Back to Top icon+icon-facebookicon-fichaicon-fullscreenicon-kukagameslogo-safer icon-mobileicon-nucleoicon-printicon-seta-nexticon-seta-previcon-vire

Ficha para o professor

Zebuzim

Zebuzim

Deslize as faixas para montar o Zebuzim e conheça as principais raças zebuínas.

Você vai adorar brincar com essa turma!

Nível de Ensino

Ensino Fundamental I

Educação Infantil

Componente curricular

Matemática

Tema

Quebra-cabeça

Série

1º Estágio - 2º Estágio - 1º Ano - 2º Ano

Idade

05 a 08 anos

Objetivos para o aluno

  • Estimular a aprendizagem;
  • Estimular habilidades de estratégias na resolução de problemas;
  • Conhecer um pouco sobre a história da cidade de Uberaba;
  • Conhecer as raças zebuínas;
  • Desenvolver a atenção e o pensamento lógico;
  • Desenvolver a coordenação motora;
  • Promover exercício da memória;
  • Desenvolver diferentes habilidades do pensamento como: observar, comparar, analisar e sintetizar;
  • Analisar figuras e ampliar as noções de composição e decomposição a partir da fragmentação de uma imagem;
  • Estimular a cooperação entre os colegas por meio da promoção de atividades em duplas ou grupos;

Objetivos para o professor

  • Oferecer jogos didática para o desenvolvimento motor e cognitivo das crianças;
  • Oferecer o jogo como recurso didático para fixar o conteúdo trabalhado em sala de aula;
  • Ampliar os conhecimentos dos alunos;
  • Trabalhar com os alunos habilidades de concentração e raciocínio lógico;
  • Trabalhar a atenção e concentração;
  • Possibilitar o desenvolvimento das diversas habilidades do pensamento, como a observação, a comparação, análise e a capacidade de sintetizar;

Sugestão de abordagem para o professor

(Sugestão 1) O jogo traz dois níveis de dificuldade. Comece o trabalho clicando no nível fácil, onde o fundo das imagens possui cores diferentes para cada raça de zebuíno. Assim, as crianças conseguirão formar mais facilmente cada uma das raças. Ao montar a cabeça do boi, peça às crianças que cliquem no canto inferior da direita. Aparecerá um pequeno texto com as informações da raça que a criança acabou de montar. Peça que o aluno leia sobre a raça.

(Sugestão 2) Para as crianças maiores, um registro poderá ser proposto: anotar as principais informações sobre a raça, usando pequenas informações. Por exemplo: GUZERÁ – produção de carne e leite / resistente / chifres grandes e escuros / orelhas médias de pontas redondas. Ao perceber que as crianças já conseguem dominar bem as propostas do nível fácil, lance o desafio do quebra-cabeça no nível difícil, em que o fundo de todas as imagens está em uma só cor.

(Sugestão 3) Outras propostas de quebra-cabeça podem ser facilmente desenvolvidas em sala de aula. Providencie imagens de revistas, calendários, etc. e cole em um papel mais grosso. Risque, recortando em seguida, transformando a imagem em um quebra-cabeça.

(Sugestão 4) Atividade para 2º ano: CAÇA NÚMERO: imprima uma cartela com diversos números (mais ou menos 5), esses números serão o resultado das operações matemáticas que você irá colocar no quadro. As cartelas devem ser iguais. Escreva no quadro as operações e os alunos devem colorir rapidamente o resultado. É uma atividade semelhante a um Bingo.

(Sugestão 5) Elaborar um quebra cabeça usando palitos de picolé. Peça para os alunos escolherem um desenho para pintar, em seguida os alunos deverão escrever a palavra correspondente ao desenho. Para isso é necessário que os palitos de picolé estejam colados atras com uma fita adesiva. Após a escrita e desenho separe e embaralhe os palitos. Por último solicite que os alunos façam a união correta. Essa é uma atividade interdisciplinar com a disciplina de língua portuguesa.

(Sugestão 6) Imprimir imagem de bois e solicitar que os alunos façam colagens com fitas coloridas, lantejoulas e glitter.

(Sugestão 7) Explicar aos alunos os modos de vida do BOI ZEBU, suas semelhanças e diferenças anatômicas e fisiológicas.

(Sugestão 8) Explicar a diferença entre um zebuíno e um taurino.

(Sugestão 9) Explicar aos alunos o que é um leilão, como acontece e por que acontece.

(Sugestão 10) Solicitar que os alunos construam um mural apresentando tudo que é aproveitado do Boi: alimento, calçados, roupas, berrante e etc.

(Sugestão 11) Contar aos alunos a história do Boi Zebu.

Disponível em: https://tecnologianocampo.com.br/zebu/

Acesso em: 10 de Maio de 2021

Complementando o conteúdo

Principais raças Zebuínas

O Brasil possui diversas raças de zebuínos, cada uma possuindo uma particularidade e desafio para criação. Conheça um pouco sobre elas.

– Brahman – Formada nos EUA, é resultado do cruzamento de zebuínos da Índia e do Brasil na década de 1920. Presente em mais de 70 países, veio para o Brasil em 1994.

– Guzerá – Gado milenar e o zebuíno mais antigo na seleção genética brasileira. É excelente para a produção de leite e carne.

– Gir – Tradicionalmente é um grande fornecedor de genética leiteira, serve de base em outras raças, como o Girolando;

– Indubrasil – Possui características altamente produtivas. O gado está espalhado por diferentes regiões do país.

– Sindi – Originário do Paquistão, é o gado perfeito para a região nordeste do Brasil, convertendo ganhos de produção de carne e leite mesmo em condições extremas;

– Nelore / Nelore Mocho – Raça de maior população no país. Difundido por todo território nacional, é muito precoce e possui altíssimo rendimento de carcaça, atendendo às expectativas da indústria frigorífica.

– Tabapuã – Se adapta muito bem à região sul do país. É uma raça brasileira de corte, resultado do cruzamento entre o gado mocho nacional e animais de origem indianas.

FONTE: https://tecnologianocampo.com.br/zebu/

Acesso em: 10 de Maio de 2021

- Clique no link abaixo para saber mais sobre as raças zebuínas

http://www.abcz.org.br/Home/Conteudo/23985-Racas-Zebuinas

Acesso em: 10 de Maio de 2021

Como acessar o jogo educativo

Jogue na internet, acessando: https://www.escolagames.com.br/jogos/zebuzim/

Google Play

Instale o aplicativo no seu dispositivo Android

App Store

Instale o aplicativo no seu iPad / iPhone