logo Escola Games
Site em inglês
logo Escola Games
logo escolagames

Escola Games | Jogos Educativos

https://www.escolagames.com.br

Ficha pedagógica

Soletrando

Soletrando

Vamos treinar as suas habilidades e conhecimentos das vogais e consoantes que formam as palavras. O jogo te dará uma palavra e você deve selecionar as letras que aparecem na tela, na ordem certa, para formar a palavra. Desse jeito, você vai ficar craque na formação das palavras. Vamos brincar?

Acessar
BNCC - Ensino Fundamental
ComponenteAno / FaixaUnidades temáticasObjetos de conhecimentoHabilidades
Língua Portuguesa
2º Ano
Análise linguística/semiótica (Alfabetização)

Conhecimento das diversas grafias do alfabeto/ Acentuação

(EF02LP07)

Escrever palavras, frases, textos curtos nas formas imprensa e cursiva.

Base Nacional Comum Curricular (BNCC)
personagem Escola Games

Dicas para o educador

Nós, do Canal da Escola Games, educador, pensando em favorecer o aprendizado das crianças visando ao avanço na escrita e leitura, preparamos um game superinteressante para formulação da palavra em destaque identificando as letras que a formam em uma sequência de ordem. Ampliar o vocabulário é um dos maiores objetivos desse jogo que diverte e ensina a desenvolver um pensamento ágil.

Professor de Língua Portuguesa, inicie a aula com uma “Roda de Conversa”, possibilitando às crianças o compartilhamento de palavras de que gostam. Deixe-as explicarem o porquê das escolhas. Elas gostam de se expressar e esse momento é de troca, vivências. Escreva-as no quadro e depois peça para produzirem um texto engraçado que contenha, pelo menos, 20 palavras da lousa. Em outra aula, proponha às crianças lerem seus textos e dê um prêmio para o aluno ou aluna que elaborar o texto mais cômico.

No 2º ano do Ensino Fundamental, as crianças já devem estar avançadas no processo de alfabetização. Espera-se que saibam ler e escrever com mais fluência, reconhecendo e compreendendo diferentes tipos de textos. Uma atividade muito boa para desenvolver a escrita das palavras é realizar exercícios com separação de sílabas e também com elaboração de períodos contendo palavras embaralhadas. Esses exercícios ajudam a consolidar a leitura e favorecem a escrita com mais autonomia. Atividades com exercícios de acentuação gráfica também são ótimas para a fixação da escrita dos vocábulos.

Atividades lúdicas fazem muito sucesso e contribuem para um aprendizado mais significativo, divertido e dinâmico. Que tal, professor, uma pescaria ortográfica? O professor confecciona peixinhos de cores variadas e cola neles palavrinhas do game em estudo. Nossa! Será uma aula superlegal. Além do professor de Português, outros poderão ajudar na preparação dessa aula que pode virar uma farra boa. Divertindo-se é quando mais aprendemos e memorizamos os conhecimentos!

Vamos sugerir também atividades com interpretação de canções populares e poemas. As crianças podem identificar as rimas e palavras com acento. Será uma forma de lidar com os vocábulos e assimilar a escrita dos mesmos. A poesia é uma porta de entrada para o mundo da imaginação, educador. Para as crianças, o poema pode ser uma brincadeira sonora e uma forma leve de abordar as palavras. É fundamental motivar para a dramatização das poesias e deixar as crianças se caracterizarem para dar vida aos textos poéticos. Que tal um sarau de poemas com o objetivo de desenvolver a sensibilidade e o gosto pela leitura? Fica aqui uma excelente dica para ampliar o estudo das palavras. Através dessa atividade, as crianças do 2º ano vão identificar nos textos lidos os jogos de palavras, as rimas, as repetições que marcam os ritmos, as intenções do autor, a beleza da linguagem. Além do mais, terão a oportunidade de conhecer poetas e poetisas renomados. O “Sarau” poderá se tornar um evento cultural e a família terá uma oportunidade muito boa para se interagir com os filhos no ambiente da escola.

Objetivos para o aluno

  • Formar palavras a partir da identificação das letras em um game de Língua Portuguesa;
  • Ampliar o vocabulário e melhorar o repertório;
  • Ler palavras novas com precisão na decodificação;
  • Segmentar oralmente palavras em sílabas;
  • Reconhecer o sistema de escrita alfabética como representação dos sons da fala;
  • Realizar atividades lúdicas contextualizando as palavras do game;
  • Assimilar a linguagem verbal e não verbal;
  • Elaborar períodos com palavras embaralhadas;
  • Identificar palavras em cantigas populares e poemas;
  • Desenvolver a sensibilidade e gosto pela leitura;
  • Socializar-se com os coleguinhas através de dinâmicas, aprender os conteúdos e ao mesmo tempo desenvolver laços afetivos.

Objetivos para o professor:

  • Possibilitar aos alunos do 2º ano aprenderem através das competências digitais e saírem das aulas maçantes;
  • Preparar atividades e dinâmicas lúdicas para contextualizar palavras do game “Soletrando”;
  • Estimular a localização espacial e agilidade mental;
  • Explorar a linguagem verbal e não verbal para passar o conteúdo às crianças;
  • Preparar atividades visando à separação de sílabas e elaboração de períodos;
  • Potencializar a memorização e aprendizado das crianças;
  • Inventar brincadeiras cantadas, poemas e canções, criando rimas, aliterações e ritmos;
  • Dar espaço às crianças para desenvolverem a imaginação, a criatividade, as habilidades artísticas, a sensibilidade e afetividade.

Sugestão de abordagem para o professor

A soletração, educador, é um processo fundamental para a alfabetização, pois ela ajuda nossas crianças a entenderem a relação entre as letras e os sons. Sugerimos atividades de estruturação de períodos com palavras do game e produção de texto poético para contextualizá-las. O professor poderá também elaborar palavras cruzadas e baralho de memória com imagem e palavras do game. São muitas as alternativas para fixar as palavras que constam no jogo online, como por exemplo, o jogo da forca. Esse jogo melhora o vocabulário e a criança precisa preencher os espaços letra por letra até definir a palavra em destaque antes que seja tarde. A seguir, educador, virá uma sequência de jogos de português que favorecem o aprendizado das letras.

CORRIDA DO ALFABETO

Em uma lousa ou papel grande, educador, escreva o alfabeto de forma aleatória e espalhada. Em seguida, peça para a criança encontrar as letras na ordem correta. Quem completar o alfabeto primeiro vence. Essa brincadeira é excelente para familiarizar os pequenos com a ordem das letras.

Após a dinâmica da “Corrida do Alfabeto”, chegou a hora de trabalhar com as letrinhas. Separe as crianças em grupos de 5, professor, depois dê as letras do alfabeto para manusearem e formarem palavrinhas. Estipule um tempo e peça para as crianças elaborarem as palavras possíveis. A equipe que conseguir formar mais palavrinhas respeitando o tempo estipulado vencerá a partida.

BATALHA DAS SÍLABAS

Educador, divida várias palavrinhas em sílabas e escreva cada uma em um pedaço de papel colorido (sulfite). As crianças devem formular as palavras corretamente após o comando. Quem montar mais palavras em um tempo determinado vence a disputa.

BINGO DAS LETRAS

Crie cartelas de bingo com letras ao invés de números, educador. Isso mesmo! Ao “cantar” uma letra, a criança deve identificá-la em sua cartela. Faça as cartelas com papel cartão devido à durabilidade. O “Jogo do Bingo” favorece a familiarização com as letras do alfabeto e estimula para a leitura.

ADIVINHAÇÃO DAS PALAVRAS

O jogo de adivinhação, educador, é, sem dúvidas, uma das melhores brincadeiras com palavras para o professor utilizar no processo de alfabetização. As crianças adoram essa dinâmica superdivertida e criativa!

Para executar a atividade, basta um jogador pensar em uma palavra e dar dicas para os demais adivinharem a mesma. Essa brincadeira ajuda a desenvolver o raciocínio lógico e a habilidade de inferência.

Complementando o conteúdo

Educador, para complementar o assunto em estudo, nós, do canal da Escola Games, achamos essencial dinamizar suas aulas e contextualizar o game.

SOLETRANDO DO “CALDEIRÃO DO HUCK”

A ideia é motivar seus alunos para uma simulação do jogo “Soletrando” do "Caldeirão do Huck” e levar para a sala de aula uma dinâmica que se aproxime da brincadeira televisiva. O principal objetivo do programa "Soletrando" é desenvolver e aprimorar as habilidades de leitura e escrita dos alunos, com ênfase no conhecimento ortográfico e no enriquecimento do vocabulário. Através do programa, as crianças podem aprimorar a escrita correta da palavra e reforçar o conhecimento ortográfico. O ambiente competitivo e lúdico do "Soletrando" motiva os alunos para se engajarem mais com a Língua Portuguesa.

Um ponto forte do programa televisivo é estimular uma competição saudável e construtiva, educador, a fim de promover o esforço e dedicação dos participantes. O sucesso na soletração fortalece a autoconfiança e a autoestima dos alunos, incentivando-os a continuar a aprender e a se desenvolver.

Adaptar o “Soletrando” televisivo à sala de aula vai dinamizar o processo de ensino e tornar a aula mais animada. Deve-se levar em conta o perfil da turma e faixa etária das crianças. As palavras têm que fazer parte do dia a dia dos alunos, porém se faz necessário acrescentar palavras de difícil vocabulário para enriquecer o repertório. As palavras do jogo online do Canal da Escola Games devem ser inseridas à dinâmica para a fixação das mesmas.

logo escolagames

Escola Games | Jogos Educativos

https://www.escolagames.com.br