Ficha para o professor
Era noite quando tudo começou. Davi estava deitado em seu quarto, tentando dormir, quando ouviu um barulho estranho.
O que seria esse barulho? Leia atentamente essa história de arrepiar e descubra o que aconteceu!
JOGARNível de Ensino
Educação Infantil
Ensino Fundamental I
Componente curricular
Língua Portuguesa
Tema
Língua escrita: usos e formas;
Leitura e escrita;
Alfabetização;
Série
1º Estágio - 2º Estágio - 1º Ano - 2º Ano - 3º Ano
Idade
04 a 08 anos
Objetivos para o aluno
Objetivos para o professor
Sugestão de abordagem para o professor
Passo 1: Selecione a opção leia para mim
Passo 2: Selecione a opção eu mesmo leio
Passo 3: Anote as palavras desconhecidas e pesquise no dicionário
Passo 4: Elabore uma nova história de ficção utilizando as palavras desconhecidas.
Passo 5: Reúna as histórias de todos os alunos em uma só.
Passo 6: Transforme essa história em um teatro para apresentar durante a semana de Halloween.
Passo 7: Construa o cenário e vestimentas com os alunos durante o ano, com o auxílio da professora de artes.
Passo 8: Prepare receitas de Halloween com o auxílio da professora de matemática, tornando a atividade interdisciplinar.
Complementando o conteúdo
A proposta hoje é levar seu filho/ aluno a biblioteca local. Vocês já fizeram esse tipo de visita?
Existem muitos motivos para que você desenvolva esse hábito com as crianças. Abaixo listamos alguns deles:
- Ir à biblioteca estimula o gosto pela leitura
- Seu filho/aluno aprende que momentos de silêncio são necessários para leitura.
- Eles desenvolvem autonomia, se tornando capazes de decidir suas vontades e preferências.
- Ter um cartão da biblioteca e pegar livros emprestados ajudam as crianças a desenvolverem cuidado e responsabilidade.
- Quando você visita a biblioteca, pode expor seus filhos a mais livros e revistas do que você pode comprar.
- Visitas regulares à biblioteca inevitavelmente levam a mais leituras.
- As bibliotecas também possuem livros que você nunca teria pensado em apresentar as crianças seu filho, elas têm a oportunidade de desenvolver seus próprios interesses, sejam princesas, bailarinas, dinossauros ou veículos. Uma ida à biblioteca pode abrir os olhos de seu filho para uma série de assuntos e interesses.
Objetivo de aprendizagem e desenvolvimento segundo a BNCC
EDUCAÇÃO INFANTIL
(EI03EF03) Escolher e folhear livros, procurando orientar-se por temas e ilustrações e tentando identificar palavras conhecidas.
(EI03EF04) Recontar histórias ouvidas e planejar coletivamente roteiros de vídeos e de encenações, definindo os contextos, os personagens, a estrutura da história.
(EI03EF06) Produzir suas próprias histórias orais e escritas (escrita espontânea), em situações com função social significativa.
(EI03CG04) Adotar hábitos de autocuidado relacionados a higiene, alimentação, conforto e aparência.
LÍNGUA PORTUGUESA
(EF15LP15) Reconhecer que os textos literários fazem parte do mundo do imaginário e apresentam uma dimensão lúdica, de encantamento, valorizando-os, em sua diversidade cultural, como patrimônio artístico da humanidade. Leitura colaborativa e autônoma
(EF15LP17) Apreciar poemas visuais e concretos, observando efeitos de sentido criados pelo formato do texto na página, distribuição e diagramação das letras, pelas ilustrações e por outros efeitos visuais.
(EF15LP18) Relacionar texto com ilustrações e outros recursos gráficos.
(EF02LP26) Ler e compreender, com certa autonomia, textos literários, de gêneros variados, desenvolvendo o gosto pela leitura.
(EF12LP18) Apreciar poemas e outros textos versificados, observando rimas, sonoridades, jogos de palavras, reconhecendo seu pertencimento ao mundo imaginário e sua dimensão de encantamento, jogo e fruição.
(EF02LP29) Observar, em poemas visuais, o formato do texto na página, as ilustrações e outros efeitos visuais.
(EF35LP03) Identificar a ideia central do texto, demonstrando compreensão global.
Como acessar o jogo educativo
Jogue na internet, acessando: https://www.escolagames.com.br/livros/umMedoDeArrepiar/