Ficha para o professor
Cuidar do meio Ambiente é muito legal e é dever de todos!
Você sabe quais ações podem ajudar o Meio Ambiente?
Venha conhecer um pouco mais sobre esse assunto e saiba como contribuir para um ambiente mais saudável.
JOGARNível de Ensino
Educação Infantil
Ensino Fundamental I
Componente curricular
Língua Portuguesa
Ciências
Tema
Meio ambiente
Série
2º Estágio - 1º Ano - 2º Ano
Idade
05 a 07 anos
Objetivos para o aluno
Objetivos para o professor
Sugestão de abordagem para o professor
Passo 1: Leitura do Livro Escola Games “Amigos do Meio Ambiente)
Passo 2: Após a leitura do livro você pode fazer uma roda com os alunos e abordar as questões norteadoras a seguir:
1. O que fazemos com o nosso lixo?
2. Qual o impacto causado pelo lixo?
3. Quais os meios de destinação do lixo?
4. Por que devemos pensar antes de comprar algo?
5. Qual a diferença de lixo e resíduos sólidos?
Passo 3: Abordar com os alunos os 5R’s.
Passo 4: Peça para os alunos fazerem um levantamento sobre quais os tipos de resíduos sólidos mais produzidos em sua casa. Essa pesquisa pode ocorrer ao longo de uma a duas semanas. Após esse levantamento promova a socialização entre os alunos.
Passo 5: Solicite que os alunos recolham de casa 5 embalagens de quaisquer produtos (evite conteúdos inflamáveis e corrosivos). Em seguida, leve os alunos para informática e peça para que pesquisem o tempo de decomposição de cada uma das embalagens (exemplo: garrafa PET, saco de salgadinhos, embalagem de leite, papel de bala). Essa atividade também pode ser feita recolhendo as embalagens que mais aparecem no recreio da escola. Essa pesquisa deve ser transformada em cartazes e colocada em um local visível na escola para que todos vejam.
Passo 6 Como avaliação você pode solicitar que os alunos apresentem cartazes com estratégias para redução do lixo na escola ou outras sugestões que auxiliam no cuidado com o meio ambiente.
Complementando o conteúdo
É quase impossível falar de resíduos sólidos sem citar a prática dos 5R’s que tem como objetivo a redução e reutilização deste matérias e assim diminuindo o impacto no meio ambiente, mas não é só de reduzir e reutilizar que essa prática fala não. Ela vai muito além, e por isso, separamos um resumo sobre cada uma delas. Não deixe de repassar esse conhecimento para os alunos na hora de trabalhar o tema Meio Ambiente.
1º R: Repensar. É muito importante repensar hábitos de consumo e descarte. Será que o que você está comprando é realmente necessário? Ao invés de comprar algo novo, não poderia reaproveitar o que já tem? Essas e outras perguntas podem ser feitas para que os alunos reflitam sobre a maneira como estão consumindo e também como estão descartando o lixo que produzem.
2º R: Reduzir. Formas de reduzir: adquirir refis de produtos; escolher produtos que tenham menos embalagens ou embalagens econômicas; dar prioridade às embalagens retornáveis; ter sempre sua sacola de compras ao invés de utilizar as sacolinhas de plástico; etc.
3º R: Recusar. Ao recusar o uso de produtos que prejudicam a saúde e o meio ambiente, está contribuindo para um mundo mais limpo.
4º R: Reutilizar. Ao reutilizar, estará aumentando a vida útil do produto, além de economizar na extração de matérias-primas virgens.
5º R: Reciclar. Ao reciclar qualquer produto reduz-se o consumo de água, energia e matéria-prima, além de gerar trabalho e renda para milhares de pessoas.
Objetivo de aprendizagem e desenvolvimento segundo a BNCC
LÍNGUA PORTUGUESA
(EF15LP15) Reconhecer que os textos literários fazem parte do mundo do imaginário e apresentam uma dimensão lúdica, de encantamento, valorizando-os, em sua diversidade cultural, como patrimônio artístico da humanidade. Leitura colaborativa e autônoma
(EF15LP17) Apreciar poemas visuais e concretos, observando efeitos de sentido criados pelo formato do texto na página, distribuição e diagramação das letras, pelas ilustrações e por outros efeitos visuais.
(EF15LP18) Relacionar texto com ilustrações e outros recursos gráficos.
(EF02LP26) Ler e compreender, com certa autonomia, textos literários, de gêneros variados, desenvolvendo o gosto pela leitura.
(EF12LP18) Apreciar poemas e outros textos versificados, observando rimas, sonoridades, jogos de palavras, reconhecendo seu pertencimento ao mundo imaginário e sua dimensão de encantamento, jogo e fruição.
(EF02LP29) Observar, em poemas visuais, o formato do texto na página, as ilustrações e outros efeitos visuais.
(EF35LP03) Identificar a ideia central do texto, demonstrando compreensão global.
CIÊNCIAS
(EF01CI01) Comparar características de diferentes materiais presentes em objetos de uso cotidiano, discutindo sua origem, os modos como são descartados e como podem ser usados de forma mais consciente.
(EF02CI01) Identificar de que materiais (metais, madeira, vidro etc.) são feitos os objetos que fazem parte da vida cotidiana, como esses objetos são utilizados e com quais materiais eram produzidos no passado.
Como acessar o jogo educativo
Jogue na internet, acessando: https://www.escolagames.com.br/livros/amigosDoMeioAmbiente/