Ficha para o professor
Olá, amigo! Meu nome é Henrique, sou um príncipe encantado.
Minha profissão não é nada fácil! Todo príncipe enfrenta grandes perigos, florestas cheias de mistérios e desafios.
Hoje vou te contar as aventuras vividas por príncipes corajosos. Quem sabe amanhã você não será um deles?
JOGARNível de Ensino
Educação Infantil
Ensino Fundamental I
Componente curricular
Língua Portuguesa
Tema
Língua escrita: usos e formas;
Leitura e escrita;
Alfabetização;
Série
2º Estágio - 1º Ano - 2º Ano
Idade
04 a 08 anos
Objetivos para o aluno
Objetivos para o professor
Sugestão de abordagem para o professor
(Sugestão 1) Solicitar que as crianças façam um desenho sobre o livro.
(Sugestão 2) Pedir para os alunos desenharem sua história infantil favorita
(Sugestão 3) Solicitar que os alunos recontem a história incluindo um de seus super-heróis favoritos.
(Sugestão 4) Solicitar que os alunos copiem todas as palavras do texto colocando-as em ordem alfabética.
(Sugestão 5) Solicitar que os alunos desenhem todos os personagens do sexo masculino que eles conseguem se lembrar.
(Sugestão 6) Produzir um teatro de fantoches e recontar a história.
Complementando o conteúdo
Algumas dicas para professores e pais incentivarem o hábito de leitura nas crianças:
São dicas simples e que valem para todas as faixas etárias:
- É muito importante ter ao alcance das crianças (seja em casa ou na escola) diversos livros e revistas adequados à idade. Livros de literatura infantil, revistinhas tipo gibi, revistas educativas, suplemento infantil de jornais etc.
- Para criar crianças leitoras, é importante que sejamos adultos leitores. Tenham sempre o momento da leitura, onde o adulto também pegará seu livro para ler.
- Ler para as crianças deve ser um hábito da rotina de vocês. Ler um variado repertório de livros: contos, poesias, charadas, músicas etc.
- Quando as crianças assistem a algum desenho ou filme e ficam atentas à TV, é sinal de que gostaram do que estão assistindo. Que tal verificar nas livrarias se há algum livro que tenha o mesmo tema?
- Também é legal pedir para recontarem o que acabaram de assistir, estimulando a oralidade.
- Fiquem atentos aos interesses das crianças. O que gosta de ler, assistir, ouvir... Assim fica mais fácil oferecer leituras que deixarão as crianças motivas e interessadas.
- A partir de experiências vividas na escola, ou em casa, as crianças podem “passar para o papel” estas vivências. Primeiro, construindo o texto oralmente, como numa história. Depois, estruturando o texto no papel.
- Visitem bibliotecas e deixem as crianças escolherem o livro que gostariam de ler.
- Aproveitem os momentos em que estão navegando pela internet e ofereçam sites com histórias variadas. O ESCOLA GAMES possui contos muito interessantes e adequado às diferentes faixas etárias.
Objetivo de aprendizagem e desenvolvimento segundo a BNCC
EDUCAÇÃO INFANTIL
(EI03EF03) Escolher e folhear livros, procurando orientar-se por temas e ilustrações e tentando identificar palavras conhecidas.
(EI03EF04) Recontar histórias ouvidas e planejar coletivamente roteiros de vídeos e de encenações, definindo os contextos, os personagens, a estrutura da história.
(EI03EF06) Produzir suas próprias histórias orais e escritas (escrita espontânea), em situações com função social significativa.
(EI03CG04) Adotar hábitos de autocuidado relacionados a higiene, alimentação, conforto e aparência.
LÍNGUA PORTUGUESA
(EF15LP15) Reconhecer que os textos literários fazem parte do mundo do imaginário e apresentam uma dimensão lúdica, de encantamento, valorizando-os, em sua diversidade cultural, como patrimônio artístico da humanidade. Leitura colaborativa e autônoma
(EF15LP17) Apreciar poemas visuais e concretos, observando efeitos de sentido criados pelo formato do texto na página, distribuição e diagramação das letras, pelas ilustrações e por outros efeitos visuais.
(EF15LP18) Relacionar texto com ilustrações e outros recursos gráficos.
(EF02LP26) Ler e compreender, com certa autonomia, textos literários, de gêneros variados, desenvolvendo o gosto pela leitura.
(EF12LP18) Apreciar poemas e outros textos versificados, observando rimas, sonoridades, jogos de palavras, reconhecendo seu pertencimento ao mundo imaginário e sua dimensão de encantamento, jogo e fruição.
(EF02LP29) Observar, em poemas visuais, o formato do texto na página, as ilustrações e outros efeitos visuais.
(EF35LP03) Identificar a ideia central do texto, demonstrando compreensão global.
Como acessar o jogo educativo
Jogue na internet, acessando: https://www.escolagames.com.br/livros/vidaDePrincipe/