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Quebra-cabeça mapas

Quebra-cabeça mapas

Olá, criança! Este jogo superdivertido, um quebra-cabeça, vai te conduzir para uma viagem fantástica. Você vai conhecer melhor seu país, os continentes e a América do Sul, ampliar seus conhecimentos geográficos e começar a entender mais facilmente como nos situamos no mundo. Com muita atenção, você terá que arrastar as peças que representam estados e continentes e encaixá-las no lugar correspondente dentro do mapa. Logo após concluir o preenchimento de um mapa, evoluir para outro. Respeite o tempo estipulado para cumprir a fase e saltar para outra. Seja persistente! Se necessário, comece tudo de novo. Que legal identificar os estados que compõem o nosso país! Aprender se divertindo é o caminho para uma aprendizagem significativa. Você terá que completar três mapas: Brasil, Continentes e América do Sul. Vá lá, criança, mostre que você é capaz e muito boa em Geografia.

BNCC - Ensino Fundamental
ComponenteAno / FaixaUnidades temáticasObjetos de conhecimentoHabilidades
Geografia
2º Ano
Formas de representação e pensamento espacial

Localização, orientação e representação espacial

(EF02GE08)

Identificar e elaborar diferentes formas de representação (desenhos, mapas mentais, maquetes) para representar componentes da paisagem dos lugares de vivência.

Geografia
3º Ano
Formas de representação e pensamento espacial

Representações cartográficas

(EF03GE06)

Identificar e interpretar imagens bidimensionais e tridimensionais em diferentes tipos de representação cartográfica.

Base Nacional Comum Curricular (BNCC)
personagem Escola Games

Dicas para o educador

(EF02GE08)
Esta habilidade diz respeito a propor e produzir desenhos, mapas mentais, maquetes ou croquis da escola, da casa ou de outro lugar que seja comum aos alunos. Pode-se representar, nos desenhos, mapas ou croquis, as noções cartográficas já estudadas no ano anterior, (EF01GE08) e (EF01GE09), incluindo os mapas (título, legenda), e representar a escola, o bairro ou a casa em desenhos com os componentes da paisagem: elementos naturais (árvores, matas, praças etc.) e elementos culturais (carros, casas, prédios, comércios, parques etc.).

(EF03GE06)
A habilidade diz respeito à identificação e apresentação das diferenças entre imagens bidimensionais e tridimensionais, destacando a passagem do espaço concreto, da realidade em que se vive (tridimensional) para o espaço do papel (bidimensional). Isso significa que o aluno consegue transferir a informação do que vê, com volume e tridimensão, para um espaço plano bidimensional (largura e comprimento). Deve, ainda, interpretar diferentes tipos de representação cartográfica a partir do plano bidimensional (mapa) e tridimensional (maquete).

Ficha pedagógica