Back to Top icon+icon-facebookicon-fichaicon-fullscreenicon-kukagameslogo-safer icon-mobileicon-nucleoicon-printicon-seta-nexticon-seta-previcon-vire

Ficha para o professor

Patrimônios Culturais e Históricos de Uberaba

Patrimônios Culturais e Históricos de Uberaba

Venha brincar com o quebra-cabeça e descobrir detalhes dos patrimônios culturais e históricos de Uberaba.

Escolha o nível de dificuldade e mostre que você consegue montar o quebra cabeça, em poucos minutos.

JOGAR

Nível de Ensino

Educação Infantil

Ensino Fundamental I

Componente curricular

Matemática

História

Tema

Espaço e forma

Série

1º Estágio - 2º Estágio - 1º Ano - 2º Ano - 3º Ano

Idade

05 a 09 anos

Objetivos para o aluno

  • Desenvolver o raciocínio lógico;
  • Desenvolver a autoconfiança na resolução de problemas;
  • Analisar figuras e ampliar as noções de composição e decomposição a partir da fragmentação de uma imagem;
  • Perceber as diferentes posições de figuras fragmentadas de uma imagem;
  • Aprender sobre patrimônios culturais e históricos de Uberaba;
  • Desenvolver empatia com a cidade;
  • Desenvolver a sensação de pertencimento na comunidade;

Objetivos para o professor

  • Trabalhar a atenção, concentração e o pensamento lógico;
  • Trabalhar a coordenação motora através do uso do mouse;
  • Evidenciar a discriminação e a percepção visual, através da análise das peças e suas posições no quebra-cabeça;
  • Possibilitar o desenvolvimento das diversas habilidades do pensamento, como a observação, a comparação, análise e a capacidade de sintetizar;
  • Permitir que os alunos entendam sobre a história da cidade;

Sugestão de abordagem para o professor

(Sugestão 1) Realizar excursão com os alunos para visitar os patrimônios históricos da cidade.

Solicite que eles façam um registro em um diário de bordo. Os alunos menores podem fazer o registro em forma de desenho ou pintura. Os alunos a partir do 2º ano pode registrar com pequenos textos.

(Sugestão 2) Elaborar um mural coletivo com fotos e explicações sobre os monumentos e personagens históricos da cidade.

(Sugestão 3) Construir uma linha do tempo com eventos marcantes na história da cidade.

(Sugestão 4) Desenvolver trabalho interdisciplinar com os professores de português e ciências sobre Peirópolis. Neste trabalho os alunos deverão visitar o museu e fazer registros (como fotos, vídeos e textos). Em seguida apresentar para a escola o trabalho desenvolvido.

(Sugestão 5) Elaborar um teatro sobre algum fato histórico relevante na cidade.

(Sugestão 6) Montar um calendário com datas significativas para cidade: aniversário, exposições, eleições e etc.

(Sugestão 7) Visita a prefeitura da cidade. É interessante que a visita seja guiada por um profissional do local, pois ele entenderá e explicará detalhes sobre a história da cidade que não são fáceis de serem encontradas na internet.

Complementando o conteúdo

As propostas com quebra-cabeças podem ser feitas desde as crianças na idade Maternal. Comece o trabalho com as propostas do nível fácil. Primeiro cada aluno deverá escolher o cenário que quer montar. São cinco opções com diversos temas.

Para os alunos menores, de três e quatro anos, é interessante que no início os quebra-cabeças tenham poucas peças, que vão aumentando conforme eles ganham facilidade na montagem. Neste início as peças devem ser bem grandes.

É importante ir aumentando gradativamente o nível de dificuldade, pois assim é estimulado o progresso das crianças em todas as áreas trabalhadas.

Proponha também jogadas em duplas, em que um colega ajuda o outro durante a montagem. Ora um colega coordena o mouse, ora o outro colega da dupla.

Ao perceber que as crianças já conseguem dominar bem as propostas do nível fácil, lance o desafio do quebra-cabeça em outro nível. Assim, o trabalho segue uma sequência didática coerente e parceira no desenvolvimento das crianças.

Ao trabalhar com propostas de quebra-cabeças, são estimuladas habilidades cognitivas, motoras, visuais e sociais.

Objetivo de aprendizagem e desenvolvimento segundo a BNCC

(EI03EO02) Agir de maneira independente, com confiança em suas capacidades, reconhecendo suas conquistas e limitações.

(EI03EO06) Manifestar interesse e respeito por diferentes culturas e modos de vida.

(EI03CG02) Demonstrar controle e adequação do uso de seu corpo em brincadeiras e jogos, escuta e reconto de histórias, atividades artísticas, entre outras possibilidades.

(EI03ET01) Estabelecer relações de comparação entre objetos, observando suas propriedades.

(EI03ET05) Classificar objetos e figuras de acordo com suas semelhanças e diferenças

(EI03ET06) Relatar fatos importantes sobre seu nascimento e desenvolvimento, a história dos seus familiares e da sua comunidade.

ENSINO FUNDAMENTAL 1 - MATEMÁTICA

(EF01MA09) Organizar e ordenar objetos familiares ou representações por figuras, por meio de atributos, tais como cor, forma e medida.

(EF01MA10) Descrever, após o reconhecimento e a explicitação de um padrão (ou regularidade), os elementos ausentes em sequências recursivas de números naturais, objetos ou figuras.

(EF01MA11) Descrever a localização de pessoas e de objetos no espaço em relação à sua própria posição, utilizando termos como à direita, à esquerda, em frente, atrás.

(EF02MA12) Identificar e registrar, em linguagem verbal ou não verbal, a localização e os deslocamentos de pessoas e de objetos no espaço, considerando mais de um ponto de referência, e indicar as mudanças de direção e de sentido.

ENSINO FUNDAMENTAL 1 - HISTÓRIA

(EF01HI02) Identificar a relação entre as suas histórias e as histórias de sua família e de sua comunidade.

(EF02HI03) Selecionar situações cotidianas que remetam à percepção de mudança, pertencimento e memória.

(EF02HI04) Selecionar e compreender o significado de objetos e documentos pessoais como fontes de memórias e histórias nos âmbitos pessoal, familiar, escolar e comunitário.

(EF02HI08) Compilar histórias da família e/ou da comunidade registradas em diferentes fontes.

(EF02HI09) Identificar objetos e documentos pessoais que remetam à própria experiência no âmbito da família e/ou da comunidade, discutindo as razões pelas quais alguns objetos são preservados e outros são descartados.

(EF03HI01) Identificar os grupos populacionais que formam a cidade, o município e a região, as relações estabelecidas entre eles e os eventos que marcam a formação da cidade, como fenômenos migratórios (vida rural/vida urbana), desmatamentos, estabelecimento de grandes empresas etc.

(EF03HI02) Selecionar, por meio da consulta de fontes de diferentes naturezas, e registrar acontecimentos ocorridos ao longo do tempo na cidade ou região em que vive.

(EF03HI04) Identificar os patrimônios históricos e culturais de sua cidade ou região e discutir as razões culturais, sociais e políticas para que assim sejam considerados.

(EF03HI05) Identificar os marcos históricos do lugar em que vive e compreender seus significados.

(EF03HI06) Identificar os registros de memória na cidade (nomes de ruas, monumentos, edifícios etc.), discutindo os critérios que explicam a escolha desses nomes. A produção dos marcos da memória: formação cultural da população

(EF03HI07) Identificar semelhanças e diferenças existentes entre comunidades de sua cidade ou região, e descrever o papel dos diferentes grupos sociais que as formam.

Como acessar o jogo educativo

Jogue na internet, acessando: https://www.escolagames.com.br/jogos/patrimoniosDeUberaba/