Back to Top icon+icon-facebookicon-fichaicon-fullscreenicon-kukagameslogo-safer icon-mobileicon-nucleoicon-printicon-seta-nexticon-seta-previcon-vire

Ficha para o professor

Sopa de letrinhas

Sopa de letrinhas

Leia atentamente a dica e forme a palavra correspondente com as letras que estão na sopa.

Após formar 5 palavras, sua sopa ficará pronta e você deve derrubar as moscas para que elas não caiam no seu prato.

Nível de Ensino

Educação Infantil

Ensino Fundamental I

Componente curricular

Língua Portuguesa

Tema

Língua escrita: usos e formas

Processos de leitura

Alfabetização

Série

1º Ano - 2º Ano - 2º Estágio

Idade

5 a 7 anos

Objetivos para o aluno

  • Desenvolver e aprimorar a leitura e escrita;
  • Memorizar a escrita convencional das palavras;
  • Reconhecer as diferenças sonoras e escritas das palavras;
  • Avançar o nível da escrita;
  • Fixar conhecimento adquirido em sala de aula;

Objetivos para o professor

  • Trabalhar as habilidades dos alunos de leitura e escrita;
  • Proporcionar, de maneira lúdica e criativa, o avanço no processo de leitura e escrita das crianças;
  • Ampliar o repertório de letras e palavras da turma;
  • Favorecer a compreensão do processo de construção das palavras por meio das letras;

Sugestão de abordagem para o professor

O game “Sopa de letrinhas” é bem parecido com a brincadeira “Forca”, pois a criança deverá formar a palavra a partir das letras. A diferença é que a criança tem o tempo limite de 3 minutos para formar a palavra e não é punida diante de seus erros ao clicar nas letras que não fazem parte da palavra oculta. Ela terá novas chances até terminar o tempo.

Como dica para este game, é importante conversar com as crianças que a vogal A é a melhor opção para iniciar o jogo, pois ela está presente na maioria das palavras. A consoante R também é uma boa opção de letra para arriscar logo no início.

Proponha o jogo em duplas, onde um deverá auxiliar e participar da jogada do outro, havendo troca de conhecimentos e ideias.

As crianças deverão ficar atentas à dica que aparece para cada palavra, pois ela é uma importante aliada na descoberta da resposta correta.

Os alunos deverão registrar as palavras que foram encontradas em cada jogada para usá-las em outras propostas, em sala de aula. Sugestões:

- Formar frase com as palavras

- Escrever palavras que tenham a mesma inicial

- Procurar significado da palavra no dicionário

- Separar as palavras em sílabas

- Classificar quanto ao número de sílabas

- Ditado de palavras

Complementando o conteúdo

A partir do trabalho com os jogos, evidenciamos a possibilidade de abordar alguns direitos de aprendizagem dos alunos, como, por exemplo:

. Participar de interações orais em sala de aula, questionando, sugerindo, argumentando e respeitando os turnos de fala;

. Reconhecer e nomear as letras do alfabeto;

. Dominar as correspondências entre letras ou grupos de letras e seu valor sonoro, de modo a ler palavras e textos;

. Compreender que palavras diferentes compartilham certas letras;

. Perceber que palavras diferentes variam quanto ao número, repertório e ordem de letras;

. Ler, ajustando a pauta sonora ao escrito;

. Conhecer e fazer uso das grafias de palavras com correspondências regulares diretas entre letras e fonemas (P, B, T, D, F, V).

Fonte:

BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: currículo na alfabetização: concepções e princípios. Brasília: MEC, SEB, 2012, p. 32-37.

Como acessar o jogo educativo

Jogue na internet, acessando www.escolagames.com.br/jogos/sopaLetrinhas.