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Ficha para o professor

Lousa legal

Lousa legal

Reservamos um espaço para você soltar sua criatividade.

Com a Lousa Legal você pode desenhar, inserir figuras, brincar com as formas geométricas, aprender as sílabas e formar palavras com as letras do alfabeto.

Nível de Ensino

Educação Infantil

Ensino Fundamental I

Componente curricular

Língua Portuguesa

Artes

Tema

Língua escrita: usos e formas

Processos de Leitura

Alfabetização

Arte Visual: produção do aluno em Arte Visual

Série

2º Estágio - 1º Ano

Idade

5 a 7 anos

Objetivos para o aluno

  • Desenvolver a criatividade;
  • Desenvolver a capacidade de expressão pelo desenho;
  • Desenvolver habilidades de leitura e escrita;
  • Memorizar a escrita convencional das palavras trabalhadas e associá-las à escrita de outras palavras;
  • Fixar conhecimento adquirido em sala de aula;

Objetivos para o professor

  • Estimular a criatividade dos alunos através de diferentes possibilidades na produção de desenhos;
  • Proporcionar, de maneira lúdica e criativa, o avanço no processo de leitura e escrita das crianças;
  • Ampliar repertório de letras e palavras da turma;

Sugestão de abordagem para o professor

Sempre observamos, na sala de aula, que a maioria das crianças gosta de compor seu desenho com sol, nuvem, gramado e casinha. Às vezes também aparecem algumas flores, borboletas e corações. É legal que as crianças saibam desenhar assim, mas elas podem ir além, compondo cenários diversos e aprimorando sua maneira de fazer um “desenho livre”, por exemplo.

Este jogo amplia essa visão das crianças e ainda trabalha com as letras, na composição de palavras.

O jogo poderá ser proposto individualmente ou em duplas. Em duplas, as crianças têm oportunidade de interagir e trocar ideias e conhecimentos. Incentive-as a conversar entre elas para decidir qual é o nome de cada um dos desenhos, relacionando o som das palavras com a sua grafia.

É importante colocar em evidência as hipóteses de escrita de cada criança, de forma que a troca de saberes entre elas faça avançar na aprendizagem.

Proponha que as crianças escolham e coloquem na tela um dos desenhos que estão à disposição no jogo e em seguida, escrevam o nome do desenho clicando nas letras correspondentes.

Depois, deverão anotar em uma folha qual foi o desenho que escolheram.

Ao terminarem, “limpam” a lousa e fazem a mesma coisa, com outro desenho.

Complementando o conteúdo

Pensando em libertar a criação infantil dos estereótipos, desenvolvendo a percepção das crianças e aprimorando a capacidade de desenhar, segue um pequeno Projeto:

Projeto – DESENHANDO O MUNDO!

Objetivos: aprimorar o desenho, libertar-se de conceitos, ter segurança ao desenhar e sentir satisfação e confiança com o resultado final;

Duração: 1 trimestre - 02 vezes por semana em módulos de 30’

Objetos a serem explorados: barco, árvore, gato, peixe, aquário, corpo de menino (trabalhar nessa ordem).

Etapas: Atenção! Escolher um objeto de cada vez para passar por todas as etapas. Somente depois de cumprir a 6ª etapa é que pode mudar o objeto a ser desenhado.

1. Distribuir ½ folha para cada criança e pedir que desenhe o objeto;

Orientação didática: comparar, expor, comentar, deixar que todos comentem sobre seu desenho.

2. Distribuir ½ folha e desenhar o mesmo objeto da etapa 1, mas mudando de posição. Ex.: se desenhou o objeto de lado, desenhar de frente...

Orientação didática: comparar com o primeiro desenho, expor ao lado, comentar, analisar as mudanças, o empenho e tempo gastos nos 2 desenhos, o resultado e o prazer.

3. Distribuir ½ folha para recriar o desenho da etapa 2, mudando cor, forma e o tamanho.

Orientação didática: comparar com o primeiro e o segundo, expor ao lado, analisar as mudanças, o empenho e o tempo gastos nos três desenhos, o resultado e o prazer que gerou a atividade.

4. Distribuir ½ folha e inventar um objeto de acordo com o pedido da professora, fazendo surgir um novo objeto que ainda não existe, que você inventou, que é seu, que você criou.

Sugestões para esta etapa: a casa de um ET, um barco que também mergulhe, uma flor que ninguém nunca viu, uma flor que fala, um gato voador, etc..

5. Montar um painel na sala com vários modelos (do desenho que está sendo trabalhado) retirados de revistas, livros, desenhos de outras crianças, livros de arte, de jogos, de jornais, etc. (esta montagem só deve conter desenhos do objeto que está trabalhando desde a 1ª etapa).

6. Distribuir ½ folha e pedir que desenhem o mesmo objeto usando: o lápis de cera deitado, giz molhado, lápis de cor, guache com o dedo, etc.. Não deixá-los desenhar como os primeiros desenhos. Interferir usando todos os recursos já utilizados anteriormente.

Outras sugestões:

· Desenhar o mesmo objeto visto de uma janela do último andar de um prédio bem alto.

· Desenhar o objeto como se estivesse com binóculo e bem de perto. (Levar binóculo para conhecerem e explorarem primeiro)

· Desenhar o objeto de lado, de frente, costas, andando, fantasiado, no espelho, dançando, fazendo ginástica, tentar dar movimento ao objeto com diversos recursos, etc. (adaptar de acordo com o objeto a ser trabalhado).

Como acessar o jogo educativo

Jogue na internet, acessando: http://www.escolagames.com.br/jogos/lousaLegal.

Jogue a versão em inglês do jogo, acessando http://www.bestschoolgames.com/educational-games/cool-board/.