Back to Top icon+icon-facebookicon-fichaicon-fullscreenicon-kukagameslogo-safer icon-mobileicon-nucleoicon-printicon-seta-nexticon-seta-previcon-vire

Ficha para o professor

Quadro de Frutas

Quadro de Frutas

Olá, amiguinho.

Está na hora de brincar!

Nesse game divertido o lugar certo das frutas você tem que encontrar.

JOGAR

Nível de Ensino

Ensino Fundamental I

Componente curricular

Matemática

Tema

Sequência lógica

Série

1º Ano - 2º Ano - 3º Ano

Idade

06 a 08 anos

Objetivos para o aluno

  • Fazer associações;
  • Promover o reconhecimento de padrões;
  • Desenvolver a atenção e o pensamento lógico;
  • Estimular a percepção;
  • Desenvolver a coordenação motora;
  • Favorecer o desenvolvimento da atuação da memória;
  • Desenvolver diferentes habilidades do pensamento como: observar, comparar, analisar e sintetizar;
  • Exercitar a memória e a concentração no processo de identificação e comparação entre as imagens;

Objetivos para o professor

  • Proporcionar um ambiente de imaginação e criatividade;
  • Oferecer, de maneira lúdica e dinâmica, recursos que instiguem as crianças à percepção de similaridade e de diferença;
  • Desenvolver a capacidade de raciocínio do aluno;
  • Possibilitar a integração entre diferentes áreas de conhecimento;
  • Possibilitar o desenvolvimento de diferentes estratégias de abordagem da realidade seja por meio de comparação;

Sugestão de abordagem para o professor

(Sugestão 1) Você pode trabalhar a sequência lógica utilizando exemplos do cotidiano das crianças por meio de fotos ou desenhos. Os exemplos também poderiam envolver outros conteúdos da escola.

Abaixo segue algumas dicas;

• Sequência alimentar em desenhos (café da manhã, almoço, café da tarde, jantar)

• Sequência do ciclo de vida dos seres vivos

• Metamorfose da borboleta

• Estações do ano

• Fases da lua

• Feriados e festividades

(Sugestão 2) Elaborar cartões com as letras do nome e sobrenome da criança e pedir para montar.

(Sugestão 3) Contar uma história favorita das crianças de forma embaralhada, em seguida solicite que as crianças recontem na sequencia correta.

(Sugestão 4) Elaborar cartões com sequência de cores e formas geométricas.

(Sugestão 5) Elaborar cartões com sequência de vogais e números de 0 a 10.

(Sugestão 6) Atividade usando os sentidos como tato, olfato e paladar, onde as crianças deverão identificar a sequência de sabores, odores e texturas.

(Sugestão 7) Fazer brigadeiro com as crianças mostrando a importância de seguir a ordem/etapas dos ingredientes.

Complementando o conteúdo

Utilização de jogos para desenvolvimento de habilidades

Use jogos para motivar as crianças a usar etapas adicionais e planejar para atingir seus objetivos. Ao criar desafios que exigem etapas adicionais que a criança está motivada a fazer, você pode ajudar a aumentar a capacidade da criança de sequenciar. Usar brinquedos e outros objetos que seu filho gosta em atividades com andaimes (apoiados) pode motivá-lo a realizar etapas adicionais. Um exemplo pode ser colocar um brinquedo ou guloseima desejado em um recipiente transparente para que seu filho tenha que planejar ou executar etapas adicionais para obtê-lo. Esses desafios podem se tornar cada vez mais complexos à medida que seu filho continua a desenvolver suas habilidades de sequenciamento.

Ajudar seu filho a desenvolver habilidades de sequenciamento pode ajudar a fortalecer sua capacidade conceitual e de raciocínio, juntamente com habilidades de concentração e fundamentos verbais, escritos e matemáticos. Há muitas maneiras divertidas de praticar o sequenciamento.

Fonte: https://blog.stageslearning.com/blog/what-happens-next-strategies-for-teaching-your-child-sequencing-skills

Acesso em 24 de fevereiro de 2022

Objetivo de aprendizagem e desenvolvimento segundo a BNCC

(EF01MA09) Organizar e ordenar objetos familiares ou representações por figuras, por meio de atributos, tais como cor, forma e medida.

(EF01MA10) Descrever, após o reconhecimento e a explicitação de um padrão (ou regularidade), os elementos ausentes em sequências recursivas de números naturais, objetos ou figuras.

(EF01MA11) Descrever a localização de pessoas e de objetos no espaço em relação à sua própria posição, utilizando termos como à direita, à esquerda, em frente, atrás.

(EF02MA10) Descrever um padrão (ou regularidade) de sequências repetitivas e de sequências recursivas, por meio de palavras, símbolos ou desenhos.

Como acessar o jogo educativo

Jogue na internet, acessando: https://www.escolagames.com.br/jogos/quadroDeFrutas/