Um medo de arrepiar

Era noite quando tudo começou. Davi estava deitado em seu quarto, tentando dormir, quando ouviu um barulho estranho.

O que seria esse barulho? Leia atentamente essa história de arrepiar e descubra o que aconteceu!

A época do medo, o Halloween, está perto de nós. Como muitos pais e professores, você pode se encolher com o pedido de seu filho por histórias assustadoras. Embora outubro traga sua cota de doces e fantasias todos os anos, também traz uma variedade assustadora de ficção. Histórias de ficção são bem vindas sempre, mas se você quer preparar algo bem legal para o Halloween você pode reunir essa história e outras clássicas para contar as crianças. Abaixo listamos atividades interdisciplinares para trabalhar o assunto.

Desenvolver a leitura e interpretação de texto;

Perceber a utilização do alfabeto na construção das palavras;

Ampliar o vocabulário;

Estimular a imaginação;

Estimular a criatividade;

Participar de diferentes momentos de leitura;

Desenvolver a escuta atenta para a compreensão de textos;

Desenvolver e aprimorar a linguagem oral e escrita;

Ler diferentes tipos de contos;

Trabalhar as habilidades de leitura e interpretação de texto;

Proporcionar, de maneira lúdica e criativa, o avanço no processo de leitura e escrita das crianças;

Ampliar o repertório de letras e palavras da turma;

Trabalhar princípios;

Oferecer o jogo como recurso didático para fixar o conteúdo trabalhado em sala de aula;

Despertar o hábito de ouvir e de sentir prazer nas situações que envolvem a leitura;

Proporcionar o contato com textos de qualidade literária;

Passo 1: Selecione a opção leia para mim

Passo 2: Selecione a opção eu mesmo leio

Passo 3: Anote as palavras desconhecidas e pesquise no dicionário

Passo 4: Elabore uma nova história de ficção utilizando as palavras desconhecidas.

Passo 5: Reúna as histórias de todos os alunos em uma só.

Passo 6: Transforme essa história em um teatro para apresentar durante a semana de Halloween.

Passo 7: Construa o cenário e vestimentas com os alunos durante o ano, com o auxílio da professora de artes.

Passo 8: Prepare receitas de Halloween com o auxílio da professora de matemática, tornando a atividade interdisciplinar.

A proposta hoje é levar seu filho/ aluno a biblioteca local. Vocês já fizeram esse tipo de visita?

Existem muitos motivos para que você desenvolva esse hábito com as crianças. Abaixo listamos alguns deles:

• Ir à biblioteca estimula o gosto pela leitura

• Seu filho/aluno aprende que momentos de silêncio são necessários para leitura.

• Eles desenvolvem autonomia, se tornando capazes de decidir suas vontades e preferências.

• Ter um cartão da biblioteca e pegar livros emprestados ajudam as crianças a desenvolverem cuidado e responsabilidade.

• Quando você visita a biblioteca, pode expor seus filhos a mais livros e revistas do que você pode comprar.

• Visitas regulares à biblioteca inevitavelmente levam a mais leituras.

• As bibliotecas também possuem livros que você nunca teria pensado em apresentar as crianças seu filho, elas têm a oportunidade de desenvolver seus próprios interesses, sejam princesas, bailarinas, dinossauros ou veículos. Uma ida à biblioteca pode abrir os olhos de seu filho para uma série de assuntos e interesses.