uma que representa as vozes dos animais: “Que bicho eu sou?”. Cada aluno receberá uma folha com o nome de um animalzinho da zona rural. Depois disso, todos devem transitar pelo ambiente da sala de aula e fazer perguntas uns aos outros para descobrirem qual animal cada criança está representando. Faz parte dessa dinâmica, professor, o estudante realizar perguntas que devem ser respondidas com um "sim" ou "não". Vale imitar a voz do animal como uma pista principal. A brincadeira só termina quando as crianças descobrirem o nome de todos os animais que cada coleguinha está simbolizando. Nessa dinâmica superdivertida, as crianças se interagem com muita alegria e desenvolvem laços afetivos.
No game em estudo, educador, há a categoria referente à “Educação e Inclusão”. Que tal uma brincadeira para conscientizar suas crianças com relação à exclusão? Ou seja, o objetivo é levá-las à percepção dos sentimentos que experimenta uma criança excluída. Após a execução da dinâmica, professor, dialogue com seus alunos e tente fazê-los perceber que precisamos acolher as pessoas ao invés de rejeitá-las ou abandoná-las. Ressalte que na sala de aula há os “grupinhos” fechados e isso é muito ruim para a união da turma.
Brincadeira: “Os inquilinos”
Através dessa dinâmica, educador, o aluno vai perceber como uma criança excluída lida com os sentimentos.
Divida seus alunos em equipes com três participantes e deixe um par de crianças sem um grupo definido. As duas primeiras crianças dão as mãos e formam uma casinha, enquanto a terceira fica no meio e brinca de ser o inquilino. Ao som de um apito, professor, as casas são desmontadas e devem ser remontadas com outro inquilino dentro. Quando isso proceder, sempre restarão duas crianças sozinhas por motivos alheios ao controle e o debate se abrirá em torno de saber o que os excluídos sentem ou pensam. Esse será o momento crucial da brincadeira e o professor precisa dar espaço às crianças para se expressarem. Ao final do diálogo, as crianças precisam entender que somos diferentes, porém temos necessidades e problemas semelhantes. Faz-se necessário desenvolver sentimentos de amor, carinho, acolhimento e empatia uns pelos outros.
“O que é empatia? É uma habilidade que nos permite compreender e compartilhar os sentimentos dos outros, sua maneira de pensar sem julgá-los ou concordar com eles.”
UNICEF
Objetivos para o aluno:
- Ler palavras novas com precisão na decodificação, no caso de palavras de uso frequente, ler globalmente, por memorização;
- Realizar um game com caça-palavras temático para ampliar o vocabulário e enriquecer o repertório com relação às palavras do mundo rural e meio ambiente;
- Passar por todas as categorias para concluir o game e vencer as etapas a fim de um aprendizado significativo;
- Explorar diferentes tecnologias e recursos digitais para vivenciar o conteúdo de forma lúdica;
- Reconhecer a importância da zona rural e do agro para o ser humano viver bem;
- Identificar as vozes dos animais;
- Perceber como uma criança excluída lida com os sentimentos;
- Realizar atividades escritas com parlendas;
- Cultivar alimentos em uma horta comunitária;
- Elaborar uma história em quadrinhos com o “Chico Bento” no seu dia a dia da roça;
- Socializar-se com os coleguinhas através de dinâmicas, aprender os conteúdos e ao mesmo tempo desenvolver laços afetivos.
Objetivos para o professor:
- Possibilitar aos alunos do 1º e 2º ano aprenderem através das competências digitais e saírem das aulas maçantes;
- Estimular a localização espacial e agilidade mental através de caça-palavras no game;
- Convencer a todos sobre a necessidade de executar as seis categorias do caça-palavras no game em estudo;
- Explorar a linguagem verbal e não verbal para passar o conteúdo às crianças;
- Potencializar a memorização e aprendizado das crianças;
- Promover a interação entre os alunos, compartilhando experiências e dúvidas relacionadas ao conteúdo em estudo;
- Dinamizar a aula com vídeo de animação;
- Trocar vivências e experiências em “Roda de Conversa”;
- Ensinar aos alunos que se pode realizar um cultivo de alimentos tanto na escola quanto em casa;
- Possibilitar às crianças uma aula para produção de história em quadrinhos com o personagem “Chico Bento”;
- Levar à percepção dos alunos a importância da preservação da zona rural para a nossa sobrevivência;
- Preparar dinâmicas para contextualizar as palavras do game e movimentar a criançada;
- Dar espaço às crianças para desenvolverem a imaginação, a criatividade, as habilidades artísticas, a sensibilidade e afetividade.
Sugestão de abordagem para o professor
Existem várias dinâmicas para trabalhar o conteúdo em estudo com as crianças do 1º e 2º ano, mas há algumas que surtem melhor efeito na aprendizagem. Para fixar o conteúdo em estudo, o professor de Língua Portuguesa precisa dinamizar as aulas com brincadeiras em grupo a fim de abordar as palavras do game e que estejam dentro do contexto.
Uma brincadeira muito interessante é o “Caça-Tesouro” com palavras do game. As crianças ficarão mais familiarizadas com o conteúdo do jogo do canal da Escola Games.
Uma "caça ao tesouro de palavras" é uma dinâmica extremamente lúdica e educativa, já que envolve a procura por palavras escondidas ou que se encaixam em um contexto específico, como em jogos de adivinhação ou desafios de leitura e escrita. Essa atividade pode ser utilizada para estimular o vocabulário, a compreensão de texto, a consciência silábica e desenvolver o raciocínio lógico em diferentes contextos. Além do mais, essa brincadeira didática vai contextualizar os vocábulos do caça-palavras do game, que será uma forma de fixação do conteúdo voltado para o mundo rural e meio ambiente.
As brincadeiras agradam bastante nossos estudantes, mas também se faz necessária uma aula teórica, educador, em que seja possível explorar a linguagem verbal e não verbal. Sugerimos um vídeo de animação para as crianças apreciarem o contexto rural e logo após uma discussão em “Roda de Conversa” a respeito da temática.
De acordo com a habilidade EF12LP01, visando à BNCC, o educando precisa ler palavras novas com precisão na decodificação, no caso de palavras de uso frequente, ler globalmente, por memorização. Sendo assim, outro jogo muito bom é o de baralho. Novamente sugerimos a contextualização das palavras do game, como por exemplo, os vocábulos: tucano, jiboia, cavalo, cabrito, galo, arara, cachorro, jabuti, terra, planta, outono, verão, pão, drone, água, lavoura, carne, mel, empatia, cultura, amizade, adubo, argila, fértil etc. Imagens precisam acompanhar as palavrinhas para o jogo ser mais completo e atrativo.
Um exercício muito interessante para contextualizar também as palavras do game é o de colocar as palavras em ordem dentro do período. O professor vai elaborar e imprimir a atividade com frases contendo palavras fora de ordem. Os alunos têm que estruturar os períodos situando os vocábulos na sequência que dê coerência à frase. Além de empregar as palavras do game, educador, as crianças vão aprender a formar períodos com lógica e sentido. Nessa atividade de escrita e ordenação, trabalha-se também com a pontuação.
Preparar uma horta comunitária será uma atividade muito envolvente, professor. Ensine aos alunos que se pode realizar um cultivo de alimentos tanto na escola quanto em casa. Peça para que as crianças tragam de casa sementinhas de frutas ou verduras para o plantio em um espaço adequado da escola. Convide alguém que entenda de plantação para orientar seus alunos. Passe informações para suas crianças com relação aos cuidados que devemos ter com as plantinhas. Com antecedência, defina com sua turma sobre o que plantar. As crianças podem também plantar flores ou uma árvore frutífera.
Complementando o conteúdo
Os alunos do 1º e 2º ano gostam muito de atividades com parlendas. Que tal preparar uma ficha com parlendas contendo palavras do contexto rural e do agro, educador?
Aulas com textos visando às parlendas favorecem a comunicação, a criatividade e fluência leitora. As crianças vão recitar as parlendas e ilustrá-las de acordo com a sua imaginação e percepção da realidade. As parlendas contribuem para a decodificação das palavras e exercitam a memória.
Sabemos que as parlendas da zona rural, professor de Língua Portuguesa, são textos mais curtinhos e geralmente cantados ou recitados, com rimas e ritmo que as tornam divertidas para nossas crianças. Elas contêm sempre elementos da vida rural, como os animais, plantinhas e atividades agrícolas. São essenciais para comtemplar as palavras do game em estudo.
A seguir, há sugestões de algumas parlendas para as crianças interpretarem e assimilarem as palavrinhas nelas contidas.
A parlenda "Um, dois, feijão com arroz" é uma parlenda infantil brasileira que utiliza números e alimentos para ensinar a contagem e a sequência numérica, além de ser uma forma divertida de entreter as crianças. A parlenda conta com variações, mas a mais comum é: "Um, dois, feijão com arroz, três, quatro, feijão no prato, cinco, seis, falar inglês, sete, oito, comer biscoito, nove, dez, comer pastéis".
"Tá com frio?
Toma banho no rio.
Tá com calor?
Toma banho de regador."
“A casinha da vovó
trançadinha de cipó;
se o café está demorando
com certeza falta pó.”
“João corta o pão,
Maria mexe o angu,
Teresa põe a mesa,
para a festa do Tatu.”
“Uma pulga na balança
deu um pulo e foi à França,
Os cavalos a correr,
Os meninos a brincar,
Vamos ver quem vai pegar.”
A partir da leitura e interpretação das parlendas em estudo, as crianças podem elaborar outras com as palavras do game. Será uma atividade gostosa para fixar o nome dos vocábulos do caça-palavras e exercitar a escrita criativa, já que as parlendas têm rimas divertidas.
PRODUÇÃO DE HISTÓRIA EM QUADRINHOS
Após o trabalho com parlendas, educador, conte às crianças uma historinha com o personagem “Chico Bento”. Será importante para as crianças conhecê-lo e também perceberem a rotina da família dele. Chico Bento ajuda seus pais na roça e também estuda. Proponha às crianças a produção de uma história em quadrinhos para registrar o dia a dia na roça desse personagem caipira e superlegal.
A atividade de prática de produção textual pode ser desenvolvida em grupo ou individualmente. O importante, durante a elaboração da história em quadrinhos, é fazer com que os elementos da roça apareçam no contexto e o “Chico Bento” seja o protagonista das ações. Educador, diga às crianças que o personagem do Chico Bento será um defensor dos animais e plantas na história em quadrinhos. Ou seja, essa será a mensagem positiva a ser registrada no texto com quadrinhos. A ideia é despertar nas crianças o amor e respeito pelo espaço da zona rural.
Antes das crianças partirem para a aula de produção textual, sugerimos um vídeo de animação com os personagens do famoso e talentoso “Maurício de Souza”. Aproveite para revelar as características físicas e psicológicas do personagem “Chico Bento”, educador, após término da apresentação desse vídeo. Ele é humilde, caipira, usa chapéu de palha, camisa amarela e calça azul rasgada e xadrez. Não usa calçado! Ele é protetor da natureza e do Pantanal. Rosinha é sua namorada. Como dever de casa, os alunos podem pesquisar sobre esse fantástico personagem do mundo dos gibis e depois compartilharem as informações.
Educador, para melhor assimilação das crianças quanto à personalidade de Chico Bento, deixe-as escutar a música a seguir.
Sou o Chico Bento - Turma da Mônica
O meu nome é Chico Bento
Alegre e caipirão
Chapéu de palha e pé no chão
Mal o dia vem raiando
Vou ver o sol sair
E volta pra dormir
Quando penso em trabalhar
Eu sinto uma canseira
E volto a cochilar
Chico Bento, Chico Bento
Caboclinho, alegre e folgado
Chico Bento, Chico Bento
Pelo jeito nasceu já cansado
Cochilar, cochilar.
https://www.letras.mus.br/turma-da-monica/1054599/
Uma curiosidade:
O personagem “Chico Bento” é o principal elemento da “Turma do Chico Bento” e foi criado pelo maravilhoso cartunista Maurício de Sousa. Ele se inspirou em um tio-avô para elaborar esse personagem encantador e defensor da natureza.
A história em quadrinhos mais interessante, professor de Língua Portuguesa, pode ser transformada em um teatrinho. As crianças adoram dramatizar e dar vida aos personagens de seus textos. O teatro permite às crianças se expressarem de forma criativa e imaginativa, potencializando novos talentos.