Back to Top icon+icon-facebookicon-fichaicon-fullscreenicon-kukagameslogo-safer icon-mobileicon-nucleoicon-printicon-seta-nexticon-seta-previcon-vire

Ficha para o professor

Sopa de letrinhas

Sopa de letrinhas

Hoje vamos fazer uma sopa deliciosa, mas ela está toda bagunçada. Para organizar tudo você precisa ler e ouvir atentamente a dica. Em seguida, forme a palavra correspondente com as letras que estão na sopa.

Após descobrir 10 palavras, sua sopa ficará pronta!

Nível de Ensino

Educação Infantil

Ensino Fundamental I

Componente curricular

Língua Portuguesa

Tema

Processos de leitura

Alfabetização

Série

2º Estágio - 1º Ano - 2º Ano - 3º Ano

Idade

05 a 08 anos

Objetivos para o aluno

  • Perceber a utilização do alfabeto na construção das palavras;
  • Ampliar o vocabulário;
  • Segmentar oralmente e através da escrita a palavras em sílabas;
  • Identificar semelhanças e diferenças entre os sons de sílabas iniciais, mediais e finais;
  • Relacionar elementos sonoros (sílabas, fonemas, partes de palavras);
  • Comparar palavras;
  • Identificar e diferenciar as letras do alfabeto;
  • Desenvolver e aprimorar a leitura e escrita;
  • Memorizar a escrita convencional das palavras;
  • Desenvolver atenção e concentração;
  • Desenvolver a coordenação motora;
  • Fixar conhecimento adquirido em sala de aula;

Objetivos para o professor

  • Trabalhar as habilidades dos alunos de leitura e escrita;
  • Proporcionar, de maneira lúdica e criativa, o avanço no processo de leitura e escrita das crianças;
  • Ampliar o repertório de letras e palavras da turma;
  • Oferecer proposta lúdica e prazerosa que possibilite ao aluno associar as letras à sua grafia;
  • Oferecer o jogo como recurso didático para fixar o conteúdo trabalhado em sala de aula;
  • Favorecer a compreensão do processo de construção das palavras por meio das letras;

Sugestão de abordagem para o professor

(Sugestão 1) Como dica para este game, é importante conversar com as crianças que a vogal A é a melhor opção para iniciar o jogo, pois ela está presente na maioria das palavras. A consoante R também é uma boa opção de letra para arriscar logo no início. Proponha o jogo em duplas, onde um deverá auxiliar e participar da jogada do outro, havendo troca de conhecimentos e ideias. As crianças deverão ficar atentas à dica que aparece para cada palavra, pois ela é uma importante aliada na descoberta da resposta correta. Os alunos deverão registrar as palavras que foram encontradas em cada jogada para usá-las em outras propostas, em sala de aula.

(Sugestão 2) Formar frase com as palavras.

(Sugestão 3) Escrever palavras que tenham a mesma inicial.

(Sugestão 4) Procurar significado da palavra no dicionário.

(Sugestão 5) Separar as palavras em sílabas.

(Sugestão 6) Classificar quanto ao número de sílabas.

(Sugestão 7) Ditado de palavras.

(Sugestão 8) Levar para a sala um pacote de macarrão de letrinha e distribuir um pouco para cada aluno ou para grupos. Solicitar que eles formem palavras, em seguida, peça para que eles colem em uma folha sulfite. Faça a exposição dos trabalhos.

(Sugestão 9) Peça para os alunos que juntem tampinhas de garrafas PET, em seguida, recorte e cole cada letra do alfabeto dentro das tampinhas, distribua para os alunos e peça para eles formarem palavras e em seguida frases.

(Sugestão 10) Faça roda de leitura e leia diferentes parlendas para os alunos.

(Sugestão 11) Construa um jogo da memória. No lado 1 coloque a figura de um animal ou objeto, no lado 2 coloque o a primeira letra correspondente ao objeto.

(Sugestão 12) Fabricar o dominó de letras. Para isso você deve utilizar pedaços retangulares de papelão ou madeira. Faça uma linha com canetinha dividindo a peça em duas partes. Em cada parte, cole uma letra do alfabeto e distribua diversas peças para os alunos. Formando grupos peça para que eles montem as palavras utilizando dominó. Eles podem pega emprestado da mesa, mas nunca dos colegas. Vence que ficar com menor número de peças na mão.

Complementando o conteúdo

As últimas décadas representaram tempos de intensas mudanças na educação brasileira, inclusive no processo de alfabetização, hoje as crianças entram mais cedo na escola, o que muitas vezes força o aprendizado antecipado. Essa pressão pode provocar sérios dados a saúde mental da criança, pois seu tempo de aprender está sendo negligenciado para atender as necessidades do sistema. Contudo, mudanças positivas também aconteceram, como por exemplo, a expansão das tecnologias digitais ampliando as possibilidades para o ensino e aprendizagem das crianças. Atualmente o professor pode proporcionar atividades lúdicas que incentivem o pensar sobre a escrita, fazendo disso um objeto curioso a ser explorado. O uso de jogos e atividades lúdicas evidencia e abre a possibilidade para direitos de aprendizagem essenciais para as crianças, entre eles; a participação e interação em sala de aula tanto em trabalhos individuais como trabalhos em grupo; a aprimoração do questionamento e argumentação dos alunos; o respeito aos colegas e turnos de fala do professor; o domínio da palavra e escrita, a coordenação de habilidades motoras entre muitas outras.

É importante frisar que durante o processo seja observada o tempo de aprender de cada aluno, além disso é preciso estar atendo as formas de aprender, respeitando o aluno em suas diferenças.

Como acessar o jogo educativo

Jogue na internet, acessando: http://www.escolagames.com.br/jogos/sopaLetrinhas.