Back to Top icon+icon-facebookicon-fichaicon-fullscreenicon-kukagameslogo-safer icon-mobileicon-nucleoicon-printicon-seta-nexticon-seta-previcon-vire

Ficha para o professor

Hora de pintar animais

Hora de pintar animais

Olá amiguinho!

Vamos deixar os animais bem coloridos? Você pode pintar o elefante, coelho, tigre e vários outros.

Hora de pintar é uma atividade para você soltar sua criatividade e mostrar que é bom de arte!

Nível de Ensino

Educação Infantil

Ensino Fundamental I

Componente curricular

Artes

Tema

Expressão artística

Série

1º Estágio - 2º Estágio - 1º Ano

Idade

04 a 06 anos

Objetivos para o aluno

  • Ampliar seu conhecimento de mundo por meio da manipulação de diferentes cores, formas e técnicas de pintura;
  • Entrar em contanto com diversas formas de expressão artística;
  • Desenvolver e estimular a atenção e concentração;
  • Desenvolver controle corporal e coordenação motora;
  • Promover uma melhor capacidade de expressão;
  • Desenvolver o raciocínio;
  • Desenvolver inteligência emocional;
  • Desenvolver a criatividade;

Objetivos para o professor

  • Explorar atividades que utilizem várias linguagens artísticas, levando adiante o conteúdo multidisciplinar dessa etapa;
  • Despertar nos alunos o interesse em aprender artes;
  • Despertar nos alunos o interesse em aprender português;
  • Fixar conteúdo trabalhado em sala de aula;
  • Trabalhar com os alunos as habilidades motoras e habilidades de expressão artística;

Sugestão de abordagem para o professor

(Sugestão 1) Utilizar barbante para fazer desenhos em folha A4, em seguida peça para os alunos pintarem os espaços do desenho delimitados pelo barbante.

(Sugestão 2) Painel de mãos: pedir que as crianças pintem as mãos com as cores que desejarem e marcar a cartolina, como um carimbo. A marca certinha das mãos pintada na cartolina vai divertir os pequenos.

(Sugestão 3) Imprima formas/desenhos e peça para os alunos colorirem. Utilize tinta guache, giz de cera, cola com glitter, lápis de colorir, entre outros recursos.

(Sugestão 4) Aplicar o conteúdo em ambientes diferentes da sala de aula para mostrar que a arte pode estar presente em todos os lugares, seguindo as condutas estabelecidas.

(Sugestão 5) Proporcionar experiências que eduquem através da arte, utilizando as referências que as crianças trazem de sua vivência dentro e fora do âmbito escolar.

(Sugestão 6) Monte exposições com desenhos e pinturas dos alunos.

(Sugestão 7) Monte um mural mensal dentro da sala de aula onde todos os meses são escolhidos um grupo de animais, por exemplo: aves, répteis, moluscos, mamíferos, anfíbios e etc.

(Sugestão 8) Produzir trabalhos artísticos utilizando diversas linguagens, como desenho, modelagem, recorte, colagem, pintura infantil,

(Sugestão 9) Produzir pinturas de autorretrato.

(Sugestão 10) Cantar músicas que falem sobre as cores. Um exemplo: “Misturando as cores” – Xuxa.

(Sugestão 11) Promover concurso de fotografias.

(Sugestão 12) Brincar com a mistura de cores usando copos (transparente) com água e corante alimentício de cores variadas.

(Sugestão 13) Promover criações artísticas com sucata.

(Sugestão 14) Fazer pinturas em quadros, cartolinas e papelão utilizando pincéis, lantejoulas, glitter e outros materiais com texturas.

(Sugestão 15) Realizar desenhos livres.

Complementando o conteúdo

A importância do ensino da Arte na Educação Infantil

- Estimula a sensibilidade diante do mundo: A arte é uma forma de sentir e se expressar no mundo. Por isso, estimula a criança a perceber o outro, criar, inovar e a se comunicar de uma maneira melhor, além de favorecer o desenvolvimento do senso crítico.

- Elevação da autoestima: O uso de materiais e a criação de diferentes formas também são atividades que contribuem para elevar a autoestima dos alunos da educação infantil. Isso porque eles percebem as habilidades que vão desenvolvendo ao longo do tempo e passam a ganhar mais confiança naquilo que são capazes de realizar.

- Potencializa as capacidades intelectuais: As diferentes atividades artísticas trabalham tanto capacidades motoras quanto intelectuais das crianças. Elas contribuem, por exemplo, para a criatividade, leitura de ambiente, imaginação e expressão.

- Transformação do espaço escolar em experimentação: Estimular a criação de formas e o uso de cores também é uma maneira de propiciar a experimentação e a descoberta sobre objetos, materiais e sensações. O uso de massinhas de modelar, elementos naturais como areia e brita, papel e tinta ajudam a criança a entender sobre formas, tamanhos e cores.

- Favorece o autoconhecimento: Atividades como pintura, massa de modelar e desenhos, além de serem uma maneira de a criança se expressar, também requerem que diferentes partes do corpo sejam utilizadas. Tudo isso que faz com que as crianças pensem sobre si mesmas e reconheçam suas habilidades e limitações.

- Contribui para o desenvolvimento de habilidades básicas: Os primeiros rabiscos e as primeiras pinceladas podem contribuir para que as crianças tenham mais facilidade na hora de pegar um lápis e escrever as primeiras letras, por exemplo. A arte pode representar o pontapé inicial do aprendizado mais amplo.

Fonte 1: https://www.campusvilla.com.br/5-atividades-de-artes-para-o-seu-filho/

Acesso em 07 de Abril de 2021.

Fonte 2: https://blog.frs.edu.br/arte-na-educacao-infantil/

Acesso em 07 de Abril de 2021.

Como acessar o jogo educativo

Jogue na internet, acessando: http://www.escolagames.com.br/jogos/horaDePintarAnimais.