Ursinho a, e, i, o, u

Olá, amiguinho! O ursinho acordou e está ansioso para brincar com você!

Clique nos dados e descubra o som das vogais: A E I O U.

Além disso, você descobrirá diversas palavras que começam com essas vogais.

Língua Portuguesa
Análise linguística/semiótica (Alfabetização)

Construção do sistema alfabético e da ortografia

(EF01LP08)

Relacionar elementos sonoros (sílabas, fonemas, partes de palavras) com sua representação escrita.

Língua Portuguesa
Análise linguística/semiótica (Alfabetização)

Construção do sistema alfabético e da ortografia

(EF01LP09)

Comparar palavras, identificando semelhanças e diferenças entre sons de sílabas iniciais.

Trabalhar com as palavras e suas letras iniciais no processo de alfabetização, é fundamental para o desenvolvimento da linguagem falada e para a aquisição da linguagem escrita. Neste jogo as crianças conhecerão as vogais e poderão visualizar a escrita e ouvir a pronúncia de várias palavras iniciadas por elas, oportunizando a reflexão sobre seus sons.

Identificar e diferenciar as vogais;

Perceber a utilização das vogais na construção das palavras;

Formar palavras a partir das letras;

Comparar palavras;

Desenvolver a capacidade de juntar sílabas para formar palavras;

Associar a palavra à imagem;

Desenvolver e aprimorar a leitura e escrita;

Conhecer as vogais do nosso alfabeto;

Associar letra ao seu som;

Recitar a sequência das vogais;

Diferenciar vogal de consoante;

Identificar o fonema inicial das palavras;

Fixar conhecimento adquirido em sala de aula;

Promover o processo de compreensão da estrutura das palavras;

Ampliar o repertório de letras e palavras da turma;

Ensinar o processo de formação das palavras por meio do uso de vogais;

Fixar conteúdo trabalhado em sala de aula;

Oferecer proposta lúdica e prazerosa que possibilite ao aluno associar as letras à sua grafia e sons.

(Sugestão 1) Proponha o jogo em duplas e as crianças deverão se revezar durante os cliques nas vogais: ora um, ora o outro integrante da dupla.

Estimule os alunos a lerem a palavra que aparece, de acordo com o desenho e peça que copiem cada uma delas, em uma folha, separadas de acordo com a vogal inicial.

Em outro momento, usando este registro, proponha a leitura das palavras e logo em seguida a ilustração de cada uma delas. Se surgir dúvidas e dificuldades na leitura de algumas palavras, devolva a questão para a turma e peça a ajuda de todas as crianças para descobrir de qual palavra se trata.

Para complementar a proposta, distribua diversas revistas às crianças e peça que procurem palavras iniciadas com as vogais, recortem e colem em uma folha. Interagindo com todo o grupo, estimule a leitura de cada uma das palavras que encontraram.

(Sugestão 2) Trilha das vogais. Desenhe no chão, utilizando giz de quadro, uma trilha com 30 casas, numeradas de 1 a 30. Confeccione dois dados usando caixinhas de papelão, sendo um tradicional, com os números, e outro com as vogais.

Separe a turma em 2 equipes e cada equipe deverá eleger um aluno para ser a “pecinha” da trilha. A cada rodada o grupo tem que jogar os dois dados, um que representa os números da trilha e outro com as vogais.

Se a equipe jogou os dados e apareceram o número 3 e a vogal U, o aluno da trilha deverá andar 3 casas, mas antes terá de dizer três palavras que comecem com a vogal U. A equipe poderá ajudar nas palavras. E assim sucessivamente, até que uma das equipes vença o jogo.

(Sugestão 3) Escolher algumas vogais e colocá-las no quadro, em seguida solicite que os alunos escolham uma palavra que inicie com essa letra e escreva no caderno.

(Sugestão 4) Pescaria de vogais. Promova a brincadeira de pescaria misturando vogais e consoantes. Os alunos que conseguirem pescar o maior número de vogais ganha a brincadeira.

(Sugestão 5) Desenhar figuras de animais e/ou objetos iniciados pelas vogais, e que tenham suas iniciais destacadas.

(Sugestão 6) Reúna os alunos em roda e mostre imagens das vogais. Ao mostrar aos alunos uma vogal de cada vez, apresentando-lhes o som e o movimento dos lábios para reproduzir sonoramente essa vogal, em seguida você deverá fazer perguntas, tais como:

• Que letra é essa?

• Ela aparece em seu nome?

• Vocês têm algum colega na sala de aula que o nome começa com essa letra?

• Além do nome do colega, quais palavras vocês conhecem que começam com essa letra?

(Sugestão 7) Realizar ditados (Fale a palavra e peça para que o aluno escreva no caderno qual a vogal presente no início da palavra).

(Sugestão 8) Ditado Ilustrado (coloque a foto de objetos ou animais no quadro e peça para que os alunos contem quantas vogais o objeto/animal possui).

(Sugestão 9) Elaborar um mural com todas as vogais utilizando E.V.A.

(Sugestão 10) Bingo de vogais e consoantes.

(Sugestão 11) Fazer um mural com encontros vocálicos, como: Ui, Ei, Ai, Ou ...

Ao apresentar as vogais aos alunos, eles devem:

• Identificá-las pelo nome;

• Pronunciá-las claramente;

• Realizar os movimentos corretos do traçado de cada uma;

• Mencionar nomes de objetos que se iniciem com a vogal estudada;

• Mencionar nomes próprios de pessoas e lugares que comecem com a vogal estudada;

• Incentivar a participação do aluno.

Para que essas habilidades acima sejam desenvolvidas proponha atividades como:

• Identificar visualmente cada vogal;

• Discriminar visual e auditivamente as palavras que comecem com o mesmo som da vogal em estudo;

• Traçar corretamente as vogais;

• Identificar a escrita do próprio nome e escrevê-lo corretamente;

• Fazer um jogo da memória com as vogais. Em vez de formar pares iguais, as crianças deverão associar as vogais ao som do nome da figura (por exemplo: o par para letra a será a figura da abelha);

• Confeccionar cartões com o nome de cada aluno e inventar brincadeiras para utilizá-los. Eles poderão usar os cartões também para copiar a escrita do próprio nome e dos colegas;

Fonte: https://www.editoradobrasil.com.br/

Acesso em 20/03/2021