Escola Games | Jogos Educativos
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Ficha pedagógica
Super-Heróis Multiplicação
O veloz Coelho Voador e o incrível Tigre Veloz apostam corrida para ver quem chega primeiro!
Mas, para liberar o poder de cada carta, você precisa resolver uma operação de multiplicação.
Multiplique certo, escolha o melhor atributo e mostre que o seu herói é imbatível!
| Componente | Ano / Faixa | Unidades temáticas | Objetos de conhecimento | Habilidades |
|---|---|---|---|---|
| Matemática | 3º Ano | Números |
Problemas envolvendo diferentes significados da multiplicação e da divisão: adição de parcelas iguais, configuração retangular, repartição em partes iguais e medida |
(EF03MA07) Resolver e elaborar problemas de multiplicação (por 2, 3, 4, 5 e 10) com os significados de adição de parcelas iguais e elementos apresentados em disposição retangular, utilizando diferentes estratégias de cálculo e registros. |
| Matemática | 3º Ano | Números |
Problemas envolvendo diferentes significados da multiplicação e da divisão: adição de parcelas iguais, configuração retangular, repartição em partes iguais e medida |
(EF03MA08) Resolver e elaborar problemas de divisão de um número natural por outro (até 10), com resto zero e com resto diferente de zero, com os significados de repartição equitativa e de medida, por meio de estratégias e registros pessoais. |

Dicas para o educador
As crianças, educador, desde bem novinhas, levando-se em conta situações do cotidiano, começam a ter ideia de multiplicação. Quando se trata de um brinquedo, elas sempre querem ter mais do que os coleguinhas. Se uma menina ganha duas bonecas de aniversário, logo pensa: “Agora tenho quatro!”. Ela consegue raciocinar no sentido de agregar as bonequinhas as quais ganhou às duas que obviamente já tinha. A principal noção da multiplicação é a de uma adição sucessiva de parcelas iguais. No exemplo aqui mencionado, ao invés de somar 2 + 2 para chegar à quantidade de bonequinhas, é possível multiplicar 2 x 2 para obter o resultado 4.
No 3º ano, professor de Matemática, é essencial explorar os fatos básicos da multiplicação com atividades práticas e contextualizadas. Essas atividades têm que ser lúdicas e muito envolventes para que a aprendizagem seja natural, significativa.
Os alunos do 3º ano são capazes de assimilar a multiplicação além da teoria. Com 8 anos as crianças já têm acesso às tabelas de multiplicação. O resultado da multiplicação chama-se produto. A tabuada e o algoritmo da multiplicação são essenciais para que possamos encontrar o produto entre dois números. Para ensinar a multiplicação, educador, explique-a como uma adição estendida. Como assim? É simples! Explique às crianças que ela é uma adição estendida no sentido de ser um pouco maior. Exemplo: se 2 + 2 + 2 é igual a 6, 2 x 3 também será igual a 6, pois é como se o 2 fosse repetido 3 vezes para ser somado um ao outro. Nesse processo, o aluno assimila melhor.
Na aula de Matemática, a criança precisa ter confiança e sentir-se à vontade para aprender. Sendo assim, sugerimos aos professores que saiam das aulas maçantes e busquem inovar. No canal da “Escola Games”, educador, a criança tem a melhor oportunidade de assimilar o conhecimento de forma descontraída e dinâmica. O game “SUPER-HERÓIS MULTIPLICAÇÃO” leva a criança para um universo muito mágico da Matemática. O jogo em estudo faz com que o aluno tenha acesso ao ensino da multiplicação de forma acessível e motivadora. Ele aprenderá se divertindo com os “SUPER-HERÓIS” mais criativos do duelo matemático. O objetivo do game é fazer com que a criança conquiste todas as cartas do oponente. Cada carta simboliza um “Super-Herói Animal” com 4 atributos: força, defesa, velocidade e inteligência. Que legal! Crianças adoram bichinhos. O jogador que tiver o número maior vence a rodada e fica com a carta do outro. Já em caso de um empate, cada um mantém a sua carta. E ainda há a SUPERCARTA!!!!!! Ela é muito especial e derrota as outras. O Urso Gigante, a Super Girafa, o Cão Guardião, o Mestre Panda, enfim, estarão presentes nesse game superanimado. Vá com a criançada à sala de informática desenvolver o jogo da multiplicação com os nossos super-heróis mais fofos do canal, professor de Matemática!
Nós, do canal da Escola Games, antes do jogo online, sempre propomos aos educadores a realização de uma “Roda de Conversa” com as crianças para anteciparem o contexto do game. Uma boa ideia é falar sobre os animais ou super-heróis preferidos das crianças. Esses assuntos rendem muitos comentários e histórias, pois as crianças adoram se expressar, verbalizar.
Objetivos para o aluno:
- Realizar um game de entretenimento com teor educativo visando à multiplicação;
- Compreender os sentidos da multiplicação e buscar soluções práticas para os problemas matemáticos;
- Conhecer os termos da multiplicação;
- Resolver problemas de multiplicação e divisão de forma natural através de diversas estratégias;
- Explorar novos processos de contagem na prática;
- Identificar-se com super-heróis do game;
- Exercitar a cognição, analisar situações e desenvolver um senso crítico;
- Resolver continhas de multiplicação e problemas matemáticos;
- Envolver-se com atividades práticas, lúdicas, com o intuito de exercitar a memória e ampliar o raciocínio lógico;
- Vivenciar situações de desafios, sucesso ou fracasso em busca de novas alternativas e soluções;
- Vencer o oponente do game e derrotá-lo se utilizando dos atributos e habilidades;
- Entrar no universo dos animais Super-Heróis e enfrentar o duelo matemático.
Objetivos para o professor:
- Motivar seus alunos para a execução de um game de entretenimento com teor educativo e raciocínio lógico visando à Matemática (multiplicação);
- Passar às crianças a percepção dos termos da multiplicação;
- Possibilitar às crianças novos processos de contagem com aulas práticas;
- Propiciar à criança a construção de fatos básicos da multiplicação para utilizá-los em procedimentos de cálculo na resolução de problemas;
- Deixar as crianças ganharem autonomia, exercitarem a memória e superarem suas dificuldades;
- Proporcionar situações de desafio para que a criança possa experienciar o fracasso ou êxito a fim de desenvolver habilidades matemáticas;
- Surpreender a todos do 3º ano com uma aula-surpresa;
- Fomentar a expressão artística e sensorial ao manusear os objetos encontrados;
- Estimular a curiosidade da criança e proporcionar um espaço agradável na sala de aula, sugestivo às descobertas;
- Ensinar Matemática de forma divertida, com estratégias e dinâmicas que correspondam ao perfil das turmas e às necessidades de cada aprendiz;
- Apresentar às crianças os super-heróis do game para o contexto da Matemática ficar mais lúdico.
Sugestão de abordagem para o professor
A MATEMÁTICA NO COTIDIANO DAS CRIANÇAS
Ensinar a “Multiplicação” de forma eficiente, educador, exige um planejamento dinâmico que seja adequado ao perfil da turma.
Os alunos do 3º ano são mais maduros e gostam de aulas com desafios, movimentação. Educador, juntamente com suas crianças, elabore um jogo em que cada uma receberá cartões com números e deverá formar pares que resultem em um número multiplicativo (exemplo: 2 x 4 para formar 8). O aluno que realizar a soma mais rapidamente, educador, marcará ponto. Assim, sucessivamente!
Educador, peça às crianças para trazerem de casa tampinhas de garrafa, palitos de picolé ou sushi, caixinhas de remédio, botões de camisa, bolinhas de gude, enfim, para agruparem e contarem os elementos no total. A intenção dessa dinâmica é revelar às crianças como as multiplicações funcionam com a adição. Ao término da aula, professor, reforce com seus alunos a relevância da multiplicação em situações do dia a dia. Quando saímos de casa, quase sempre, é com a intenção de ir a lugares ou fazer compras. Nessa hora, a gente se vê fazendo contas de adição e multiplicação naturalmente. Na sala de aula, não é diferente. Sempre acontecem circunstâncias que nos levam aos desafios matemáticos. As crianças gostam muito de presentear umas às outras, elas doam lanche e materiais escolares. Nessas ocasiões, mesmo não percebendo, fazem continhas. É comum escutar a criança dizendo: “Eu tinha três borrachas, agora tenho 4 contando com a que você me deu!”. O professor tem que explorar o ambiente da sala de aula para explicar os conteúdos. O aprendizado significativo se dá na vivência e na troca.
Professor, quando você transforma a sala de aula em um ambiente que retrata o cotidiano das crianças, apresentando-lhes games, jogos e dinâmicas para explorar as situações de multiplicação, os alunos têm novas oportunidades de aprendizado e desenvolvem suas habilidades numéricas. A Matemática deixa de ser um conteúdo difícil e chato. Ela ganha vida e favorece a assimilação dos novos saberes.
Complementando o conteúdo
Os professores capacitados sempre planejam aulas com atividades que atraiam seus alunos e faça-os se movimentarem em busca de novos conhecimentos. Uma aula-surpresa é excelente para despertar a curiosidade da garotada e complementar o conteúdo em estudo de forma dinâmica. O objetivo dessa estratégia de ensino é fomentar a expressão artística e sensorial ao manusear os objetos encontrados.
A nossa ideia consiste em encher uma caixa com fantoches de super-heróis e deixar a criançada manipular cada um na resolução de situações matemáticas. A caixa pode ser decorada pelos próprios alunos, com imagens de revistinhas, colagens de números e Super-Heróis.
Então, vamos lá! O professor vai pedir às crianças para separarem os fantoches por categorias. Por exemplo, os super-heróis que têm asas, os aquáticos, os terrestres etc. Essa aula envolve muita criatividade. As próprias crianças criarão os fantoches antes, na aula de “Artes”, para que o professor de Matemática possa aproveitá-los na dinâmica da aula-surpresa.
Essa atividade pode se transformar em um projeto “Interdisciplinar”. Outro objetivo será usar os fantoches para uma contagem e usá-los nas operações de multiplicação e até divisão. Basta que o professor de Matemática seja criativo e saiba aproveitar o material concreto.
As atividades as quais propomos no canal, educador, são sempre estruturadas de modo a atender aos diversos campos de experiências da BNCC. O que se espera do aluno é que ele seja criativo, agente do seu aprendizado e colabore com o mundo ao seu redor, desenvolvimento suas habilidades na interação com o outro.
Durante a dinâmica “Caixa-Surpresa”, educador, observe o envolvimento, a participação e a capacidade das crianças de expressarem emoções, sentimentos e ideias. Os professores e “Profissionais da Educação” devem ficar muito atentos à capacidade de interação e à empatia demonstrada pelos educandos ao se comunicarem ou compartilharem experiências.
