Masculino e Feminino

Plano de aula

Habilidades para o Ensino Fundamental

(EF04LP06)

Identificar em textos e usar na produção textual a concordância entre substantivo ou pronome pessoal e verbo (concordância verbal).

Objetos de conhecimento: Morfologia/Morfossintaxe

Atividades utilizadas no plano de aula

Masculino e feminino

Chegou a hora de arrumar o quarto e, de quebra, aprender o gênero na língua portuguesa! Arraste os objetos para o baú e teste seus conhecimentos: a palavra “violino” é do gênero masculino ou feminino? Além de se divertir, você aprenderá com várias dicas e exemplos práticos. Aperte o play e vamos começar a aprender!

BestSchool Games character

Objetivos

• Identificar palavras femininas e masculinas retiradas do jogo online no texto em estudo;
  • Formar frases com palavras do texto a fim de manter a coerência e concordância;
  • Aprender de forma lúdica através do jogo de pares (baralho);
  • Desenvolver habilidades e competências no dia a dia da sala de aula;
  • Reconhecer o substantivo, adjetivo, pronome, verbo, enfim, as classes gramaticais;
  • Utilizar os sentidos para desenvolver a escrita;
  • Levar o leitor à imaginação através de uma escrita criativa.

O gênero masculino e feminino.

Como as crianças têm mais embasamento, pré-requisitos, uma hora e meia.

Recursos didáticos

Computador, caderno, lápis comum e colorido, borracha, baralho (pares), etc.

Metodologia

Exploração das palavras e frases do jogo online através de uma escrita criativa e dinâmica.

Avaliação

Poderá ser aplicada uma avaliação comum ou considerar o empenho das crianças durante a execução das atividades.

1. Encontrando palavrinhas do jogo online no texto

Dica importante:

Professor, sugiro que vá com os alunos, primeiramente, à sala de informática para desenvolverem o jogo e a seguir a atividade aqui proposta. Deverão usar lápis de cor para destacarem as palavras que constam no texto e que fazem parte do contexto do jogo.

O dia a dia de Davi

O menino serelepe saiu às ruas usando tênis de uma marca famosa e chamou a atenção da garotada. Antes de experimentar tênis, Davi gostava mesmo era de botas. Ganhou de presente de aniversário um videogame superlegal. Usava camiseta colorida quando ia jogar futebol no campinho de seu bairro. Era estudioso e muito amoroso com seus pais.

Certo dia, quando estava distraído correndo atrás de uma borboleta, caiu em uma rede. Logo vieram seus amiguinhos ajudá-lo a se livrar do perigo. Ele tinha muitos amigos.

Tinha um rádio de pilha e cantava músicas animadas com sua família. Colecionava dinossauros e lata de alumínio. Tinha um aquário cheio de peixinhos de várias espécies. Adorava comer maçã. Além de muito saborosa, trata-se de uma fruta bonita e atraente. Sua mãe vivia dizendo:

• Temos que comer pelo menos uma maçã, uma banana e um ovo por dia. Esses são excelentes alimentos para que tenhamos boa saúde!

Sempre que chegava do colégio, levava flores para sua mãe. Era muito carinhoso. Sua mãe guardava as flores em um vaso que ficava perto de um abajur.

Seu pai lhe deu um violino. Davi ficou muito feliz. Foi convidado para tocar em um evento do colégio e fez muito sucesso.

O dia a dia de Davi é sempre muito animado e cheio de novidades.

Texto produzido pela professora Marivalda Alves Timóteo

2. Explorando o texto "O dia a dia de Davi" e o game

a) Retire, do texto em estudo, dez substantivos. Destaque de vermelho os femininos e de azul os masculinos.

b) Copie do jogo online 5 frases. As palavras que aparecerem nas mesmas também têm que estar no texto.

c) Seu desafio será encontrar no texto três adjetivos?

d) Que tal fazer a concordância das palavras para a frase ter sentido? As palavras estarão misturadas e algumas estão no jogo online e texto. Organize-as para formar períodos com coerência. Pode haver mais de uma forma para organizar a frase. Atente-se!

são – flores – bonitas – as – do jardim

tênis – velhos – rasgaram – meus – ontem

e – caiu – violino – quebrou – o – no – chão

novo – abajur – pai – meu – me – colorido – deu – um – e

saborosas – frutas – as – maçãs – são

tem – no – aquário – peixinhos – coloridos

está – armário – limpa – a – camiseta – no

coleção – de – dinossauros – tenho – uma

borboleta – asas – com – esperteza – bate – a – as

ganhei – videogame – um – superlegal

3. Jogo dos pares

Professor, agora é hora de explorar imagens que levem os alunos para o universo do gênero masculino e feminino. Faça pares, em forma de baralho, como por exemplo, rei e rainha, príncipe e princesa, gato e gata, lixo e lixeira, etc. Os pares deverão ficar virados. As crianças, na medida em que vão desvirando-os, farão a correlação do masculino e feminino. Seria muito bom plastificar os pares visando à durabilidade desse material pedagógico. Através do jogo de pares, os alunos irão testar várias habilidades, a memória, a concentração, enfim, coordenação motora, lógica, etc.

Marivalda Alves Timóteo

Licenciatura plena em Letras - Universidade de Uberaba.

Pós-graduação em gestão do currículo e competências para o Ensino Médio - Universidade Católica de Brasília.

Experiência de 25 anos em escolas particulares. Participei de diversas capacitações e aperfeiçoamentos, incluindo cursos de filosofia para crianças, expressão lúdica, sensibilização através da música, teatro e jogos teatrais. Além disso, também sou capacitadora de professores.