Escola Games | Jogos Educativos
https://www.escolagames.com.br
Árvore genealógica
Plano de aula
Habilidades para o Ensino Fundamental
Identificar mudanças e permanências nas formas de organização familiar.
Objetos de conhecimento: A vida em família: diferentes configurações e vínculos
Atividades utilizadas no plano de aula
Árvore genealógica
https://www.escolagames.com.br/jogos/arvore-genealogicaOlá, criançada! Hoje é dia de aprender o que é uma Árvore Genealógica.
Com a ajuda do João, você vai descobrir como são formadas as famílias e como sabemos quem são nossos parentes. Faça as conexões e treine o que aprendeu nesse joguinho muito legal. Clique no play e vamos começar a diversão!
Idade | Duração |
---|---|
6 a 9 anos | 50 - 65 minutos |
Objetivos
- Aprender sobre os membros da família
- Reconhecer as relações dentro de uma família
- Usar o vocabulário (membros da família) com pronomes possessivos
Estruturas
- “O nome da minha mãe é…”
- “Ela é mãe da …”
- “Paulo é o pai dele (a).”
Vocabulário alvo
Mãe, pai, avó, avô, pais, avós, primo/prima, tia, tio, irmão, irmã, filho, filha, neto, neta
Material necessário
- Alguma história relacionada à construções familiares
- Jogo disponível em: https://www.escolagames.com.br/jogos/arvore-genealogica
- Ilustrações de famílias diversificadas (podem ser online ou impressas, o que fizer mais sentido na sua realidade)
1. Para começar
Inicie a aula fazendo um círculo com os alunos e contando uma história, que pode ser escolhida pelos alunos e que seja relacionada com o tema do jogo (família), tornando esse momento ainda mais interativo. Faça disso um ritual diário com seus alunos como forma de encorajá-los e acolhê-los.
2. Apresentação
Abra o jogo e mostre aos alunos a primeira parte, na qual João apresenta sua família. Explique aos alunos as relações entre as pessoas, enfatizando o uso de pronomes possessivos (“Essa é a mãe dele (de João)”, por exemplo ).
Depois, mostre aos alunos outras imagens de árvores genealógicas de famílias com estruturas diferentes. Assegure-se que as famílias de todas as crianças sejam representadas.
3. Prática
Primeiramente, peça aos alunos que falem sobre a família de João. Depois, encoraje-os a apresentar suas famílias usando sempre pronomes possessivos (meu, minha). É essencial que os alunos usem o vocabulário e a estrutura gramatical de forma adequada nesse momento.
Depois, leve os estudantes ao laboratório de informática para iniciar a segunda parte do jogo. Eles podem se juntar em duplas para praticarem e compartilharem suas ideias. Esse é um momento para que eles compreendam melhor como funcionam as relações e para usarem o vocabulário-alvo.
Assim que terminarem, peça para que joguem a terceira parte do jogo. Eles precisarão se lembrar não apenas do vocabulário, mas também das relações familiares.
4. Produção
Para a última parte da aula, peça para que cada aluno desenhe sua árvore genealógica.
Depois, divida-os em grupos menores (de quatro ou cinco alunos) para que apresentem para seus colegas. Quando terminarem, você pode pedir para que cada um do grupo apresente à turma toda a família de um colega. Essa é uma forma de os alunos praticarem o que aprenderam de forma espontânea.
5. Finalizando
Essa aula é simples mas essencial para aspectos linguísticos e sociais, então certifique-se que os alunos compreendam e respeitem o conceito de família, deixando claro que existem vários tipos de organização familiar. Considerando os aspectos linguísticos, apesar de simples, são muito importantes para a compreensão de alguns pronomes possessivos.
Para que os alunos se mantenham em contato com o conteúdo, encoraje-os a jogar o jogo ÁRVORE GENEALÓGICA no site ESCOLA GAMES durante a semana. Eles se divertirão enquanto assimilam os tópicos estudados.
Compartilhe com a sua turma: