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Ficha pedagógica
Super-Heróis Subtração
O poderoso Leão Rei e o astuto Gato Fantasma desafiam você para um duelo de números!
Aqui, só vence quem souber calcular bem a subtração.
Resolva as continhas, descubra o valor dos atributos e veja se seu herói consegue derrotar o do adversário. Será que você vai liderar o Esquadrão Estrela?
| Componente | Ano / Faixa | Unidades temáticas | Objetos de conhecimento | Habilidades |
|---|---|---|---|---|
| Matemática | 2º Ano | Números |
Construção de fatos fundamentais da adição e da subtração |
(EF02MA05) Construir fatos básicos da adição e subtração e utilizá-los no cálculo mental ou escrito. |
| Matemática | 3º Ano | Números |
Construção de fatos fundamentais da adição, subtração e multiplicação Reta numérica |
(EF03MA03) Construir e utilizar fatos básicos da adição e da multiplicação para o cálculo mental ou escrito. |

Dicas para o educador
Professor de Matemática, sabemos que a subtração é uma das operações matemáticas fundamentais, que ela determina a diferença entre dois números. Essa operação é muito importante no nosso dia a dia considerando várias atividades as quais realizamos, principalmente, quando a gente necessita calcular o troco visando à compra de determinado produto ou quando precisamos saber quantos itens sobraram. As crianças têm que aprender desde cedo os conceitos da subtração para o desenvolvimento do raciocínio lógico e da resolução dos problemas. Sendo assim, os alunos têm que assimilar os fatos básicos da subtração logo que possível, de forma divertida, lúdica, a fim de pôr em prática suas habilidades matemáticas e competências.
E como ministrar esse conteúdo de forma a favorecer o aprendizado significativo das crianças do 2º e 3º ano?
Educador, a melhor forma de trabalhar com as crianças do 2º e 3º ano, os fatos básicos da subtração, é estimulando-as para o uso e manuseio de materiais concretos. Também se utilizar de estratégias, dinâmicas divertidas que provoquem a interação das crianças.
Sugerimos uma aula de contagem. As crianças vão tirar e acrescentar. O professor vai ditar um problema e as crianças vão resolvê-lo na prática. Como por exemplo, basta distribuir elementos com número igual para todos os alunos: 20 caixinhas de sabonete. O professor então dita a operação.
Tirem das 20 caixinhas, crianças, 6. Quantas restaram? Agora, acrescentem mais duas. Temos qual resultado, crianças? E assim, sucessivamente. Pedir para as crianças levarem seus brinquedos à escola e propor que façam a contagem, educador, tirando-os e colocando-os de volta às caixas ou baús, é uma excelente dinâmica e os alunos adoram. Depois da aula, poderão brincar um pouquinho com seus brinquedos e também com os dos coleguinhas. Será um momento de aprendizado e recreação.
Atividades de desafios também estimulam muito para o aprendizado com as operações. Por exemplo, o professor de Matemática pode preparar uma “Caça ao Tesouro” com continhas de adição e subtração. Quando a criança achar uma operação, deverá resolvê-la e entregá-la ao professor o mais rapidamente possível. O interessante é formar grupos, equipes, pois as crianças vão aprender a importância da união para a superação dos problemas e desafios. A equipe que mais encontrar e resolver as operações em tempo hábil, educador, vencerá a competição.
Brincadeiras com objetos ou materiais recicláveis podem ser muito interessantes e alavancar o aprendizado, assim como aderir a jogos de tabuleiro ou memória.
A criança precisa identificar os principais elementos da subtração: minuendo, subtraendo e diferença. Faça uma continha no quadro bem básica e ensine às crianças a reconhecerem esses elementos, educador. Seja bem extrovertido e amigável. Deixe as crianças à vontade. Use gravuras ou imagens para ilustrar sua explicação. A criança é muito visual! Ela gosta de fazer associações, correspondências.
Quanto aos Super-Heróis do game, a criançada vai adorar e com certeza se identificar com alguns, isso é muito comum já que vivem no mundo da imaginação. O objetivo do jogo é fazer com que todas as cartas do oponente sejam conquistadas. Trata-se de um duelo matemático. Cada carta simboliza um Super-Herói do “Mundo Animal” e eles têm 4 atributos: Força, Defesa, Velocidade e Inteligência. Que legal! O game da subtração é sensacional. As crianças do 2º e 3º ano vão se deparar com a Vaca das Galáxias, com o Pato Guerreiro, com o Tubarão Estrela, com o Gato Fantasma e outros super-heróis muito dinâmicos.
Antes do game, educador, faça uma “Roda de Conversa” com a garotada e pergunte aos alunos o que significa ter atributos? É bom prepará-las antes do desafio do jogo. Sonde as crianças com relação aos seus super-heróis mais amados e o porquê das escolhas, predileções.
Após o game, professor de Matemática, pergunte se as crianças sentiram dificuldades. Se sim, quais?
É fundamental descobrir em que as crianças progrediram e também detectar suas dificuldades. A partir de uma análise do processo, educador, é possível planejar novas atividades e dinâmicas para suprir as falhas, conseguindo assim, avançar nos conhecimentos. O importante mesmo é possibilitar à criança ser um agente ativo de sua própria aprendizagem.
Objetivos para o aluno:
- Realizar um game de entretenimento com teor educativo visando à subtração;
- Compreender os significados da subtração, sua relação com a adição e buscar soluções práticas para os problemas matemáticos;
- Perceber o resto ou diferença e também resultado;
- Reconhecer os elementos da subtração: minuendo, subtraendo e diferença;
- Estabelecer relações entre a subtração e a adição;
- Identificar-se com super-heróis do game;
- Exercitar a cognição, analisar situações e desenvolver um senso crítico;
- Resolver continhas de subtração e problemas matemáticos;
- Envolver-se com atividades práticas, lúdicas, com o intuito de exercitar a memória e ampliar o raciocínio lógico;
- Vivenciar situações de desafios, sucesso ou fracasso em busca de novas alternativas e soluções;
- Vencer o oponente do game e derrotá-lo se utilizando dos atributos e habilidades;
- Criar um animal numérico com características de super-herói;
- Entrar no universo dos animais Super-Heróis e enfrentar o duelo matemático.
Objetivos para o professor:
- Motivar seus alunos para a execução de um game de entretenimento com teor educativo e raciocínio lógico visando à Matemática (subtração);
- Passar às crianças a percepção de resto ou diferença, bem como resultado;
- Propiciar à criança a construção de fatos básicos da subtração para utilizá-los em procedimentos de cálculo na resolução de problemas;
- Deixar as crianças ganharem autonomia, exercitarem a memória e superarem suas dificuldades;
- Proporcionar situações de desafio para que a criança possa experienciar o fracasso ou êxito a fim de desenvolver habilidades matemáticas;
- Ensinar Matemática de forma divertida, com estratégias e dinâmicas que correspondam ao perfil das turmas e às necessidades de cada aprendiz;
- Possibilitar às crianças a criação de um animal numérico com características de super-herói;
- Elaborar um projeto Multidisciplinar para tornar o ensino mais dinâmico;
- Apresentar às crianças os super-heróis do game para o contexto da Matemática ficar mais lúdico.
Sugestão de abordagem para o professor
DIVERTINDO-SE NA AULA DE MATEMÁTICA! CRIANDO SUPER-HERÓIS COM NÚMEROS E CARACTERÍSTICAS ANIMAIS
Já que no game temos operações e super-heróis representativos do “Mundo Animal”, vamos propor uma aula em que a criança possa criar um número com característica de animal e super-herói ao mesmo tempo. Vai ser muito divertido brincar com os números! O número 6, por exemplo, pode virar um peixinho com asas e salvar seus amiguinhos dos predadores marinhos. Já o número 8, educador, pode ser uma borboleta mágica. As crianças do 2º e 3º ano têm que usar a imaginação e brincar na produção de números criativos. Essa aula vai deixar as crianças muito estimuladas, já que vão usar suas habilidades para desenhar e criar uma arte extremamente diferente das comuns.
Uma ideia excelente é fazer a exposição da arte das crianças nos corredores da escola. O professor de Matemática pode convidar o de Artes para colaborar na elaboração do planejamento e execução dessa atividade lúdica.
Além de cartolina ou papel cartão, tinta, as crianças poderão se utilizar de sucata para a construção do seu animal numérico com características de super-herói. Os alunos são muito criativos ao serem desafiados e o resultado vai surpreender a todos da Comunidade Educativa.
Antes da “Oficina de Artes”, educador, converse com as crianças sobre a importância dos animais em nossas vidas e ecossistema. O professor de Ciências, caso queira colaborar, pode preparar uma aula-vídeo revelando às crianças o mundo dos animais. Essa atividade poderá se transformar em um projeto multidisciplinar. Esse tipo de projeto visa à integração dos conteúdos. Com a conexão de diferentes áreas ou disciplinas escolares, os projetos possibilitam aos alunos a percepção da relevância e do impacto de um mesmo assunto em diversos campos. Os projetos Multidisciplinares são ótimos para engajarem alunos com grande potencial de aprendizagem e também com habilidades diferentes. Esses projetos estimulam a mente e o corpo do aluno. A criança precisa se interagir e dar sua contribuição. Os professores têm que se empenhar no planejamento e execução. Todos ganham, lucram com a aplicabilidade de projetos no âmbito escolar.
Complementando o conteúdo
Os jogos fazem a alegria da criançada e alavancam o conhecimento matemático!
As aulas de Matemática precisam sair das tradicionais. Os professores têm que inovar e aplicar novos métodos de ensino. As crianças gostam de novidades. Uma aula de matemática com jogos é uma forma de estimular nossas crianças para um aprendizado significativo. É claro que os exercícios de fixação com cálculos são fundamentais. Só que as crianças gostam mesmo é de aprender através de brincadeiras.
O jogo Resta Um, professor de Matemáica, é um quebra-cabeça de lógica muito interessante e divertido, em que o objetivo principal é deixar apenas uma peça no tabuleiro, eliminando assim, todas as outras pecinhas através de saltos. Para jogar, inicia-se com todos os pinos no tabuleiro, menos o do centro. Depois, deve-se saltar um pino sobre outro pino, na horizontal ou vertical, para uma casa que esteja vazia. O pino que foi pulado, professor, automaticamente, é retirado do tabuleiro e o jogador dá sequência aos movimentos, que continuam até que não seja mais possível fazer jogadas.
As crianças ficam muito felizes quando se interagem com os coleguinhas e podem aprender jogando. Os games, assim como os jogos populares, educador, alavancam o conhecimento e tornam a aula de matemática mais lúdica.
Educador, estimule, no dia a dia, suas crianças para os cálculos mentais com jogos envolvendo adição e principalmente subtração. Deixe seus alunos se movimentarem durante as aulas. O “Jogo da Roleta” vai mexer com a criançada. Os alunos têm que girar a roleta e retirar uma quantidade de objetos dependendo do número que sair. Que tal utilizar tampinhas ou cubinhos na representação desses objetos, professor de Matemática? Nesse tipo de jogo, trabalhar a ideia de retirar é o principal objetivo. Dependendo do perfil da turma, o educador tem que fazer adequações para desenvolver determinadas dinâmicas. O jogo da roleta auxilia na memorização da tabuada, estimula a concentração e favorece o raciocínio lógico. As crianças podem criar a roleta pedagógica com material reciclável.
Segundo Piaget, a criança deve aprender através do raciocínio lógico e por meio de situações que induzam à ação e reflexão, não somente por mera memorização.
