Ficha pedagógica

A Invasão dos Posts

Quando uma nave do Planeta X chega à cidade, os adultos caem no sono e as crianças ficam presas num mundo de posts sem fim. Mas Rafinha diz “não”, pega a bicicleta e mostra que brincar, aprender e viver de verdade pode derrotar qualquer invasão! 🚲✨

Acessar
personagem Escola Games

Dicas para o educador

Estamos sempre pensando em ampliar o repertório cultural das crianças, bem como tornar a experiência com livros algo prazeroso e lúdico. Queremos ajudar nossas crianças a refletirem sobre suas realidades e seu papel no mundo em que estão inseridas. Hoje em dia, as crianças querem novidades quando se fala em leitura. Elas gostam de manusear os livros literários comuns, porém se sentem muito atraídas pelos digitais. É nosso principal objetivo estimular nossas crianças para o aprendizado dos conteúdos didáticos através dos games e também motivar para a leitura dinâmica, para a escrita criativa e para a evolução dos educandos em suas habilidades, favorecendo suas competências.

Com o objetivo de dinamizar o contexto da leitura, nosso canal lançou a obra literária “A Invasão dos Posts” a fim de mexer com a imaginação das crianças, levando-as para um universo meio mágico e ao mesmo tempo real. Afinal de contas, as crianças devem conciliar brincadeiras comuns com o mundo digital? O que deve predominar? Como usar a tecnologia com as crianças na sala de aula e no dia a dia para potencializar seu desenvolvimento intelectual? Essas são perguntas que devem passar pela mente dos educadores e pais.

Sabemos que é muito importante que nossas crianças tenham noções básicas de informática e também possam vivenciar as ferramentas tecnológicas para desenvolver suas habilidades, ampliar a criatividade e socializar-se. Só que criança também tem que brincar no pátio da escola de “Amarelinha”, pular corda, jogar bola, subir em árvore, soltar pipa, andar de patinete, nadar e brincar com carrinhos, bonecas, enfim, exercitar-se. É preciso manter uma vida comum, saudável, respirar ar puro, aproveitar a infância e ao mesmo tempo se interagir com os dispositivos digitais.

No livro em estudo, os alunos vão conhecer o “Rafinha”, um menino muito arteiro. Ele é uma criança comum, que gosta de brincadeiras populares, mas que vai se deparar com uma nave muito interessante e “aprontar todas”. Com a chegada dessa nave, a grande novidade do momento, as crianças da cidade começarão a criar dancinhas, a contar piadas sem graça e também reproduzirão pegadinhas, o dia inteiro, para postar e mandar ao “Planeta X”.

Educador, desperte a curiosidade de suas crianças. Crie uma nave espacial com material reciclável para ilustrar a aula e iniciar o trabalho com a obra digital. Mostre-a às crianças e pergunte a elas se têm vontade de conhecer uma nave de verdade. A seguir, após ouvir o depoimento de cada uma, entregue uma folha colorida de papel sulfite a todas e motive seus alunos para desenharem tudo o que imaginam que exista no espaço de uma nave. Essa será uma aula dinâmica e muito criativa. Deixe as crianças assentadas em pequenos grupos para trocarem ideias e visualizarem os desenhos dos coleguinhas. Para finalizar esse momento de interação, professor, faça a exposição dos trabalhos dos alunos em um varal na sala de aula.

O livro digital “A INVASÃO DOS POSTS” retrata um pouco de nossa realidade e mistura ficção. As crianças adoram fantasia e no livro em estudo elas vão viajar por uma nave cheia de surpresas. Quem será InstaTOK? Rafinha fará amizade com ele?

Educador, sugerimos que o tema do livro digital seja explorado antes com atividades simples e lúdicas, como pantomimas. Pergunte se alguma criança sabe imitar um robô. Com certeza a maioria tem noção de como age um robozinho!

Após atividades de desenho e também de expressão corporal, leve seus alunos à sala de informática para lerem a obra digital em estudo.

Assim que retornarem da aula executada na sala de informática, as crianças poderão reproduzir a historinha em um caderno pequeno com capa dura, criando assim, um novo livro. Esse momento é muito importante, pois a criança vai recontar a história à sua maneira, usando os recursos que tiver e sua criatividade. Será uma verdadeira “oficina de artes”.

O conhecimento digital é essencial no mundo atual e nossas crianças precisam se aprimorar, pois softwares e aplicativos estão presentes à nossa volta em todos os lugares os quais frequentamos. Nós, do canal da Escola Games, elaboramos jogos e livros digitais que mantenham as crianças atualizadas, porém sem tirá-las da infância. A intenção é que elas se divirtam e aprendam ao mesmo tempo.

Pode ser que alguma criança não saiba o que é “post”. O professor deverá explicar que se trata do conteúdo que é divulgado na internet: mensagens, imagens, publicações feitas em redes sociais ou sites.

Objetivos para o aluno:

  • Explorar diferentes tecnologias e recursos digitais;
  • Desenvolver habilidades artísticas e ampliar os conhecimentos de forma lúdica ao se interagir;
  • Elaborar um livro para reproduzir a história em estudo;
  • Ampliar o repertório com gratuidade através do acesso ao canal da Escola Games;
  • Realizar atividades manuais para representar a temática em estudo, como dobraduras;
  • Refletir sobre ser alegre e ter um mundo feliz;
  • Expressar-se e manifestar seu posicionamento acerca dos mais variados conteúdos e assuntos.

Objetivos para o professor:

  • Possibilitar o aprendizado através de obras literárias digitais;
  • Promover a Literatura em Língua Portuguesa;
  • Trabalhar as competências digitais e sair das aulas maçantes;
  • Estimular para a leitura e desenvolvimento da consciência coletiva;
  • Potencializar a memorização e aprendizado das crianças;
  • Desenvolver a escuta sensível;
  • Explicar às crianças sobre o que é “post”;
  • Encerrar as atividades com uma aula-passeio e lanche comunitário;
  • Dar espaço às crianças para desenvolverem a imaginação, a sensibilidade e afetividade.

Sugestão de abordagem para o professor

Uma forma muito divertida de abordagem do assunto em estudo, professor de Literatura, será levar à sala de aula músicas que falem de nave espacial. Como a canção “Voar no Espaço”, do Papanana Kids. Os alunos também podem gostar bastante de músicas como “Superfantástico”, da turma do “Balão Mágico”. Nossa ideia é fazer com que as crianças cantem e divirtam-se com músicas que dão abertura à imaginação.

Superfantástico, amigo
Que bom estar contigo no nosso balão!
Vamos voar novamente
Cantar alegremente mais uma canção

Tantas crianças já sabem
Que todas elas cabem no nosso balão
Até quem tem mais idade
Mas tem felicidade no seu coração

Sou feliz
Por isso, estou aqui
Também quero viajar nesse balão

Superfantástico!
No Balão Mágico
O mundo fica bem mais divertido!

Superfantástico!
No Balão Mágico
O mundo fica bem mais divertido!

Sou feliz
Por isso, estou aqui
Também quero viajar nesse balão

Superfantasticamente
As músicas são asas da imaginação
É como a flor e a semente
Cantar que faz a gente viver a emoção

Vamos fazer a cidade
Virar felicidade com nossa canção
Vamos fazer essa gente
Voar alegremente no nosso balão

Sou feliz
Por isso, estou aqui
Também quero viajar nesse balão

Superfantástico!
No Balão Mágico
O mundo fica bem mais divertido!

Superfantástico!
No Balão Mágico
O mundo fica bem mais divertido!

Sou feliz
Por isso, estou aqui
Também quero viajar nesse balão

Superfantástico!
No Balão Mágico
O mundo fica bem mais divertido!

Superfantástico!
No Balão Mágico
O mundo fica bem mais divertido!

Sou feliz
Por isso, estou aqui
Também quero viajar nesse balão!
Superfantástico!

Explorando a canção em uma “Roda de Conversa”:

  1. Na música “Superfantástico”, é possível refletir sobre viver feliz e sentir emoções. Para você, criança, o que é ser alegre?

  2. Você, criança, gostaria de viajar em uma nave espacial ou em um balão? Por quê?

  3. Criança, na sua opinião, o que falta no mundo para que ele seja mais divertido?

  4. Qual a relação dessa música com o livro digital em estudo?

Após a “Roda de Conversa”, as crianças podem produzir cartazes que representem um mundo mais divertido e feliz. Essa será uma atividade muito lúdica e irá possibilitar às crianças o desenvolvimento de suas habilidades. Elas também poderão criar balões com material sucata ou fazer dobraduras. Quando a criança faz uma dobradura, além de brincar, ela assimila noções espaciais e melhora suas habilidades finas.

Por que associar nave espacial e balão, educador? Ambos nos levam emoção e mexem com a nossa imaginação.

Outras atividades podem ser desenvolvidas a partir de músicas, como a organização de uma coreografia. O centro da coreografia poderá ser uma nave espacial e as crianças vão dançar em volta da mesma. O importante é usar a imaginação e extrapolar a temática.

A música colabora para a formação da criança em todos os aspectos, contribuindo para que se expresse verbalmente e através dos gestos, possibilitando-lhe ser mais sensível e ajuda também nas questões voltadas para o caráter, para a índole.

Além do professor de Literatura ou Língua Portuguesa, o de Geografia tem a possibilidade de trabalhar com as crianças um assunto relacionado à temática do livro, como por exemplo, os planetas existentes.

Complementando o conteúdo

Aula-passeio temática

Uma aula-passeio será o ideal para complementar e finalizar com “Chave de Ouro” o estudo da obra digital. As crianças podem ir a um lugar que tenha brinquedos disponíveis, como escorregador, gangorra, balanço, gira-giras, labirintos ou até mesmo uma nave espacial montada com sucata. Cada aluno deverá levar um pratinho de salgado e também um refrigerante para a realização de um lanche comunitário.

Mais uma vez sugerimos músicas para alegrar o ambiente e torná-lo mais temático. Educador, utilize as músicas trabalhadas durante as aulas.

Os pais devem ser avisados sobre esse passeio com antecedência. Propomos que seja colado na agenda das crianças um bilhete explicando sobre a finalidade do passeio.

No dia do passeio, as crianças devem ir uniformizadas para que sejam identificadas caso surja algum imprevisto.

Durante o passeio, o educador vai tirar fotos para “posts” da turma e apreciação dos pais. As crianças vão adorar!

Copyright © 2026 - Todos os direitos reservados

Configurações de privacidade