Back to Top icon+icon-facebookicon-fichaicon-fullscreenicon-kukagameslogo-safer icon-mobileicon-nucleoicon-printicon-seta-nexticon-seta-previcon-vire

Ficha para o professor

O mistério no galinheiro

O mistério no galinheiro

Gabriel era um galo muito vaidoso.

Dono de um galinheiro de dar inveja a qualquer fazendeiro, tinha mais de 50 galinhas.

Viviam em um ambiente sossegado e feliz! Mas um dia, tudo isso mudou!

Leia essa história misteriosa e conheça Gabriel, seu amigo Tião e a raposa malvada.

JOGAR

Nível de Ensino

Educação Infantil

Ensino Fundamental I

Componente curricular

Língua Portuguesa

Tema

Língua escrita: usos e formas;

Leitura e escrita;

Alfabetização;

Série

1º Estágio - 2º Estágio - 1º Ano - 2º Ano - 3º Ano

Idade

04 a 08 anos

Objetivos para o aluno

  • Desenvolver a leitura e interpretação de texto;
  • Perceber a utilização do alfabeto na construção das palavras;
  • Ampliar o vocabulário;
  • Estimular a imaginação;
  • Estimular a criatividade;
  • Participar de diferentes momentos de leitura;
  • Desenvolver a escuta atenta para a compreensão de textos;
  • Desenvolver e aprimorar a linguagem oral e escrita;
  • Ler diferentes tipos de contos;

Objetivos para o professor

  • Trabalhar as habilidades de leitura e interpretação de texto;
  • Proporcionar, de maneira lúdica e criativa, o avanço no processo de leitura e escrita das crianças;
  • Ampliar o repertório de letras e palavras da turma;
  • Trabalhar princípios;
  • Oferecer o jogo como recurso didático para fixar o conteúdo trabalhado em sala de aula;
  • Despertar o hábito de ouvir e de sentir prazer nas situações que envolvem a leitura;
  • Proporcionar o contato com textos de qualidade literária;

Sugestão de abordagem para o professor

Passo 1: Ouvir o livro.

Passo 2: Selecionar a opção “Eu mesmo leio”.

Passo 3: Anotar as palavras desconhecidas.

Passo 4: Perguntar aos alunos qual a moral da história, direcionando a discussão para ensinar moral e bons costumes;

Passo 5: Solicitar que os alunos procurem no dicionário o significado e anotar no caderno.

Passo 6: Reunir as palavras de toda a turma e propor que as separem de acordo com critérios diversos: palavras com o mesmo número de letras, que iniciam com a mesma letra, que terminam com a mesma letra, etc;

Passo 7: Solicitar que os alunos façam desenho ou frases com as palavras desconhecidas.

Passo 8: Promova as atividades de montar e desmontar palavras com o alfabeto móvel.

Passo 9: Proponha um ditado ilustrado.

Complementando o conteúdo

Importância da leitura para melhorar seu pensamento crítico e analítico

Usamos habilidades de pensamento crítico todos os dias. Eles nos ajudam a tomar boas decisões, entender as consequências de nossas ações e resolver problemas. Essas habilidades incrivelmente importantes são usadas em tudo, desde montar quebra-cabeças até mapear a melhor rota para o trabalho. É o processo de usar o foco e o autocontrole para resolver problemas e definir e seguir metas. Ele utiliza outras habilidades importantes para a vida, como fazer conexões, ter perspectiva e se comunicar. Basicamente, o pensamento crítico nos ajuda a tomar decisões acertadas e sensatas.

Durante a leitura, muitas informações são processadas em nosso cérebro simultaneamente. Ele abre muitas perspectivas diferentes para seu cérebro compreender.

Se você está lendo um livro de mistério ou suspense, seu cérebro tenta constantemente adivinhar certos resultados e eventos. Ele também deve relacionar um evento ao outro para fazer sentido na história.

Tudo isso, por sua vez, aguça nossas mentes e aprimora nossas habilidades de pensamento crítico e analítico.

Fonte: RYMANOWICZ.Kylie. The importance of critical thinking for young children, Michigan State University Extension - May 3, 2016

Disponível em: https://www.canr.msu.edu/news/the_importance_of_critical_thinking_for_young_children

Acesso em: 17 de setembro 2021.

Objetivo de aprendizagem e desenvolvimento segundo a BNCC

EDUCAÇÃO INFANTIL

(EI03EF03) Escolher e folhear livros, procurando orientar-se por temas e ilustrações e tentando identificar palavras conhecidas.

(EI03EF04) Recontar histórias ouvidas e planejar coletivamente roteiros de vídeos e de encenações, definindo os contextos, os personagens, a estrutura da história.

(EI03EF06) Produzir suas próprias histórias orais e escritas (escrita espontânea), em situações com função social significativa.

(EI03CG04) Adotar hábitos de autocuidado relacionados a higiene, alimentação, conforto e aparência.

LÍNGUA PORTUGUESA

(EF15LP15) Reconhecer que os textos literários fazem parte do mundo do imaginário e apresentam uma dimensão lúdica, de encantamento, valorizando-os, em sua diversidade cultural, como patrimônio artístico da humanidade. Leitura colaborativa e autônoma

(EF15LP17) Apreciar poemas visuais e concretos, observando efeitos de sentido criados pelo formato do texto na página, distribuição e diagramação das letras, pelas ilustrações e por outros efeitos visuais.

(EF15LP18) Relacionar texto com ilustrações e outros recursos gráficos.

(EF02LP26) Ler e compreender, com certa autonomia, textos literários, de gêneros variados, desenvolvendo o gosto pela leitura.

(EF12LP18) Apreciar poemas e outros textos versificados, observando rimas, sonoridades, jogos de palavras, reconhecendo seu pertencimento ao mundo imaginário e sua dimensão de encantamento, jogo e fruição.

(EF02LP29) Observar, em poemas visuais, o formato do texto na página, as ilustrações e outros efeitos visuais.

(EF35LP03) Identificar a ideia central do texto, demonstrando compreensão global.

Como acessar o jogo educativo

Jogue na internet, acessando: https://www.escolagames.com.br/livros/oMisterioNoGalinheiro/