Back to Top icon+icon-facebookicon-fichaicon-fullscreenicon-kukagameslogo-safer icon-mobileicon-nucleoicon-printicon-seta-nexticon-seta-previcon-vire

Ficha para o professor

Quebra-cabeça

Quebra-cabeça

Venha brincar com o quebra-cabeça Escola Games! Aqui você vai encontrar o Dino, o Elfo e outros personagens que fazem parte dos nossos jogos.

Escolha o nível de dificuldade e mostre que você consegue montar o quebra cabeça, em poucos minutos.

Nível de Ensino

Ensino Fundamental I

Educação Infantil

Componente curricular

Matemática

Tema

Quebra-cabeça

Série

1º Estágio - 2º Estágio - 1º Ano - 2º Ano

Idade

05 a 08 anos

Objetivos para o aluno

  • Estimular a aprendizagem;
  • Estimular habilidades de estratégias na resolução de problemas;
  • Desenvolver a atenção e o pensamento lógico;
  • Desenvolver a coordenação motora;
  • Promover exercício da memória;
  • Desenvolver diferentes habilidades do pensamento como: observar, comparar, analisar e sintetizar;
  • Analisar figuras e ampliar as noções de composição e decomposição a partir da fragmentação de uma imagem;
  • Perceber as diferentes posições de figuras fragmentadas de uma imagem;
  • Analisar figuras e ampliar as noções de composição e decomposição a partir da fragmentação de uma imagem;
  • Perceber as diferentes posições de figuras fragmentadas de uma imagem;
  • Estimular a cooperação entre os colegas por meio da promoção de atividades em duplas ou grupos;

Objetivos para o professor

  • Oferecer jogos didática para o desenvolvimento motor e cognitivo das crianças;
  • Oferecer o jogo como recurso didático para fixar o conteúdo trabalhado em sala de aula;
  • Ampliar os conhecimentos dos alunos;
  • Trabalhar com os alunos habilidades de concentração e raciocínio lógico;
  • Trabalhar a atenção e concentração;
  • Possibilitar o desenvolvimento das diversas habilidades do pensamento, como a observação, a comparação, análise e a capacidade de sintetizar;

Sugestão de abordagem para o professor

(Sugestão 1) Comece o trabalho com as propostas do nível fácil. Primeiro cada aluno deverá escolher o cenário que quer montar. São mais de dez opções com diversos temas. Depois do quebra-cabeça pronto, peça que anotem o tempo que gastaram nessa primeira montagem. Será instigante a proposta de montar o mesmo cenário, mas em um tempo menor.

(Sugestão 2) Proponha também jogadas em duplas, em que um colega ajuda o outro durante a montagem. Ora um colega coordena o mouse, ora o outro colega da dupla.

(Sugestão 3) Ao perceber que as crianças já conseguem dominar bem as propostas do nível fácil, lance o desafio do quebra-cabeça em outro nível. Assim, o trabalho segue uma sequência didática coerente e parceira no desenvolvimento das crianças. (Sugestão 1) Construir brinquedos de monte e remonte com objetos reutilizáveis como: caixas de sapato, tampinhas de garrafa, caixas de leite, copinhos plásticos e etc.

(Sugestão 4) Atividade para 2º ano: CAÇA NÚMERO: imprima uma cartela com diversos números (mais ou menos 5), esses números serão o resultado das operações matemáticas que você irá colocar no quadro. As cartelas devem ser iguais. Escreva no quadro as operações e os alunos devem colorir rapidamente o resultado. É uma atividade semelhante a um Bingo.

(Sugestão 5) Elaborar um quebra cabeça usando palitos de picolé. Peça para os alunos escolherem um desenho para pintar, em seguida os alunos deverão escrever a palavra correspondente ao desenho. Para isso é necessário que os palitos de picolé estejam colados atrás com uma fita adesiva. Após a escrita e desenho separe e embaralhe os palitos. Por último solicite que os alunos façam a união correta. Essa é uma atividade interdisciplinar com a disciplina de língua portuguesa.

(Sugestão 6) Propomos a mesma atividade acima, porém utilizando operações matemáticas no lugar das palavras e desenhos.

(Sugestão 7) Acessar o link abaixo e escolher um dos Jogos de estratégia. São jogos simples e com matérias de baixo custo. Vale a pena conferir.

https://www.tempojunto.com/2020/06/12/10-jogos-de-estrategia-com-materiais-simples-para-fazer-com-as-criancas/

(Sugestão 8) Utilizar jogo de dominó.

(Sugestão 9) Elabora fichas com sequências lógicas com assuntos interdisciplinares. Exemplo: metamorfose da borboleta, chuva, preparo do bolo etc...

Complementando o conteúdo

1. A importância dos jogos eletrônicos do desenvolvimento motor e cognitivo das crianças

Aos poucos os jogos eletrônicos estão deixando de ser apenas passatempos e se tornando meios de aprendizagem. O uso de games online é um excelente recurso que estimula o raciocínio lógico e coordenação motora das crianças e adolescentes. Quando explorados do jeito certo, esses jogos fazem o usuário pensar de uma forma estratégica, e diversas habilidades cognitivas estão envolvidas no ato de jogar. Os jogos possuem muitos benefícios para o desenvolvimento das crianças, entre eles podemos citar:

- Desenvolvimento de boa memória;

- Coordenação motora;

- Pensamento rápido;

- Atitude para tomar decisões;

- Concentração;

- Percepção de padrões;

- Inteligência emocional.

2. Jogos em família para desenvolvimento de estratégia e resolução de problemas.

- Jogo da velha

- Xadrez

- Dominó

- Uno

- Monopoly

- Damas

3. Conheça outros Jogos do ESCOLA GAMES que trabalham as mesmas habilidades.

- Animais Puzzle

- Monstros Puzzle

- Panda Puzzle

- Super Herói Puzzle

Como acessar o jogo educativo

Jogue na internet, acessando: https://www.escolagames.com.br/jogos/quebraCabeca/

Jogue a versão em inglês do jogo, acessando http://www.bestschoolgames.com/educational-games/puzzle/.

Google Play

Instale o aplicativo no seu dispositivo Android

App Store

Instale o aplicativo no seu iPad / iPhone