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Escola Games | Jogos Educativos

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Ficha pedagógica

Super-Heróis Adição

Super-Heróis Adição

O TartaTurbo e o Rato Raio estão prontos para correr nessa batalha!

Para escolher o melhor atributo da sua carta — Força, Defesa, Velocidade ou Inteligência — você precisa resolver uma operação de adição.

Some rapidinho e descubra se o seu herói é mais poderoso que o do adversário. Quem sabe você não conquista a lendária Supercarta?

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BNCC - Ensino Fundamental
ComponenteAno / FaixaUnidades temáticasObjetos de conhecimentoHabilidades
Matemática
1º Ano
Números

Construção de fatos básicos da adição

(EF01MA06)

Construir fatos básicos da adição e utilizá-los em procedimentos de cálculo para resolver problemas.

Matemática
2º Ano
Números

Construção de fatos fundamentais da adição e da subtração

(EF02MA05)

Construir fatos básicos da adição e subtração e utilizá-los no cálculo mental ou escrito.

Matemática
3º Ano
Números

Construção de fatos fundamentais da adição, subtração e multiplicação

Reta numérica

(EF03MA03)

Construir e utilizar fatos básicos da adição e da multiplicação para o cálculo mental ou escrito.

Base Nacional Comum Curricular (BNCC)
personagem Escola Games

Dicas para o educador

Quando se trata do conteúdo de Matemática, educadores, nós pensamos imediatamente em uma aula dinâmica e lúdica para motivar nossas crianças a fim de favorecer a aprendizagem significativa. Nessa hora, os games são uma das melhores alternativas, já que as crianças adoram aprender se divertindo.

O canal da “Escola Games” é uma plataforma educativa gratuita, para crianças pequenas e dos anos iniciais do Fundamental I, que proporciona jogos online visando a todos os conteúdos escolares. A Matemática tem um lugar muito especial nessa plataforma, pois possibilita à criança jogos dinâmicos para desenvolver suas habilidades e competências, ampliando no dia a dia seu raciocínio lógico.

Criamos o game “Super-Heróis da Adição” pensando na construção dos fatos básicos e na resolução de problemas matemáticos. Através de pequenos desafios matemáticos, professor, o aluno vai ampliando suas habilidades e consequentemente assimilando novos conteúdos.

No game em estudo, a criança precisa conquistar todas as cartas do oponente. Cada carta simboliza um “Super-Herói Animal” com quatro atributos: força, defesa, velocidade e inteligência. A criança que tiver o número maior vence a partida e fica com a carta do outro, mas, no caso de empate, professor de Matemática, cada jogador mantém sua carta. E o melhor, existe uma “Supercarta” que vence todas as outras do baralho, exceto os Super-Heróis do Esquadrão Estrela. Para dar início ao game, a criança tem que selecionar um jogador dentre as opções. A seguir, clicar nas setinhas indicativas para as cartas surgirem. A primeira carta escolhida apresentará o “Gato Fantasma” com os atributos e continhas a serem desenvolvidas. O “Macaco Maluco” também está na disputa, bem como o “Megafante”, o “Hipopower”, a “Preguiça Power”, o “Urso Gigante”, o “Cão Guardião”, o “Tigre Veloz”, a “Águia Relâmpago”, o “Pato Guerreiro” e outros. O jogo tem narração que torna a dinâmica do game mais animada.

As crianças ficam muito empolgadas quando os desafios matemáticos são associados a super-heróis, ainda mais quando pertencem ao mundo animal. Uau, educador, que jogo sensacional! Não deixe de incluí-lo em seu planejamento para alavancar o aprendizado matemático da criançada.

Sugerimos aos educadores um projeto interdisciplinar. Além do professor de Matemática, o de “Ciências” também deve explorar o game e despertar a curiosidade das crianças, do 1º ao 3º ano, para o estudo do “Mundo Animal”. Os alunos podem pesquisar a importância dos animais e suas utilidades. Os animais são essenciais para a biodiversidade e contribuem para a manutenção dos ecossistemas.

Será fantástico um projeto que proporcione o aprendizado dos cálculos e também possa despertar uma consciência ecológica, que sensibilize nossas crianças, levando-as às práticas mais empáticas e solidárias, como cuidar, amar e preservar a vida dos nossos animais domésticos e silvestres.

O objetivo do game e levar à criança o entendimento com relação ao ato de juntar elementos ou valores. Isso será feito de uma forma divertida e com personagens protagonistas do mundo animal. O aluno vai se identificar com o símbolo +. A partir de então, fará grandes descobertas no universo da “adição”.

Além do game, professor de Matemática, elabore aulas com material concreto, como jogos de tabuleiro, para dinamizar e enriquecer o aprendizado das crianças.

Por que usar super-heróis da adição no game? A resposta é muito simples: as crianças vivem no mundo da imaginação e do “Faz de Conta”. Não perca tempo, professor de Matemática, leve logo suas crianças para a sala de informática. O game que espera por elas vai encantá-las.

Objetivos para o aluno

  • Realizar um game de entretenimento com teor educativo visando à adição;
  • Construir fatos básicos da adição e utilizá-los em procedimentos de cálculo para resolução de problemas;
  • Identificar-se com super-heróis do game;
  • Exercitar a cognição, analisar situações e desenvolver um senso crítico;
  • Resolver continhas de adição e problemas matemáticos;
  • Envolver-se com atividades práticas, lúdicas, com o intuito de exercitar a memória e ampliar o raciocínio lógico;
  • Vivenciar situações de desafios, sucesso ou fracasso em busca de novas alternativas e soluções;
  • Vencer o oponente do game e derrotá-lo se utilizando dos atributos e habilidades;
  • Pesquisar sobre insetos e animais que possibilitam a interação homem-animal;
  • Estudar as utilidades e importância dos animais na preservação do ecossistema;
  • Perceber que a adição está intimamente ligada à ideia de acrescentar, somar;
  • Compreender que a adição é uma operação matemática básica e essencial em nosso dia a dia;
  • Aprender na prática e descobrir um pouquinho sobre “Educação Financeira”.

Objetivos para o professor

  • Motivar seus alunos para a execução de um game de entretenimento com teor educativo e raciocínio lógico visando à Matemática (adição);
  • Possibilitar à criança a construção de fatos básicos da adição e utilizá-los em procedimentos de cálculo para resolução de problemas;
  • Deixar as crianças ganharem autonomia, exercitarem a memória e superarem suas dificuldades;
  • Proporcionar situações de desafio para que a criança possa experienciar o fracasso ou êxito a fim de desenvolver habilidades matemáticas;
  • Simular na sala de aula um contexto de venda e compra pensando na educação financeira;
  • Elaborar um projeto “interdisciplinar” para favorecer o aprendizado da adição e também conscientizar nossas crianças sobre a importância dos animais;
  • Levar à compreensão das crianças a importância da interação homem-animal;
  • Ensinar Matemática de forma divertida, com estratégias e dinâmicas que correspondam ao perfil das turmas e às necessidades de cada aprendiz;
  • Apresentar às crianças os super-heróis do game para o contexto da Matemática ficar mais lúdico.

Sugestão de abordagem para o professor

Educador, a adição é uma operação matemática muito básica, assim como a subtração, a multiplicação e a divisão. Para aprender essas 4 operações e fixá-las melhor, são muitas as estratégias e dinâmicas a serem realizadas no cotidiano das aulas.

A adição é a primeira operação a ser estudada e aplicada. Para entendê-la bem e de forma leve, a criança precisa se movimentar e fazer cálculos com tudo à sua volta. Pagamos por tudo de que necessitamos e por prestações de serviços. Assim funciona a sociedade. Embora ainda imatura, a criança percebe quando os pais pagam por algo e aprendem o valor do dinheiro. É bem comum a criança da noite para o dia, do nada, começar a pedir dinheiro para comprar algum brinquedo ou comida de que gosta. Nesse momento, os pais devem aproveitar para apresentar-lhes as operações. A criança aprende em casa, na sociedade e escola. Todos os ambientes são favoráveis à aprendizagem.

Professor de Matemática, além do game, vá em busca de estratégias que fortaleçam o ensino da adição. Aulas práticas são necessárias para a fixação dos conteúdos. Deixe as crianças trazerem de casa brinquedos que têm a ver com soma, ordem das parcelas, resultados, enfim, para que aprendam manuseando blocos, elementos concretos etc. Elas podem brincar com caixa de palitos ou calculadora de criança. Monte uma prateleira de supermercado na sala de aula. Peça às crianças para levarem de casa mantimentos ou produtos de higiene pessoal. Deixe-as colocarem os preços nos produtos e simularem um dia de venda. Elas podem usar dinheiro de brinquedo nessa atividade. Nesse tipo de dinâmica, a criança vai exercitar um pouquinho da “Educação Financeira”, que deveria ser uma disciplina do currículo escolar.

Quando a criança percebe a importância do dinheiro na sobrevivência humana, ela começa a ter consciência financeira. Ela precisa entender que tudo custa dinheiro e ele não cai do céu. Precisamos ensinar às crianças a não gastarem com supérfluos, que se faz necessário economizar e pensar no futuro.

Complementando o conteúdo

APRENDENDO MATEMÁTICA E DESPERTANDO A CONSCIÊNCIA DAS CRIANÇAS PARA A INTERAÇÃO HOMEM-ANIMAL - INTERDISCIPLINARIDADE

Para complementar os conteúdos em estudo, as crianças podem criar um baralho com material sucata similar ao game do canal. Elas vão reproduzi-lo, com auxílio dos professores de Matemática e Ciências, porém, terão a liberdade de desenhar seus animais preferidos, dando-lhes nomes de acordo com a imaginação e criatividade de cada uma. Vamos chamar essa atividade didática e criativa de “Oficina de Artes”. Além do material sucata, o papel cartão é bem sugestivo para esse tipo de produção. Ele é mais grosso e resistente. Serão necessárias mais de uma aula para a concretização desse trabalho. Dependendo da idade e perfil da turma, os professores saberão quais materiais devem ser utilizados. O importante é deixar as crianças criarem e sentirem-se à vontade. Claro que essa atividade deverá ser desenvolvida após execução e assimilação do game em estudo.

Professor de “Ciências”, um dos papéis mais importantes dos animais na biodiversidade é a função de polinizadores. Insetos como abelhas, borboletas e animais como pássaros são fundamentais para a reprodução e disseminação de plantas. Ao se alimentarem do néctar das flores, eles transportam o pólen de uma flor para outra, permitindo a fecundação e a formação de sementes. É esse processo que promove a diversidade vegetal, garantindo a produção de alimentos e a continuidade de muitos ecossistemas.

Antes da oficina, proponha pesquisas sobre insetos e animais que possibilitam a interação homem-animal. Você também pode preparar uma aula-vídeo ou utilizar-se de outras estratégias e dinâmicas. O importante é despertar o interesse das crianças do 1º ao 3º ano para o assunto em estudo. Nessa faixa etária, elas são muito curiosas e propícias às descobertas.

Ao final da “Oficina de Artes”, além de desenvolverem habilidades e assimilarem conhecimentos matemáticos, as crianças têm que perceber o quanto é fundamental amparar e preservar os animais. Eles são responsáveis pela sustentabilidade ambiental e essenciais para o bem-estar humano.

Durante a elaboração do baralho, os alunos terão a percepção da ideia de acrescentar e somar. Elas vão elaborar os próprios cálculos e o mais interessante será a troca do baralho com o coleguinha. Ao desenvolver o jogo do colega, a criança terá acesso às possibilidades que vão além do seu joguinho. Assim como as crianças gostam de dividir a merenda na hora do recreio, elas também adoram trocar brinquedos e jogos. Como cada criança vai criar seu próprio baralho, professor, é justo que conheça os dos coleguinhas. Essa será uma oportunidade para que ela possa usufruir dos baralhos de todos, divertindo-se mais com tanta variedade. Esse jogo será aproveitado em várias aulas. Não basta apenas um momento, pois assim não será possível lidar com todos os baralhos criados por cada criança.

A criatividade das crianças, nas séries iniciais, precisa ser priorizada no ensino-aprendizagem. Sendo assim, estimular a criatividade dos alunos e o senso de autoria deles é muito importante para favorecer o aspecto cognitivo, emocional e social. A sala de aula precisa ser um ambiente confortável e cheio de estímulos, fugir da tradicional fila em que um aluno visualiza a nuca do outro, é preciso mudar a rotina de ensino e provocar a interação das crianças para um aprendizado com sentido.

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