Papai Noel

Chegou um convite muito especial para você: o Papai Noel está te chamando para ser seu ajudante! Ele precisa colocar os presentes no trenó para levar para as criancinhas na noite de Natal. Vamos ajudá-lo? Aperte o play e vamos lá!

Matemática
Geometria

Localização e movimentação de pessoas e objetos no espaço, segundo pontos de referência, e indicação de mudanças de direção e sentido

(EF02MA12)

Identificar e registrar, em linguagem verbal ou não verbal, a localização e os deslocamentos de pessoas e de objetos no espaço, considerando mais de um ponto de referência, e indicar as mudanças de direção e de sentido.

A época do Natal é provavelmente uma das férias familiares e escolares favoritas. É um tempo repleto de luzes, sonhos e magia, pois o Papai Noel está chegando. Mas entreter as crianças durante as férias, quando muitas vezes ficamos confinados em ambientes fechados, às vezes pode ser um desafio. Não se preocupe - nós temos tudo sob controle! Com esse jogo as crianças vão se divertir.

Despertar-se para a importância do Natal;

Despertar-se para o amor ao próximo, à solidariedade por meio de atividades coletivas;

Desenvolver o raciocínio lógico;

Conhecer os números de 0 a 12;

Desenvolver habilidades motoras e habilidades de concentração;

Desenvolver a autoconfiança na resolução de problemas;

Estimular a cooperação entre os colegas por meio da promoção de atividades em duplas ou grupos;

Apresentar aos alunos o verdadeiro significado do natal;

Oferecer o jogo como recurso didático para fixar o conteúdo trabalhado em sala de aula;

Ampliar conhecimentos dos alunos;

Trabalhar com os alunos as habilidades motoras, habilidades de concentração e raciocínio lógico;

Trabalhar a atenção, concentração e o pensamento lógico;

Trabalhar a coordenação motora através do uso do mouse;

Possibilitar o desenvolvimento das diversas habilidades do pensamento, como a observação, a comparação, análise e a capacidade de sintetizar;

(Sugestão 1) Montar uma árvore de natal na sala de aula. Enquanto monta a árvore você pode estimular os alunos a dizerem as formas geométricas presentes nos enfeites, as cores, texturas.

(Sugestão 2) Solicitar que os alunos escrevam uma carta ou faça um desenho para o Papai Noel.

(Sugestão 3) Fazer uma roda de conversa com os alunos explicando a história e importância do Natal.

(Sugestão 4) Fazer pinturas dos símbolos de Natal.

(Sugestão 5) Assistir a filmes sobre o Natal.

(Sugestão 6) Fazer um piquenique com pratos típicos do Natal.

(Sugestão 7) Promover uma competição de embrulhos de presentes, para estimular a coordenação motora.

(Sugestão 8) Cantar músicas natalinas.

(Sugestão 9) Promover uma campanha de arrecadação de brinquedos e posterior doação.

(Sugestão 10) Criar enfeites de natal com material recicláveis.

(Sugestão 11) Criar novas histórias de natal, por meio de palavras simples ou desenhos.

(Sugestão 12) Criar um jogo da memória com os símbolos de natal.

Tipos de coordenação motora:

Coordenação Motora Geral – Faz com que o indivíduo consiga dominar seu próprio corpo e controlar todos os movimentos. É essencial para andar, pular e realizar outros exercícios do tipo.

Coordenação Motora Específica – Faz com que o indivíduo controle os movimentos específicos para realizar um tipo determinado de atividade, como chutar uma bola ou participar de um jogo de basquete.

Coordenação Motora Grossa – Envolve principalmente grandes grupos musculares, podendo ser desenvolvida a partir da prática de atividades físicas.

Coordenação Motora Fina – Relaciona-se com atividades que exigem muita precisão, envolvendo músculos menores. Exemplo: movimentos de pinça, recortes e etc.

Conheça outros jogos Escola Games com o tema de Natal:

• SÍMBOLOS DE NATAL

• FELIZ NATAL