Back to Top icon+icon-facebookicon-fichaicon-fullscreenicon-kukagameslogo-safer icon-mobileicon-nucleoicon-printicon-seta-nexticon-seta-previcon-vire

Ficha para o professor

O casamento da Mimosa

O casamento da Mimosa

A vaca Mimosa quer casar.

Enfeita-se com flores e véu na cabeça.

Entra na fila quem quer ser seu par.

Veio o boi Bumbá, o Caprichoso, o Garantido e até o Boitatá!

Com qual deles ela irá casar?

JOGAR

Nível de Ensino

Educação Infantil

Ensino Fundamental I

Componente curricular

Língua Portuguesa

Tema

Língua escrita: usos e formas;

Leitura e escrita;

Alfabetização;

Série

1º Ano - 2º Ano - 3º Ano

Idade

06 a 08 anos

Objetivos para o aluno

  • Desenvolver a consciência fonêmica;
  • Construir memória e articulação;
  • Conhecer alguns personagens do folclore brasileiro;
  • Desenvolver a leitura e interpretação de texto;
  • Perceber a utilização do alfabeto na construção das palavras;
  • Ampliar o vocabulário;
  • Estimular a imaginação;
  • Estimular a criatividade;
  • Participar de diferentes momentos de leitura;
  • Desenvolver a escuta atenta para a compreensão de textos;
  • Desenvolver e aprimorar a linguagem oral e escrita;
  • Ler diferentes tipos de contos;

Objetivos para o professor

  • Apresentar aos alunos alguns personagens do folclore brasileiro;
  • Trabalhar as habilidades de leitura e interpretação de texto;
  • Proporcionar, de maneira lúdica e criativa, o avanço no processo de leitura e escrita das crianças;
  • Ampliar o repertório de letras e palavras da turma;
  • Oferecer o jogo como recurso didático para fixar o conteúdo trabalhado em sala de aula;
  • Despertar o hábito de ouvir e de sentir prazer nas situações que envolvem a leitura;
  • Proporcionar o contato com textos de qualidade literária;

Sugestão de abordagem para o professor

(Sugestão 1) Solicitar que as crianças façam um desenho sobre o livro.

(Sugestão 2) Pedir para os alunos desenharem os animais que podem viver na fazenda.

(Sugestão 3) Perguntar aos alunos se eles já conheciam o Boi Bumbá

(Sugestão 4) Contar histórias dos personagens do folclore brasileiro.

(Sugestão 5) Solicitar que os alunos desenhem os personagens do folclore brasileiro.

(Sugestão 5) Montar um mural e promover uma culminância na escola sobre o folclore.

(Sugestão 6) Produzir um teatro de fantoches e recontar a história.

(Sugestão 7) Fazer com os alunos brincadeira folclóricas.

Complementando o conteúdo

Personagens principais do folclore:

- Lobisomem: o Lobisomem é um homem que se transforma em lobo em noites de lua cheia.

- Boitatá: O boitatá é um personagem do folclore que tem formato de uma cobra de fogo que expele suas chamas contra quem quer destruir as florestas e os campos.

- Cuca: Seu personagem é descrito com uma velha, malvada e feia no corpo de um jacaré.

- Negrinho Pastoreiro: era menino escravo que recebeu um milagre de Nossa Senhora por ser um inocente que sofre com castigos de um fazendeiro.

- Boto cor de rosa: lenda da Amazônia conhecido por atrair mulheres e levá-las para acasalar no fundo do mar.

- Curupira: ele adora fazer traquinagens e também é conhecido por ser protetor da fauna e da flora.

- Mula sem cabeça: lenda conta a história de uma mulher que teria se apaixonado e se relacionado com um padre. Nesse momento, a maldição teria se formado contra ela, que se transformou em mula sem cabeça e com labaredas de fogo que saem pelo pescoço.

- Saci Pererê: O Saci está descrito como um menino negro, de short vermelho, com apenas uma perna. Além disso, ele usa um cachimbo e um gorro que lhe dá poderes mágicos.

- Iara: É conhecida por seduzir homens que estão nas margens de rios, levando-os para o fundo d’água.

Objetivo de aprendizagem e desenvolvimento segundo a BNCC

EDUCAÇÃO INFANTIL

(EI03EF03) Escolher e folhear livros, procurando orientar-se por temas e ilustrações e tentando identificar palavras conhecidas.

(EI03EF04) Recontar histórias ouvidas e planejar coletivamente roteiros de vídeos e de encenações, definindo os contextos, os personagens, a estrutura da história.

(EI03EF06) Produzir suas próprias histórias orais e escritas (escrita espontânea), em situações com função social significativa.

(EI03CG04) Adotar hábitos de autocuidado relacionados a higiene, alimentação, conforto e aparência.

LÍNGUA PORTUGUESA

(EF15LP15) Reconhecer que os textos literários fazem parte do mundo do imaginário e apresentam uma dimensão lúdica, de encantamento, valorizando-os, em sua diversidade cultural, como patrimônio artístico da humanidade. Leitura colaborativa e autônoma

(EF15LP17) Apreciar poemas visuais e concretos, observando efeitos de sentido criados pelo formato do texto na página, distribuição e diagramação das letras, pelas ilustrações e por outros efeitos visuais.

(EF15LP18) Relacionar texto com ilustrações e outros recursos gráficos.

(EF02LP26) Ler e compreender, com certa autonomia, textos literários, de gêneros variados, desenvolvendo o gosto pela leitura.

(EF12LP18) Apreciar poemas e outros textos versificados, observando rimas, sonoridades, jogos de palavras, reconhecendo seu pertencimento ao mundo imaginário e sua dimensão de encantamento, jogo e fruição.

(EF02LP29) Observar, em poemas visuais, o formato do texto na página, as ilustrações e outros efeitos visuais.

(EF35LP03) Identificar a ideia central do texto, demonstrando compreensão global.

Como acessar o jogo educativo

Jogue na internet, acessando: https://www.escolagames.com.br/livros/oCasamentoDaMimosa/