Anastácia a doceira

Ao contrário do que todos pensam, João e Maria não foram abandonados na floresta por seus pais. Eles eram sapecas e gostavam de se aventurar pela mata. Numa dessas aventuras, encontraram uma casa feita de doces! Era a casa de Anastácia, uma doceira simpática.

A maioria das crianças pequenas vive em um ambiente bastante limitado. Ler histórias para crianças pode mostrar-lhes lugares longínquos, pessoas extraordinárias e situações reveladoras para expandir e enriquecer seu mundo.

Também pode ser uma ótima maneira de ajudá-los a lidar com situações da vida real para as quais eles precisam de ajuda. Os pesquisadores descobriram que a atividade cerebral que ocorre quando lemos ficção é muito semelhante a vivenciar essa situação na vida real, portanto, ler sobre uma situação ajuda as crianças a descobrir como resolvê-la na realidade.

Desenvolver a leitura e interpretação de texto;

Perceber a utilização do alfabeto na construção das palavras;

Ampliar o vocabulário;

Estimular a imaginação;

Estimular a criatividade;

Participar de diferentes momentos de leitura;

Desenvolver a escuta atenta para a compreensão de textos;

Desenvolver e aprimorar a linguagem oral e escrita;

Ler diferentes tipos de contos;

Trabalhar as habilidades de leitura e interpretação de texto;

Proporcionar, de maneira lúdica e criativa, o avanço no processo de leitura e escrita das crianças;

Ampliar o repertório de letras e palavras da turma;

Trabalhar princípios;

Oferecer o jogo como recurso didático para fixar o conteúdo trabalhado em sala de aula;

Despertar o hábito de ouvir e de sentir prazer nas situações que envolvem a leitura;

Proporcionar o contato com textos de qualidade literária;

(Sugestão 1) Desenvolver atividades de caça-palavras

(Sugestão 2) Utilizar jogo da forca.

(Sugestão 3) Propor ditado de palavras

(Sugestão 4) Promover a leitura de poemas e rimas.

(Sugestão 5) Trabalhar com literatura de cordel.

(Sugestão 6) Executar deliciosas receitas com os alunos para desenvolver habilidades de leitura, escrita e matemática.

(Sugestão 7) Promover as atividades de montar e desmontar palavras com o alfabeto móvel, com letras feitas de papel, de plástico ou de madeira, permitem ao aprendiz vivenciar, de modo bastante rico, uma série de decisões sobre como escrever.

(Sugestão 8) Completar a palavra. Escreva no quadro palavras com sílabas faltantes. Oriente que os alunos as completem-nas e em seguida façam uma ilustração.

(Sugestão 9) Solicitar que os alunos criem uma versão autoral de história infantil favorita.

Benefícios da leitura para crianças

1. As histórias ajudam as crianças a desenvolver a imaginação e a criatividade.

2. As histórias ajudam as crianças seus filhos a desenvolver a linguagem e o pensamento, especialmente quando as ouvem ou leem em sua língua materna.

3. As histórias fornecem exemplos as crianças de como as pessoas enfrentam os desafios que enfrentam.

4. Mesmo 15 minutos de leitura com as crianças por dia pode expô-los a 1 milhão de palavras escritas por ano.

5. Ouvir histórias e ler em casa são as coisas que mais provavelmente ajudarão a tornar as crianças bem-sucedidos na escola.

6. As crianças que têm experiências agradáveis de contar histórias e ler em casa são mais propensas a se motivar para a leitura.

7. Ler em voz alta com as crianças é conhecido por ser a atividade mais importante para a construção do conhecimento e das habilidades de que elas eventualmente precisarão para aprender a ler.

8. Os livros contêm muitas palavras que as crianças dificilmente encontrarão com frequência na linguagem falada.

9. O fator mais significativo que influencia o sucesso educacional inicial de uma criança é a introdução aos livros e a leitura em casa antes de começar a escola.

10. Os alunos que ouvem histórias são os primeiros a formar conceitos abstratos no currículo. Contar histórias estimula a linguagem e, ao alimentar a imaginação da criança, desenvolve o pensamento abstrato.

11. Crianças que leem muito, em vez de assistir à televisão, desenvolvem períodos de atenção mais longos.

12. Quando ler é bom para as crianças, elas se tornam leitores. Todos nós repetimos coisas que são prazerosas.

13. É mais provável que as crianças continuem a ser leitores em lares onde os livros e a leitura são valorizados.

FONTE: https://www.nalibali.org/news-blog/literacy-issues/15-important-benefits-sharing-stories-children

Acesso em 02/10/2021