Sítio do Picapau Amarelo

Venha conhecer todos os personagens do Sítio do Picapau Amarelo com as lindas ilustrações do nosso joguinho: Narizinho, Pedrinho, Saci, Cuca, Emília, Dona Benta e muito mais! Treine suas habilidades de montar imagens, clicando nas peças e montando o quebra-cabeça corretamente. Nos vemos nas histórias encantadas do Sítio!

BNCC - Educação Infantil
Campo de experiênciasFaixa etáriaObjetivos de aprendizagem e desenvolvimento
Corpo, gestos e movimentos
Crianças pequenas (4 anos a 5 anos e 11 meses)
(EI03CG05)

Coordenar suas habilidades manuais no atendimento adequado a seus interesses e necessidades em situações diversas.

Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações
Crianças pequenas (4 anos a 5 anos e 11 meses)
(EI03ET05)

Classificar objetos e figuras de acordo com suas semelhanças e diferenças.

Matemática
Álgebra

Padrões figurais e numéricos: investigação de regularidades ou padrões em sequências

(EF01MA09)

Organizar e ordenar objetos familiares ou representações por figuras, por meio de atributos, tais como cor, forma e medida.

O jogo da memória é um excelente recurso para o desenvolvimento do raciocínio lógico. A dificuldade de tentar superar o desafio constantemente serve como estímulo para a criança, por meio do desafio ela se sente estimulada e assim amplia suas capacidades cognitivas. Dos mais simples aos mais difíceis, há quebra-cabeças para todas as idades. A partir dos três anos de idade as crianças já conseguem começar a montar os jogos mais fáceis. Conforme os pequenos vão se desenvolvendo aumente o número de peças.

Estimular a aprendizagem;

Desenvolver a atenção e o pensamento lógico;

Desenvolver a coordenação motora;

Favorecer o desenvolvimento da atuação da memória;

Desenvolver diferentes habilidades do pensamento como: observar, comparar, analisar e sintetizar;

Analisar figuras e ampliar as noções de composição e decomposição a partir da fragmentação de uma imagem;

Desenvolver a autoconfiança na resolução de problemas;

Perceber as diferentes posições de figuras fragmentadas de uma imagem;

Estimular a cooperação entre os colegas por meio da promoção de atividades em duplas ou grupos;

Estimular a aprendizagem;

Desenvolver a atenção e o pensamento lógico;

Desenvolver a coordenação motora;

Favorecer o desenvolvimento da atuação da memória;

Desenvolver a autoconfiança na resolução de problemas;

Perceber as diferentes posições de figuras fragmentadas de uma imagem;

(Sugestão 1) Trabalhar em cima do poema “Cuca”. Solicitar a leitura, interpretação e um desenho sobre o assunto

“Cuidado Com a Cuca

Que a Cuca te pega

E pega daqui

E pega de lá

A Cuca é malvada

E se fica irritada

A Cuca zangada

Cuidado com ela

A Cuca é matreira

E se fica zangada

A Cuca é danada

Cuidado com ela

(Sugestão 2) Fazer um levantamento sobre as principais obras de Monteiro Lobato, em seguida solicitar a elaboração de uma história em quadrinhos sobre uma das obras.

(Sugestão 3) Organizar leitura de Cordel com as obras do Monteiro Lobato.

(Sugestão 4) Elaboração de um teatro sobre um dos episódios do Sítio do Pica-pau Amarelo.

(Sugestão 5) Apresentar aos alunos alguns episódios da sério “Sítio do Pica-pau amarelo”, em seguida fazer uma roda de conversa e perguntar qual a moral da história.

(Sugestão 6) Jogo complementar sobre os personagens do Sítio do Pica-pau amarelo.

Acesso em 26 de Junho de 2021.

(Sugestão 7) Trabalhar com as principais trilhas sonoras do Sítio do Pica-Pau Amarelo.

• Sítio do Pica-Pau Amarelo (Gilberto Gil)

• Narizinho (Ivete Sangalo)

• Quindim (Cidade Negra)

Principais Personagem do Sítio do Pica-pau Amarelo

Dona Benta

A doce Dona Benta é a proprietária do Sítio. Nas férias escolares, a avó recebe os netos Narizinho e Pedrinho, que mora na cidade com a mãe. Ela adora contar histórias para eles, que desfrutam no Sítio um período de muitas aventuras. Tia Nastácia é sua amiga fiel e braço direito.

Tia Nastácia

Tia Nastácia é uma quituteira de mão-cheia. Braço direito de Dona Benta no Sítio, ela é conhecida por suas irresistíveis guloseimas, principalmente, por seu bolinho de chuva. Adora contar um caso e falar sobre suas experiências pessoais.

Narizinho

Lúcia, a menina do nariz arrebitado, vibra quando as férias chegam. Pedrinho, o primo que mora na cidade, logo chegará ao Sítio para as mais emocionantes e inventivas aventuras. Narizinho ganhou uma boneca de pano feita por Tia Nastácia. Em uma visita ao Reino das Águas Claras, a boneca engoliu pílulas falantes e não parou mais de tagarelar. As duas são inseparáveis.

Pedrinho

Pedrinho mora com a mãe na cidade. Ele passa as férias escolares no sítio da avó Dona Benta, na companhia da prima Narizinho. Subir em árvores, caçar sacis, contar histórias, sonhar acordado. Visconde de Sabugosa é seu fiel e sábio amigo nas brincadeiras e aventuras.

Emília

Boneca de pano feita por Tia Nastácia para Narizinho brincar. Em uma aventura pelo Reino das Águas Claras, a boneca Emília toma uma pílula e começa a falar. Tagarela, impertinente e questionadora, Emília, a “boneca gente”, vive cheia de ideias, quer saber todos os “porquês” da vida e solucionar os problemas do seu jeito anárquico.

Visconde de Sabugosa

O erudito Visconde de Sabugosa foi feito por Tia Nastácia a partir de uma espiga de milho. O amigo de aventuras de Pedrinho adquiriu sua sabedoria, como diz Emília, após ter sido esquecido na biblioteca. Leu muito, entende de tudo e é o sábio da turma.

Cuca

Dona de uma risada de dar medo, a Cuca mora na floresta ao lado do Sítio. A bruxa que é um “jacarezão”, como a chamam no Sítio, não gosta da felicidade das crianças e faz e tudo para atrapalhar. O diretor do programa Geraldo Casé recorda que a personagem ia além da maldade: “A Cuca tinha uma outra faceta, além da de bruxa. Ela também era um elemento de humor.”