Escola Games | Jogos Educativos
https://www.escolagames.com.br
Ficha pedagógica

Planeta Terra
Jogo superdivertido onde você vai explorar as surpresas do nosso planeta! Descubra que a Terra é redondinha, cheia de água, com climas diferentes, muitos animais e lugares incríveis. Em cada fase, tem desafios legais pra arrastar bandeirinhas, botões e bichinhos — tudo no seu ritmo e usando a imaginação. Vamos brincar e aprender juntos sobre o lugar onde a gente vive?
Componente | Ano / Faixa | Unidades temáticas | Objetos de conhecimento | Habilidades |
---|---|---|---|---|
Ciências | 3º Ano | Terra e Universo |
Características da Terra Observação do céu Usos do solo |
(EF03CI07) Identificar características da Terra (como seu formato esférico, a presença de água, solo etc.), com base na observação, manipulação e comparação de diferentes formas de representação do planeta (mapas, globos, fotografias etc.). |

Dicas para o educador
Nós, do Canal da “Escola Games”, educador, elaboramos um game superinteressante e dinâmico para as crianças aprenderem sobre seu planeta, bem como divertirem-se durante as aulas de Ciências. Antes da execução do jogo, serão necessárias aulas teóricas e práticas para os alunos assimilarem os conteúdos em estudo.
Começar a aula com uma dinâmica, professor de Ciências, será fundamental para aguçar a curiosidade das crianças. Nossa ideia é deixar os alunos manusearem elementos da terra, como as plantas, cascalho, sementes, pedrinhas, pedaço de madeira, água, enfim, tudo relacionado à natureza. Para essa atividade, sugerimos uma “Roda de Conversa”. O professor precisa espalhar os elementos selecionados e deixar as crianças tocá-los. Elas vão dizer tudo que sabem sobre a natureza, expor seus conhecimentos e tirar dúvidas. Esse será um momento livre e descontraído. Além do aprendizado escolar se tornar mais lúdico, as crianças desenvolvem várias habilidades e também a afetividade na hora de se interagirem nas dinâmicas, bem como nas aulas práticas.
Uma aula-passeio em um parque para o contato direto com a natureza é uma ótima sugestão para um aprendizado mais dinâmico também. Se houver um zoológico na cidade, as crianças podem fazer um lanche comunitário nesse lugar. A intenção é a percepção dos animais e outros elementos da natureza. Tudo precisa ser organizado com antecedência e comunicado aos pais. As crianças vão passar por uma vivência sensorial, explorar os sentidos, como tocar a terra e perceber os sons da natureza, sentir o cheiro das plantas e notar as espécies animais.
Nossa proposta didática visando à assimilação do conteúdo em estudo é uma aula-vídeo para a identificação das características da Terra, como seu formato esférico, a presença de água, solo etc.
O game tem por objetivo apresentar às crianças o planeta “Terra” em seu formato esférico, bem como a notável presença da água na superfície (oceanos, lagos e rios), o solo, o clima e a fantástica vida animal. O solo serve de suporte para a vida vegetal, humana e animal. É interessante, professor, passar aos alunos do 3º ano essa concepção.
Educador, leve para a sala de aula mapas e o globo terrestre para melhor compreensão das crianças. Deixe-as manusearem e perguntarem a respeito das características de nosso planeta. Nesse momento, as crianças vão construir uma noção mais completa do planeta em que vivem e desenvolverão suas capacidades de observação, comparação e análise de informações.
O game “Planeta Terra” levará as crianças do 3º ano para grandes descobertas sobre o nosso incrível planeta. Em cada tema do jogo, a criança passará por um desafio muito lúdico e assimilará novos conteúdos. Quando chegarem à temática “Vida Animal”, os alunos terão a oportunidade de trabalhar com a imaginação e vão colocar os bichinhos onde acharem mais viável. Dividido por temas como “A Bola”, “Água”, “Solo”, “Clima” e “Vida”, professor de Ciências, o game de nosso canal vai enriquecer e complementar de forma dinâmica suas aulas. O mais fantástico é poder reconhecer as camadas da Terra, educador, localizando-as no desenho representativo do game. As crianças nunca mais vão se esquecer desse conteúdo!
Há uma parte específica do game para os alunos definirem os oceanos em suas localizações no planeta e também assimilarem os nomes dos continentes. Será que as crianças sabem onde vivem os animais se considerarmos o “Mapa do Mundo”? O aprendizado será completo, educador! Leve suas crianças logo para jogarem e divirtam-se!
Objetivos para o aluno:
- Executar um game superdinâmico sobre temas relacionados ao “Planeta Terra”;
- Identificar as características da Terra, como o seu formato esférico, a presença de água e solo, através da observação, manipulação e comparação de diferentes representações do planeta (mapas, globos, fotografias, etc.);
- Construir uma noção mais completa do planeta em que vive e desenvolver capacidades de observação, comparação e análise de informações;
- Assimilar o conteúdo através de aula-vídeo;
- Participar de uma aula-passeio para entrar em contato com elementos da natureza;
- Vivenciar uma experiência sensorial;
- Elaborar maquetes representativas de nosso planeta;
- Preparar em equipe o roteiro de uma peça teatral sobre a preservação do nosso planeta;
- Socializar-se com os coleguinhas através de dinâmicas, aprender os conteúdos e ao mesmo tempo desenvolver laços afetivos.
Objetivos para o professor:
- Possibilitar aos alunos do 3º ano aprenderem através das competências digitais e saírem das aulas maçantes;
- Apresentar às crianças o planeta “Terra” em seu formato esférico, bem como a notável presença da água na superfície (oceanos, lagos e rios), o solo, o clima e a fantástica vida animal;
- Realizar dinâmicas com elementos da natureza para favorecer o aprendizado;
- Estimular a localização espacial e agilidade mental;
- Explorar a linguagem verbal e não verbal para passar o conteúdo às crianças;
- Potencializar a memorização e aprendizado das crianças;
- Motivar a todas as crianças para a produção de maquetes e peça teatral sobre o “Planeta Terra”;
- Desenvolver nas crianças uma maior “consciência ecológica”;
- Dar espaço às crianças para desenvolverem a imaginação, a criatividade, as habilidades artísticas, a sensibilidade e afetividade.
Sugestão de abordagem para o professor
Para tornar o conteúdo significativo e dinâmico para as crianças, o professor de Ciências deve propor a construção de “maquetes” sobre o planeta Terra. Esse será um aprendizado único e os alunos vão adorar desenvolver suas habilidades artísticas. A maquete é uma representação em escala reduzida de um determinado objeto, estrutura, sistema ou ainda o esboço do que será construído.
O ideal é dividir a turma em equipes. É importante trabalhar em grupo, pois estimula o desenvolvimento social, emocional e cognitivo. A convivência em grupo ajuda a socialização, a desenvolver o senso de responsabilidade compartilhada e a fortalecer a autoestima.
No decorrer da semana, o professor vai sugerir às crianças para arrumarem material sucata, ou seja, reciclável, bem como elementos da natureza, como: saquinhos de papel, caixa de leite, tampinhas, palitos de picolé, pedacinhos de tecido ou de papel colorido, sementinhas, folhinhas, gravetinhos, pedrinhas etc.
Para cada equipe, educador, distribua um pedaço de isopor, pois ele servirá de base para a maquete. Chapa de Isopor 1000 x 500 x 15 mm é ideal para fabricação de maquetes e utilização em trabalhos escolares ou profissionais.
Cada grupo vai se utilizar dos materiais trazidos pelos coleguinhas e montar a maquete da melhor forma possível. Não poderão faltar animais de brinquedos, plantinhas de verdade e elementos que possam dar mais realidade à maquete. Para o grupo que fizer a maquete mais representativa do “Planeta Terra”, educador, dê um prêmio à equipe.
Ao final do trabalho, as crianças precisam expor suas maquetes para apreciação da Comunidade Educativa.
Complementando o conteúdo
PROJETO INTERDISCIPLINAR – PEÇA TEATRAL SOBRE A PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE
Projetos interdisciplinares e multidisciplinares, jogos cooperativos e atividades lúdicas incentivam a interação e o trabalho conjunto. Sendo assim, é muito importante realizar brincadeiras e também trabalhar as habilidades dos alunos no ambiente da escola. Uma peça teatral dá espaço às crianças para falar de temáticas sérias e também possibilita o desenvolvimento da criatividade.
Para complementar o conteúdo em estudo, vamos propor a preparação de um roteiro para uma peça teatral sobre o “Planeta Terra”. O foco será a preservação do meio ambiente.
Todos os professores da escola poderão cooperar nessa atividade cênica e a mesma se transformar em um projeto multidisciplinar. O professor de Língua Portuguesa ficará com as interpretações de textos sobre o planeta Terra. Sugerimos textos narrativos e poéticos. Ele também fará com as crianças a produção do roteiro da peça. Quanto ao professor de Geografia, propomos aulas teóricas e reflexivas sobre os danos causados ao meio ambiente nos últimos tempos, como erosão, derretimento das geleiras, queimadas etc. Já o professor de Ciências, através de aula-vídeo e interpretação de textos científicos, precisará abordar com as crianças assuntos como a importância da água, do solo, das plantas e animais.
Após os estudos realizados, as crianças terão embasamento para a produção da peça teatral. Ao concluí-la, o professor de Artes ou Teatro terá a oportunidade de ensaiar as crianças para uma apresentação à Comunidade Educativa.
Educador, o trabalho em equipe permite que as crianças aprendam a respeitar diferentes opiniões e a reconhecer a importância de cada pessoa no grupo. O ideal é que tenha três ou mais peças elaboradas por turma. A peça teatral de maior destaque será apresentada ao público.
O planejamento de uma peça de teatro, professor, é uma atividade muito divertida que permite às crianças trabalharem juntas para desenvolver uma apresentação. Todas as crianças têm que dar ideias e apresentarem suas perspectivas. É muito importante incentivar a todas as crianças e deixá-las à vontade para criarem. Cada aluno ou aluna precisa assumir um papel específico no projeto de peça teatral, como figurinista, ator ou atriz, diretor ou cenógrafo. Enfim, há trabalho e tarefas para todas as crianças serem envolvidas nesse projeto de grande proporção. As crianças podem usar material sucata e fantasias para se caracterizarem.
Quando esse trabalho for encerrado, as crianças terão maior consciência ecológica e descobrirão juntas soluções para amenizar as problemáticas que envolvem nosso planeta.