Back to Top icon+icon-facebookicon-fichaicon-fullscreenicon-kukagameslogo-safer icon-mobileicon-nucleoicon-printicon-seta-nexticon-seta-previcon-vire

Ficha para o professor

Um sapatinho de cristal

Um sapatinho de cristal

No conto da Cinderela a princesa sempre foi considerada a personagem principal, mas agora você vai conhecer o sapatinho de cristal e a sua versão da história.

JOGAR

Nível de Ensino

Educação Infantil

Ensino Fundamental I

Componente curricular

Língua Portuguesa

Tema

Língua escrita: usos e formas;

Leitura e escrita;

Alfabetização;

Série

1º Estágio - 2º Estágio - 1º Ano - 2º Ano

Idade

04 a 07 anos

Objetivos para o aluno

  • Desenvolver a leitura e interpretação de texto;
  • Perceber a utilização do alfabeto na construção das palavras;
  • Ampliar o vocabulário;
  • Compreender a importância da alimentação saudável;
  • Compreender que uma má alimentação pode provocar riscos ao seu desenvolvimento;

Objetivos para o professor

  • Trabalhar as habilidades de leitura e interpretação de texto;
  • Proporcionar, de maneira lúdica e criativa, o avanço no processo de leitura e escrita das crianças;
  • Ampliar o repertório de letras e palavras da turma;
  • Oferecer o jogo como recurso didático para fixar o conteúdo trabalhado em sala de aula;
  • Ampliar conhecimentos dos alunos;

Sugestão de abordagem para o professor

Passo 1: Biblioteca na sala de aula

Separe um local no canto da sala onde possa ser destinado apenas a leitura, forre o chão com um tapete grande, coloque muitas almofadas, puffs, promovendo um ambiente bem aconchegante. Uma ou duas vezes por semana leve os alunos para esse cantinho da leitura, onde possam ler livros, contar histórias.

Passo 2: Apresente aos alunos a literatura de cordel e monte um cordel no cantinho da leitura.

Passo 3: Promova um momento para a leitura de Gibis.

Passo 4: Após a leitura de Gibis, os alunos conseguem identificar a diferença na estrutura e escrita dessas histórias, então solicite que eles façam a elaboração de histórias em quadrinhos. Para as séries iniciais solicite apenas desenhos. Deixe as crianças usarem a imaginação.

Passo 5: Utilize o cantinho da leitura para preparar um momento de contação de história com o uso de fantoches. Dica: peça para os alunos fabricarem seus próprios fantoches, com palitos de picolé.

Complementando o conteúdo

Benefícios dos contos de fadas para crianças

1. Eles veem o bem vencer o mal.

2. Eles veem que as ações geram consequências.

3. Eles veem grandes obstáculos superados por personagens comuns.

4. Eles enriquecem a imaginação

5. Eles beneficiam todas as idades

6. Promovem a alfabetização cultural

7. Promove o pensamento crítico

8. Estimula a resolução de problemas

9. Ampliação do vocabulário

Objetivo de aprendizagem e desenvolvimento segundo a BNCC

EDUCAÇÃO INFANTIL

(EI03EF03) Escolher e folhear livros, procurando orientar-se por temas e ilustrações e tentando identificar palavras conhecidas.

(EI03EF04) Recontar histórias ouvidas e planejar coletivamente roteiros de vídeos e de encenações, definindo os contextos, os personagens, a estrutura da história.

(EI03EF06) Produzir suas próprias histórias orais e escritas (escrita espontânea), em situações com função social significativa.

(EI03CG04) Adotar hábitos de autocuidado relacionados a higiene, alimentação, conforto e aparência.

LÍNGUA PORTUGUESA

(EF15LP15) Reconhecer que os textos literários fazem parte do mundo do imaginário e apresentam uma dimensão lúdica, de encantamento, valorizando-os, em sua diversidade cultural, como patrimônio artístico da humanidade. Leitura colaborativa e autônoma

(EF15LP17) Apreciar poemas visuais e concretos, observando efeitos de sentido criados pelo formato do texto na página, distribuição e diagramação das letras, pelas ilustrações e por outros efeitos visuais.

(EF15LP18) Relacionar texto com ilustrações e outros recursos gráficos.

(EF02LP26) Ler e compreender, com certa autonomia, textos literários, de gêneros variados, desenvolvendo o gosto pela leitura.

(EF12LP18) Apreciar poemas e outros textos versificados, observando rimas, sonoridades, jogos de palavras, reconhecendo seu pertencimento ao mundo imaginário e sua dimensão de encantamento, jogo e fruição.

(EF02LP29) Observar, em poemas visuais, o formato do texto na página, as ilustrações e outros efeitos visuais.

(EF35LP03) Identificar a ideia central do texto, demonstrando compreensão global.

Como acessar o jogo educativo

Jogue na internet, acessando: https://www.escolagames.com.br/livros/umSapatinhoDeCristal/