Ficha para o professor
Neste game com lindas ilustrações você é convidado a montar os personagens do Sítio do Picapau Amarelo.
Tem Cuca, tem Saci, tem Narizinho, Dona Benta e muito mais....
JOGARNível de Ensino
Educação Infantil
Ensino Fundamental I
Componente curricular
Matemática
História
Tema
Quebra-cabeça
Série
2º Estágio - 1º Ano - 2º Ano
Idade
05 a 08 anos
Objetivos para o aluno
Objetivos para o professor
Sugestão de abordagem para o professor
(Sugestão 1) Trabalhar em cima do poema “Cuca”. Solicitar a leitura, interpretação e um desenho sobre o assunto
“Cuidado Com a Cuca
Que a Cuca te pega
E pega daqui
E pega de lá
A Cuca é malvada
E se fica irritada
A Cuca zangada
Cuidado com ela
A Cuca é matreira
E se fica zangada
A Cuca é danada
Cuidado com ela
(Sugestão 2) Fazer um levantamento sobre as principais obras de Monteiro Lobato, em seguida solicitar a elaboração de uma história em quadrinhos sobre uma das obras.
(Sugestão 3) Organizar leitura de Cordel com as obras do Monteiro Lobato.
(Sugestão 4) Elaboração de um teatro sobre um dos episódios do Sítio do Pica-pau Amarelo.
(Sugestão 5) Apresentar aos alunos alguns episódios da sério “Sítio do Pica-pau amarelo”, em seguida fazer uma roda de conversa e perguntar qual a moral da história.
(Sugestão 6) Jogo complementar sobre os personagens do Sítio do Pica-pau amarelo.
https://wordwall.net/pt/resource/3731341/personagens-s%C3%ADtio-do-picapau-amarelo
Acesso em 26 de Junho de 2021.
(Sugestão 7) Trabalhar com as principais trilhas sonoras do Sítio do Pica-Pau Amarelo.
- Sítio do Pica-Pau Amarelo (Gilberto Gil)
- Narizinho (Ivete Sangalo)
- Quindim (Cidade Negra)
Complementando o conteúdo
Principais Personagem do Sítio do Pica-pau Amarelo
Dona Benta
A doce Dona Benta é a proprietária do Sítio. Nas férias escolares, a avó recebe os netos Narizinho e Pedrinho, que mora na cidade com a mãe. Ela adora contar histórias para eles, que desfrutam no Sítio um período de muitas aventuras. Tia Nastácia é sua amiga fiel e braço direito.
Tia Nastácia
Tia Nastácia é uma quituteira de mão-cheia. Braço direito de Dona Benta no Sítio, ela é conhecida por suas irresistíveis guloseimas, principalmente, por seu bolinho de chuva. Adora contar um caso e falar sobre suas experiências pessoais.
Narizinho
Lúcia, a menina do nariz arrebitado, vibra quando as férias chegam. Pedrinho, o primo que mora na cidade, logo chegará ao Sítio para as mais emocionantes e inventivas aventuras. Narizinho ganhou uma boneca de pano feita por Tia Nastácia. Em uma visita ao Reino das Águas Claras, a boneca engoliu pílulas falantes e não parou mais de tagarelar. As duas são inseparáveis.
Pedrinho
Pedrinho mora com a mãe na cidade. Ele passa as férias escolares no sítio da avó Dona Benta, na companhia da prima Narizinho. Subir em árvores, caçar sacis, contar histórias, sonhar acordado. Visconde de Sabugosa é seu fiel e sábio amigo nas brincadeiras e aventuras.
Emília
Boneca de pano feita por Tia Nastácia para Narizinho brincar. Em uma aventura pelo Reino das Águas Claras, a boneca Emília toma uma pílula e começa a falar. Tagarela, impertinente e questionadora, Emília, a “boneca gente”, vive cheia de ideias, quer saber todos os “porquês” da vida e solucionar os problemas do seu jeito anárquico.
Visconde de Sabugosa
O erudito Visconde de Sabugosa foi feito por Tia Nastácia a partir de uma espiga de milho. O amigo de aventuras de Pedrinho adquiriu sua sabedoria, como diz Emília, após ter sido esquecido na biblioteca. Leu muito, entende de tudo e é o sábio da turma.
Cuca
Dona de uma risada de dar medo, a Cuca mora na floresta ao lado do Sítio. A bruxa que é um “jacarezão”, como a chamam no Sítio, não gosta da felicidade das crianças e faz e tudo para atrapalhar. O diretor do programa Geraldo Casé recorda que a personagem ia além da maldade: “A Cuca tinha uma outra faceta, além da de bruxa. Ela também era um elemento de humor.”
Objetivo de aprendizagem e desenvolvimento segundo a BNCC
EDUCAÇÃO INFANTIL
(EI03EO02) Agir de maneira independente, com confiança em suas capacidades, reconhecendo suas conquistas e limitações.
(EI03CG02) Demonstrar controle e adequação do uso de seu corpo em brincadeiras e jogos, escuta e reconto de histórias, atividades artísticas, entre outras possibilidades.
(EI03CG05) Coordenar suas habilidades manuais no atendimento adequado a seus interesses e necessidades em situações diversas.
(EI03ET01) Estabelecer relações de comparação entre objetos, observando suas propriedades.
(EI03ET05) Classificar objetos e figuras de acordo com suas semelhanças e diferenças.
ENSINO FUNDAMENTAL 1
(EF01MA09) Organizar e ordenar objetos familiares ou representações por figuras, por meio de atributos, tais como cor, forma e medida.
(EF01MA10) Descrever, após o reconhecimento e a explicitação de um padrão (ou regularidade), os elementos ausentes em sequências recursivas de números naturais, objetos ou figuras.
(EF01MA11) Descrever a localização de pessoas e de objetos no espaço em relação à sua própria posição, utilizando termos como à direita, à esquerda, em frente, atrás.
(EF02MA12) Identificar e registrar, em linguagem verbal ou não verbal, a localização e os deslocamentos de pessoas e de objetos no espaço, considerando mais de um ponto de referência, e indicar as mudanças de direção e de sentido.
Como acessar o jogo educativo
Jogue na internet, acessando: https://www.escolagames.com.br/jogos/sitioDoPicapauAmarelo/