Ficha pedagógica

Pedro o imperador do Brasil
Pedro, o Imperador do Brasil é um livro infantil online com narração e marcação de texto que apresenta a incrível jornada de Dom Pedro I. Da infância em Portugal ao famoso grito de “Independência ou Morte!”, a história é contada de forma divertida e envolvente. Mas será que tudo aconteceu exatamente assim? Entre aventuras e descobertas, as crianças vão se encantar — e também questionar — como nasce uma lenda histórica.

Dicas para o educador
Como trabalhar o ensino da Literatura na sala de aula com crianças da Educação Infantil e do Fundamental I?
Essa pergunta é bem comum entre educadores que querem motivar seus pequenos leitores para o universo da Literatura Infantil. Nós, do Canal da Escola Games, não queremos apenas levar às crianças entretenimento, mas, sim, colaborarmos com a educação dos alunos. Sabemos que a leitura é o caminho para um aprendizado mais significativo.
Trabalhar literatura na Educação Infantil deve ser um processo contínuo, através do manuseio de obras literárias, gibis, contos comuns e de fada, indagações e comentários, “Roda de Conversa”, troca de livrinhos etc. O educador precisa conhecer o perfil de seus alunos e reconhecer os interesses deles com relação às obras literárias que os agradam mais, encorajando-os a discutir, compartilhar, comentar, fazer analogias e descrever o que estão vivenciando para que respondam às perguntas, demonstrem suas reações, revelando sentimentos guardados e emoções contidas durante a leitura dos livros comuns e digitais.
O livro é sempre uma obra de arte que encanta crianças e adultos, educador. Nós, professores, sempre reforçamos com as crianças a importância da leitura das obras literárias e acrescentamos a necessidade de que a mesma seja assídua para alavancar o aprendizado, bem como para ampliar o vocabulário e melhorar o repertório.
CANAL DA ESCOLA GAMES TRAZENDO HERÓIS À TONA
O nosso canal está com uma obra literária digital incrível: “Pedro, o Imperador do Brasil”. As crianças do Fundamental I, educador, vão transitar pelo livro digital aprimorando seus conhecimentos visando à incrível jornada de Dom Pedro I.
As crianças vão conhecer um herói de carne e osso que mudou a história do Brasil. O livro é muito moderno, pois apresenta à criança narração e marcação de texto. As ilustrações são muito atraentes e criativas. A trajetória de vida desse maravilhoso personagem será narrada desde sua infância em Portugal, educador, até ocorrer o marcante e famoso “Grito de Independência”. Dom Pedro Primeiro virou uma lenda devido aos seus feitos, um dos nomes mais comentados quando se fala de nossa “Independência”. Ele lutou com bravura pela nossa liberdade e foi o primeiro Imperador do Brasil.
Educador, é essencial celebrar personagens heroicos através de projetos mais criativos e com teor pedagógico. Com ajuda de outros professores, é possível elaborar e executar um projeto multidisciplinar na escola a fim de aprofundar o estudo do livro digital.
A CRIANÇA ASSIMILA VALORES AO LER OBRAS COMUNS E DIGITAIS
Quando uma criança lê um livro, ela se projeta na história e desenvolve capacidades de aprendizagem, bem como sentimentos de solidariedade, autoconfiança e empatia na medida em que vivencia a vida dos personagens e identifica-se com o que eles estão passando, com seus problemas e soluções. Ler também é um ato prazeroso e favorece a concentração, por isso é importante que a criança leia em casa e na escola.
Educador, existem inúmeras formas para abordagem de um livro. Deixar a criança ler as páginas e visualizar as imagens, associá-las, enfim, é um grande começo para o educando familiarizar-se com o enredo da obra literária em estudo e também reconhecer o perfil dos personagens protagonistas e antagonistas. O teatro ajuda também na interpretação da narrativa e proporciona entretenimento às crianças. A aula com pintura possibilita às crianças a representação dos personagens de uma maneira lúdica e os alunos adoram.
O QUE SIGNIFICA TER LIBERDADE COM RESPONSABILIDADE?
Através da leitura de um livro infantil, a criança desenvolve a criatividade e a curiosidade. No livro digital, a palavra “Independência” tem uma grande importância. Será que as crianças menores têm noção do significado dessa palavra em nossas vidas?
Desperte a curiosidade das crianças, professor, perguntando para elas sobre o que é ter liberdade com responsabilidade. Esse assunto pode culminar com um grande debate. Basta organizar as crianças em um círculo e promover a discussão. Leve para o debate o artigo a seguir:
Art. 15. A criança e o adolescente têm direito à liberdade, ao respeito e à dignidade como pessoas humanas em processo de desenvolvimento e como sujeitos de direitos civis, humanos e sociais garantidos na Constituição e nas leis (Brasil, 1990).
A seguir, pergunte:
Todas as crianças têm uma vida com dignidade? Por quê?
Após a discussão, as crianças podem produzir um texto no qual vão expressar seus conhecimentos a respeito dos direitos e deveres das crianças. Esses textos poderão ser publicados através de um jornal da escola ou em um livro da turma.
Objetivos para o aluno
- Ler com frequência para desenvolver habilidades e competências visando à leitura e escrita;
- Diferenciar personagens protagonistas dos antagonistas;
- Desenvolver um senso crítico mais apurado para entender o mundo à volta através da leitura;
- Ampliar o vocabulário e melhorar o repertório;
- Expressar habilidades artísticas através da dramatização e desenvolver a imaginação;
- Produzir textos para contextualizar o assunto da obra digital e expressar emoções contidas;
- Perceber valores e princípios através da leitura e colocar em prática atitudes que sejam colaborativas;
- Reconhecer que temos direitos adquiridos na lei e também deveres a cumprir na sociedade para o bem de todos;
- Valorizar os feitos históricos e nossos heróis;
- Participar da produção e execução de uma peça teatral para contextualizar a temática da narrativa digital em estudo.
Objetivos para o professor
- Provocar a curiosidade das crianças e motivá-las para a leitura de obras literárias comuns e digitais;
- Dar vida ao livro usando a criatividade;
- Possibilitar às crianças o conhecimento visando às características de uma narrativa e levá-las a identificar as categorias de personagens;
- Celebrar com os educandos personagens heroicos através de projetos criativos e pedagógicos;
- Desenvolver o social e cognitivo da criança;
- Elaborar atividades práticas e preparar dinâmicas lúdicas com jogos para entretenimento e fixação de conteúdo;
- Preparar atividades que levem à produção de texto a fim de que as crianças ampliem os argumentos e expressem seus sentimentos;
- Organizar com as crianças uma peça teatral para contextualizar e dramatizar o enredo da narrativa digital do canal da Escola Games.
Sugestão de abordagem para o professor
O teatro é sem dúvida uma forma de abordagem lúdica das obras literárias. As crianças gostam de se comunicar através dos gestos e palavras. Elas têm necessidade de falar e os adultos nem sempre têm tempo disponível para ouvi-las. A escola precisa abrir espaço para os alunos dialogarem, trocarem ideias e expressarem suas habilidades artísticas, por isso as artes cênicas devem compor o dia a dia da sala de aula, principalmente, durante as aulas de Literatura e Língua Portuguesa.
Recontar a narrativa do livro digital com as crianças caracterizadas vai enriquecer muito a obra literária em estudo. Após a obra literária ser explorada pelos alunos e depois da leitura da mesma na sala de informática, as crianças devem conversar e montar uma peça teatral. O professor será um mediador da produção textual, do roteiro da peça teatral. Porém, é muito importante que as crianças criem o texto referente à produção da peça de teatro para se sentirem mais valorizadas. Para representar os personagens protagonistas, sugerimos crianças mais expressivas, porém é fundamental dar oportunidades a todas de representarem os personagens da narrativa digital em estudo. Pode ser montado um cenário com animais característicos das florestas brasileiras e deixar as crianças representá-los no palco, dando-lhes movimentação em cena.
Aqui estão apenas algumas sugestões visando ao preparo de uma peça teatral dentro do contexto do livro digital em estudo. O educador de Literatura, com sua criatividade e parceria com outros professores, poderá transformar uma simples peça cênica em um grande evento que possa se estender aos pais e Comunidade Educativa.
Complementando o conteúdo
Educador, estimular a leitura desde quando as crianças são pequenas é essencial para o desenvolvimento infantil. Além da obra digital de nosso canal, denominada “Pedro, o Imperador do Brasil”, professor, proponha às crianças a leitura de outros livros infantis que abordem historinhas envolvendo nosso contexto histórico. Faça a “Hora do Conto” na própria sala de aula ou até na Biblioteca da escola. Sair da sala de aula é importante para ter novas experiências e não ficar com aulas maçantes, é preciso criar estratégias de ensino inovadoras a fim de incentivar nossas crianças para o aprendizado.
O professor de História pode ser um colaborador nas atividades literárias a serem realizadas na Biblioteca, juntamente com o professor de Literatura, conseguir uma seleção de livros infantis que retratam as circunstâncias históricas, que protagonizam personagens históricos e passam ensinamentos importantes, assim como valores e princípios.
Para complementar mais os estudos, uma boa ideia é pedir para os alunos reproduzirem a narrativa do livro digital. Os alunos vão contar a história de Pedro de uma forma mais resumida, ilustrando cada episódio. Como Pedro queria ser um herói, professor, deixe as crianças falarem sobre ele em uma “Roda de Conversa”. Pergunte às mesmas como elas imaginam “Pedro”. Seria um herói como os de histórias em quadrinhos? Seria uma pessoa comum com intenções heroicas? Quais eram as habilidades de Pedro? O que ele treinava? Quem ele queria se tornar de acordo com a narrativa? Ele tinha inimigo? Pedro era medroso ou corajoso? Por quê? Ele teve momentos de fraqueza? Por qual país Pedro se encantou? Por que ele não quis voltar com seu pai para Portugal? Quando Pedro se tornou responsável pelo Brasil? Ele sempre obedecia ao pai ou teve ideias próprias? Qual a importância do Riacho Ipiranga na vida do personagem protagonista?
As crianças podem criar um desfecho diferente para a narrativa da obra digital, para isso vão exercitar a imaginação e criatividade. Ao terminarem, deixe-as lerem os finais elaborados para os coleguinhas, educador. Esse é um momento de socialização e também de valorização da escrita e leitura.
Pedro tinha um cavalo companheiro. Dizem até que ele o ajudou a dar o grito de independência. As crianças adoram animais e muitas têm bichinhos de estimação. Nesse momento, elas poderão falar a respeito de seus animais preferidos. Professor, peça para os alunos desenharem os animais dos quais mais gostam e faça uma exposição das artes.
Educador, para enriquecer o trabalho com o livro digital em estudo, prepare dinâmicas e atividades de movimentação, pois as crianças gostam de gastar energia e exercitarem suas capacidades.
Monte um joguinho com palavras do livro digital se utilizando do material e recursos os quais achar melhores, professor, para as crianças exercitarem e fixarem a ortografia. Pode ser um dominó com palavras ou até uma caixa surpresa com vocábulos do livro. Sugestões de palavrinhas do livro em estudo: Pedro, herói, pai, cavalo, palácio, oceano, império, esgrima, valente, aventuras, cavaleiro, inimigo, Portugal, Brasil, castelo, família, florestas, Príncipe Regente, setembro, Ipiranga, espada, independência etc.
Cabe ao educador dar vida ao livro. Ao ler uma narrativa, mudar o tom de voz a fim de imitar personagens, usar mímicas (pantomimas), expressões faciais, andar pela sala de aula, enfim, representar a história com didática e movimentação, criatividade, pois assim irá atrair a atenção dos pequeninos leitores. Segundo Rubem Alves, “ler é brincar”.