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Ficha para o professor

Um medo de arrepiar

Um medo de arrepiar

Era noite quando tudo começou. Davi estava deitado em seu quarto, tentando dormir, quando ouviu um barulho estranho.

O que seria esse barulho? Leia atentamente essa história de arrepiar e descubra o que aconteceu!

JOGAR

Nível de Ensino

Educação Infantil

Ensino Fundamental I

Componente curricular

Língua Portuguesa

Tema

Língua escrita: usos e formas;

Leitura e escrita;

Alfabetização;

Série

1º Estágio - 2º Estágio - 1º Ano - 2º Ano - 3º Ano

Idade

04 a 08 anos

Objetivos para o aluno

  • Desenvolver a leitura e interpretação de texto;
  • Perceber a utilização do alfabeto na construção das palavras;
  • Ampliar o vocabulário;
  • Estimular a imaginação;
  • Estimular a criatividade;
  • Participar de diferentes momentos de leitura;
  • Desenvolver a escuta atenta para a compreensão de textos;
  • Desenvolver e aprimorar a linguagem oral e escrita;
  • Ler diferentes tipos de contos;

Objetivos para o professor

  • Trabalhar as habilidades de leitura e interpretação de texto;
  • Proporcionar, de maneira lúdica e criativa, o avanço no processo de leitura e escrita das crianças;
  • Ampliar o repertório de letras e palavras da turma;
  • Trabalhar princípios;
  • Oferecer o jogo como recurso didático para fixar o conteúdo trabalhado em sala de aula;
  • Despertar o hábito de ouvir e de sentir prazer nas situações que envolvem a leitura;
  • Proporcionar o contato com textos de qualidade literária;

Sugestão de abordagem para o professor

Passo 1: Selecione a opção leia para mim

Passo 2: Selecione a opção eu mesmo leio

Passo 3: Anote as palavras desconhecidas e pesquise no dicionário

Passo 4: Elabore uma nova história de ficção utilizando as palavras desconhecidas.

Passo 5: Reúna as histórias de todos os alunos em uma só.

Passo 6: Transforme essa história em um teatro para apresentar durante a semana de Halloween.

Passo 7: Construa o cenário e vestimentas com os alunos durante o ano, com o auxílio da professora de artes.

Passo 8: Prepare receitas de Halloween com o auxílio da professora de matemática, tornando a atividade interdisciplinar.

Complementando o conteúdo

A proposta hoje é levar seu filho/ aluno a biblioteca local. Vocês já fizeram esse tipo de visita?

Existem muitos motivos para que você desenvolva esse hábito com as crianças. Abaixo listamos alguns deles:

- Ir à biblioteca estimula o gosto pela leitura

- Seu filho/aluno aprende que momentos de silêncio são necessários para leitura.

- Eles desenvolvem autonomia, se tornando capazes de decidir suas vontades e preferências.

- Ter um cartão da biblioteca e pegar livros emprestados ajudam as crianças a desenvolverem cuidado e responsabilidade.

- Quando você visita a biblioteca, pode expor seus filhos a mais livros e revistas do que você pode comprar.

- Visitas regulares à biblioteca inevitavelmente levam a mais leituras.

- As bibliotecas também possuem livros que você nunca teria pensado em apresentar as crianças seu filho, elas têm a oportunidade de desenvolver seus próprios interesses, sejam princesas, bailarinas, dinossauros ou veículos. Uma ida à biblioteca pode abrir os olhos de seu filho para uma série de assuntos e interesses.

Objetivo de aprendizagem e desenvolvimento segundo a BNCC

EDUCAÇÃO INFANTIL

(EI03EF03) Escolher e folhear livros, procurando orientar-se por temas e ilustrações e tentando identificar palavras conhecidas.

(EI03EF04) Recontar histórias ouvidas e planejar coletivamente roteiros de vídeos e de encenações, definindo os contextos, os personagens, a estrutura da história.

(EI03EF06) Produzir suas próprias histórias orais e escritas (escrita espontânea), em situações com função social significativa.

(EI03CG04) Adotar hábitos de autocuidado relacionados a higiene, alimentação, conforto e aparência.

LÍNGUA PORTUGUESA

(EF15LP15) Reconhecer que os textos literários fazem parte do mundo do imaginário e apresentam uma dimensão lúdica, de encantamento, valorizando-os, em sua diversidade cultural, como patrimônio artístico da humanidade. Leitura colaborativa e autônoma

(EF15LP17) Apreciar poemas visuais e concretos, observando efeitos de sentido criados pelo formato do texto na página, distribuição e diagramação das letras, pelas ilustrações e por outros efeitos visuais.

(EF15LP18) Relacionar texto com ilustrações e outros recursos gráficos.

(EF02LP26) Ler e compreender, com certa autonomia, textos literários, de gêneros variados, desenvolvendo o gosto pela leitura.

(EF12LP18) Apreciar poemas e outros textos versificados, observando rimas, sonoridades, jogos de palavras, reconhecendo seu pertencimento ao mundo imaginário e sua dimensão de encantamento, jogo e fruição.

(EF02LP29) Observar, em poemas visuais, o formato do texto na página, as ilustrações e outros efeitos visuais.

(EF35LP03) Identificar a ideia central do texto, demonstrando compreensão global.

Como acessar o jogo educativo

Jogue na internet, acessando: https://www.escolagames.com.br/livros/umMedoDeArrepiar/