Back to Top icon+icon-facebookicon-fichaicon-fullscreenicon-kukagameslogo-safer icon-mobileicon-nucleoicon-printicon-seta-nexticon-seta-previcon-vire

Ficha para o professor

Vida de príncipe

Vida de príncipe

Olá, amigo! Meu nome é Henrique, sou um príncipe encantado.

Minha profissão não é nada fácil! Todo príncipe enfrenta grandes perigos, florestas cheias de mistérios e desafios.

Hoje vou te contar as aventuras vividas por príncipes corajosos. Quem sabe amanhã você não será um deles?

JOGAR

Nível de Ensino

Educação Infantil

Ensino Fundamental I

Componente curricular

Língua Portuguesa

Tema

Língua escrita: usos e formas;

Leitura e escrita;

Alfabetização;

Série

2º Estágio - 1º Ano - 2º Ano

Idade

04 a 08 anos

Objetivos para o aluno

  • Desenvolver a consciência fonêmica;
  • Construir memória e articulação;
  • Desenvolver a leitura e interpretação de texto;
  • Perceber a utilização do alfabeto na construção das palavras;
  • Ampliar o vocabulário;
  • Estimular a imaginação;
  • Estimular a criatividade;
  • Participar de diferentes momentos de leitura;
  • Desenvolver a escuta atenta para a compreensão de textos;
  • Desenvolver e aprimorar a linguagem oral e escrita;
  • Ler diferentes tipos de contos;

Objetivos para o professor

  • Trabalhar as habilidades de leitura e interpretação de texto;
  • Proporcionar, de maneira lúdica e criativa, o avanço no processo de leitura e escrita das crianças;
  • Ampliar o repertório de letras e palavras da turma;
  • Oferecer o jogo como recurso didático para fixar o conteúdo trabalhado em sala de aula;
  • Despertar o hábito de ouvir e de sentir prazer nas situações que envolvem a leitura;
  • Proporcionar o contato com textos de qualidade literária;

Sugestão de abordagem para o professor

(Sugestão 1) Solicitar que as crianças façam um desenho sobre o livro.

(Sugestão 2) Pedir para os alunos desenharem sua história infantil favorita

(Sugestão 3) Solicitar que os alunos recontem a história incluindo um de seus super-heróis favoritos.

(Sugestão 4) Solicitar que os alunos copiem todas as palavras do texto colocando-as em ordem alfabética.

(Sugestão 5) Solicitar que os alunos desenhem todos os personagens do sexo masculino que eles conseguem se lembrar.

(Sugestão 6) Produzir um teatro de fantoches e recontar a história.

Complementando o conteúdo

Algumas dicas para professores e pais incentivarem o hábito de leitura nas crianças:

São dicas simples e que valem para todas as faixas etárias:

- É muito importante ter ao alcance das crianças (seja em casa ou na escola) diversos livros e revistas adequados à idade. Livros de literatura infantil, revistinhas tipo gibi, revistas educativas, suplemento infantil de jornais etc.

- Para criar crianças leitoras, é importante que sejamos adultos leitores. Tenham sempre o momento da leitura, onde o adulto também pegará seu livro para ler.

- Ler para as crianças deve ser um hábito da rotina de vocês. Ler um variado repertório de livros: contos, poesias, charadas, músicas etc.

- Quando as crianças assistem a algum desenho ou filme e ficam atentas à TV, é sinal de que gostaram do que estão assistindo. Que tal verificar nas livrarias se há algum livro que tenha o mesmo tema?

- Também é legal pedir para recontarem o que acabaram de assistir, estimulando a oralidade.

- Fiquem atentos aos interesses das crianças. O que gosta de ler, assistir, ouvir... Assim fica mais fácil oferecer leituras que deixarão as crianças motivas e interessadas.

- A partir de experiências vividas na escola, ou em casa, as crianças podem “passar para o papel” estas vivências. Primeiro, construindo o texto oralmente, como numa história. Depois, estruturando o texto no papel.

- Visitem bibliotecas e deixem as crianças escolherem o livro que gostariam de ler.

- Aproveitem os momentos em que estão navegando pela internet e ofereçam sites com histórias variadas. O ESCOLA GAMES possui contos muito interessantes e adequado às diferentes faixas etárias.

Objetivo de aprendizagem e desenvolvimento segundo a BNCC

EDUCAÇÃO INFANTIL

(EI03EF03) Escolher e folhear livros, procurando orientar-se por temas e ilustrações e tentando identificar palavras conhecidas.

(EI03EF04) Recontar histórias ouvidas e planejar coletivamente roteiros de vídeos e de encenações, definindo os contextos, os personagens, a estrutura da história.

(EI03EF06) Produzir suas próprias histórias orais e escritas (escrita espontânea), em situações com função social significativa.

(EI03CG04) Adotar hábitos de autocuidado relacionados a higiene, alimentação, conforto e aparência.

LÍNGUA PORTUGUESA

(EF15LP15) Reconhecer que os textos literários fazem parte do mundo do imaginário e apresentam uma dimensão lúdica, de encantamento, valorizando-os, em sua diversidade cultural, como patrimônio artístico da humanidade. Leitura colaborativa e autônoma

(EF15LP17) Apreciar poemas visuais e concretos, observando efeitos de sentido criados pelo formato do texto na página, distribuição e diagramação das letras, pelas ilustrações e por outros efeitos visuais.

(EF15LP18) Relacionar texto com ilustrações e outros recursos gráficos.

(EF02LP26) Ler e compreender, com certa autonomia, textos literários, de gêneros variados, desenvolvendo o gosto pela leitura.

(EF12LP18) Apreciar poemas e outros textos versificados, observando rimas, sonoridades, jogos de palavras, reconhecendo seu pertencimento ao mundo imaginário e sua dimensão de encantamento, jogo e fruição.

(EF02LP29) Observar, em poemas visuais, o formato do texto na página, as ilustrações e outros efeitos visuais.

(EF35LP03) Identificar a ideia central do texto, demonstrando compreensão global.

Como acessar o jogo educativo

Jogue na internet, acessando: https://www.escolagames.com.br/livros/vidaDePrincipe/