Ficha para o professor
Deslize as faixas para montar o Zebuzim e conheça as principais raças zebuínas.
Você vai adorar brincar com essa turma!
JOGARNível de Ensino
Educação Infantil
Ensino Fundamental I
Componente curricular
Matemática
Tema
Quebra-cabeça
Série
1º Estágio - 2º Estágio - 1º Ano - 2º Ano
Idade
05 a 08 anos
Objetivos para o aluno
Objetivos para o professor
Sugestão de abordagem para o professor
(Sugestão 1) O jogo traz dois níveis de dificuldade. Comece o trabalho clicando no nível fácil, onde o fundo das imagens possui cores diferentes para cada raça de zebuíno. Assim, as crianças conseguirão formar mais facilmente cada uma das raças. Ao montar a cabeça do boi, peça às crianças que cliquem no canto inferior da direita. Aparecerá um pequeno texto com as informações da raça que a criança acabou de montar. Peça que o aluno leia sobre a raça.
(Sugestão 2) Para as crianças maiores, um registro poderá ser proposto: anotar as principais informações sobre a raça, usando pequenas informações. Por exemplo: GUZERÁ – produção de carne e leite / resistente / chifres grandes e escuros / orelhas médias de pontas redondas. Ao perceber que as crianças já conseguem dominar bem as propostas do nível fácil, lance o desafio do quebra-cabeça no nível difícil, em que o fundo de todas as imagens está em uma só cor.
(Sugestão 3) Outras propostas de quebra-cabeça podem ser facilmente desenvolvidas em sala de aula. Providencie imagens de revistas, calendários, etc. e cole em um papel mais grosso. Risque, recortando em seguida, transformando a imagem em um quebra-cabeça.
(Sugestão 4) Atividade para 2º ano: CAÇA NÚMERO: imprima uma cartela com diversos números (mais ou menos 5), esses números serão o resultado das operações matemáticas que você irá colocar no quadro. As cartelas devem ser iguais. Escreva no quadro as operações e os alunos devem colorir rapidamente o resultado. É uma atividade semelhante a um Bingo.
(Sugestão 5) Elaborar um quebra cabeça usando palitos de picolé. Peça para os alunos escolherem um desenho para pintar, em seguida os alunos deverão escrever a palavra correspondente ao desenho. Para isso é necessário que os palitos de picolé estejam colados atras com uma fita adesiva. Após a escrita e desenho separe e embaralhe os palitos. Por último solicite que os alunos façam a união correta. Essa é uma atividade interdisciplinar com a disciplina de língua portuguesa.
(Sugestão 6) Imprimir imagem de bois e solicitar que os alunos façam colagens com fitas coloridas, lantejoulas e glitter.
(Sugestão 7) Explicar aos alunos os modos de vida do BOI ZEBU, suas semelhanças e diferenças anatômicas e fisiológicas.
(Sugestão 8) Explicar a diferença entre um zebuíno e um taurino.
(Sugestão 9) Explicar aos alunos o que é um leilão, como acontece e por que acontece.
(Sugestão 10) Solicitar que os alunos construam um mural apresentando tudo que é aproveitado do Boi: alimento, calçados, roupas, berrante e etc.
(Sugestão 11) Contar aos alunos a história do Boi Zebu.
Disponível em: https://tecnologianocampo.com.br/zebu/
Acesso em: 10 de Maio de 2021
Complementando o conteúdo
Principais raças Zebuínas
O Brasil possui diversas raças de zebuínos, cada uma possuindo uma particularidade e desafio para criação. Conheça um pouco sobre elas.
– Brahman – Formada nos EUA, é resultado do cruzamento de zebuínos da Índia e do Brasil na década de 1920. Presente em mais de 70 países, veio para o Brasil em 1994.
– Guzerá – Gado milenar e o zebuíno mais antigo na seleção genética brasileira. É excelente para a produção de leite e carne.
– Gir – Tradicionalmente é um grande fornecedor de genética leiteira, serve de base em outras raças, como o Girolando;
– Indubrasil – Possui características altamente produtivas. O gado está espalhado por diferentes regiões do país.
– Sindi – Originário do Paquistão, é o gado perfeito para a região nordeste do Brasil, convertendo ganhos de produção de carne e leite mesmo em condições extremas;
– Nelore / Nelore Mocho – Raça de maior população no país. Difundido por todo território nacional, é muito precoce e possui altíssimo rendimento de carcaça, atendendo às expectativas da indústria frigorífica.
– Tabapuã – Se adapta muito bem à região sul do país. É uma raça brasileira de corte, resultado do cruzamento entre o gado mocho nacional e animais de origem indianas.
FONTE: https://tecnologianocampo.com.br/zebu/
Acesso em: 10 de Maio de 2021
- Clique no link abaixo para saber mais sobre as raças zebuínas
http://www.abcz.org.br/Home/Conteudo/23985-Racas-Zebuinas
Acesso em: 10 de Maio de 2021
Objetivo de aprendizagem e desenvolvimento segundo a BNCC
EDUCAÇÃO INFANTIL
(EI03EO02) Agir de maneira independente, com confiança em suas capacidades, reconhecendo suas conquistas e limitações.
(EI03CG02) Demonstrar controle e adequação do uso de seu corpo em brincadeiras e jogos, escuta e reconto de histórias, atividades artísticas, entre outras possibilidades.
(EI03CG05) Coordenar suas habilidades manuais no atendimento adequado a seus interesses e necessidades em situações diversas.
(EI03ET01) Estabelecer relações de comparação entre objetos, observando suas propriedades.
(EI03ET05) Classificar objetos e figuras de acordo com suas semelhanças e diferenças.
ENSINO FUNDAMENTAL 1
(EF01MA09) Organizar e ordenar objetos familiares ou representações por figuras, por meio de atributos, tais como cor, forma e medida.
(EF01MA10) Descrever, após o reconhecimento e a explicitação de um padrão (ou regularidade), os elementos ausentes em sequências recursivas de números naturais, objetos ou figuras.
(EF01MA11) Descrever a localização de pessoas e de objetos no espaço em relação à sua própria posição, utilizando termos como à direita, à esquerda, em frente, atrás.
(EF02MA12) Identificar e registrar, em linguagem verbal ou não verbal, a localização e os deslocamentos de pessoas e de objetos no espaço, considerando mais de um ponto de referência, e indicar as mudanças de direção e de sentido.
Como acessar o jogo educativo
Jogue na internet, acessando: https://www.escolagames.com.br/jogos/zebuzim/