Ficha para o professor
Olá amiguinho! O ursinho acordou e está ansioso para brincar com você!
Clique nos dados e descubra o som das vogais: A E I O U.
Além disso você descobrirá diversas palavras que começam com essas vogais.
JOGARNível de Ensino
Educação Infantil
Componente curricular
Língua Portuguesa
Tema
Língua escrita: usos e formas
Oralidade
Alfabetização
Série
1º Estágio - 2º Estágio
Idade
04 a 06 anos
Objetivos para o aluno
Objetivos para o professor
Sugestão de abordagem para o professor
(Sugestão 1) Proponha o jogo em duplas e as crianças deverão se revezar durante os cliques nas vogais: ora um, ora o outro integrante da dupla.
Estimule os alunos a lerem a palavra que aparece, de acordo com o desenho e peça que copiem cada uma delas, em uma folha, separadas de acordo com a vogal inicial.
Em outro momento, usando este registro, proponha a leitura das palavras e logo em seguida a ilustração de cada uma delas. Se surgir dúvidas e dificuldades na leitura de algumas palavras, devolva a questão para a turma e peça a ajuda de todas as crianças para descobrir de qual palavra se trata.
Para complementar a proposta, distribua diversas revistas às crianças e peça que procurem palavras iniciadas com as vogais, recortem e colem em uma folha. Interagindo com todo o grupo, estimule a leitura de cada uma das palavras que encontraram.
(Sugestão 2) Trilha das vogais. Desenhe no chão, utilizando giz de quadro, uma trilha com 30 casas, numeradas de 1 a 30. Confeccione dois dados usando caixinhas de papelão, sendo um tradicional, com os números, e outro com as vogais.
Separe a turma em 2 equipes e cada equipe deverá eleger um aluno para ser a “pecinha” da trilha. A cada rodada o grupo tem que jogar os dois dados, um que representa os números da trilha e outro com as vogais.
Se a equipe jogou os dados e apareceram o número 3 e a vogal U, o aluno da trilha deverá andar 3 casas, mas antes terá de dizer três palavras que comecem com a vogal U. A equipe poderá ajudar nas palavras. E assim sucessivamente, até que uma das equipes vença o jogo.
(Sugestão 3) Escolher algumas vogais e colocá-las no quadro, em seguida solicite que os alunos escolham uma palavra que inicie com essa letra e escreva no caderno.
(Sugestão 4) Pescaria de vogais. Promova a brincadeira de pescaria misturando vogais e consoantes. Os alunos que conseguirem pescar o maior número de vogais ganha a brincadeira.
(Sugestão 5) Desenhar figuras de animais e/ou objetos iniciados pelas vogais, e que tenham suas iniciais destacadas.
(Sugestão 6) Reúna os alunos em roda e mostre imagens das vogais. Ao mostrar aos alunos uma vogal de cada vez, apresentando-lhes o som e o movimento dos lábios para reproduzir sonoramente essa vogal, em seguida você deverá fazer perguntas, tais como:
• Que letra é essa?
• Ela aparece em seu nome?
• Vocês têm algum colega na sala de aula que o nome começa com essa letra?
• Além do nome do colega, quais palavras vocês conhecem que começam com essa letra?
(Sugestão 7) Realizar ditados (Fale a palavra e peça para que o aluno escreva no caderno qual a vogal presente no início da palavra).
(Sugestão 8) Ditado Ilustrado (coloque a foto de objetos ou animais no quadro e peça para que os alunos contem quantas vogais o objeto/animal possui).
(Sugestão 9) Elaborar um mural com todas as vogais utilizando E.V.A.
(Sugestão 10) Bingo de vogais e consoantes.
(Sugestão 11) Fazer um mural com encontros vocálicos, como: Ui, Ei, Ai, Ou ...
Complementando o conteúdo
Ao apresentar as vogais aos alunos, eles devem:
- Identificá-las pelo nome;
- Pronunciá-las claramente;
- Realizar os movimentos corretos do traçado de cada uma;
- Mencionar nomes de objetos que se iniciem com a vogal estudada;
- Mencionar nomes próprios de pessoas e lugares que comecem com a vogal estudada;
- Incentivar a participação do aluno.
Para que essas habilidades acima sejam desenvolvidas proponha atividades como:
- Identificar visualmente cada vogal;
- Discriminar visual e auditivamente as palavras que comecem com o mesmo som da vogal em estudo;
- Traçar corretamente as vogais;
- Identificar a escrita do próprio nome e escrevê-lo corretamente;
- Fazer um jogo da memória com as vogais. Em vez de formar pares iguais, as crianças deverão associar as vogais ao som do nome da figura (por exemplo: o par para letra a será a figura da abelha);
- Confeccionar cartões com o nome de cada aluno e inventar brincadeiras para utilizá-los. Eles poderão usar os cartões também para copiar a escrita do próprio nome e dos colegas;
Fonte: http://www.editoradobrasil.com.br/educacaoinfantil/material_de_apoio/sugestoes/educacao_infantil_2.aspx
Acesso em 20/03/2021
Objetivo de aprendizagem e desenvolvimento segundo a BNCC
(EI03CG02) Demonstrar controle e adequação do uso de seu corpo em brincadeiras e jogos, escuta e reconto de histórias, atividades artísticas, entre outras possibilidades.
(EI03CG03) Criar movimentos, gestos, olhares e mímicas em brincadeiras, jogos e atividades artísticas como dança, teatro e música.
(EI03CG05) Coordenar suas habilidades manuais no atendimento adequado a seus interesses e necessidades em situações diversas.
(EI03TS03) Reconhecer as qualidades do som (intensidade, duração, altura e timbre), utilizando-as em suas produções sonoras e ao ouvir músicas e sons.
(EI03EF03) Escolher e folhear livros, procurando orientar-se por temas e ilustrações e tentando identificar palavras conhecidas.
(EI03EF09) Levantar hipóteses em relação à linguagem escrita, realizando registros de palavras e textos, por meio de escrita espontânea.
Como acessar o jogo educativo
Jogue na internet, acessando: https://www.escolagames.com.br/jogos/ursinhoaeiou/