Escola Games | Jogos Educativos
https://www.escolagames.com.br
Ficha pedagógica
Super-Heróis Divisão
O esperto Jacaré Bocão e a sábia Águia Relâmpago estão em uma disputa especial!
Aqui, o segredo é dominar as operações de divisão.
Resolva a conta, descubra o valor certo e compare com o adversário. Só assim você vai saber se o seu herói vence a rodada e chega mais perto de conquistar todas as cartas!
| Componente | Ano / Faixa | Unidades temáticas | Objetos de conhecimento | Habilidades |
|---|---|---|---|---|
| Matemática | 3º Ano | Números |
Problemas envolvendo diferentes significados da multiplicação e da divisão: adição de parcelas iguais, configuração retangular, repartição em partes iguais e medida |
(EF03MA07) Resolver e elaborar problemas de multiplicação (por 2, 3, 4, 5 e 10) com os significados de adição de parcelas iguais e elementos apresentados em disposição retangular, utilizando diferentes estratégias de cálculo e registros. |
| Matemática | 3º Ano | Números |
Problemas envolvendo diferentes significados da multiplicação e da divisão: adição de parcelas iguais, configuração retangular, repartição em partes iguais e medida |
(EF03MA08) Resolver e elaborar problemas de divisão de um número natural por outro (até 10), com resto zero e com resto diferente de zero, com os significados de repartição equitativa e de medida, por meio de estratégias e registros pessoais. |

Dicas para o educador
Sabemos que a divisão, educador, é uma das quatro operações essenciais da aritmética. Ela consiste na divisão de dois números, o dividendo e o divisor. Antes de assimilarem as teorias matemáticas, as crianças do 3º devem vivenciá-las na prática.
Comece a aula, professor de Matemática, com uma atividade lúdica, prática e que condiz com o cotidiano de seus alunos. Pergunte às crianças: “Vocês já dividiram o lanche com um ou mais coleguinhas na hora do recreio?”. Essa pergunta vai dar espaço para as crianças contarem suas vivências e entrarem no contexto do conteúdo em estudo. É preciso deixá-las à vontade nesse momento e permitir que todas expressem, verbalizem suas experiências. O professor precisa controlar a disciplina sem tolher as crianças.
Após essa troca, sugerimos ao educador a preparação de uma caixinha mágica, cheia de balinhas ou pirulitos, para distribuí-los às crianças de forma que cada aluno ganhe duas ou dois. As crianças vão adorar esse momento de interação e aprendizado. Essa será a hora de explicar aos alunos a divisão que será feita para que cada criança receba a quantidade estipulada.
Vá para a lousa e faça a conta, professor de Matemática, revelando às crianças os termos da divisão. Peça ajuda a seus educandos para chegarem ao resultado esperado. As crianças vão aprender na prática e saboreando algo de que gostam muito. Bombons também são bem sugestivos para essa atividade lúdica. Se na turma existirem 30 alunos, obviamente, o educador terá que ter 60 bombons para dar 2 a cada criança. Uau, sensacional! Essa será uma aula de matemática muito legal.
O game em estudo “SUPER-HERÓIS DIVISÃO”, educador, é muito animado e traz à tona personagens do universo dos heróis com características animais. A criançada adora o mundo dos bichinhos e aproveitamos esse contexto para trabalhar com a divisão.
O segredo do jogo online é dominar as operações da divisão e conquistar todas as cartas para derrotar o oponente. Cada carta simboliza um “Super-Herói Animal” com 4 habilidades: Força, Defesa, Velocidade e Inteligência. O mais interessante no game é que existe uma SUPERCARTA. Ela vence todas as outras cartas do baralho, exceto os Super-Heróis do “Esquadrão Estrela”. A criança seleciona o número de jogadores e dá início à partida. Urso Gigante, Coelho Voador, Raposa Kid, Super Porcão, Mega Boi, Super Gorila, Preguiça Power, Sapo Saltador, enfim, são alguns personagens desse game fantástico que promete transformar a aula de matemática em um sucesso.
As crianças precisam descobrir que a divisão é a operação contrária da multiplicação, que para entendê-la, educador, é essencial também o domínio da multiplicação. Na divisão, há elementos importantes, como: o dividendo, o divisor, o quociente e o resto. Elabore uma aula para que as crianças possam assimilar esses conhecimentos realizando exercícios de fixação no caderno de matemática. Prepare fichas de cartolina ou papel cartão, educador, com contas de divisão em forma de desafio. Quem realizar primeiro as continhas poderá ganhar um prêmio. Deixe os próprios alunos criarem um jogo de tabuleiro para responderem às perguntas de divisão e avançarem. O professor precisa se utilizar de diversas dinâmicas e metodologias para passar o conhecimento, porém deixando o aluno ser o agente de seu próprio aprendizado.
Objetivos para o aluno:
- Realizar um game de entretenimento com teor educativo visando à divisão;
- Compreender os sentidos, os significados do conceito de divisão e buscar soluções práticas para os problemas matemáticos;
- Resolver problemas de multiplicação e divisão de forma natural através de diversas estratégias lúdicas;
- Identificar-se com super-heróis do game;
- Exercitar a cognição, analisar situações e desenvolver um senso crítico;
- Resolver continhas de divisão na aplicabilidade;
- Vivenciar situações de desafios, sucesso ou fracasso em busca de novas alternativas e soluções;
- Vencer o oponente do game e derrotá-lo se utilizando dos atributos e habilidades;
- Expressar habilidades artísticas e interagir-se;
- Entrar no universo dos animais Super-Heróis e enfrentar o duelo matemático.
Objetivos para o professor:
- Motivar seus alunos para a execução de um game de entretenimento com teor educativo e raciocínio lógico visando à Matemática (divisão);
- Passar às crianças a percepção dos termos da divisão (dividendo, divisor, quociente e resto);
- Possibilitar às crianças novos processos de contagem com aulas práticas;
- Propiciar à criança o conhecimento das regras e sinais da divisão nas aplicações práticas;
- Deixar as crianças ganharem autonomia, exercitarem a memória e superarem suas dificuldades;
- Proporcionar situações de desafio para que a criança possa experienciar o fracasso ou êxito a fim de desenvolver habilidades matemáticas;
- Estimular a curiosidade da criança e proporcionar um espaço agradável na sala de aula, sugestivo às descobertas;
- Organizar na sala de informática a “Gincana Matemática da Divisão”;
- Ensinar Matemática de forma divertida, com estratégias e dinâmicas que correspondam ao perfil das turmas e às necessidades de cada aprendiz;
- Planejar é executar um projeto teatral contextualizando os elementos do game;
- Apresentar às crianças os super-heróis do game para o contexto da Matemática ficar mais lúdico.
Sugestão de abordagem para o professor
Após execução do jogo online em estudo, os alunos poderão reproduzir os “Super-Heróis” do game matemático em uma cartilha da divisão. Eles deverão se utilizar de recortes, desenhos, colagens, enfim, para criarem seus personagens. Inclusive, as crianças trarão para a cartilha outros animais que não foram abordados no game. Será uma verdadeira “Oficina de Artes”. Essa será uma aula muito proveitosa, pois os alunos vão exercitar a memória e a criatividade. Sugerimos uma exposição das cartilhas na hora do recreio para apreciação da “Comunidade Educativa”.
Outra sugestão de abordagem, educador, é preparar atividades impressas contendo problemas que envolvam a divisão, como por exemplo: Ganhei 20 fantoches de “Super-Heróis Animais” e quero dividi-los para 4 amiguinhos. Quantos cada um ganhará?
O ambiente na sala de aula precisa ser acolhedor e motivador. As crianças sempre temem as aulas de matemática e essa realidade precisa mudar. A divisão é uma habilidade muito importante para ser aplicada no dia a dia e trazer soluções. O professor precisa possibilitar aos alunos o uso de jogos interativos e atividades com recursos digitais. Que tal, educador, uma “Gincana Matemática da Divisão”? Utilize as continhas do game. Essa estratégia vai levar à fixação do conteúdo explorado no jogo do canal.
Além da interação das crianças, elas vão praticar e reforçar o conhecimento. Essa gincana poderá acontecer no espaço da sala de informática e as crianças desenvolverão os desafios da divisão no computador. Será mais uma oportunidade de as crianças saírem da sala de aula e aprenderem de forma dinâmica, lúdica.
Complementando o conteúdo
Existem várias maneiras de incrementar uma aula de matemática e despertar a curiosidade das crianças para um novo conhecimento. Um dos principais objetivos do game “Super-Heróis Divisão” é possibilitar às crianças o aprendizado da divisão de forma prazerosa e envolvente. Nós, do canal da Escola Games, gostaríamos de propor uma peça teatral que leve para o palco os Super-Heróis do game. Será uma maneira incrível de encerrar todas as atividades. As crianças vão usar fantasias e sucata para dramatizarem os personagens. Imagine uma criança representando o “Coelho Voador” ou a “Preguiça Power”?
Serão necessárias várias aulas para os alunos se organizarem para a representação desses personagens em um dia especial. Todos os elementos do game serão aproveitados. É importante deixar a criança escolher o Super-Herói com o qual mais se identifica. A matemática poderá aparecer nas falas dos personagens, no enredo e até mesmo no cenário.
Será muito divertido presenciar os Super-Heróis com características de animais do game em uma peça teatral produzida pelas próprias crianças. O professor de Matemática fará uma parceria com o de Língua Portuguesa. Dessa aliança, educador, surgirá um projeto interdisciplinar ou até multidisciplinar. A produção da peça teatral será durante a aula de linguagens. O professor de Artes poderá ajudar com os ensaios. Sugerimos uma reunião para o planejamento e execução desse projeto que vai movimentar a criançada.
Por incrível que pareça, educador, o teatro é um excelente recurso didático para o ensino do conteúdo de Matemática em todas as suas etapas no Ensino Fundamental. Basta o professor ser criativo e adaptar o ensino dos conteúdos às atividades lúdicas, expressivas. As crianças têm muita imaginação, energia e necessidade de interação, de troca de vivências.
A criança não tem que dominar as artes cênicas para participar de uma narrativa no palco, ela precisa sim, educador, ficar à vontade, ter apoio dos professores e coleguinhas. Os alunos precisam de uma educação libertadora e não de uma oprimida. É preciso sair do espaço convencional da sala de aula e deixar as crianças aproveitarem os ambientes da escola, como o pátio ou quadra do colégio.
Sempre damos dicas e sugestões, em nosso canal, de aulas mais dinâmicas a fim de que seja possível alavancar o conhecimento, mas cabe aos professores encontrarem os recursos adequados à turma e estratégias que vão enriquecer o processo de aprendizagem.
Já existem pesquisas provando que a articulação entre teatro e matemática ajuda no aprendizado. Além do mais, o teatro promove valores sociais, como o respeito, a empatia e a cooperação.
