Ficha para o professor
Venha brincar com o quebra-cabeça Escola Games! Aqui você vai encontrar o Dino, o Elfo e outros personagens que fazem parte dos nossos jogos.
Escolha o nível de dificuldade e mostre que você consegue montar o quebra cabeça, em poucos minutos.
JOGARNível de Ensino
Educação Infantil
Ensino Fundamental I
Componente curricular
Matemática
Tema
Quebra-cabeça
Série
1º Estágio - 2º Estágio - 1º Ano - 2º Ano
Idade
05 a 08 anos
Objetivos para o aluno
Objetivos para o professor
Sugestão de abordagem para o professor
(Sugestão 1) Comece o trabalho com as propostas do nível fácil. Primeiro cada aluno deverá escolher o cenário que quer montar. São mais de dez opções com diversos temas. Depois do quebra-cabeça pronto, peça que anotem o tempo que gastaram nessa primeira montagem. Será instigante a proposta de montar o mesmo cenário, mas em um tempo menor.
(Sugestão 2) Proponha também jogadas em duplas, em que um colega ajuda o outro durante a montagem. Ora um colega coordena o mouse, ora o outro colega da dupla.
(Sugestão 3) Ao perceber que as crianças já conseguem dominar bem as propostas do nível fácil, lance o desafio do quebra-cabeça em outro nível. Assim, o trabalho segue uma sequência didática coerente e parceira no desenvolvimento das crianças. (Sugestão 1) Construir brinquedos de monte e remonte com objetos reutilizáveis como: caixas de sapato, tampinhas de garrafa, caixas de leite, copinhos plásticos e etc.
(Sugestão 4) Atividade para 2º ano: CAÇA NÚMERO: imprima uma cartela com diversos números (mais ou menos 5), esses números serão o resultado das operações matemáticas que você irá colocar no quadro. As cartelas devem ser iguais. Escreva no quadro as operações e os alunos devem colorir rapidamente o resultado. É uma atividade semelhante a um Bingo.
(Sugestão 5) Elaborar um quebra cabeça usando palitos de picolé. Peça para os alunos escolherem um desenho para pintar, em seguida os alunos deverão escrever a palavra correspondente ao desenho. Para isso é necessário que os palitos de picolé estejam colados atrás com uma fita adesiva. Após a escrita e desenho separe e embaralhe os palitos. Por último solicite que os alunos façam a união correta. Essa é uma atividade interdisciplinar com a disciplina de língua portuguesa.
(Sugestão 6) Propomos a mesma atividade acima, porém utilizando operações matemáticas no lugar das palavras e desenhos.
(Sugestão 7) Acessar o link abaixo e escolher um dos Jogos de estratégia. São jogos simples e com matérias de baixo custo. Vale a pena conferir.
https://www.tempojunto.com/2020/06/12/10-jogos-de-estrategia-com-materiais-simples-para-fazer-com-as-criancas/
(Sugestão 8) Utilizar jogo de dominó.
(Sugestão 9) Elabora fichas com sequências lógicas com assuntos interdisciplinares. Exemplo: metamorfose da borboleta, chuva, preparo do bolo etc...
Complementando o conteúdo
1. A importância dos jogos eletrônicos do desenvolvimento motor e cognitivo das crianças
Aos poucos os jogos eletrônicos estão deixando de ser apenas passatempos e se tornando meios de aprendizagem. O uso de games online é um excelente recurso que estimula o raciocínio lógico e coordenação motora das crianças e adolescentes. Quando explorados do jeito certo, esses jogos fazem o usuário pensar de uma forma estratégica, e diversas habilidades cognitivas estão envolvidas no ato de jogar. Os jogos possuem muitos benefícios para o desenvolvimento das crianças, entre eles podemos citar:
- Desenvolvimento de boa memória;
- Coordenação motora;
- Pensamento rápido;
- Atitude para tomar decisões;
- Concentração;
- Percepção de padrões;
- Inteligência emocional.
2. Jogos em família para desenvolvimento de estratégia e resolução de problemas.
- Jogo da velha
- Xadrez
- Dominó
- Uno
- Monopoly
- Damas
3. Conheça outros Jogos do ESCOLA GAMES que trabalham as mesmas habilidades.
- Animais Puzzle
- Monstros Puzzle
- Panda Puzzle
- Super Herói Puzzle
Objetivo de aprendizagem e desenvolvimento segundo a BNCC
EDUCAÇÃO INFANTIL
(EI03EO02) Agir de maneira independente, com confiança em suas capacidades, reconhecendo suas conquistas e limitações.
(EI03CG02) Demonstrar controle e adequação do uso de seu corpo em brincadeiras e jogos, escuta e reconto de histórias, atividades artísticas, entre outras possibilidades.
(EI03CG05) Coordenar suas habilidades manuais no atendimento adequado a seus interesses e necessidades em situações diversas.
(EI03ET01) Estabelecer relações de comparação entre objetos, observando suas propriedades.
(EI03ET05) Classificar objetos e figuras de acordo com suas semelhanças e diferenças.
ENSINO FUNDAMENTAL 1
(EF01MA09) Organizar e ordenar objetos familiares ou representações por figuras, por meio de atributos, tais como cor, forma e medida.
(EF01MA10) Descrever, após o reconhecimento e a explicitação de um padrão (ou regularidade), os elementos ausentes em sequências recursivas de números naturais, objetos ou figuras.
(EF01MA11) Descrever a localização de pessoas e de objetos no espaço em relação à sua própria posição, utilizando termos como à direita, à esquerda, em frente, atrás.
(EF02MA12) Identificar e registrar, em linguagem verbal ou não verbal, a localização e os deslocamentos de pessoas e de objetos no espaço, considerando mais de um ponto de referência, e indicar as mudanças de direção e de sentido.
Como acessar o jogo educativo
Jogue na internet, acessando: https://www.escolagames.com.br/jogos/quebraCabeca/
Jogue a versão em inglês do jogo, acessando http://www.bestschoolgames.com/educational-games/puzzle/.