Símbolos do Natal

O Papai Noel está precisando de ajuda para entregar os presentes neste Natal. Para ajudá-lo, você precisa coletar os símbolos de Natal nessa missão super divertida (e natalina!). A cada fase, você vai ajudar o Papai Noel a coletar um símbolo, que pode ser a estrela, o sino, a árvore e muito mais. Mas cuidado: se você coletar o símbolo errado, o trenó pode cair e ficar preso na neve. Vamos lá ajudar o Noel?

Ensino Religioso
Manifestações religiosas

Indumentárias religiosas

(EF03ER05)

Reconhecer as indumentárias (roupas, acessórios, símbolos, pinturas corporais) utilizadas em diferentes manifestações e tradições religiosas.

Muitas coisas divertidas fazemos no Natal, como trocar presentes, escrever cartões, decorar uma árvore. É um momento em que gostamos de estar com nossas famílias, fazendo decorações e outros artesanatos. Nestes divertidos momentos é possível encontrar símbolos de Natal rodeados por todas as partes. Os símbolos do Natal representam o cenário da comemoração dessa grande festa cristã. Com origens em épocas distintas, cada um dos símbolos surge não só porque são bonitos e trazem mais beleza e alegria à festa, mas porque todos eles têm uma curiosa história para contar e, desta forma, transmite uma mensagem.

Compreender o significado do símbolo de Natal;

Entender a importância do Natal para cultura cristã;

Estimular a aprendizagem;

Estimular habilidades de estratégias na resolução de problemas;

Desenvolver a atenção e o pensamento lógico;

Desenvolver a coordenação motora;

Promover exercício da memória;

Desenvolver diferentes habilidades do pensamento como: observar, comparar, analisar e sintetizar;

Estimular a cooperação entre os colegas por meio da promoção de atividades em duplas ou grupos;

Apresentar aos alunos símbolos de Natal;

Mostrar aos alunos o significado dos símbolos natalinos;

Trabalhar com os alunos habilidades de concentração e raciocínio lógico;

Trabalhar a atenção e concentração;

Possibilitar o desenvolvimento das diversas habilidades do pensamento, como a observação, a comparação, análise e a capacidade de sintetizar;

(Sugestão 1) Solicitar que os alunos construam um cartão de Natal com desenhos ou palavras simples para ser entregue aos pais.

(Sugestão 2) Montar uma árvore de Natal com os alunos e produzir outros enfeites de Natal para decorar a sala. Você pode solicitar que os alunos tragam de casa uma foto na qual você pode enfeitar a árvore de Natal com ela.

(Sugestão 3) Desenhar e pintar os símbolos de Natal e apresentar os significados de cada um deles.

(Sugestão 4) Promover um momento de contação de histórias sobre o Natal (a chegada de Jesus, o caminho dos Três Reis Magos.

(Sugestão 5) Fazer uma Guirlanda com os alunos.

(Sugestão 6) Assistir a um filme de Natal, em seguida fazer uma ilustração sobre alguma cena do filme.

(Sugestão 7) Cantar canções de Natal.

(Sugestão 8) Fazer biscoitos de Natal.

(Sugestão 9) Fazer uma decoração de Natal com material recicláveis.

(Sugestão 10) Promover uma campanha de arrecadação de roupas e brinquedos para posterior doação.

(Sugestão 11) Fazer um teatro de fantoches com tema natalino. Você pode solicitar que os alunos recontem uma história ou crie a sua.

Significados dos símbolos de Natal:

ESTRELA

Representa a estrela que conduziu os Reis Magos a Jesus e nos lembra de seguir a luz do Salvador, assim como os Reis Magos seguiram a luz da estrela para encontrá-Lo. Também representa a estrela que apareceu no céu quando Jesus Cristo nasceu.

GUIRLANDAS

Sua forma circular pode representar a eternidade. As guirlandas penduradas nas portas ou janelas são como um convite simbólico para que o espírito do Natal encha nossas casas com a alegria da estação.

SINOS

Eles podem simbolizar o anúncio do nascimento de Cristo quando os anjos no céu louvaram a Deus e declararam: “Glória a Deus nas alturas, e paz na terra, boa vontade para com os homens” ( Lucas 2:14 ).

BENGALA DOCE

Eles podem nos lembrar dos cajados carregados pelos pastores que visitaram o menino Jesus. Durante a época de Cristo, o cajado do pastor frequentemente tinha um cajado, ou curva, na parte superior, que era usado para fisgar as ovelhas pelo pescoço para conduzi-las gentilmente à comida ou água ou para protegê-las do perigo.

VELAS

Diz-se que, na Alemanha, um senhor costumava colocar velas na sua janela para iluminar o caminho dos viajantes.

Assim, as velas natalinas assumem o papel de representar a luz que o nascimento de Jesus traz para a vida das pessoas, porque ele veio para dissipar as trevas, a escuridão.

PRESÉPIO

Trata-se de uma representação do cenário em que o Menino Jesus nasceu.

ANJOS

Os anjos representam a figura de Gabriel, o anjo que anunciou à Maria que ela daria à luz a Jesus.

PAPAI NOEL

A figura do Papai Noel surge a partir dos gestos de bondade de um bispo chamado Nicolau.

Segundo a lenda, ele lançava moedas de ouro para as chaminés das casas dos mais necessitados na Turquia, tendo sido reconhecido pela igreja como santo.

ÁRVORE DE NATAL

O costume de enfeitar a árvore de Natal remonta ao século XVI e, originalmente, representava o solstício do inverno. Os pinheiros são as únicas árvores que mantêm suas folhas mesmo no inverno. Vivo e verde o ano inteiro, representa no Natal a esperança, a alegria e a mudança.

suas luzes simbolizam as estrelas, o Sol e a Lua.

COROA DO ADVENTO

Simbolizam a espera pela vinda do Senhor, sendo que os ramos são a eternidade de Deus e cada vela é um voto específico para os fiéis, enquanto sua luz é a afirmação de que o Evangelho brilha na vida de quem serve a Cristo.