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Ficha para o professor

Pega bolhas

Pega bolhas

Muitas bolhas vão aparecer na sua tela. Pule e pegue-as de acordo com a instrução: bolhas com os números pares ou ímpares.

Não perca a super velocidade! Fique atento ao tênis vermelho que irá aparecer e se prepare para pegar muitas estrelas.

JOGAR

Nível de Ensino

Ensino Fundamental I

Componente curricular

Matemática

Tema

Números e operações

Série

1º Ano - 2º Ano - 3º Ano

Idade

06 a 09 anos

Objetivos para o aluno

  • Estimular o raciocínio lógico matemático;
  • Desenvolver a capacidade cognitiva por meio de atividades lúdicas;
  • Ampliar a compreensão das características de elementos par ou ímpar;
  • Identificar números pares e ímpares;
  • Fixar a aprendizagem e sistematizar os conceitos de par e ímpar;
  • Sistematizar o conceito de par e ímpar;
  • Resolver situações problema com a temática proposta;

Objetivos para o professor

  • Trabalhar com o conceito de números pares e ímpares;
  • Oferecer situações em que os alunos possam analisar, identificar e diferenciar números pares e número ímpares;
  • Estimular o gosto pela Matemática, através de atividades lúdicas e prazerosas;
  • Reforçar conteúdo trabalhado em sala de aula;
  • Estimular a troca de conhecimentos, a socialização e a interação entre os alunos;

Sugestão de abordagem para o professor

(Sugestão 1) Instigar os alunos a contarem seus próprios objetos pessoais e anotando em seu caderno, como por exemplo: quantidade de cadernos, de lápis, de livros e etc. Na frente dos números oriente que os alunos escrevam se a quantidade é um número par ou ímpar.

(Sugestão 2) Contar a quantidade de objetos e pessoas presentes na sala de aula, em seguida separar em pares.

(Sugestão 3) Elaborar atividade de ligar pontos, identificando números pares ou ímpares correspondentes com o desenho.

(Sugestão 4) Elaborar problemas matemáticos onde os alunos deverão identificar números pares e números ímpares.

(Sugestão 5) Piquenique. Solicitar que os alunos levem algum tipo de alimento para a escola (bolo, bolacha, salgadinhos e etc.). Exponha aos alunos que todos devem comer a mesma quantidade e para isso a divisão deve ser igual para todos. Nessa atividade eles devem contar e identificar a quantidade correta a ser distribuída para cada coleguinha.

(Sugestão 6) Solicitar que os alunos identifiquem os números pares e ímpares no mês recorrente. Mostrar que alguns meses terminam com números pares e outros com números ímpares.

(Sugestão 7) Utilizar o jogo do mico.

(Sugestão 8) Promover o tradicional Jogo do Bingo, mas nesse bingo a sequência de números que ganha é a sequência de números pares ou impares conforme determinação do professor.

(Sugestão 9) Fazer cartazes ou ficha com números de 1 a 100. As fichas pares devem estar de uma cor e representada por desenhos específicos que correspondem ao número indicado. As fichas impares devem estar indicados de outra cor e também por desenhos que representem o numeral indicado. Esta atividade permitirá que a criança perceba que não ocorre repetição consecutiva de dois números ímpares ou dois números pares.

(Sugestão 10) Fazer com os alunos a Dança da cadeira.

(Sugestão 11) Brincadeira da amarelinha, onde a criança deve pular apenas nos números pares ou ímpares, de acordo com a posição numérica onde foi jogado o objeto.

(Sugestão 12) Colocar números de 0 100 a em ordem crescente e/ou decrescente separando-os em pares e ímpares.

(Sugestão 13) Construir trilha de números pares ou ímpares e usá-la para jogar em grupos. Nesta atividade, a criação de obstáculos também deverá ser incluída na proposta.

Complementando o conteúdo

Perante o aumento dos avanços tecnológicos das mídias e multimídias, é importante que os professores atualizem cada vez mais sua prática pedagógica. A cada dia os alunos têm em mãos computadores, jogos eletrônicos diversificados, aplicativos de som e imagem, entre outros. Esses aparatos tecnológicos já fazem parte do cotidiano dos alunos e caso os professores não estejam conectados com esses recursos o desinteresse em aprender pelos alunos será cada vez mais recorrente. Os jogos online quando bem trabalhados em sala de aula trazem em sua essência numerosos benefícios para o aprendizado dos alunos. Os games online oferecem um ambiente de aprendizagem matemática capaz de despertar no aluno interesse e motivação desvinculando a ideia que a aprendizagem matemática é complexa e maçante. Esses recursos promovem situações desafiadoras, no entanto agradáveis e de significativa aprendizagem.

Conheça outro jogo do ESCOLA GAME com objetivos e habilidades semelhantes.

- Par ou Impar

Objetivo de aprendizagem e desenvolvimento segundo a BNCC

(EF01MA01) Utilizar números naturais como indicador de quantidade ou de ordem em diferentes situações cotidianas e reconhecer situações em que os números não indicam contagem nem ordem, mas sim código de identificação. Quantificação de elementos de uma coleção: estimativas, contagem um a um, pareamento ou outros agrupamentos e comparação

(EF01MA02) Contar de maneira exata ou aproximada, utilizando diferentes estratégias como o pareamento e outros agrupamentos.

(EF01MA10) Descrever, após o reconhecimento e a explicitação de um padrão (ou regularidade), os elementos ausentes em sequências recursivas de números naturais, objetos ou figuras.

(EF03MA10) Identificar regularidades em sequências ordenadas de números naturais, resultantes da realização de adições ou subtrações sucessivas, por um mesmo número, descrever uma regra de formação da sequência e determinar elementos faltantes ou seguintes.

Como acessar o jogo educativo

Jogue na internet, acessando: https://www.escolagames.com.br/jogos/pegaBolhas/