logo Escola Games
Site em inglês
logo Escola Games

Ficha pedagógica

Zoo louco

Zoo louco

Vamos ao zoológico?

Os animais adoram receber uma visita!

Conheça os animais do Zoo Louco como a girafa, o urso, o elefante e o cervo. Eles são muito legais! Além de visitá-los, vamos contar quantos animais têm em cada fase, assim treinamos as nossas habilidades de contar e somar.

Acessar
BNCC - Educação Infantil
Campo de experiênciasFaixa etáriaObjetivos de aprendizagem e desenvolvimento
Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações
Crianças pequenas (4 anos a 5 anos e 11 meses)
(EI03ET05)

Classificar objetos e figuras de acordo com suas semelhanças e diferenças.

Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações
Crianças pequenas (4 anos a 5 anos e 11 meses)
(EI03ET07)

Relacionar números às suas respectivas quantidades e identificar o antes, o depois e o entre em uma sequência.

BNCC - Ensino Fundamental
ComponenteAno / FaixaUnidades temáticasObjetos de conhecimentoHabilidades
Matemática
1º Ano
Números

Quantificação de elementos de uma coleção: estimativas, contagem um a um, pareamento ou outros agrupamentos e comparação

(EF01MA02)

Contar de maneira exata ou aproximada, utilizando diferentes estratégias como o pareamento e outros agrupamentos.

Base Nacional Comum Curricular (BNCC)
personagem Escola Games

Dicas para o educador

O uso de jogos para o ensino de matemática na educação infantil além de aguçar a curiosidade e o raciocínio lógico, incentiva o aluno a entender sua importância no cotidiano. Os jogos quando trabalhados em dupla viabilizam a cooperação entre alunos. Por isso, em alguns momentos proporcione atividades em duplas ou em grupos. Solicite que os alunos revezem o uso do computador e cooperem na escolha da resposta correta.

Após o uso do jogo solicite que os alunos façam registros sobre o jogo, como por exemplo, eles poderão escrever os números que apareceram em suas jogadas, depois, deverão desenhar objetos representando a quantidade de cada número. Abaixo lista algumas sugestões para desenvolvimento de outras atividades complementares ao jogo.

Objetivos para o aluno

Recitar e memorizar a sequência numérica de 0 a 9;

Ter noções de quantidade e relação dos numerais. Como também saber realizar a contagem oral;

Estimular e desenvolver a leitura e a escrita dos números como suporte para a assimilação de vários tipos de conteúdo do conhecimento matemático;

Mostrar a lógica da construção dos números - em função do jogo de palavras para expressar e representar as quantidades e as medidas que podem ser realizadas nas experiências matemáticas;

Explorar e reconhecer os números e fazer relações entre quantidades e números;

Desenvolver o raciocínio lógico-matemático e construção do conceito de número através do lúdico;

Reconhecer os nomes dos números e associá-los corretamente ao seu respectivo símbolo numérico;

Objetivos para o professor

Utilizar recursos da Internet para trabalhar a contagem da sequência numérica de 0 a 9;

Trabalhar a escrita dos números de 0 a 9;

Levar a criança a entender a importância dos números em seu cotidiano;

Fixar conteúdo trabalhado em sala de aula;

Desenvolver na criança competências na escrita dos números;

Sugestão de abordagem para o professor

(Sugestão 1) Inicie a aula fazendo a contagem dos números de 0 a 10 em ordem crescente e depois decrescente, em seguida peça para que os alunos escrevam essa sequência.

(Sugestão 2) Desenhar e recortar os numerais de 0 a 10 utilizando folhas de EVA colorido. Recortar moldes de mais ou menos 20 cm, em seguida, cole na parte superior do quadro.

(Sugestão 3) Separar tampinhas de garrafas. Em seu interior cole números de 0 a 9. Cada aluno dever ter pelo menos dois números de cada. Entregue as tampinhas embaralhas e peça para que o aluno monte duas sequencias, uma em ordem crescente (de 0 a 9) e outra sequência em ordem decrescente (9 a 0).

(Sugestão 4) Pergunte aos alunos se eles colecionam algo, se eles responderem que sim, perguntar quantos objetos tem sua coleção. Se os alunos não souberem responder no momento da aula solicite que eles pesquisem quando chegarem em casa.

(Sugestão 5) Faça perguntas aos alunos, como:

  • Quantos alunos temos na sala hoje?

  • Quantas meninas?

  • Quantos meninos?

  • Há mais meninos ou meninas?

  • Que dia do mês estamos?

(Sugestão 6) Pedir para que os alunos façam cartões coloridos com os números de 0 a 10. Esses números devem ficar soltos em algum local dentro do caderno para uso posterior em outras atividades.

(Sugestão 7) Jogo de boliche com 9 garrafas. Quando cada aluno fizer sua jogada pergunte a ele quantos pinos ele derrubou. E preferir faça um placar para estimular os alunos a jogar.

(Sugestão 8) Montar cartelas de bingo e jogar com os alunos.

(Sugestão 9) Imprima em uma A4 número de 0 a 9, em volta de cada número desenhe um círculo, em seguida peça para os alunos desenharem dentro dos círculos desenhos com a quantidade correspondente ao número escrito.

(Sugestão 10) Enriqueça seu Projeto com atividades orais envolvendo brincadeiras, músicas e versos, nas quais se pode exercitar a verbalização da sequência numérica através da contagem rítmica e em movimentos.

Algumas sugestões:

  • A galinha do vizinho

  • Mariana (Mariana conta 1)

  • Os indiozinhos (1, 2, 3 indiozinhos)

  • 1, 2, feijão com arroz

  • Tumbalacatumba

  • Os números (música da Xuxa)

  • Cinco patinhos (música da Xuxa)

(Sugestão 11) Completar sequência numérica: Imprimia imagens que possuam a ordenação com alguns números incompletos, onde o aluno poderá escrevê-los.

(Sugestão 12) Imprima desenhos dentro de círculos com quantidade de 0 a 9, em seguida, solicite que os alunos escrevam por extenso a quantidade correspondente.

(Sugestão 13) Em uma folha faça a atividade de ligação entre conjuntos: para permitir a relação entre conjunto de objetos, animais ou pessoas com o numeral correspondente;

Complementando o conteúdo

O processo de ensino-aprendizagem em disciplinas tida como difíceis, necessita de ferramentas pedagógicas adequadas que atendam a prioridades do educando. A matemática muitas vezes é caracterizada pela quantidade de fórmulas, e processos que requerem a memorização. Essa ideia de que matemática é algo apenas a ser decorado precisa ser desmistificado deste as séries iniciais. Para isso o professor dever possibilitar o ensino da matemática de forma atraente e divertida. Este game é recurso facilitador e colaborador para trabalhar os bloqueios que os alunos apresentam em relação a alguns conteúdos matemáticos. Um dos grandes benefícios do uso de games em sala de aula podemos citar: a possibilidade de detectar os alunos que estão com dificuldades na aprendizagem sem a necessidade de processos avaliativos mais rigorosos. O processo avaliativo também pode ser um momento de aprendizado. Esse momento também precisa ser planejado de forma a promover um ensino estimulante aos alunos. Os jogos online não precisam ser apenas um momento de descontração dos alunos, ele pode ser usado em todas as etapas do ensino, inclusive nesta avaliação.