Back to Top icon+icon-facebookicon-fichaicon-fullscreenicon-kukagameslogo-safer icon-mobileicon-nucleoicon-printicon-seta-nexticon-seta-previcon-vire

Ficha para o professor

O sequestro do tatu

O sequestro do tatu

Um dia, passeando pelo parque, Malvina deu de cara com um tatu-bola. Logo ficaram amigos e foram brincar.

Malvina não satisfeita, sequestrou o animal e o levou para sua casa!

Qual será o destino do tatu-bola? Leia e descubra o que aconteceu!

JOGAR

Nível de Ensino

Ensino Fundamental I

Componente curricular

Língua Portuguesa

Tema

Língua escrita: usos e formas;

Leitura e escrita;

Alfabetização;

Série

1º Ano - 2º Ano - 3º Ano

Idade

06 a 08 anos

Objetivos para o aluno

  • Entender a diferença entre animais selvagens e animais domésticos;
  • Desenvolver a consciência fonêmica;
  • Construir memória e articulação;
  • Desenvolver a leitura e interpretação de texto;
  • Perceber a utilização do alfabeto na construção das palavras;
  • Ampliar o vocabulário;
  • Estimular a imaginação;
  • Estimular a criatividade;
  • Participar de diferentes momentos de leitura;
  • Desenvolver a escuta atenta para a compreensão de textos;
  • Desenvolver e aprimorar a linguagem oral e escrita;
  • Ler diferentes tipos de contos;

Objetivos para o professor

  • Entender a diferença entre animais selvagens e animais domésticos;
  • Desenvolver a consciência fonêmica;
  • Construir memória e articulação;
  • Desenvolver a leitura e interpretação de texto;
  • Perceber a utilização do alfabeto na construção das palavras;
  • Ampliar o vocabulário;
  • Estimular a imaginação;
  • Estimular a criatividade;
  • Participar de diferentes momentos de leitura;
  • Desenvolver a escuta atenta para a compreensão de textos;
  • Desenvolver e aprimorar a linguagem oral e escrita;
  • Ler diferentes tipos de contos;

Sugestão de abordagem para o professor

(Sugestão 1) Solicitar que as crianças façam um desenho sobre o livro.

(Sugestão 2) Solicitar que as crianças escrevam o nome de todos os animais que aparecem no livro e em seguida façam um desenho.

(Sugestão 3) Pedir para as crianças jogarem os jogos Escola Games a seguir:

- Animais selvagens

- Animais domésticos

- Animais exóticos

(Sugestão 4) Pedir para os alunos procurarem em revistas e livros usados imagens de animais e solicitar que eles classifiquem em animais domésticos, animais selvagens e animais exóticos.

(Sugestão 5) Perguntar para as crianças se elas possuem alguém animalzinho em casa. Em seguida, diga para elas contarem e desenharem uma história sobre seu animalzinho. Caso a criança não possua nenhuma animal ela deverá criar sobre qualquer um.

(Sugestão 6) Programar uma visita guiada ao bosque ou zoológico da cidade.

Complementando o conteúdo

Diferença entre animais exóticos, silvestres e domésticos.

Animais domesticados nasceram e foram criados por muitas gerações para viver ao lado dos humanos, enquanto os animais selvagens não viveram e ainda vivem na natureza, ou em seus habitats naturais.

Os animais selvagens nunca foram alterados pela criação dirigida pelo homem. Seus comportamentos, instintos e composição genética foram moldados pela necessidade de sobreviver em seu ambiente natural.

Animal exótico é todo aquele que não ocorre naturalmente numa determinada região geográfica e que foi trazido acidental ou intencionalmente pelo homem.

Riscos dos animais exóticos

Animais exóticos são aqueles introduzidos em outra localidade, eles oferecem riscos a outras espécies, mas também podem não se adaptar e morrer. A ausência de inimigos naturais, de alimentos podem desequilibrar todo o ecossistema. A prática de comercialização desses animais não deve ser incentivada.

Objetivo de aprendizagem e desenvolvimento segundo a BNCC

LÍNGUA PORTUGUESA

(EF15LP15) Reconhecer que os textos literários fazem parte do mundo do imaginário e apresentam uma dimensão lúdica, de encantamento, valorizando-os, em sua diversidade cultural, como patrimônio artístico da humanidade. Leitura colaborativa e autônoma

(EF15LP17) Apreciar poemas visuais e concretos, observando efeitos de sentido criados pelo formato do texto na página, distribuição e diagramação das letras, pelas ilustrações e por outros efeitos visuais.

(EF15LP18) Relacionar texto com ilustrações e outros recursos gráficos.

(EF02LP26) Ler e compreender, com certa autonomia, textos literários, de gêneros variados, desenvolvendo o gosto pela leitura.

(EF12LP18) Apreciar poemas e outros textos versificados, observando rimas, sonoridades, jogos de palavras, reconhecendo seu pertencimento ao mundo imaginário e sua dimensão de encantamento, jogo e fruição.

(EF02LP29) Observar, em poemas visuais, o formato do texto na página, as ilustrações e outros efeitos visuais.

(EF35LP03) Identificar a ideia central do texto, demonstrando compreensão global.

Como acessar o livro

https://www.escolagames.com.br/livros/oSequestroDoTatu/

Como acessar o jogo educativo

Jogue na internet, acessando: https://www.escolagames.com.br/livros/oSequestroDoTatu/