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Jogo do plural

Plano de aula

Habilidades para o Ensino Fundamental

(EF04LP08)

Reconhecer e grafar, corretamente, palavras derivadas com os sufixos -agem, -oso, -eza, -izar/-isar (regulares morfológicas).

Objetos de conhecimento: Morfologia

Atividades utilizadas no plano de aula

Jogo do plural

Jogo do plural

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Vamos testar os seus conhecimentos das palavras? O Jogo do Plural vai te apresentar uma palavra e perguntar qual é o seu plural, que é a forma da palavra que indica mais de um. Você terá 3 tentativas para acertar e se ainda tiver dificuldades, a professora te mostrará a resposta. Vamos lá?

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Objetivos

  • Estabelecer uma comparação entre a escrita espontânea com a convencional;
  • Aprender de forma lúdica utilizando o jogo online como recurso didático;
  • Exercitar a ortografia de certas palavras para ampliar o repertório;
  • Distinguir o singular do plural;
  • Familiarizar-se com o teclado a fim de digitar palavras no plural que correspondam à pista que se pede no jogo;
  • Associar imagens às palavras em estudo;
  • Grafar palavras com os sufixos -agem, -oso, -eza, -izar/-isar;
  • Investir na “Informática Educativa”.

Conteúdo

Singular e Plural das Palavras

Duração

Uma aula e meia

Recursos didáticos

Lousa, computador, exercícios impressos, folha sulfite, caderno, tesoura, fichas, etc.

Metodologia

Explicações na lousa para recordar as regras visando à formação dos plurais, atividades no caderno e aplicação de jogo online em ambiente mais interativo. Ditado relâmpago para memorização das palavrinhas do contexto do jogo.

Avaliação

Poderá ser aplicada uma avaliação tradicional ou valorizar o empenho das crianças nas atividades. Um ditado valendo nota também seria ótimo para avaliar o aprendizado.

1. Jogo do plural

Professor, comece a aula apresentando as regrinhas visando ao plural. Se necessário, utilize a lousa. Fale da importância da letrinha “s” na formação do plural.

Sempre que uma palavra apresentar a terminação “ão”, no plural receberá a terminação “ões” ou “ães”. Ex: melão (melões), mão (mãos). Sempre que uma palavra terminar com a letra “m”, no plural receberá a terminação “ns”. Ex: passagem (passagens), homens (homens). Sempre que uma palavra tiver a terminação “al”, “el”, “ol”, no plural receberá a terminação “ais” ou “eis” ou “óis”. Ex: canal (canais), pastel (pastéis), anzol (anzóis). Sempre que uma palavra terminar em “r”, “z” ou “ês”, no plural vai receber a terminação “es”. Ex: cor (cores), raiz (raízes), freguês (fregueses).

Os alunos vão adorar associar imagens às palavras correspondentes. O jogo online aqui proposto inicia-se com palavras simples e do cotidiano. Na medida em que se avança no jogo, surgem palavras mais exigentes, que necessitam, por exemplo, de um acento gráfico. As crianças a partir daí vão ampliando o vocabulário e assimilando o plural das palavras em destaque. O jogo é muito divertido e atrativo por conter pistas e imagens que são associadas às palavras em estudo. A sala de informática é o ambiente ideal para a resolução desse jogo. Sair do espaço da sala de aula é muito bom para motivar mais a criançada, pois elas gostam de fugir da rotina e de novidades.

No jogo online aparece, por exemplo, a palavra óculos, cujo plural é a própria palavra. Não deixe de dar destaque aos plurais que exigem mais atenção da criançada, professor.

Faça um exercício no caderno com as palavrinhas do jogo em estudo. Peça que os alunos deem o plural de cada uma. Exemplos:

a) leão – leões
b) óculos – óculos
c) violão – violões
d) maçã – maçãs
e) tamanduá – tamanduás
f) tigre – tigres
g) banco – bancos
h) girafa – girafas
i) chapéu – chapéus
j) foguete - foguetes

Vale ressaltar:

“Óculos é representante de um tipo de substantivo que os gramáticos classificam como pluralia tantum, expressão latina que significa “apenas plurais”. São palavras que levam o plural em sua formação, embora se refiram a coisas singulares – na verdade, pares simétricos. Além dos óculos, encaixam-se nessa categoria as calças, as cuecas, as tesouras…”

2. Ditado relâmpago com os sufixos agem, oso, eza, izar/isar

A dinâmica consiste em sugerir aos alunos que mencionem palavras que tenham o sufixo estipulado na lousa.

Professor, redija no quadro o sufixo “AGEM” e peça para que as crianças citem palavrinhas que contenham esse sufixo. Por exemplo: viagem, garagem, etc. Assim, sucessivamente. Para cada sufixo, deverão ser sugeridas, pelo menos, dez palavras. Vocês irão trabalhar com os cinco sufixos aqui propostos. Não se esqueça de mencionar, professor, a pronúncia igual dos sufixos IZAR E ISAR, mas apresentar palavras com ortografia diferenciada para perceberem que o fonema é o mesmo, só que os vocábulos se diferem na escrita.

Quando for partir para o sufixo OSO, professor, dê a dica de adjetivos que terminem com esse prefixo: estudioso, proveitoso, feioso, etc. Ao trabalhar com o sufixo EZA, sugira substantivos abstratos, como: beleza, pureza, etc.

Com relação ao sufixo IZAR e ISAR, que tal partir para verbos? Como por exemplo, visualizar, capitalizar, pesquisar, analisar, paralisar, etc. Comente com as crianças que a palavra paralisação aparece com a escrita incorreta em vários textos, que é uma dificuldade ortográfica. Como ela surgiu a partir da palavra paralisar, não se escreve com z e sim s.

A partir de palavras trabalhadas na lousa, faça um ditado relâmpago. Você, professor, irá escrever as palavras no papel sulfite em forma de tirinhas, recortá-las e mostrar uma de cada vez às crianças rapidamente. Dê tempo para que as crianças anotem as mesmas no caderno e depois sugira que elas troquem seus cadernos para que uma possa corrigir as palavrinhas da outra. Essa será mais uma estratégia para fixar a escrita de palavras com os sufixos em estudo.

3. Divertindo-se com o plural!

Qual é o correto: Pastelzinhos ou Pasteizinhos?

Você sabe qual é o correto e como se escreve? O diminutivo de pastel é pastelzinho, mas no plural, a palavra correta é pasteizinhos e não pastelzinhos.

Que tal conhecer outros diminutivos terminados em “zinho”?

  • Pão - pães - pãe (s) + zinho + s = pãezinhos
  • Papel - papéis - papéi (s) + zinho + s = papeizinhos
  • Animal - animais - animai (s) + zinho + s = animaizinhos
  • Igual - iguais - iguai (s) + zinho = iguaizinhos

Forme frases com as palavras pluralizadas a seguir e ilustre-as:

a) pãezinhos –

b) papeizinhos –

c) animaizinhos –

d) iguaizinhos –

e) chapeuzinhos –

f) botõezinhos –

g) colherezinhas –

h) pezinhos –

i) mãozinhas –

j) faroizinhos –

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Marivalda Alves Timóteo

Marivalda Alves Timóteo

Licenciatura plena em Letras - Universidade de Uberaba.

Pós-graduação em gestão do currículo e competências para o Ensino Médio - Universidade Católica de Brasília.

Experiência de 25 anos em escolas particulares. Participei de diversas capacitações e aperfeiçoamentos, incluindo cursos de filosofia para crianças, expressão lúdica, sensibilização através da música, teatro e jogos teatrais. Além disso, também sou capacitadora de professores.

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