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Ficha pedagógica

Profissões 2

Profissões 2

Olá, criança! O jogo online de hoje, superdivertido e desafiador, um quebra-cabeça, vai te levar para o universo das profissões. Você gosta de brincar de veterinário, bombeiro, astronauta, caminhoneiro, gari, advogado, garçom, ator ou atriz, engenheiro, professor, arqueólogo, dentista, jardineiro, médico, pintor? Nossa, existem tantas profissões que fica até difícil escolher uma, não é mesmo?!

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BNCC - Ensino Fundamental
ComponenteAno / FaixaUnidades temáticasObjetos de conhecimentoHabilidades
Geografia
1º Ano
Mundo do trabalho

Diferentes tipos de trabalho existentes no seu dia a dia

(EF01GE07)

Descrever atividades de trabalho relacionadas com o dia a dia da sua comunidade.

História
2º Ano
O trabalho e a sustentabilidade na comunidade

A sobrevivência e a relação com a natureza

(EF02HI10)

Identificar diferentes formas de trabalho existentes na comunidade em que vive, seus significados, suas especificidades e importância.

Base Nacional Comum Curricular (BNCC)
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Dicas para o educador

Saiba que todas as profissões têm seu valor e os profissionais merecem apoio, respeito, valorização e reconhecimento no mercado de trabalho. Aposto que de vez em quando você e seus amiguinhos brincam de ser um deles. Isso é superlegal! Afinal, vocês já vão testando as habilidades. No mundo, criança, existem diversas profissões e todas devem ser muito valorizadas. Se não existissem engenheiros e pedreiros, por exemplo, não teríamos um lugarzinho para morar e felizmente nos abrigar. Nossa cidade não seria tão bonita e harmoniosa se o jardineiro não cuidasse das plantas e flores. Pense nisso e comece a reconhecer a importância de cada profissional. Vá logo jogar para aprender sobre as profissões, descobrir suas aptidões e divertir-se um pouquinho!

Objetivos para o aluno

Conscientizar-se de que todas as profissões são essenciais para que possamos viver bem realizando um jogo online de quebra-cabeça;

Identificar as diferenças entre os variados ambientes em que se vive (doméstico, escolar e da comunidade), reconhecendo as especificidades dos hábitos e das regras que os regem;

Produzir textos de Literatura de Cordel que expressem as qualidades dos profissionais e revelem também as dificuldades pelas quais passam;

Declamar textos compartilhando-os com outros colegas a fim de dividir a responsabilidade e interagir-se melhor;

Realizar desenhos que simbolizem as profissões para composição de um mural e expressar suas preferências;

Identificar impactos no ambiente causados pelas diferentes formas de trabalho existentes na comunidade em que se vive;

Comparar as relações de trabalho e lazer do presente com as de outros tempos e espaços, analisando mudanças e permanências;

Interpretar o poema “Ou Isto ou Aquilo”, de Cecília Meireles, para associá-lo ao contexto das profissões no sentido de que sempre temos dúvidas quanto às escolhas;

Participar de um desfile caracterizado com vestimenta que represente o profissional que queira ser quando se tornar adulto;

Exercitar a escrita e leitura para ampliar os conhecimentos através de pesquisas sobre as profissões mais comuns e incomuns;

Perceber a importância que as profissões simbolizam para a sociedade e seu desenvolvimento, mas considerando os avanços e impactos tecnológicos.

Objetivos para o professor

Sondar os alunos com relação às profissões que eles conhecem ou pelas quais se interessam, sobre quais querem ser na vida adulta e o que sabem sobre esse contexto;

Utilizar-se da Literatura de Cordel para motivar a todos para a produção e declamação de textos com a temática “Profissões”;

Produzir atividades com o poema “Ou Isto ou Aquilo”, da poetisa Cecília Meireles, para que os alunos percebam que a indecisão com relação à escolha da profissão é algo comum;

Desenvolver a linguagem oral e a escrita a fim de melhorar o trabalho em equipe e a comunicação;

Apresentar as profissões para os educandos em sua enorme diversidade, sanando qualquer tipo de dúvida ou preconceito que tenham, levando-se em conta os avanços tecnológicos;

Motivar a turma para a pesquisa sobre o histórico das profissões a fim de que os alunos reconheçam a importância de cada profissional e as evoluções que ocorreram;

Realizar um desfile com as crianças caraterizadas com vestimentas que representam determinadas profissões;

Possibilitar à turma um momento de lazer através de uma brincadeira que estimule a expressão oral e a imaginação das crianças.

Sugestão de abordagem para o professor

Professor, a temática aqui abordada é muito importante para desenvolver nas crianças a consciência com relação à necessidade de que cada uma deve escolher a profissão que corresponda às suas aptidões e todas são essenciais. Realize uma roda com elas para que possam conversar sobre o assunto a fim de que cada criança exponha sua opinião sobre o que quer ser na vida adulta. Explique às mesmas que existem brinquedos que representam profissões e eles ajudam a criança a identificar-se com determinados ofícios. Diga às crianças também que os empregos são necessários para ganharmos uma remuneração digna, sobrevivermos e pagarmos nossas contas. Mostre para a turma que não há uma profissão melhor do que a outra uma vez que todas são necessárias, porém que existem salários diferenciados. Aproveite para explicar que nem todos os profissionais ganham bem e isso é injusto. Deveríamos ter salários compatíveis com cada profissão, mas receber bem pelo que se faz. Isso vai gerar uma boa discussão na sala de aula. Argumente que o gari, tanto quanto o médico ou dentista, é essencial para que tenhamos uma boa saúde. Use sua criatividade e proponha atividades que levem as crianças para o universo das profissões além do quebra-cabeça, como por exemplo, seria bom dar uma folha de papel sulfite para cada criança e pedir que desenhe o profissional que gostaria de ser quando for adulta para montar um mural na sala de aula ou corredor da escola. A seguir, elas podem produzir poemas para registrar a importância de cada ofício e você, professor, realizar um varal com os textos poéticos. Apresentar para a turma, antes dessa proposta, o poema de Cecília Meireles, “Ou Isto ou Aquilo”, para que os alunos entendam que é normal ter dúvidas na vida, que até descobrirmos nossas aptidões, ficamos indecisos com relação às coisas e circunstâncias. Contextualizar esse poema com a temática em estudo. O poema levará para as crianças uma leveza e será muito bom para ter um momento de reflexão de forma poética.

Sonhar e fantasiar a vida dos adultos é parte integral do ser criança. Isso faz parte de um processo muito íntimo, de construção da própria identidade no meio de tantas outras coisas que nos cercam. As profissões, dessa forma, ocupam uma parte especial no imaginário infantil. Sendo assim, sugerimos que seja feito na escola, com data marcada e com convite estendido à família, um desfile das crianças caracterizadas com vestimentas do profissional que mais admira ou gostaria de se tornar no futuro. Esse será um evento para encerrar as aulas em torno da temática em estudo.

Confeccionar uniformes com material reciclado é também uma boa ideia para movimentar as crianças e motivá-las para o tema aqui abordado.

A criança poderá também montar um livrinho pessoal ou álbum que contenha o registro de informações e imagens relacionadas à profissão dos pais ou sobre a que pretende seguir no futuro.

Complementando o conteúdo

Para incentivar a leitura e estimular o interesse pela cultura, professor, muitas escolas adotam a Literatura de Cordel como um recurso pedagógico em sala de aula. Ela tem um cunho altamente crítico e reflexivo. Que tal propor para os alunos que elaborem um texto, no caso, Literatura de Cordel, que ressalte as virtudes de cada profissional? O texto “O Cordel das Profissões” (C. B. Araújo – 19/05/2010) pode servir de embasamento para que os alunos se sintam motivados para a produção textual. Seria muito bom trabalhar o texto com a turma em forma de declamação, ou seja, dividir partes do texto para que cada criança possa participar desse momento. Seria uma atividade muito boa para que a expressão escrita e oral fossem trabalhadas, bem como a linguagem bonita e expressiva.

O professor de História pode propor uma pesquisa com relação às profissões menos conhecidas. Como por exemplo, perguntar para as crianças se elas sabem o que é um “museólogo”, um “arquivista”, um “intérprete” ou outras funções. Seria muito legal organizar um mural com informações sobre profissões não muito conhecidas. Afinal, todas as profissões devem ser reconhecidas e os alunos devem ter essa consciência desde pequenos. Aproveitar o momento para reforçar que o agricultor que não precisa estudar muito para plantar, no entanto, para que seu trabalho seja completado, ele depende de outros profissionais para fazer o transporte de sua mercadoria até as grandes cidades. Ou seja, uma profissão complementa a outra. Na aula de História, professor, também é possível voltar ao tempo e estudar a evolução dos profissionais que foram melhorando seu trabalho devido ao avanço tecnológico e científico.

Os impactos da tecnologia nas profissões atuais é outro assunto interessante para ser pesquisado dentro desse contexto. Por causa do avanço tecnológico, algumas profissões estão sendo extintas e outras estão surgindo. Se por um lado o mercado de trabalho passa por grandes transformações que levam à extinção de cargos, o desenvolvimento da tecnologia possibilita cada vez mais oportunidades e soluções para entender e entregar valor aos consumidores, além de ajudar empresas com relação à tomada de decisão.

Que tal uma brincadeira para estimular a expressão oral e a imaginação? Trata-se de uma brincadeira que vai desenvolver a rapidez de reação e a atenção. A brincadeira poderá se chamar “O desafio das profissões”. Assim que o professor der o sinal, o aluno que está no centro do círculo aponta para um colega dizendo o nome de uma profissão. O colega indicado deverá, rapidamente responder, mas pegando um objeto característico dessa profissão ou citando uma atividade específica exercida pelo profissional. Se o colega do centro disser, por exemplo, "garçom", e o aluno apontado responder logo, por exemplo, "limpa a mesa quando os clientes vão embora", "serve comidas e bebidas", terá vencido o desafio. Trocam então de lugar e o colega que acertou fica no centro do círculo e dá sequência à brincadeira. Se o aluno apontado pelo colega do centro do círculo errar ao responder sobre a atividade ou objeto, deverá então sair da brincadeira.

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