Ficha para o professor
Sofia é uma linda princesa que vive no Vale Verde, um reino distante, cheio de árvores, rios e montanhas. Certo dia, no topo de uma árvore bem alta, Sofia percebeu que algo não ia bem. Seu reino estava ameaçado e somente com a ajuda de seus amigos poderia resolver a situação. Embarque com a pequena Sofia nesta aventura de amor à natureza!
JOGARNível de Ensino
Ensino Fundamental I
Componente curricular
Língua Portuguesa
Ciências
Tema
Língua escrita: usos e formas;
Leitura e escrita;
Alfabetização;
Série
1º Ano - 2º Ano - 3º Ano
Idade
06 a 08 anos
Objetivos para o aluno
Objetivos para o professor
Sugestão de abordagem para o professor
Passo 1: Leitura do Livro Escola Games “Princesa do vale verde”
Passo 2: Imprimir e solicitar a leitura da cartilha abaixo
https://www.iberdrola.com/wcorp/gc/prod/pt_BR/comunicacion/docs/Infografico_Educacao_Ambiental_POR.pdf
Passo 3: Solicitar que os alunos se reúnam em grupo para propor estratégias para melhoria do meio ambiente escola.
Exemplo: coleta seletiva, limpeza, conserto de vazamentos de torneiras, economia de água.
Passo 4: Solicitar que os alunos elaborem uma cartilha ou cartaz de orientação sobre novos hábitos para o ambiente escolar.
Passo 5: Assistir ao filme Wall-e.
Passo 6: Fazer o debate do filme, onde os alunos deverão escrever a moral da história. Finalizar com um desenho e apresentar sua reflexão para a turma.
Passo 7: Revitalizar alguma parte do jardim da escola.
Complementando o conteúdo
De acordo com a UNESCO, os quatro objetivos da educação ambiental para crianças são:
- Conscientizá-las e sensibilizá-las em relação aos problemas ambientais.
- Fomentar seu interesse em relação ao cuidado e melhoria do meio ambiente.
- Desenvolver na infância a capacidade de aprender sobre o meio que nos cerca.
- Ampliar seus conhecimentos ecológicos, em assuntos como energia, paisagem, ar, água, recursos naturais e vida silvestre.
A educação das novas gerações é de responsabilidade de todos, e não só dos pais. Sustentabilidade e Meio Ambiente devem ser ensinados desde cedo, e é preciso que a Escola adote estes valores em sua proposta. As crianças de hoje serão os governantes e líderes mundiais de amanhã e terão que lidar com grandes desafios — como o aquecimento global ou o estresse hídrico — e tomar decisões cruciais para a humanidade.
Objetivo de aprendizagem e desenvolvimento segundo a BNCC
LÍNGUA PORTUGUESA
(EF15LP15) Reconhecer que os textos literários fazem parte do mundo do imaginário e apresentam uma dimensão lúdica, de encantamento, valorizando-os, em sua diversidade cultural, como patrimônio artístico da humanidade. Leitura colaborativa e autônoma
(EF15LP17) Apreciar poemas visuais e concretos, observando efeitos de sentido criados pelo formato do texto na página, distribuição e diagramação das letras, pelas ilustrações e por outros efeitos visuais.
(EF15LP18) Relacionar texto com ilustrações e outros recursos gráficos.
(EF02LP26) Ler e compreender, com certa autonomia, textos literários, de gêneros variados, desenvolvendo o gosto pela leitura.
(EF12LP18) Apreciar poemas e outros textos versificados, observando rimas, sonoridades, jogos de palavras, reconhecendo seu pertencimento ao mundo imaginário e sua dimensão de encantamento, jogo e fruição.
(EF02LP29) Observar, em poemas visuais, o formato do texto na página, as ilustrações e outros efeitos visuais.
(EF35LP03) Identificar a ideia central do texto, demonstrando compreensão global.
CIÊNCIAS
(EF01CI01) Comparar características de diferentes materiais presentes em objetos de uso cotidiano, discutindo sua origem, os modos como são descartados e como podem ser usados de forma mais consciente.
(EF02CI06) Identificar as principais partes de uma planta (raiz, caule, folhas, flores e frutos) e a função desempenhada por cada uma delas, e analisar as relações entre as plantas, o ambiente e os demais seres vivos.
Como acessar o jogo educativo
Jogue na internet, acessando: https://www.escolagames.com.br/livros/aPrincesaDoValeVerde/