Ficha para o professor
O papai Noel já iniciou seus trabalhos, e para que ele possa entregar todos os presentes antes do Natal você precisa ajudá-lo nessa divertida missão de coletar os símbolos natalinos. Muito cuidado, pois se coletar o símbolo errado ele poderá se afundar na neve atrasando sua jornada.
JOGARNível de Ensino
Educação Infantil
Ensino Fundamental I
Componente curricular
Língua Portuguesa
Matemática
Tema
Série
2º Estágio - 1º Ano - 2º Ano
Idade
05 a 07 anos
Objetivos para o aluno
Objetivos para o professor
Sugestão de abordagem para o professor
(Sugestão 1) Solicitar que os alunos construam um cartão de Natal com desenhos ou palavras simples para ser entregue aos pais.
(Sugestão 2) Montar uma árvore de Natal com os alunos e produzir outros enfeites de Natal para decorar a sala. Você pode solicitar que os alunos tragam de casa uma foto na qual você pode enfeitar a árvore de Natal com ela.
(Sugestão 3) Desenhar e pintar os símbolos de Natal e apresentar os significados de cada um deles.
(Sugestão 4) Promover um momento de contação de histórias sobre o Natal (a chegada de Jesus, o caminho dos Três Reis Magos.
(Sugestão 5) Fazer uma Guirlanda com os alunos.
(Sugestão 6) Assistir a um filme de Natal, em seguida fazer uma ilustração sobre alguma cena do filme.
(Sugestão 7) Cantar canções de Natal.
(Sugestão 8) Fazer biscoitos de Natal.
(Sugestão 9) Fazer uma decoração de Natal com material recicláveis.
(Sugestão 10) Promover uma campanha de arrecadação de roupas e brinquedos para posterior doação.
(Sugestão 11) Fazer um teatro de fantoches com tema natalino. Você pode solicitar que os alunos recontem uma história ou crie a sua.
Complementando o conteúdo
Significados dos símbolos de Natal:
ESTRELA
Representa a estrela que conduziu os Reis Magos a Jesus e nos lembra de seguir a luz do Salvador, assim como os Reis Magos seguiram a luz da estrela para encontrá-Lo. Também representa a estrela que apareceu no céu quando Jesus Cristo nasceu.
GUIRLANDAS
Sua forma circular pode representar a eternidade. As guirlandas penduradas nas portas ou janelas são como um convite simbólico para que o espírito do Natal encha nossas casas com a alegria da estação.
SINOS
Eles podem simbolizar o anúncio do nascimento de Cristo quando os anjos no céu louvaram a Deus e declararam: “Glória a Deus nas alturas, e paz na terra, boa vontade para com os homens” ( Lucas 2:14 ).
BENGALA DOCE
Eles podem nos lembrar dos cajados carregados pelos pastores que visitaram o menino Jesus. Durante a época de Cristo, o cajado do pastor frequentemente tinha um cajado, ou curva, na parte superior, que era usado para fisgar as ovelhas pelo pescoço para conduzi-las gentilmente à comida ou água ou para protegê-las do perigo.
VELAS
Diz-se que, na Alemanha, um senhor costumava colocar velas na sua janela para iluminar o caminho dos viajantes.
Assim, as velas natalinas assumem o papel de representar a luz que o nascimento de Jesus traz para a vida das pessoas, porque ele veio para dissipar as trevas, a escuridão.
PRESÉPIO
Trata-se de uma representação do cenário em que o Menino Jesus nasceu.
ANJOS
Os anjos representam a figura de Gabriel, o anjo que anunciou à Maria que ela daria à luz a Jesus.
PAPAI NOEL
A figura do Papai Noel surge a partir dos gestos de bondade de um bispo chamado Nicolau.
Segundo a lenda, ele lançava moedas de ouro para as chaminés das casas dos mais necessitados na Turquia, tendo sido reconhecido pela igreja como santo.
ÁRVORE DE NATAL
O costume de enfeitar a árvore de Natal remonta ao século XVI e, originalmente, representava o solstício do inverno. Os pinheiros são as únicas árvores que mantêm suas folhas mesmo no inverno. Vivo e verde o ano inteiro, representa no Natal a esperança, a alegria e a mudança.
suas luzes simbolizam as estrelas, o Sol e a Lua.
COROA DO ADVENTO
Simbolizam a espera pela vinda do Senhor, sendo que os ramos são a eternidade de Deus e cada vela é um voto específico para os fiéis, enquanto sua luz é a afirmação de que o Evangelho brilha na vida de quem serve a Cristo.
Objetivo de aprendizagem e desenvolvimento segundo a BNCC
EDUCAÇÃO INFANTIL
(EI03EO02) Agir de maneira independente, com confiança em suas capacidades, reconhecendo suas conquistas e limitações.
(EI03CG02) Demonstrar controle e adequação do uso de seu corpo em brincadeiras e jogos, escuta e reconto de histórias, atividades artísticas, entre outras possibilidades.
(EI03CG05) Coordenar suas habilidades manuais no atendimento adequado a seus interesses e necessidades em situações diversas.
(EI03ET01) Estabelecer relações de comparação entre objetos, observando suas propriedades.
(EI03ET05) Classificar objetos e figuras de acordo com suas semelhanças e diferenças.
ENSINO FUNDAMENTAL 1
(EF01MA09) Organizar e ordenar objetos familiares ou representações por figuras, por meio de atributos, tais como cor, forma e medida.
(EF01MA10) Descrever, após o reconhecimento e a explicitação de um padrão (ou regularidade), os elementos ausentes em sequências recursivas de números naturais, objetos ou figuras.
(EF01MA11) Descrever a localização de pessoas e de objetos no espaço em relação à sua própria posição, utilizando termos como à direita, à esquerda, em frente, atrás.
Como acessar o jogo educativo
Jogue na internet, acessando: https://www.escolagames.com.br/jogos/simbolosDoNatal/