Ficha para o professor
Ao contrário do que todos pensam, João e Maria não foram abandonados na floresta por seus pais. Eles eram sapecas e gostavam de se aventurar pela mata. Numa dessas aventuras, encontraram uma casa feita de doces! Era a casa de Anastácia, uma doceira simpática.
JOGARNível de Ensino
Educação Infantil
Ensino Fundamental I
Componente curricular
Língua Portuguesa
Tema
Língua escrita: usos e formas;
Leitura e escrita;
Alfabetização;
Série
1º Estágio - 2º Estágio - 1º Ano - 2º Ano - 3º Ano
Idade
04 a 08 anos
Objetivos para o aluno
Objetivos para o professor
Sugestão de abordagem para o professor
(Sugestão 1) Desenvolver atividades de caça-palavras
(Sugestão 2) Utilizar jogo da forca.
(Sugestão 3) Propor ditado de palavras
(Sugestão 4) Promover a leitura de poemas e rimas.
(Sugestão 5) Trabalhar com literatura de cordel.
(Sugestão 6) Executar deliciosas receitas com os alunos para desenvolver habilidades de leitura, escrita e matemática.
(Sugestão 7) Promover as atividades de montar e desmontar palavras com o alfabeto móvel, com letras feitas de papel, de plástico ou de madeira, permitem ao aprendiz vivenciar, de modo bastante rico, uma série de decisões sobre como escrever.
(Sugestão 8) Completar a palavra. Escreva no quadro palavras com sílabas faltantes. Oriente que os alunos as completem-nas e em seguida façam uma ilustração.
(Sugestão 9) Solicitar que os alunos criem uma versão autoral de história infantil favorita.
Complementando o conteúdo
Benefícios da leitura para crianças
1. As histórias ajudam as crianças a desenvolver a imaginação e a criatividade.
2. As histórias ajudam as crianças seus filhos a desenvolver a linguagem e o pensamento, especialmente quando as ouvem ou leem em sua língua materna.
3. As histórias fornecem exemplos as crianças de como as pessoas enfrentam os desafios que enfrentam.
4. Mesmo 15 minutos de leitura com as crianças por dia pode expô-los a 1 milhão de palavras escritas por ano.
6. Ouvir histórias e ler em casa são as coisas que mais provavelmente ajudarão a tornar as crianças bem-sucedidos na escola.
7. As crianças que têm experiências agradáveis de contar histórias e ler em casa são mais propensas a se motivar para a leitura.
8. Ler em voz alta com as crianças é conhecido por ser a atividade mais importante para a construção do conhecimento e das habilidades de que elas eventualmente precisarão para aprender a ler.
9. Os livros contêm muitas palavras que as crianças dificilmente encontrarão com frequência na linguagem falada.
10. O fator mais significativo que influencia o sucesso educacional inicial de uma criança é a introdução aos livros e a leitura em casa antes de começar a escola.
11. Os alunos que ouvem histórias são os primeiros a formar conceitos abstratos no currículo. Contar histórias estimula a linguagem e, ao alimentar a imaginação da criança, desenvolve o pensamento abstrato.
12. Crianças que leem muito, em vez de assistir à televisão, desenvolvem períodos de atenção mais longos.
13. Quando ler é bom para as crianças, elas se tornam leitores. Todos nós repetimos coisas que são prazerosas.
14. É mais provável que as crianças continuem a ser leitores em lares onde os livros e a leitura são valorizados.
FONTE: https://www.nalibali.org/news-blog/literacy-issues/15-important-benefits-sharing-stories-children
Acesso em 02/10/2021
Objetivo de aprendizagem e desenvolvimento segundo a BNCC
EDUCAÇÃO INFANTIL
(EI03EF03) Escolher e folhear livros, procurando orientar-se por temas e ilustrações e tentando identificar palavras conhecidas.
(EI03EF04) Recontar histórias ouvidas e planejar coletivamente roteiros de vídeos e de encenações, definindo os contextos, os personagens, a estrutura da história.
(EI03EF06) Produzir suas próprias histórias orais e escritas (escrita espontânea), em situações com função social significativa.
(EI03CG04) Adotar hábitos de autocuidado relacionados a higiene, alimentação, conforto e aparência.
LÍNGUA PORTUGUESA
(EF15LP15) Reconhecer que os textos literários fazem parte do mundo do imaginário e apresentam uma dimensão lúdica, de encantamento, valorizando-os, em sua diversidade cultural, como patrimônio artístico da humanidade. Leitura colaborativa e autônoma
(EF15LP17) Apreciar poemas visuais e concretos, observando efeitos de sentido criados pelo formato do texto na página, distribuição e diagramação das letras, pelas ilustrações e por outros efeitos visuais.
(EF15LP18) Relacionar texto com ilustrações e outros recursos gráficos.
(EF02LP26) Ler e compreender, com certa autonomia, textos literários, de gêneros variados, desenvolvendo o gosto pela leitura.
(EF12LP18) Apreciar poemas e outros textos versificados, observando rimas, sonoridades, jogos de palavras, reconhecendo seu pertencimento ao mundo imaginário e sua dimensão de encantamento, jogo e fruição.
(EF02LP29) Observar, em poemas visuais, o formato do texto na página, as ilustrações e outros efeitos visuais.
(EF35LP03) Identificar a ideia central do texto, demonstrando compreensão global.
Como acessar o jogo educativo
Jogue na internet, acessando: https://www.escolagames.com.br/livros/anastaciaDoceira/