Masculino e Feminino

Plano de aula

Habilidades para o Ensino Fundamental

(EF03LP08)

Identificar e diferenciar, em textos, substantivos e verbos e suas funções na oração: agente, ação, objeto da ação.

Objetos de conhecimento: Morfologia

Atividades utilizadas no plano de aula

Masculino e feminino

Chegou a hora de arrumar o quarto e, de quebra, aprender o gênero na língua portuguesa! Arraste os objetos para o baú e teste seus conhecimentos: a palavra “violino” é do gênero masculino ou feminino? Além de se divertir, você aprenderá com várias dicas e exemplos práticos. Aperte o play e vamos começar a aprender!

BestSchool Games character

• Correlacionar as palavras e identificar o gênero masculino e feminino;
  • Exercitar a ortografia fazendo a transposição de palavras e frases do jogo para o caderno de atividades de Língua Portuguesa;
  • Identificar no período em estudo a classe gramatical a que cada palavra pertence e o agente da ação;
  • Reconhecer a sílaba tônica da palavra;
  • Aprender de forma lúdica através do jogo de pares (baralho);
  • Desenvolver habilidades e competências no dia a dia da sala de aula.

O gênero masculino e feminino.

Duração

Duas aulas a depender do perfil da turma.

Recursos didáticos

Computador, caderno, lápis comum e colorido, borracha, baralho de pares, etc.

Metodologia

Utilização do espaço da sala de informática para dinamizar a aula. Desenvolvimento de atividades lúdicas e de fixação de conteúdo (exercícios impressos).

Avaliação

Poderá ser aplicada uma avaliação comum ou considerar o empenho das crianças durante a execução das atividades.

1. Jogo Masculino e Feminino

Pensando em ampliar o vocabulário e motivar para a leitura de textos, produzimos o game “Masculino e Feminino”. Além de superdivertido, ele leva a criança para um universo em que a mesma precisa distinguir o gênero e diferenciar o masculino do feminino. Professor, para que seus alunos tenham o melhor embasamento, elabore um exercício que favoreça a transposição das palavras e frases do jogo online para o caderno. Porém, antes, deixe que as crianças desenvolvam o jogo e assimilem o contexto para que possam realizar com sucesso a atividade no caderno. Frases como a seguir irão surgir no jogo à medida em que as crianças vão avançando o desafio.

“O videogame é meu companheiro nos feriados.”

Explore com as crianças o agente da ação. Peça que destaquem os substantivos, verbos, advérbios, etc. Na terceira série, os alunos já têm noção das classes gramaticais. Peça para que as crianças utilizem lápis de cor para diferenciar uma classe gramatical de outra. Cada criança deverá elaborar, no mínimo, 15 frases correlacionadas aos elementos em estudo do jogo online.

2. Gênero Masculino e Feminino

Ainda dando sequência à exploração das palavrinhas do jogo online, diga aos alunos que o artigo que antecede aos substantivos determina o gênero. Seguindo essa linha de pensamento, peça que digam se as palavras aqui sugeridas são masculinas ou femininas.

A) BOTAS
B) FLORES
C) VIDEOGAME
D) LÁPIS
E) VIOLINO
F) PINCEL
G) TÊNIS
H) REDE
I) LIXEIRA
J) CAMISETA
K) CORDA
L) TAMBOR

Dica de português excelente para passar aos alunos:

“Como se forma o plural dos vocábulos lápis e tênis, palavras presentes no jogo online?”

Resposta:

Esses vocábulos continuam sendo escritos da mesma maneira que são redigidos no singular. Através da frase e do contexto é que saberemos se a pessoa está se referindo a apenas um lápis, no singular, ou a mais de um lápis, no plural. Há também a variação do artigo “O/OS”. O plural da palavra tênis é tênis mesmo.

Na nossa língua, as palavras paroxítonas (aquelas cuja penúltima sílaba é a tônica) e proparoxítonas (nas quais a antepenúltima sílaba é a tônica) terminadas em s, não sofrem nenhuma alteração quando são convertidas para o plural.

3. Jogo dos pares

Professor, agora é hora de explorar imagens que levem os alunos para o universo do gênero masculino e feminino. Faça pares, em forma de baralho, como por exemplo, rei e rainha, príncipe e princesa, gato e gata, lixo e lixeira, etc. Os pares deverão ficar virados. As crianças, na medida em que vão desvirando-os, farão a correlação do masculino e feminino. Seria muito bom plastificar os pares visando à durabilidade desse material pedagógico. Através do jogo de pares, os alunos irão testar várias habilidades, a memória, a concentração, enfim, coordenação motora, lógica, etc.

Marivalda Alves Timóteo

Licenciatura plena em Letras - Universidade de Uberaba.

Pós-graduação em gestão do currículo e competências para o Ensino Médio - Universidade Católica de Brasília.

Experiência de 25 anos em escolas particulares. Participei de diversas capacitações e aperfeiçoamentos, incluindo cursos de filosofia para crianças, expressão lúdica, sensibilização através da música, teatro e jogos teatrais. Além disso, também sou capacitadora de professores.