Back to Top icon+icon-facebookicon-fichaicon-fullscreenicon-kukagameslogo-safer icon-mobileicon-nucleoicon-printicon-seta-nexticon-seta-previcon-vire

Ficha para o professor

Memo Água

Memo Água

A água é nosso bem mais importante, precisamos conhecê-la e preservá-la.

Encontre a combinação de figuras e conheça um pouco mais sobre este importante recurso natural.

Nível de Ensino

Ensino Fundamental I

Ensino Fundamental II

Componente curricular

Ciências

Tema

Água

Série

3º Ano - 4º Ano - 5º Ano - 6º Ano - 7º Ano - 8º Ano

Idade

08 a 14 anos

Objetivos para o aluno

  • Entender os diversos usos da água;
  • Compreender que a água faz parte de tudo que nos rodeia;
  • Reconhecer a importância da água para o surgimento e manutenção da vida, inclusive a nossa sobrevivência;
  • Compreender a influência do ser humano nos diversos usos da água;
  • Avaliar a importância da água potável para o consumo humano;
  • Reconhecer a água como fonte de energia;
  • Compreender de que maneira o homem polui a água nas reservas naturais, assim como seu papel na preservação desse bem;
  • Desenvolver atitudes de interação, de colaboração e de troca de experiências em grupos.
  • Refletir sobre as causas da poluição das águas do mar;
  • Respeitar os cuidados necessários à preservação do ambiente aquático;

Objetivos para o professor

  • Levar os alunos a entenderem que o equilíbrio e o futuro do nosso planeta dependem da preservação da água;
  • Promover discussões coletivas;
  • Promover reflexões acerca da importância da água;
  • Apresentar aos alunos os usos da água;
  • Sensibilizar os alunos acerca dos problemas ambientais;
  • Oferecer o jogo como recurso didático para fixar o conteúdo trabalhado em sala;

Sugestão de abordagem para o professor

(Sugestão 1) Promover uma roda de conversa e abordar as questões a seguir:

1. Você já imaginou como seria o planeta Terra sem água?

2. Como está a situação da água em nosso planeta?

3. A água pode ser encontrada em quais estados?

4. Como precisa estar a água que será consumida pelos seres humanos?

5. É possível consumir a água dos oceanos?

6. A água é importante? Por quê?

7. De onde vem a água?

8. A água pode acabar? O que aconteceria?

9. É preciso economizar água? De que forma?

(Sugestão 2) Elaborar, juntamente com os alunos, uma lista coletiva de postura, que se deve adotar na escola e em casa, a fim de evitar o desperdício da água.

(Sugestão 3) Elaborar um gráfico de pizza contendo os dados de porcentagem da distribuição de água no planeta Terra.

(Sugestão 4) Analisar a importância da água para a vida, trabalhando com o vídeo da música “Planeta Água” (Guilherme Arantes) e analisar a letra.

(Sugestão 5) Apresentar aos alunos o vídeo a seguir, em seguida promover um debate ou a construção de cartazes.

https://www.youtube.com/watch?v=JtshF-n-mis&t=1s&ab_channel=anagovbr

(Sugestão 6) Propor a construção de uma maquete apresentando as etapas de tratamento de água.

(Sugestão 7) Observar e discutir o infográfico presente no link abaixo.

https://lucasgoulart.artstation.com/projects/qn8bn

(Sugestão 8) Construir um mural na escola com os alunos da turma e apresentar a importância da conscientização da escola sobre o assunto. Se preferir imprima os infográficos a seguir.

https://lucasgoulart.artstation.com/projects/qn8bn

https://www.behance.net/gallery/32638365/Infografico-Consumo-de-Agua-Petrobras

(Sugestão 9) Apresentar aos alunos a calculadora do consumo de água. Nele o aluno deverá apontar quanto gasta de água em cada atividade doméstica. Você pode solicitar que eles façam uma pesquisa prévia com os pais. A calculadora se encontra no link abaixo.

http://especiais.g1.globo.com/economia/crise-da-agua/calculadora-do-consumo/

Complementando o conteúdo

Ao apresentar a quantidade de água presente no planeta Terra muitos alunos se perguntarão como a água pode acabar se mais de 70% do planeta é água. Após explicar que apenas uma parcela muito pequena dessa água é potável você também pode mostrar algum vídeo ou infográfico sobre o processo de dessalinização da água, explicando para os alunos as vantagens e desvantagens desse processo.

É necessário explicar também o ciclo da água para que os alunos possam compreender que a água não desaparece, ou seja, ela não acaba. O que vai acontecer é a qualidade da água ser reduzida cada vez mais até não conseguir ser tratada ou retornar para os lenções freáticos potável novamente.

Sugerimos os materiais a seguir para consulta do assunto.

https://www.behance.net/gallery/32638365/Infografico-Consumo-de-Agua-Petrobras

https://www.youtube.com/watch?v=4omXADhYmb0&ab_channel=BandJornalismo

Como acessar o jogo educativo

Jogue na internet, acessando: http://www.escolagames.com.br/jogos/memoagua.