Ficha para o professor
Rapunzel foi enfeitiçada e aprisionada em uma torre muito alta!
O seu sonho é encontrar um príncipe que a liberte e conquiste o seu coração.
Divirta-se com esta releitura de Rapunzel.
JOGARNível de Ensino
Educação Infantil
Ensino Fundamental I
Componente curricular
Língua Portuguesa
Tema
Língua escrita: usos e formas;
Leitura e escrita;
Alfabetização;
Série
1º Estágio - 2º Estágio - 1º Ano - 2º Ano - 3º Ano
Idade
04 a 08 anos
Objetivos para o aluno
Objetivos para o professor
Sugestão de abordagem para o professor
Passo 1: Escolha um livro de literatura;
Passo 2: Reconte a história para outro grupo de alunos usando a dramatização;
Passo 3. Enriqueça as histórias, descrevendo partes que não foram detalhadas
Passo 4: Para antes do final da história e peça para as crianças terminarem;
Passo 5: Peça as crianças uma ilustração sobre a história
Passo 6: Leia outro livro de literatura e peça para que os alunos contem uma história misturando os dois livros.
Complementando o conteúdo
Dicas extras para tornar o hábito de ler ainda mais divertido:
1. Leia livros para as crianças, desenvolvendo um hábito.
2. Escolha livros bem ilustrados.
3. Destine um espaço confortável para leitura.
4. Promova a leitura de diferentes tipos de histórias.
5. Peça para a criança desenhar o que entendeu.
6. Apresente teatro de fantoches sobre a histórias.
7. Peça para as crianças elaborarem cartões nas datas comemorativas.
Objetivo de aprendizagem e desenvolvimento segundo a BNCC
EDUCAÇÃO INFANTIL
(EI03EF03) Escolher e folhear livros, procurando orientar-se por temas e ilustrações e tentando identificar palavras conhecidas.
(EI03EF04) Recontar histórias ouvidas e planejar coletivamente roteiros de vídeos e de encenações, definindo os contextos, os personagens, a estrutura da história.
(EI03EF06) Produzir suas próprias histórias orais e escritas (escrita espontânea), em situações com função social significativa.
(EI03CG04) Adotar hábitos de autocuidado relacionados a higiene, alimentação, conforto e aparência.
LÍNGUA PORTUGUESA
(EF15LP15) Reconhecer que os textos literários fazem parte do mundo do imaginário e apresentam uma dimensão lúdica, de encantamento, valorizando-os, em sua diversidade cultural, como patrimônio artístico da humanidade. Leitura colaborativa e autônoma
(EF15LP17) Apreciar poemas visuais e concretos, observando efeitos de sentido criados pelo formato do texto na página, distribuição e diagramação das letras, pelas ilustrações e por outros efeitos visuais.
(EF15LP18) Relacionar texto com ilustrações e outros recursos gráficos.
(EF02LP26) Ler e compreender, com certa autonomia, textos literários, de gêneros variados, desenvolvendo o gosto pela leitura.
(EF12LP18) Apreciar poemas e outros textos versificados, observando rimas, sonoridades, jogos de palavras, reconhecendo seu pertencimento ao mundo imaginário e sua dimensão de encantamento, jogo e fruição.
(EF02LP29) Observar, em poemas visuais, o formato do texto na página, as ilustrações e outros efeitos visuais.
(EF35LP03) Identificar a ideia central do texto, demonstrando compreensão global.
Como acessar o jogo educativo
Jogue na internet, acessando: https://www.escolagames.com.br/livros/aMaldicaoDasTrancasDeRapunzel/