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Ficha para o professor

Pesca letras

Pesca letras

Para escrever as palavras que correspondem aos desenhos, ajude o ursinho a pescar as letras que passam pelo rio. Hora da pescaria!

Nível de Ensino

Ensino Fundamental I

Componente curricular

Língua Portuguesa

Tema

Língua escrita: usos e formas

Processos de Leitura

Alfabetização

Série

1º Ano - 2º Ano - 3º Ano

Idade

06 a 08 anos

Objetivos para o aluno

  • Perceber a utilização do alfabeto na construção das palavras;
  • Formar palavras a partir das letras que estão submersas no rio;
  • Comparar palavras;
  • Compreender o processo de estrutura das palavras;
  • Desenvolver a capacidade de juntar sílabas para formar palavras;
  • Associar a palavra à imagem;
  • Identificar e diferenciar as letras do alfabeto;
  • Memorizar a escrita convencional das palavras;
  • Desenvolver atenção e concentração;
  • Desenvolver a coordenação motora;
  • Reconhecer as diferenças escritas e sonoras das palavras;
  • Desenvolver, aprimorar e avançar a leitura e escrita;
  • Fixar conhecimento adquirido em sala de aula;

Objetivos para o professor

  • Trabalhar as habilidades dos alunos de leitura e escrita;
  • Proporcionar, de maneira lúdica e criativa, o avanço no processo de leitura e escrita das crianças;
  • Oferecer proposta lúdica e prazerosa que possibilite ao aluno associar as letras à sua grafia;
  • Oferecer o jogo como recurso didático para fixar o conteúdo trabalhado em sala de aula;
  • Ampliar o repertório de letras e palavras da turma;
  • Favorecer a compreensão do processo de construção das palavras por meio das letras;

Sugestão de abordagem para o professor

(Sugestão 1) Divida a turma em duplas, de acordo com os objetivos para esta aula. É importante colocar em evidência as hipóteses de escrita de cada criança, de forma que a troca de saberes entre elas faça avançar na aprendizagem. Durante o jogo, um deverá auxiliar e participar da jogada do outro, havendo troca de conhecimentos e ideias. Os alunos deverão registrar as palavras que apareceram nas jogadas para usá-las em outras propostas, em sala de aula.

(Sugestão 2) Formar frase com as palavras;

(Sugestão 3) Escrever palavras que tenham a mesma inicial;

(Sugestão 4) Escrever palavras que tenham a mesma letra final;

(Sugestão 5) Marcar de uma cor as vogais e de outra as consoantes;

(Sugestão 6) Separar as palavras em sílabas;

(Sugestão 7) Classificar quanto ao número de sílabas;

(Sugestão 8) Classificar quanto à sílaba tônica;

(Sugestão 9) Ditado de palavras;

(Sugestão 10) Contar número de letras e procurar em revistas palavras que tenham o mesmo número de letras;

(Sugestão 11) Promover as atividades de montar e desmontar palavras com o alfabeto móvel, com letras feitas de papel, de plástico ou de madeira, permitem ao aprendiz vivenciar, de modo bastante rico, uma série de decisões sobre como escrever.

(Sugestão 12) Desembaralhar palavras;

(Sugestão 13) Completar músicas. Coloque a música tocar até o final, sem interrupções, na segunda vez interrompa a música e peça para os alunos completarem com a palavra ou frase faltante.

(Sugestão 14) Utilizar jogo da memória com letras.

(Sugestão 15) Peça para os alunos juntarem tampinhas de garrafas PET, em seguida, recorte e cole cada letra do alfabeto dentro das tampinhas, distribua para os alunos e peça para eles formarem palavras e em seguida frases. As letras também podem ser formadas utilizando pedaços de papelão (caixa de sapato, caixas de leite e etc.) Essa atividade pode ser trabalhada de forma interdisciplinar com o professor de ciências, abordando o tema Reciclagem/ reutilização.

Complementando o conteúdo

A ludicidade não é só sobre aprender e ensinar de forma prazerosa, mas é uma metodologia de ensinar também alunos com dificuldades de aprendizado, ou seja, inclusão na sala de aula. Nesses e em outros casos, diversificar os métodos de ensino é uma ação muito eficaz. Não deixe de se atualizar e estar sempre leve novidades e atividades lúdicas para sua aula, isso é muito importante para manter seus alunos engajados. Os jogos online oferecem uma excelente alternativa nesse processo. Ou seja, quando o professor consegue usar a ludicidade para ensinar em sala de aula, ele pode obter resultados surpreendentes no processo de alfabetização e do letramento dos alunos. Entre os diversos aspectos positivos observados estão:

- Desenvolvimento da capacidade cognitiva;

- Impulsionamento da curiosidade e descobertas;

- Proporciona conhecimentos empíricos;

- Reforça e fixa o aprendizado;

- Usa elementos do cotidiano da criança;

- Gera um maior bem estar;

- Constrói uma memória positiva;

- Cria um relacionamento maior com o que está sendo aprendido;

Fonte: https://superautor.com.br/alfabetizacao-e-letramento-como-desenvolver-de-forma-ludica/

Acesso em: 26 de março de 2021.

Como acessar o jogo educativo

Jogue na internet, acessando: https://www.escolagames.com.br/jogos/pescaLetras.