A princesa do Vale Verde

Sofia é uma linda princesa que vive no Vale Verde, um reino distante, cheio de árvores, rios e montanhas. Certo dia, no topo de uma árvore bem alta, Sofia percebeu que algo não ia bem. Seu reino estava ameaçado e somente com a ajuda de seus amigos poderia resolver a situação. Embarque com a pequena Sofia nesta aventura de amor à natureza!

Como cuidar daquilo que você não conhece? Esse questionamento é essencial na hora de promover o trabalho em educação ambiental com as crianças. Os jovens mais engajados com a preservação ambiental são aqueles que tiveram uma infância conectada com a natureza. Isso promove um futuro com jovens mais conscientes do seu papel no mundo, possuindo a vontade de estar perto da natureza e de preservá-la. Para que isso ocorra de fato, atividades precisam ser propostas desde as séries inicias e trazer a ludicidade uma excelente estratégia para que a educação ambiental aconteça. É importante que este trabalho se estenda para fora dos muros da escola, onde os alunos devem levar essas informações para suas famílias e comunidade.

Conhecer os impactos ambientais provocados pela ação individual e coletiva do ser humano;

Entender a importância da conservação das florestas;

Compreender o que é e a importância da sustentabilidade;

Compreender que simples ações podem contribuir com a melhoria da qualidade ambiental;

Analisar fatos e situações sobre o lixo, do ponto de vista ambiental, reconhecendo a necessidade de participar deste processo;

Desenvolver a leitura e interpretação de texto;

Perceber a utilização do alfabeto na construção das palavras;

Ampliar o vocabulário;

Compreender a importância da alimentação saudável;

Compreender que uma má alimentação pode provocar riscos ao seu desenvolvimento;

Explicar o conceito e a importância do desenvolvimento sustentável;

Estimular a mudança de hábitos e a formação de novos hábitos que favorecem o meio ambiente e a natureza;

Promover a reflexão sobre a responsabilidade de cada sobre o meio ambiente;

Trabalhar as habilidades de leitura e interpretação de texto;

Proporcionar, de maneira lúdica e criativa, o avanço no processo de leitura e escrita das crianças;

Ampliar o repertório de letras e palavras da turma;

Oferecer o jogo como recurso didático para fixar o conteúdo trabalhado em sala de aula;

Ampliar conhecimentos dos alunos;

• Passo 1: Leitura do Livro Escola Games “Princesa do vale verde”
  • Passo 2: Solicitar que os alunos se reúnam em grupo para propor estratégias para melhoria do meio ambiente escola.
  • Exemplo: coleta seletiva, limpeza, conserto de vazamentos de torneiras, economia de água.
  • Passo 3: Solicitar que os alunos elaborem uma cartilha ou cartaz de orientação sobre novos hábitos para o ambiente escolar.
  • Passo 4: Assistir ao filme Wall-e.
  • Passo 5: Fazer o debate do filme, onde os alunos deverão escrever a moral da história. Finalizar com um desenho e apresentar sua reflexão para a turma.
  • Passo 6: Revitalizar alguma parte do jardim da escola.

De acordo com a UNESCO, os quatro objetivos da educação ambiental para crianças são:

• Conscientizá-las e sensibilizá-las em relação aos problemas ambientais.

• Fomentar seu interesse em relação ao cuidado e melhoria do meio ambiente.

• Desenvolver na infância a capacidade de aprender sobre o meio que nos cerca.

• Ampliar seus conhecimentos ecológicos, em assuntos como energia, paisagem, ar, água, recursos naturais e vida silvestre.

A educação das novas gerações é de responsabilidade de todos, e não só dos pais. Sustentabilidade e Meio Ambiente devem ser ensinados desde cedo, e é preciso que a Escola adote estes valores em sua proposta. As crianças de hoje serão os governantes e líderes mundiais de amanhã e terão que lidar com grandes desafios — como o aquecimento global ou o estresse hídrico — e tomar decisões cruciais para a humanidade.