logo Escola Games
Site em inglês
logo Escola Games
logo escolagames

Escola Games | Jogos Educativos

https://www.escolagames.com.br

Laboratório das sílabas

Plano de aula

Habilidades para o Ensino Fundamental

(EF01LP06)

Segmentar oralmente palavras em sílabas.

Objetos de conhecimento: Construção do sistema alfabético e da ortografia

(EF01LP08)

Relacionar elementos sonoros (sílabas, fonemas, partes de palavras) com sua representação escrita.

Objetos de conhecimento: Construção do sistema alfabético e da ortografia

Atividades utilizadas no plano de aula

Laboratório das sílabas

Laboratório das sílabas

https://www.escolagames.com.br/jogos/laboratorio-das-silabas

E se a gente juntar o B com o A? Você terá o BA.

Venha conhecer essa e outras sílabas no Laboratório das Sílabas. Os monstrinhos vão te apresentar as sílabas maiúsculas e minúsculas para você treinar e ficar craque!

BestSchool Games character

Objetivos

  • Reconhecer as diferenças escritas e sonoras das sílabas;
  • Desenvolver a habilidade de segmentação silábica e leitura;
  • Proporcionar, de maneira lúdica e criativa, o avanço no processo de leitura e escrita das crianças;
  • Exercitar a memória e concentração;
  • Aproveitar material reciclável para formar novas palavras e ampliar o vocabulário;
  • Explorar outros ambientes da escola além da sala de aula para dinamizar o ensino e favorecer a aprendizagem;
  • Memorizar a escrita convencional das palavras;
  • Identificar objetos do contexto escolar e reproduzir com sílabas as palavras equivalentes aos mesmos;
  • Estimular a linguagem oral e ampliar a capacidade criativa das crianças;
  • Fazer uso da escrita e leitura nos espaços sociais.

Conteúdo

Letras, sílabas e palavras.

Duração

Duas aulas serão suficientes a depender do perfil da turma.

Recursos didáticos

Computador, caderno, lápis de cor, papel cartão com sílabas, plástico, envelope colorido, caixinha de papelão, relógio, tampinhas de garrafa, tesoura, cola, objetos do contexto escolar, etc.

Metodologia

Atividade impressa com as letras do alfabeto para recordá-lo antes de partir para as atividades programadas com sílabas, atividades lúdicas e fora do ambiente da sala de aula. Utilização de material sucata, ou seja, reciclável, para confecção de jogos. Dinâmica com material concreto. Confecção de sílabas contidas no jogo em estudo.

Avaliação

Serão avaliados o interesse e participação das crianças durante as atividades. Poderá ser aplicado um ditado valendo nota se o professor achar viável ou uma avaliação com exercícios para os alunos completarem com sílabas determinadas palavras.

1. Jogo Laboratório das sílabas

Através de atividades lúdicas e sensoriais, professor(a), as crianças vão assimilando, gradativamente, os elementos sonoros e associando-os à sua representação na escrita. As letras vão se somando às sílabas, surgem as palavrinhas que levam a criançada à produção de períodos e textos.

Antes de partir para o game, recorde com as crianças o alfabeto. Dê a elas uma folha sulfite com as letras do alfabeto para colorirem e colarem no caderninho de atividades.

O jogo em estudo revela monstrinhos com sílabas. A criança deverá clicar nos mesmos para visualizar a sílaba. Esse é mais um jogo com intuito de levar a criança à formação de novas palavrinhas. As crianças adoram a movimentação que o game proporciona. Se tiver a sala de informática na escola, será muito bom levar a criançada para um ambiente fora da sala de aula comum. As crianças gostam de se deslocar para ambientes mais dinâmicos, bem como de usufruir de outros lugares. Sair da rotina é fundamental para um aprendizado mais significativo.

2. Juntando sílabas

Que tal elaborar, professor, um joguinho com sílabas do jogo online e propor à criançada um desafio: será vencedor quem formar a maior quantidade de palavras com as sílabas distribuídas a cada criança. Serão dadas às crianças as mesmas sílabas. O que vai determinar o vencedor será quem em menos tempo formar a maior quantidade de palavras. Use o relógio para estipular o tempo, professor. Diga às crianças que terão que ser criativas e ligeiras. Dê um prêmio à criança vencedora. Poderá ser um livro ou jogo de cartas. Procure estimular seus alunos para o aprendizado.

Faça as sílabas com cartolina ou papel cartão e depois plastifique-as para que possam durar. Coloque as sílabas em envelopes coloridos e personalize-os com o nome de cada criança. Ao final do joguinho, guarde os envelopes com sílabas em uma caixinha de papelão ou de sapato. Peça as crianças, após finalizar a formação das palavrinhas, que as pronunciem em voz alta. Isso fará com que memorizem melhor a escrita das mesmas e percebam os fonemas.

Material:

  • papel cartão com sílabas;
  • plástico;
  • envelope colorido;
  • caixinha de papelão;
  • relógio.

3. Criando um jogo lúdico com material sucata

Com certa antecedência, professor, peça às crianças para juntarem tampinhas. Mande para os pais um recadinho impresso pedindo a colaboração deles na atividade.

Use tampinhas de garrafa ou de leite de caixinha para colar sílabas no fundo. Feito isso, peça às crianças para formarem palavrinhas. Utilize as sílabas do jogo online. Forme duplas para desenvolverem o trabalho com mais dinâmica. Ficará mais divertida a atividade e provocará uma boa interação das crianças. Além das palavras, os alunos poderão formar frases, períodos e anotar no caderno. Caso queira, professor, imprima imagens que possam ilustrar possíveis palavras a serem formadas. As imagens, sem dúvida alguma, muito contribuem para a formação de leitores, uma vez que, por trás de uma figura, há sempre um texto a ser elaborado. Esse tipo de jogo é sensacional para ajudar no processo de alfabetização das crianças. Faça da sala de aula um “laboratório de sílabas”. Colocar uma música ambiente será bem descontraído e as crianças se sentirão mais à vontade.

O objetivo nosso é fazer com que os alunos consigam aprender a atividade sobre sílabas de outra forma. Exercitar a escrita sempre ajuda a trabalhar com a observação e memorização visual, professor. Sendo assim, é essencial acrescentar imagens para ajudá-los com a visualização de cada uma das figuras.

4. Reconhecendo o objeto

Esta será uma atividade muito interessante. Distribua pela sala uns 20 objetos e peça para que as crianças os procurem. Ao achá-los, deverão procurar as sílabas que irão se juntar para formar o nome do objeto em destaque. Escolha objetos dentro de um determinado contexto ou temática, como por exemplo, objetos escolares dos alunos ou referentes ao espaço da sala de aula: apagador, borracha, lápis, estojo, livro, caderno, caneta, pincel, agenda, calendário, régua, taça, mochila, bola, apontador, dicionário, lancheira, etc. A criança que achar mais objetos e em menos tempo associá-los à escrita das palavras, certamente, vencerá a dinâmica. Professor, estipule um tempo que poderá ser de 15 minutos ou 20, por exemplo, ou mais, pois vai depender do perfil da turma. Espalhe pela sala as sílabas correspondentes. A atividade poderá ser realizada em dupla ou trio. É importante manter o controle da turma e a disciplina. Antes de dar início à atividade, converse com as crianças estipulando regras e também passe as orientações necessárias para que a dinâmica seja um sucesso e garanta o aprendizado. Para finalizar, peça às crianças para desenharem os objetos encontrados no caderno de Português e escrever o nome dos mesmos para maior fixação da escrita da palavra.

Além das atividades aqui propostas:

Professor, prepare cruzadinhas, exercícios com palavras para completarem com a sílaba que falta, dominó com sílabas, distribua para os alunos folhas com imagens de objetos e animais que possuem os nomes formados por sílabas simples e vá ampliando a dificuldade. Que tal usar o alfabeto móvel? Ele é muito atrativo e as crianças vão aprender de forma lúdica. Durante esse tipo de atividade, é possível detectar alunos que apresentam distúrbios visando à aprendizagem. Pais e professores devem ficar atentos. Alguns demonstram baixa concentração, inquietude, impulsividade, etc.

Para que o ensino-aprendizagem seja otimizado, cabe aos educadores a missão de preparar um bom plano de aula com atividades de Língua Portuguesa para 1º ano que abordem conteúdos específicos e completos para essa fase educacional visando à alfabetização. Uma aula dinâmica fará a diferença para que os alunos se sintam mais estimulados.

Compartilhe com a sua turma:

compartilhar com Whatsapp
compartilhar com Facebook
compartilhar com Google Classroom
Marivalda Alves Timóteo

Marivalda Alves Timóteo

Licenciatura plena em Letras - Universidade de Uberaba.

Pós-graduação em gestão do currículo e competências para o Ensino Médio - Universidade Católica de Brasília.

Experiência de 25 anos em escolas particulares. Participei de diversas capacitações e aperfeiçoamentos, incluindo cursos de filosofia para crianças, expressão lúdica, sensibilização através da música, teatro e jogos teatrais. Além disso, também sou capacitadora de professores.

logo escolagames

Escola Games | Jogos Educativos

https://www.escolagames.com.br