logo Escola Games
Site em inglês
logo Escola Games
logo escolagames

Escola Games | Jogos Educativos

https://www.escolagames.com.br

Ficha pedagógica

Um dia de herói - Solidariedade

Um dia de herói - Solidariedade

Esse jogo é tudo de bom! Ensina sobre empatia, solidariedade, matemática e noções espaciais. Para aprender tudo isso, você deverá ajudar a montar cestas básicas para criancinhas cujas famílias estão passando por momentos difíceis. Além de montar as cestas com alimentos bem gostosos, você terá que verificar se o dinheiro que você tem é suficiente para comprar os produtos. E, por fim, traçar a rota da entrega das cestas! Você vai ver: ajudar é muito bom e super divertido! Vamos nessa?

Acessar
BNCC - Ensino Fundamental
ComponenteAno / FaixaUnidades temáticasObjetos de conhecimentoHabilidades
Matemática
2º Ano
Números

Problemas envolvendo diferentes significados da adição e da subtração (juntar, acrescentar, separar, retirar)

(EF02MA06)

Resolver e elaborar problemas de adição e de subtração, envolvendo números de até três ordens, com os significados de juntar, acrescentar, separar, retirar, utilizando estratégias pessoais ou convencionais.

Matemática
3º Ano
Números

Problemas envolvendo significados da adição e da subtração: juntar, acrescentar, separar, retirar, comparar e completar quantidades

(EF03MA06)

Resolver e elaborar problemas de adição e subtração com os significados de juntar, acrescentar, separar, retirar, comparar e completar quantidades, utilizando diferentes estratégias de cálculo exato ou aproximado, incluindo cálculo mental.

Matemática
4º Ano
Números

Propriedades das operações para o desenvolvimento de diferentes estratégias de cálculo com números naturais

(EF04MA03)

Resolver e elaborar problemas com números naturais envolvendo adição e subtração, utilizando estratégias diversas, como cálculo, cálculo mental e algoritmos, além de fazer estimativas do resultado.

Base Nacional Comum Curricular (BNCC)
personagem Escola Games

Dicas para o educador

Trabalhar a educação financeira desde que a criança desperte o interesse por dinheiro é fundamental para que a mesma tenha um futuro garantido, quanto ao equilíbrio, a fim de administrar bem suas finanças. Na aula de Matemática, o professor pode e deve mostrar às crianças que elas precisam aprender a lidar com dinheiro. É possível desenvolver habilidades de forma estruturada, principalmente, quando há uma parceria entre a família e escola. O jogo online aqui proposto tem por finalidade auxiliar nesse processo e também vai estimular a criança para ações solidárias. Com certeza o contexto de super-herói vai favorecer o interesse dos alunos uma vez que toda criança fica feliz por ser inserida nesse universo de fantasia.

Vale ressaltar que a desorganização ou falta de conhecimento em finanças pode trazer inúmeros problemas na vida adulta, por isso é muito importante explicar às crianças que elas devem gastar de acordo com suas possibilidades e também precisam economizar. Quando forem ao supermercado com seus pais, observar que há alimentos que são prioridades para o consumo da família e outros que são supérfluos.

O jogo online “Um dia de herói” será uma excelente oportunidade e estratégia para que a criança entenda a importância de agir com solidariedade em prol de um mundo melhor e também assimilar que a matemática financeira é essencial em nossas vidas. Como ainda não existe esse tipo de matéria nas escolas, cabe aos professores e pais ensinarem às crianças a terem controle do dinheiro para um futuro mais promissor.

Objetivos para o aluno

Divertir-se e aprender o conteúdo matemático através de jogos online;

Resolver contas e problemas de adição e subtração dentro de um contexto lúdico;

Demonstrar atitudes de cuidado, empatia e solidariedade na interação com o outro;

Participar de um jogo educativo online que o desperte para a educação financeira;

Envolver-se com personagens dos contos de fadas, contextualizando-os nos dias de hoje;

Aprender a somar, diminuir, comprar, pagar e poupar;

Entender a importância de agir com solidariedade em prol de um futuro com mais equidade;

Perceber a presença da Matemática não como componente isolado, mas como conhecimento conectado às múltiplas vivências das crianças em suas experiências infantis;

Encarar a Matemática de uma maneira mais natural para que seja capaz de construir o seu próprio conhecimento matemático.

Objetivos para o professor

Estimular o cálculo mental através de jogos online;

Apresentar para a turma a Matemática como conhecimento presente nos diversos campos de experiências, como elemento de interpretação, controle da atividade (como contagens, medições e comparações) nas atividades lúdicas;

Possibilitar o raciocínio lógico do aluno e estimular a sua curiosidade;

Interligar o estudo da Matemática com o cotidiano das crianças para que percebam a presença da mesma em tudo que fazemos;

Realizar campanha solidária para ajudar famílias carentes e possibilitar às crianças ações que possam conscientizá-las com relação a um mundo mais justo;

Desenvolver habilidades de raciocínio, representação, comunicação e argumentação a fim de que o aluno possa assumir uma postura ativa nos mais diferentes contextos;

Conduzir a aula considerando a autonomia do aluno e a construção colaborativa do conhecimento.

Sugestão de abordagem para o professor

Professor, este jogo online de matemática é muito bom para propiciar uma aprendizagem mais dinâmica através do lúdico. O aluno vai se deparar com dinheiro virtual e terá que realizar cálculos para prestar socorro às crianças necessitadas que estão presentes no contexto do jogo. A sensação de ajudar a quem precisa fará muito bem aos educandos, pois serão despertadas nos mesmos a solidariedade e empatia. Pergunte às crianças se elas ou os pais já ajudaram a alguma família ou casa de abrigo.

Nas aulas de Ciências, o professor pode explorar com relação aos alimentos saudáveis e também sobre produtos que são supérfluos, ou seja, que não são tão necessários à nossa sobrevivência.

Que tal o professor de Português levar às crianças o conto de fada “João e Maria”, narrativa dos Irmãos Grimm, para que os alunos possam refletir sobre necessidades, abandono, proteção e também para que pensem no mal que existe à nossa volta? As crianças podem pontuar a relação que há entre o jogo online em estudo e o contexto da narrativa, ou seja, em ambos há crianças necessitando de ajuda e cuidados. No conto, as crianças conseguem ser muito espertas e enganam a bruxa. O professor pode explorar esse aspecto que simboliza a percepção da criança e estratégia para se livrar de situações perigosas.

Todos os professores podem sugerir uma campanha solidária, na escola, para ajudar famílias carentes. As crianças vão gostar dessa ideia. Elas poderão montar cestas com alimentos. As campanhas solidárias representam boa parte dos casos de sucesso no financiamento coletivo no Brasil. Com a internet, as redes sociais e as plataformas de financiamento coletivo são potencializadas as campanhas, por isso seria muito bom as crianças propagarem a campanha nas redes sociais, ou melhor, pedir aos pais que façam isso. Os mantimentos que aparecem no jogo online podem ser priorizados.

Complementando o conteúdo

Os números estão à nossa volta e também são fundamentais na vida das crianças, principalmente, quando falamos sobre dinheiro. Ensinar para as crianças como funciona o sistema monetário é uma atividade de suma importância para os alunos do Fundamental I. O jogo online “Um dia de herói”, indicado na Escola Games, vai entrar nesse universo de uma forma muito divertida e ao mesmo tempo tocar o coraçãozinho dessa garotada.

Para completar o conteúdo abordado, sugerimos que o professor de Matemática dê uma aula com jogos de tabuleiro, pois eles são uma ótima ferramenta para atividades de educação financeira, uma vez que são divertidos e ensinam sobre como lidar com dinheiro, aliás, simulam situações comuns da vida dos adultos, como: pagar contas, receber, planejar, fazer investimentos, e, principalmente, poupar.

Uma tarefa muito boa para as crianças realizarem, juntamente com os pais, é irem ao supermercado e a criança brincar de fazer compras, anotar em uma agenda o preço dos mantimentos e depois comparar com a lista dos coleguinhas. A seguir, o professor de Matemática pode formular probleminhas se utilizando das anotações dos alunos, no caso, inserindo os valores dos produtos. Os alunos vão se sentir importantes uma vez que vivenciaram uma realidade e puderam levá-la para a sala de aula. Outra dica é usar panfletos de supermercado e brincar de recortar e montar uma lista de compras.

Os educadores sabem que as relações criadas dentro da instituição, as situações vividas no ambiente educativo e os exemplos de professores, gestores e funcionários são muito importantes para que haja respeito mútuo, solidariedade, empatia e cooperação.

logo escolagames

Escola Games | Jogos Educativos

https://www.escolagames.com.br