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Ficha pedagógica

Quiz do trânsito

Quiz do trânsito

No Quiz do Trânsito, as crianças aprendem de forma divertida e interativa sobre as regras e a segurança no trânsito! Com perguntas simples e ilustrativas, o jogo ensina a importância dos semáforos, faixas de pedestres, placas de trânsito e muito mais.

Prepare-se para esse desafio educativo e descubra se você já é um expert no trânsito!

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BNCC - Ensino Fundamental
ComponenteAno / FaixaUnidades temáticasObjetos de conhecimentoHabilidades
Geografia
2º Ano
O sujeito e seu lugar no mundo

Riscos e cuidados nos meios de transporte e de comunicação

(EF02GE03)

Comparar diferentes meios de transporte e de comunicação, indicando o seu papel na conexão entre lugares, e discutir os riscos para a vida e para o ambiente e seu uso responsável.

Base Nacional Comum Curricular (BNCC)
personagem Escola Games

Dicas para o educador

Os alunos do 2º ano, professor de Geografia, já têm certa autonomia e querem andar sozinhos pelas ruas, mas é fundamental estarem acompanhados por causa dos perigos que existem no trânsito do bairro e da cidade.

O melhor caminho é orientá-los quanto aos sinais e regras de trânsito. Comece sua aula, educador, perguntado às crianças se elas vão às ruas sozinhas ou se estão sempre com alguém de confiança. Algumas crianças vão dizer que às vezes buscam pão na padaria ou vão ao mercadinho próximo sem acompanhantes. A verdade é que as crianças gostam de ficar na rua brincando e isso também é muito perigoso hoje em dia.

Em uma “Roda de Conversa”, professor, sonde seus alunos sobre os medos que têm quando estão nas ruas da sua cidade ou até viajando. No Brasil, a idade mínima para uma criança andar sozinha pelas ruas pode variar entre 10 e 12 anos. Porém, vai depender da maturidade da criança, da família e localidade. Na Alemanha e Japão, crianças mais novas já podem andar nas ruas sozinhas. A supervisão de um adulto é essencial até que as crianças demonstrem habilidades e capacidade de julgamento do trânsito.

Converse com suas crianças sobre os perigos no trânsito. As crianças são um dos grupos mais vulneráveis a acidentes no trânsito, pois seus corpos são muito frágeis e ainda estão em desenvolvimento. Levando-se em conta a lei, crianças com até 10 anos de idade precisam ser transportadas no banco traseiro do veículo automotivo e usar cinto de segurança. Professor, explique às crianças sobre a importância visando ao uso da faixa de pedestres e com relação a fazerem contato visual com motoristas antes de atravessar ruas. Quando forem brincar com bicicleta, patins ou skate, as crianças têm que ser vigiadas por um adulto. Essas atividades só devem acontecer em lugares apropriados, como ciclovias, praças ou parques, bem longe de veículos. Elas precisam usar equipamentos de segurança, como capacete, por exemplo.

Os pais têm que contratar pessoas qualificadas para levarem seus filhos à escola e verificarem as condições do carro para que as crianças sejam transportadas com segurança. As crianças precisam contar aos pais caso percebam irregularidades ou circunstâncias duvidosas durante o trajeto. Para que o transporte de alunos seja mais seguro, o ideal é que os veículos da frota tenham no máximo sete anos de uso.

Após esse diálogo construtivo, educador, passe às crianças dicas do game “Quiz do Trânsito”. Leia com seus alunos do 2º ano as instruções que antecedem ao jogo online. O quiz é um jogo muito lúdico de perguntas e respostas. Sempre há uma alternativa correta. O aprendizado se dá naturalmente e a criança se diverte enquanto assimila novos conhecimentos. O game foi preparado especialmente para instruir com relação às regras de trânsito. O professor de Geografia vai dar uma aula dinâmica e inovadora na sala de informática. Falará de um assunto essencial que afeta todas as pessoas que dependem do trânsito para chegar ao destino. O trânsito de uma cidade ou rodovia é um grande desafio. Aprender sobre regras e sinais de sinalização desde criança é muito importante.

Educador, as crianças devem aprender sobre as leis de trânsito de forma lúdica e o game será a ferramenta ideal para concretizar esse aprendizado. Antes da execução do game, passe para os alunos um vídeo socioeducacional sobre o trânsito. A seguir, mostre às crianças algumas placas de trânsito e pergunte a elas o que significam. Use papel cartão para elaborá-las e plastifique-as para que durem mais. Explore a linguagem verbal e não verbal. Professor, você também pode misturar as placas e ler uma pista para a criança encontrar rapidamente a plaquinha correspondente. Existem várias dinâmicas para introduzir o assunto em estudo. O mais importante é adequar a atividade ao perfil da turma para que não haja indisciplina e o objetivo seja atingido.

Objetivos para o aluno

  • Explorar diferentes tecnologias e recursos digitais para incrementar as aulas;
  • Realizar um game com quiz sobre regras e leis do trânsito;
  • Aprender sobre as leis do trânsito de forma lúdica, divertindo-se;
  • Assimilar conhecimentos sobre uma boa conduta no trânsito através de manuais de instrução;
  • Explorar a linguagem verbal e não verbal das placas de sinalização;
  • Conhecer os fatores de risco do trânsito e aprender sobre medidas de segurança;
  • Participar de uma peça teatral denominada “Motorista Consciente”;
  • Montar uma pista educativa de trânsito com brinquedos e material sucata no pátio da escola;
  • Identificar os sinais de travessia de pedestres e os semáforos;
  • Exercitar a empatia, a autoconfiança, a comunicação e também o autoconhecimento;
  • Expressar-se e manifestar seu posicionamento acerca dos mais variados conteúdos e assuntos.

Objetivos para o professor

  • Possibilitar aos alunos do 2º ano o aprendizado visando às regras de trânsito através de game com quiz;
  • Trabalhar as competências digitais e sair das aulas maçantes;
  • Contemplar a habilidade EF02GE03 que corresponde à capacidade de comparar meios de transporte e de comunicação, indicando o seu papel na conexão entre lugares, e discutir os riscos para a vida e para o ambiente e seu uso responsável;
  • Apresentar o conteúdo em estudo através de uma aula-vídeo;
  • Explorar a linguagem verbal e não verbal para passar o conteúdo;
  • Potencializar a memorização e aprendizado das crianças;
  • Capacitar os alunos a reconhecerem o quanto é importante respeitar regras de trânsito para uma boa convivência e também para evitar transtornos, acidentes com tragédias nas ruas e rodovias;
  • Promover a interação entre os alunos, compartilhando experiências e dúvidas relacionadas ao tema;
  • Conscientizar as crianças na “Hora do Conto” sobre a importância do respeito às regras de trânsito;
  • Dar espaço às crianças para desenvolverem a imaginação, a criatividade, as habilidades artísticas, a sensibilidade e afetividade.

Sugestão de abordagem para o professor

Existem várias dinâmicas para trabalhar o conteúdo em estudo com as crianças do 2º ano, mas há algumas que surtem melhor efeito na aprendizagem.

Dinâmica: Pista Educativa

Organizar uma pista no pátio do colégio será essencial para as crianças simularem um dia no trânsito e aprenderem regras para lidarem melhor com esse contexto. Antes da montagem da pista de trânsito, educador, converse com as crianças sobre os fatores de risco para acidentes de trânsito.

Os fatores de risco são:

  • Velocidade;
  • Condução sob a influência de álcool ou outras substâncias;
  • Não utilização de capacetes para motociclistas, cintos de segurança ou dispositivos de retenção para crianças;
  • Distração;
  • Infraestrutura viária insegura;
  • Veículos inseguros;
  • Atenção inapropriada após acidentes;
  • Cumprimento insuficiente das normas/leis de trânsito.

Será importante para as crianças essa aula visando aos fatores de risco no trânsito. Complemente as explicações falando sobre medidas de segurança, educador. Assim que as crianças estiverem embasadas, oriente-as com relação aos brinquedos que irão compor a pista educativa juntamente com as plaquinhas de trânsito. Peça para que tragam os brinquedos e utensílios com antecedência (carrinhos, caminhõezinhos, bicicletinhas de plástico, homenzinhos, animaizinhos, árvores de plástico, caixinhas de remédio para a construção de casinhas e prédios, bonequinhas, apitos, soldadinhos etc). Para a estrutura da pista, as crianças podem usar papelão ou papel cartão. Para a elaboração das plaquinhas, as crianças poderão utilizar tampinhas de garrafa de vidro ou de refrigerante.

Juntamente com outros educadores, o professor de Geografia precisa organizar uma brincadeira na pista de trânsito para as crianças aprenderem mais sobre o assunto em estudo. Existem pistas de carrinhos de brinquedo para serem compradas em lojas, mas construí-las é muito mais educativo. Geralmente, elas têm plaquinhas de trânsito e edificações. É na escola que se aprende a ser um pedestre consciente!

Complementando o conteúdo

APRENDENDO SOBRE REGRAS DE TRÂNSITO NA HORA DO CONTO!

Na “Hora do Conto”, professor de Geografia, aproveite para trabalhar com livros que nos ensinam a transitar pelas ruas com atitudes de respeito ao trânsito e aos ambientes de um modo geral. As ruas são públicas e não podemos agir sem medir nossas consequências.

As crianças do 2º ano têm que despertar o interesse para a percepção dos riscos do trânsito e para a necessidade da adoção de comportamentos seguros, visando garantir a integridade física, emocional e mental das pessoas que compõem o contexto do trânsito do bairro e da cidade. Pedestres, motoristas e ciclistas precisam colaborar para que tenhamos harmonia no espaço de trânsito.

Existem manuais com relação às regras de trânsito com linguagem acessível para crianças. Que tal conseguir alguns e distribuí-los para as crianças estudarem as regrinhas em grupos de até 5 elementos?

Educador, você sabia que a Resolução Contran nº 819/2021 determina que os manuais de veículos automotores devem conter informações sobre o transporte de crianças? Isso mesmo! Passe essa informação importante aos seus alunos. A legislação determina que o transporte de crianças de até 10 anos de idade ou com menos de 1,45 metro de altura deve ocorrer no banco traseiro.

A seguir, um link para apreciação e embasamento das crianças.
https://issuu.com/monatranbr/docs/man_ed_transito

As crianças poderão assistir ao vídeo na “Hora do Conto” e depois criarem um manual que corresponda às regras de trânsito se utilizando da linguagem verbal e não verbal. Essa poderá ser uma atividade em grupo. O professor de Língua Portuguesa poderá auxiliar na hora da produção do manual, no caso, revisando os aspectos linguísticos.

TEATRO: ENSINAR REGRAS DE TRÂNSITO É EDUCAR PARA A VIDA!

É muito importante educar nossas crianças para o trânsito e para a vida, ensinando-lhes a identificar os sinais de travessia de pedestres e os semáforos. Para falar desse assunto de forma lúdica, educador, o teatro será o ideal, pois as crianças vão trabalhar as habilidades artísticas, aprimorar a leitura e escrita. A seguir, educador, há o roteiro de uma peça para a criançada do 2º ano dramatizar, mas fique à vontade para encaixar outra no planejamento da aula com arte cênica.

Roteiro da peça: Motorista consciente!
Autora: Professora Marivalda Alves Timóteo

Criança 1: Motorista bom e consciente não usa celular ao dirigir. Se precisar falar com alguém, tem que estacionar em algum lugar.

Criança 2: Minha gente, manter distância de outros veículos é essencial para minimizar as consequências de uma distração e prevenir acidentes.

Criança 3: Vocês sabiam que o uso do cinto de segurança no banco da frente reduz em 45% as chances de lesões graves em acidentes e, nos bancos de trás, os passageiros ficam até 75% mais seguros?

Criança 4: Respeitar a sinalização é uma das principais regras para uma boa convivência no trânsito, pessoal. E isso é muito legal!

Criança 5: Se beber, motorista, não dirija! Seja prudente.

Criança 6: Ao atravessarmos as ruas, nós, as crianças, precisamos de olhar para todos os lados e acompanhar os adultos responsáveis por nossa travessia.

Criança 7: Você que gosta de patins, criança, evite as ruas e escolha lugares tranquilos para patinar, como parques ou pracinhas com pistas.

Criança 8: Crianças que têm até dez aninhos precisam andar no banco traseiro do veículo e obedecer seus pais para que fiquem mais seguras.

Criança 9: Criança inteligente segue orientações e aprende a colaborar no trânsito. Vamos todos contribuir e em harmonia conviver para um mundo melhor construir.

Criança 10: Na escola, é muito importante adotar a “Educação para o Trânsito”. Queremos desde cedo nos preparar para uma boa convivência com as pessoas no trânsito de nossa cidade e futuramente sermos motoristas conscientes. Bora lá, minha gente!

Educador, aqui está uma pequena sugestão para um teatrinho na escola a fim de conscientizar a garotada do 2º ano. Esse roteiro pode ser ampliado com a ajuda das crianças da turma, pois elas são muito criativas.

BNCC e a Educação para o Trânsito

Para a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a educação para o trânsito é considerada uma temática contemporânea transversal ao currículo. O foco é estimular a aprendizagem e o desenvolvimento em relação ao tema, além de expressar ideias, desejos e sentimentos sobre suas vivências, por meio da linguagem oral e escrita, fotos imagéticas, desenhos e outras formas de expressão, e ainda comunicar suas ideias e sentimentos a pessoas e grupos diversos.

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