Back to Top icon+icon-facebookicon-fichaicon-fullscreenicon-kukagameslogo-safer icon-mobileicon-nucleoicon-printicon-seta-nexticon-seta-previcon-vire

Ficha para o professor

Amigos do meio ambiente

Amigos do meio ambiente

Cuidar do meio Ambiente é muito legal e é dever de todos!

Você sabe quais ações podem ajudar o Meio Ambiente?

Venha conhecer um pouco mais sobre esse assunto e saiba como contribuir para um ambiente mais saudável.

JOGAR

Nível de Ensino

Educação Infantil

Ensino Fundamental I

Componente curricular

Língua Portuguesa

Ciências

Tema

Meio ambiente

Série

2º Estágio - 1º Ano - 2º Ano

Idade

05 a 07 anos

Objetivos para o aluno

  • Desenvolver a leitura e interpretação de texto;
  • Perceber a utilização do alfabeto na construção das palavras;
  • Ampliar o vocabulário;
  • Conhecer os impactos ambientais provocados pela ação individual e coletiva do ser humano;
  • Compreender que simples ações podem contribuir com a melhoria da qualidade ambiental;
  • Analisar fatos e situações sobre o lixo, do ponto de vista ambiental, reconhecendo a necessidade de participar deste processo;
  • Conscientizar-se sobre as diferentes formas de coleta e destino do lixo, na escola, em casa, no bairro, na cidade;
  • Fixar conhecimento adquirido em sala de aula;

Objetivos para o professor

  • Trabalhar as habilidades de leitura e interpretação de texto;
  • Proporcionar, de maneira lúdica e criativa, o avanço no processo de leitura e escrita das crianças;
  • Ampliar o repertório de letras e palavras da turma;
  • Trabalhar conceitos de reutilização, redução e reciclagem;
  • Estimular a mudança de hábitos e a formação de novos hábitos que favorecem o meio ambiente e a natureza;
  • Promover a reflexão sobre a responsabilidade de cada um nesse processo de coleta seletiva;
  • Oferecer o jogo como recurso didático para fixar o conteúdo trabalhado em sala de aula;
  • Ampliar conhecimentos dos alunos;

Sugestão de abordagem para o professor

Passo 1: Leitura do Livro Escola Games “Amigos do Meio Ambiente)

Passo 2: Após a leitura do livro você pode fazer uma roda com os alunos e abordar as questões norteadoras a seguir:

1. O que fazemos com o nosso lixo?

2. Qual o impacto causado pelo lixo?

3. Quais os meios de destinação do lixo?

4. Por que devemos pensar antes de comprar algo?

5. Qual a diferença de lixo e resíduos sólidos?

Passo 3: Abordar com os alunos os 5R’s.

Passo 4: Peça para os alunos fazerem um levantamento sobre quais os tipos de resíduos sólidos mais produzidos em sua casa. Essa pesquisa pode ocorrer ao longo de uma a duas semanas. Após esse levantamento promova a socialização entre os alunos.

Passo 5: Solicite que os alunos recolham de casa 5 embalagens de quaisquer produtos (evite conteúdos inflamáveis e corrosivos). Em seguida, leve os alunos para informática e peça para que pesquisem o tempo de decomposição de cada uma das embalagens (exemplo: garrafa PET, saco de salgadinhos, embalagem de leite, papel de bala). Essa atividade também pode ser feita recolhendo as embalagens que mais aparecem no recreio da escola. Essa pesquisa deve ser transformada em cartazes e colocada em um local visível na escola para que todos vejam.

Passo 6 Como avaliação você pode solicitar que os alunos apresentem cartazes com estratégias para redução do lixo na escola ou outras sugestões que auxiliam no cuidado com o meio ambiente.

Complementando o conteúdo

É quase impossível falar de resíduos sólidos sem citar a prática dos 5R’s que tem como objetivo a redução e reutilização deste matérias e assim diminuindo o impacto no meio ambiente, mas não é só de reduzir e reutilizar que essa prática fala não. Ela vai muito além, e por isso, separamos um resumo sobre cada uma delas. Não deixe de repassar esse conhecimento para os alunos na hora de trabalhar o tema Meio Ambiente.

1º R: Repensar. É muito importante repensar hábitos de consumo e descarte. Será que o que você está comprando é realmente necessário? Ao invés de comprar algo novo, não poderia reaproveitar o que já tem? Essas e outras perguntas podem ser feitas para que os alunos reflitam sobre a maneira como estão consumindo e também como estão descartando o lixo que produzem.

2º R: Reduzir. Formas de reduzir: adquirir refis de produtos; escolher produtos que tenham menos embalagens ou embalagens econômicas; dar prioridade às embalagens retornáveis; ter sempre sua sacola de compras ao invés de utilizar as sacolinhas de plástico; etc.

3º R: Recusar. Ao recusar o uso de produtos que prejudicam a saúde e o meio ambiente, está contribuindo para um mundo mais limpo.

4º R: Reutilizar. Ao reutilizar, estará aumentando a vida útil do produto, além de economizar na extração de matérias-primas virgens.

5º R: Reciclar. Ao reciclar qualquer produto reduz-se o consumo de água, energia e matéria-prima, além de gerar trabalho e renda para milhares de pessoas.

Objetivo de aprendizagem e desenvolvimento segundo a BNCC

LÍNGUA PORTUGUESA

(EF15LP15) Reconhecer que os textos literários fazem parte do mundo do imaginário e apresentam uma dimensão lúdica, de encantamento, valorizando-os, em sua diversidade cultural, como patrimônio artístico da humanidade. Leitura colaborativa e autônoma

(EF15LP17) Apreciar poemas visuais e concretos, observando efeitos de sentido criados pelo formato do texto na página, distribuição e diagramação das letras, pelas ilustrações e por outros efeitos visuais.

(EF15LP18) Relacionar texto com ilustrações e outros recursos gráficos.

(EF02LP26) Ler e compreender, com certa autonomia, textos literários, de gêneros variados, desenvolvendo o gosto pela leitura.

(EF12LP18) Apreciar poemas e outros textos versificados, observando rimas, sonoridades, jogos de palavras, reconhecendo seu pertencimento ao mundo imaginário e sua dimensão de encantamento, jogo e fruição.

(EF02LP29) Observar, em poemas visuais, o formato do texto na página, as ilustrações e outros efeitos visuais.

(EF35LP03) Identificar a ideia central do texto, demonstrando compreensão global.

CIÊNCIAS

(EF01CI01) Comparar características de diferentes materiais presentes em objetos de uso cotidiano, discutindo sua origem, os modos como são descartados e como podem ser usados de forma mais consciente.

(EF02CI01) Identificar de que materiais (metais, madeira, vidro etc.) são feitos os objetos que fazem parte da vida cotidiana, como esses objetos são utilizados e com quais materiais eram produzidos no passado.

Como acessar o jogo educativo

Jogue na internet, acessando: https://www.escolagames.com.br/livros/amigosDoMeioAmbiente/