Um sapatinho de cristal

No conto da Cinderela a princesa sempre foi considerada a personagem principal, mas agora você vai conhecer o sapatinho de cristal e a sua versão da história.

A Literatura Infantil é extremamente vital, pois fornece à criança a chance de desenvolver opiniões pessoais. Além disso, encoraja pensamentos mais profundos e inteligência emocional e imaginação; cultiva o crescimento e o desenvolvimento da personalidade e das habilidades sociais. Dar às crianças acesso a todos os tipos de literatura é importante para seu sucesso, pois a leitura não é valiosa apenas para estudar e ter sucesso na escola, mas também por muitos outros motivos.

Desenvolver a leitura e interpretação de texto;

Perceber a utilização do alfabeto na construção das palavras;

Ampliar o vocabulário;

Compreender a importância da alimentação saudável;

Compreender que uma má alimentação pode provocar riscos ao seu desenvolvimento;

Trabalhar as habilidades de leitura e interpretação de texto;

Proporcionar, de maneira lúdica e criativa, o avanço no processo de leitura e escrita das crianças;

Ampliar o repertório de letras e palavras da turma;

Oferecer o jogo como recurso didático para fixar o conteúdo trabalhado em sala de aula;

Ampliar conhecimentos dos alunos;

Passo 1: Biblioteca na sala de aula

Separe um local no canto da sala onde possa ser destinado apenas a leitura, forre o chão com um tapete grande, coloque muitas almofadas, puffs, promovendo um ambiente bem aconchegante. Uma ou duas vezes por semana leve os alunos para esse cantinho da leitura, onde possam ler livros, contar histórias.

Passo 2: Apresente aos alunos a literatura de cordel e monte um cordel no cantinho da leitura.

Passo 3: Promova um momento para a leitura de Gibis.

Passo 4: Após a leitura de Gibis, os alunos conseguem identificar a diferença na estrutura e escrita dessas histórias, então solicite que eles façam a elaboração de histórias em quadrinhos. Para as séries iniciais solicite apenas desenhos. Deixe as crianças usarem a imaginação.

Passo 5: Utilize o cantinho da leitura para preparar um momento de contação de história com o uso de fantoches. Dica: peça para os alunos fabricarem seus próprios fantoches, com palitos de picolé.

Benefícios dos contos de fadas para crianças

1. Eles veem o bem vencer o mal.

2. Eles veem que as ações geram consequências.

3. Eles veem grandes obstáculos superados por personagens comuns.

4. Eles enriquecem a imaginação

5. Eles beneficiam todas as idades