Sequência Animal

Atenção, amiguinho: para chegar ao fim desse super jogo, você vai ter que colocar à prova o seu pensamento lógico. Descubra a sequência de animais correta e siga em frente! Chegue ao último nível do joguinho e conheça toda a selva.

Matemática
Álgebra

Sequências recursivas: observação de regras usadas utilizadas em seriações numéricas (mais 1, mais 2, menos 1, menos 2, por exemplo)

(EF01MA10)

Descrever, após o reconhecimento e a explicitação de um padrão (ou regularidade), os elementos ausentes em sequências recursivas de números naturais, objetos ou figuras.

Matemática
Álgebra

Identificação de regularidade de sequências e determinação de elementos ausentes na sequência

(EF02MA10)

Descrever um padrão (ou regularidade) de sequências repetitivas e de sequências recursivas, por meio de palavras, símbolos ou desenhos.

O sequenciamento é a habilidade que usamos quando dividimos um evento em etapas simples e as colocamos em ordem. Precisamos de habilidades de sequenciamento para falar sobre algo que aconteceu no passado de maneira lógica para que outros possam acompanhar a história. Também precisamos de habilidades de sequenciamento para entender como executar determinadas tarefas que exigem que as etapas sejam executadas em uma ordem específica.

Fazer associações;

Promover o reconhecimento de padrões;

Desenvolver a atenção e o pensamento lógico;

Estimular a percepção;

Desenvolver a coordenação motora;

Favorecer o desenvolvimento da atuação da memória;

Desenvolver diferentes habilidades do pensamento como: observar, comparar, analisar e sintetizar;

Exercitar a memória e a concentração no processo de identificação e comparação entre as imagens;

Proporcionar um ambiente de imaginação e criatividade;

Oferecer, de maneira lúdica e dinâmica, recursos que instiguem as crianças à percepção de similaridade e de diferença;

Desenvolver a capacidade de raciocínio do aluno;

Possibilitar a integração entre diferentes áreas de conhecimento;

Possibilitar o desenvolvimento de diferentes estratégias de abordagem da realidade seja por meio de comparação;

(Sugestão 1) Coloque as duas fotos na frente da criança em ordem e mostre a ela que uma coisa aconteceu primeiro e depois a outra foto aconteceu por último.

(Sugestão 2) Trabalhar com a discriminação de figuras, como por exemplo, imprima em uma folha vários animais embaralhados, coloque alguns animais virados para a direita e alguns para a esquerda. Informe qual o gabarito correto, se é animais viradas para a direita ou esquerda. Em seguida, peça para que os alunos pintem os animais que estão incorretos.

(Sugestão 3) Elaborar cartões com as letras do alfabeto, vogais e o nome da criança.

(Sugestão 4) Fazer cartões com número de 0 a 20 e solicitar que seja colocado em ordem.

(Sugestão 5) Utilizar Jogos de dominó.

(Sugestão 6) Elaborar sequência lógica de cores e geométricas.

(Sugestão 7) Utilizar atividade 7 erros.

(Sugestão 8) Utilizar jogos de quebra-cabeça, online e físico.

(Sugestão 9) Utilize blocos de montar para criar formas e objetos.

(Sugestão 10) Alinhar brinquedos ou associar os brinquedos por tamanho, forma ou cores, separando-os em grupos. Pegue os brinquedos favoritos da criança e escolha um critério para solicitar suas ordem ou separação: mais antigos aos mais novos, menores aos maiores etc.

(Sugestão 11) Dê a criança miçangas coloridas e peça-lhe para classificar com base em seu tamanho. Peça-lhe para colocar as contas maiores em uma caixa e as menores em outra. Posteriormente repita a atividade mudando par ao critério cores.

(Sugestão 12) Brincar com mímicas.

(Sugestão 13) Contar uma história favorita das crianças de forma embaralhada, em seguida solicite que as crianças recontem na sequência correta.

O pensamento lógico envolve raciocinar e usar o que você sabe para tirar conclusões. Requer uma compreensão de atributos, relacionamentos e sequência, e não é importante apenas para o aprendizado formal; é uma habilidade essencial para a vida.

importância de atividade utilizando sequências lógicas

• Permite a criança reconhecer padrões

• Fazer previsões

• Permite que a criança coloque uma série de objetos ou eventos em uma ordem lógica

• Elas entendem e aprendem sobre as palavras de transição como primeiro, próximo e último

• Conheça os elementos de uma história como início, meio e fim

• Ajudam a compreender histórias

• Permite que elas recontem histórias e eventos passados

• Permite que elas coloquem palavras e sons juntos na ordem correta para se comunicar

• Promove o desenvolvimento de rotinas diárias em casa e na escola

• Abordam uma tarefa desconhecida de maneira lógica

• Reconhecem quando uma tarefa é concluída

É importante que as atividades envolvendo o raciocínio lógico vá aumentando a dificuldade progressivamente, adicionando novos elementos sempre que os objetivos forem alcançados.